O Brasil é dos poucos países que paga salários a vereadores e cargos similares. E paga muito bem. São cerca de R$10 bilhões por ano com salários, auxílios, verba indenizatória e outras regalias pagas aos 57.736 vereadores eleitos no ano passado, segundo dados do Tesouro Nacional. E esse valor pode ser muito maior, já que só cerca de 80% dos municípios sequer disponibilizam informações contábeis e fiscais.Proposta de 2012 extinguia salários de vereadores dos municípios de até 50 mil habitantes (88% dos 5.570 existentes). Foi “assassinada”.
Na maioria dos países, os vereadores não têm Câmara. Se reúnem em locais gratuitos e debatem melhorias para a comunidade. De graça.
No Brasil, vereador ganha dois terços dos salários de deputado estadual, que recebem dois terços dos ganhos de deputado federal.
Protagonista no maior escândalo de corrupção da História, o PT viu o número de vereadores cair quase pela metade, de 5.067 para 2.795.
Em municípios espalhados pelo país – inclusive no Nordeste -, muitos vereadores estão envolvidos em casos de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, nepotismo, agiotagem e de coadunarem suas ações com prefeitos corruptos.

Na região Norte da Bahia, vereadores e ex-vereadores do município de Remanso foram presos recentemente pela operação ‘Carro fantasma’, do Ministério Público Estadual quando se descobriu um esquema pesado que causou aos cofres do município, um rombo em mais de R$ 10 milhões. Poucos dias depois, todos os acusados foram soltos, inclusive o ex-prefeito Doutor Celso (PT).
Ainda como se não bastasse os descasos nas câmaras, existe vereadores que não sabem assinar o próprio nome, e outros são dominados pelos prefeitos de suas cidades em troca de favores escusos, esses agraciados na maioria das vezes brigam com o grupo adversário, xingam, gritam, não respeitam seus eleitores e a população. A falta de caráter é tão grande que eles ainda ironizam da cara do próprio eleitor fazendo exaltações com carros de luxos, aquisições de fazendas, apartamentos, casa em condomínios de luxo, promoção de festas particulares em suas chácaras com cantores e bandas que se apresentam nas paradas de sucessos nacional. Para concluir, ainda tem vereador que fica com quase todo o dinheiro de seus assessores.
Mas quem pensa que os descasos nas câmaras de vereadores dos municípios da região Norte da Bahia param por aí está enganado, a qualquer momento um nova ação do Ministério Público, com a participação justiça, pode ser desencadeada colocando alguns graduados de palitó no xadrez.
Com informações do Jornal Ação Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário