26 de outubro de 2011

POLÍTICA - Qual dessas pontes foi a mais cara? Foi a do Brasil: houve superfaturamento.

Sem querermos entrar no mérito da questão de importância para cada localidade onde foram construídas as pontes abaixo, ou mesmo sua beleza arquitetônica, mas assusta o custo total de R$ 1,099 bilhão usado para construir a ponte Rio Negro, que liga Manaus à cidade vizinha de Iranduba. A obra mede três mil e 600 metros.
Ok. Mas como o blog gosta de contestar certos absurdos, vamos comparar outras pontes grandiosas construídas mundo afora.
Na Venezuela, temos a maior ponte da América Latina, com 11 Km de extensão feita pela Odebretch, que também faz algumas obras aqui. É chamada de Ponte Mercosul. Custou de 990 milhões dólares. O detalhe é que além de quatro pistas, ainda tem um trilho abaixo para o trem passar.
Isso sem falar da maior ponte do mundo, na China, chamada  Qingdao Haiwan que tem 42 km de extensão e custou 3.6 bilhões de reais.
Nós achamos uma ponte com características semelhantes à brasileira (já que também tem 400 metros de trecho suspenso), porém menor no comprimento. A ponte é a Thuan Phuoc e fica no Vietnã. Tem quase 2 km de extensão e 42 milhões de dólares. Infelizmente o Brasil descobriu um jeito de desviar recursos que é muito perigoso, que é desenvolvendo o próprio país.


Fonte:http://www.robsonpiresxerife.com/blog/notas/qual-dessas-pontes-foi-a-mais-cara-foi-a-do-brasil-houve-superfaturamento/