12 de novembro de 2014

Índice de policiais assassinados cresce em todo o Brasil

Saiu na imprensa que policiais brasileiros mataram mais de 6 pessoas por dia nos últimos 5 anos e que a polícia brasileira mata mais que os agentes dos EUA. Mas o que leva o Brasil a ter índices tão altos de mortes em confrontos com a polícia? Será pelo fato do Brasil ter 16 cidades entre as 50 mais violentas do mundo? Será que está sendo levado em consideração o número também alarmante de policiais mortos em serviço ou em emboscadas? E quantos cidadãos foram mortos por criminosos neste mesmo período?

Em 2012 no Reino Unido,  dez agentes foram mortos. Nos Estados Unidos,  95 policiais foram assassinados. A maior perda de policiais em situações do tipo ficou entre os mexicanos: 740.

No Brasil houve um aumento na quantidade policiais mortos em 2013 em comparação com o ano anterior. Foram 490 mortes, 43 a mais do que 2012. A média no país é 1,34 policial assassinado por dia.

Desde 2009, 1.170 agentes foram mortos. A maioria das mortes (75,3%) ocorreu quando não estavam em serviço. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos, com 104, seguido por São Paulo (90) e Pará (51).

A atual situação se mostra crítica, a polícia está matando muito e morrendo muito também, observamos uma grande falha na proteção da população e também do policial.

Como parte do anuário, o FBSP apresenta o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo aponta que apenas 33% dos entrevistados dizem “confiar ou confiar muito” no trabalho da polícia.

As pessoas mais velhas (62%) e as que têm maior escolaridade (60%) são as que mais tendem a concordar com a afirmação de que a maior parte dos policiais é honesta.

Acsmce.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário