2 de agosto de 2013

02 de Agosto de 2013: 24 anos da morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Neste dia (02) de Agosto todo o Nordeste celebra o aniversário de morte de Luiz Gonzaga, o maior sanfoneiro do Brasil e principal divulgador da cultura nordestina.

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um dos mais completos e inventivos personagens da música popular brasileira. Alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, Gonzaga cantava acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo. O rei do baião cantava a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Foi do contato com o artista gaúcho Pedro Raimundo que surgiu a ideia de Luiz Gonzaga apresentar-se vestido de vaqueiro - figurino que o consagrou como artista.

Gonzaga sofria de osteoporose, Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, dia 02 de agosto de 1989, após passar vários dias no hospital.

 seu corpo foi levado de avião para Juazeiro do Norte, no Ceará, a terra de Padre Cicero, que ele tanto venerava, e depois voltou para Exu, a sua terra natal, em Pernambuco, onde foi velado e sepultado.

Filho de Januário e Santana, seu legado é imenso e ficará por longos anos na memória dos artistas de do povo brasileiro

História

Conhecido como o "Rei do Baião", Luiz do Nascimento Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, município de Exu, localizado no sopé da Serra do Araripe, Pernambuco. Ele era filho de Januário José dos Santos, sanfoneiro e consertador de instrumentos, e Ana Batista de Jesus. Passou toda a sua infância ao lado do pai, acompanhando-o desde os 8 anos de idade aos bailes, onde o ajudava a tocar sanfona. Trabalhou também na roça, nas feiras-livres e também tomando conta de rebanhos de bode.

Em 1924, aos 12 anos, comprou sua primeira sanfona, fole de oito baixos, da marca Veado. Aos 15 anos, já tinha adquirido prestígio na região como sanfoneiro dos bons.

No ano de 1930, por causa de uma paixão frustrada, desentendeu-se com a família e fugiu a pé até o Crato e de lá para Fortaleza, onde se alistou no Exército. Com a eclosão da Revolução de 30, viajou por todo o País com sua tropa. No Exército, ficou conhecido como o "Corneteiro 122".

Quando recebeu baixa do serviço militar, em 1939, foi para o Rio de Janeiro, na época a capital da República, passando a cantar e a se apresentar no Mangue, zona de prostituição da cidade, onde havia muitos cabarés e gafieiras.

Apresentou-se no programa de auditório de Ary Barroso, cantando música nordestina e conquistou a nota máxima, sendo depois contratado pela Rádio Nacional. Em 1941, gravou seu primeiro disco pelo selo da RCA. Em 1945, nasceu o seu filho, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha. No mesmo ano, inicia parceria com Humberto Teixeira. Casou-se, em 1948, com a professora Helena Cavalcanti.

Portal Serrita

TV Brasil confirma transmissão de 18 partidas do segundo turno da Série C 2013.

TV Brasil confirma transmissão de 18 partidas do segundo turno da Série C
A TV Brasil anunciou em seu site que irá transmitir 18 partidas do segundo turno da Série C 2013. Serão duas exibições em cada rodada, aos sábados e aos domingos, sempre às 19h. O segundo turno tem início no dia 17 de agosto e vai até 13 de outubro.
Confira abaixo as transmissões anunciadas para o 2ºturno e também as restantes para o 1º turno da competição pela emissora.
1º Turno - 1ª fase:
2º Turno - 1ª fase:
Além da TV Brasil, que detem os direitos de exibição na Série C em tv aberta, o Sportv detém direitos de televisionamento da Série C 2013 na modalidade TV por assinatura. A grade aqui mostrada está, obviamente, sujeita a alterações pela emissora.
seriec.com