29 de janeiro de 2014

Com média de três gols por partida neste início de temporada, o Leão de Aço tem a segunda maior artilharia em 17 anos


O novo time do Fortaleza, diga-se a verdade, ainda não atingiu seus principais objetivos no Campeonato Cearense, mas de uma coisa a torcida pode se orgulhar. O time tem vocação ofensiva, tendo marcado 25 gols nas primeiras oito partidas do campeonato. É simples? Com certeza não, porque essa marca só foi ultrapassada há 17 anos.

Sandro fez história no Leão ao fazer 39 gols em 1997. O time da época fez 29 gols em 8 partidas. A equipe atual, de Waldison, chegou perto fotos: LC Moreira e Alex costa
Não é comum uma equipe sair goleando nos primeiros jogos do Estadual e o Leão tem con seguido. Para se ter uma ideia, o ano mais recente em que uma formação se aproximou dos gols da equipe atual foi em 2001, quando foram marcados 22 gols nos primeiros oito jogos e em 2002, quando os atletas da época balançaram as redes 23 vezes também nos oito jogos iniciais da temporada.

É bom lembrar que foram gols justamente na década de ouro do Leão, quando ele subiu para a série A pela primeira vez.

Sandro goleador

Em 1997, o Fortaleza tinha um grande artilheiro, Sandro Preigschardt, um gaúcho que formou dupla de ataque com Frank e marcou 39 gols, sendo o maior goleador de Campeonatos Cearenses. O time formado pelo presidente Osvaldo Azim tinha Salvador Barbosa como técnico. Aquela forte equipe, que ganhou o primeiro turno daquele ano, engatou a seguinte sequência, nos primeiros oito jogos: Fortaleza 7x1 América; Iguatu 0x1 Fortaleza; Guarani/J 0x5 Fortaleza; 2x1 em cima do Calouros; 5x1 no Russas; perdeu por 2x1 para o Ferroviário, mas fez 4x1 no Quixadá e 4x0 na Portuguesa, time oriundo do Crato.

Só para o torcedor lembrar, o time do primeiro jogo foi: Chico; Mardônio, Paulo Silva, Freitas e Fabrício (Maurim); Jorge Porto, Odair (Carlos), Erasmo e André Carpes; Sandro Preigschardt e Frank (Esquerdinha). Técnico: Salvador Barbosa.

Salvador tem um projeto de revelar jogadores no campo do América e Sandro reside em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, sua terra natal.

"Os gols têm saído. A gente tem o artilheiro da competição, outros jogadores têm 4 e 3 gols, mas todos estão participando. É o trabalho que tem sido feito e nós temos ido buscar as vitórias. Pecamos em algumas finalizações, porque senão a marca estaria maior, mas não podemos exigir que tudo seja perfeito", disse o atacante Waldison, que está com 3 gols, tendo marcado 2 contra o Horizonte.

"Eu gosto de formar equipes ofensivas. Quando você dirige um time de massa como o Fortaleza, com uma torcida dessas, não tem como jogar na retranca", comentou o técnico Marcelo Chamusca, em conversa informal, após o treino de ontem.

O meia Edinho, que tem 3 gols, é outro que ressalta o trabalho: "Fico feliz por estarmos marcando tantos gols. É o trabalho que vem sendo realizado", disse.

IVAN BEZERRA
REPÓRTER
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário