18 de setembro de 2014

Criador de ovinos adota barragem subterrânea para produzir forragem para os animais

Técnica foi assimilada pelo agropecuarista quando ele aderiu, em 2013, ao programa Viver Bem no Semiárido, em Senhor do Bonfim/BA

O agropecuarista Gaudêncio da Silva Duarte é criador de ovinos da raça Dorper, no município de Senhor do Bonfim, BA. Além de comercializar animais, ele negocia material genético para o melhoramento de rebanhos.

Por ser uma raça muito valorizada no mercado, os animais necessitam de certos cuidados. Uma das iniciativas do criador foi construir uma barragem subterrânea em sua propriedade de 150 hectares. A barragem tem a capacidade de elevar e manter o nível da água do lençol freático por mais tempo, protegendo-a do processo de evaporação. É uma solução fundamental para a região, duramente castigada pela seca, e uma alternativa viável para Duarte, em função do baixo custo, da facilidade de construção e dos benefícios alcançados.

A água retida serve para ele utilizar na forragem dos animais, além de aproveitar para produção de alimentos e também para o consumo humano. A barragem, pioneira na região, foi assimilada pelo agropecuarista quando ele aderiu, em 2013, ao programa Viver Bem no
Semiárido.

"Aprendemos novas técnicas, essenciais para a evolução da ovinocultura e para melhorar a qualidade do rebanho", disse. Duarte considera produtiva a parceria com o Sebrae, que tem possibilitado a participação em feiras agropecuárias e missões técnicas, profissionalizando a atividade e ampliando a comercialização.

Estimulado, no futuro próximo, pensa em expandir o negócio, com a produção de carne. "O Viver Bem no Semiárido tem propiciado aos pequenos produtores o aprendizado de novas técnicas que possam auxiliá-los a conviver com a seca", salienta o técnico do Sebrae Jacobina, Jonilson Cerqueira, explicando que os ensinamentos são transmitidos para grupos de 20 produtores, que replicam as informações para os demais.

 Equipe Capril Virtual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário