O Joinville é a primeira equipe matematicamente classificada para a série A do Campeonato Brasileiro de 2015. Com a vitória no Maranhão de 2 x 1 sobre o Sampaio Corrêa, o time de Santa Catarina chegou aos 66 pontos e matematicamente se garantiu entre os quatro primeiros, graças ao empate do Avaí, em casa, contra o Oeste por 0 x 0.
Outra equipe que garante vaga na série B em casa de vitória nesta rodada é a Ponte Preta, que joga sábado (8), contra o Bragantino, fora de casa.
O Joinville retorna à série A após 28 anos. A última participação da equipe foi em 1986, com boa campanha. O clube ficou em 12° no torneio que tinha 48 equipes. Foram 28 jogos, com oito vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. Naquela edição, o clube ficou em sétimo de onze times no Grupo B, na primeira fase, garantindo vaga à segunda.
Nesta nova fase, o time catarinense foi terceiro no Grupo I, atrás apenas de Palmeiras e São Paulo, e à frente de tradicionais equipes como Santos e Botafogo, além da Ponte Preta, com quem disputa o título da série B de 2014. Em terceiro, o clube garantiu vaga na fase final do torneio. Nas oitavas de final, empatou com o Cruzeiro por 1 x 1 no jogo da ida, em Joinville, e foi eliminado do torneio com novo empate por 1 x 1 na partida de volta, no Mineirão.
Interior de Santa Catarina pode ter três equipes na primeira divisão em 2015
Santa Catarina é o Estado com maior destaque do futebol brasileiro atualmente. Após o acesso do Criciúma em 2012, o Estado conseguiu colocar Chapecoense e Figueirense na primeira divisão após a série B de 2013. Agora, em 2014, o Joinville conseguiu sua vaga e ainda pode ser a companhia do Avaí, que disputa uma das vagas restantes.
Caso Criciúma e Chapecoense mantenham-se na primeira divisão em 2015, o interior do Estado pode colocar três equipes na primeira divisão. É a primeira vez que isso acontece desde 2004, quando o Estado de São Paulo teve, na primeira divisão, Ponte Preta, Guarani e São Caetano. Não considerando o São Caetano (por pertencer à grande São Paulo) nem o Santos (que é um grande do Estado e manda algum de seus jogos na capital), a última vez que isso aconteceu foi em 2001, quando Ponte Preta, Guarani e Botafogo-RP estiveram na primeira divisão.
Considerando o Santos como equipe do interior (fora da capital), o feito é mais comum. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada 2010, quando Santos, Guarani e Grêmio Prudente estiveram na série A.
Revista PLACAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário