23 de janeiro de 2015

Secretário de Segurança admite falhas no Ronda do Quarteirão

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, admite falhas no programa Ronda do Quarteirão. A declaração foi dada durante visita ao Grupo Cidade de Comunicação, nesta sexta-feira (23). “Vamos corrigir alguns possíveis desvios que ocorreram durante o tempo que o programa está em uso no Ceará”, disse.
Para corrigir os problemas, segundo o secretário, o Ronda do Quarteirão será ampliado. “Mas entendo que é um bom programa porque aproxima a polícia da sua comunidade. O Ronda tem que prestar contas e proteger, então ele aproxima e [os policiais] se tornam conhecidos das pessoas”, contou Delci.
Durante a entrevista, o secretário disse que, quando o Ronda começou, ele teve uma aprovação muito grande das pessoas. “Por isso que a população entende que devemos retornar a sua maneira original”, explicou.
Uma das distorções que o secretário pontuou, é que, no início, os policiais do Ronda tinham um fardamento diferente dos demais integrantes da Polícia Militar. “Não podemos criar essa ideia de uma polícia dentro de outra polícia. É uma polícia só. Mas, claro, que o objetivo é diferente daquela corporação que faz o trabalho operacional, normal e diário. E o cidadão tem que ver a polícia fardada e as viaturas na rua. Essa presença é que vai trazer uma melhor sensação de segurança”, disse.
Sobre a preocupação de reduzir a taxa dos crimes no Ceará, Delci informou que esta é a prioridade do Governo do Ceará. “Estamos em contato direto com o Fórum Nacional de Segurança Pública para agregar ao Ceará experiências que deram certo em outros estados. O governador [Camilo Santana] nos deu um prazo de 60 dias para apresentar um projeto de como integrar as demais secretarias. Isso porque entendemos que o problema da segurança não diz respeito apenas da Polícia”, explicou o secretário. Segundo ele, o jovem tem que ter oportunidade de estudar em escolas de tempo integral, de praticar esporte e lazer em praças públicas, que precisam ser revitalizadas, por exemplo. Para a Secretaria de Segurança Pública, estas medidas é para que os jovens saiam das ruas e da vulnerabilidade do acesso ao tráfico de drogas. “É uma série de situações e medidas que envolves educação, saúde, lazer, turismo”, completou.
Salário dos policiais
Delci disse ainda que Camilo assumiu o compromisso de avaliar os salários dos policiais do Ceará. De acordo com ele, um estudo está sendo feito em todo o Nordeste para avaliar a média salarial dos policiais. Além disso, explicou Delci, Camilo aprovou um projeto de lei para destravar as promoções que ficaram paradas por algum motivo. “As medidas que forem possíveis, viáveis e suportáveis pelo governo serão atendidas”, finalizou o secretário.
Visita
O secretário de Segurança visitou os estúdios do Grupo Cidade de Comunicação na manhã desta sexta-feira. Ele aproveitou a ocasião e conversou com o presidente Miguel Dias.
A entrevista completa com Delci Teixeira será veiculada no Jornal da Cidade, a partir das 19h. 
Ceará News.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário