15 de fevereiro de 2017

Reunião na CBF define mudanças na Copa do Nordeste

Sorteio da Copa do Nordeste - taça (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)
Os clubes já sinalizavam desde o ano passado. Mas as entidades organizadoras tinham receio de fazer alterações no modo de disputa da Copa do Nordeste. No entanto, baixos públicos fizeram com que a situação fosse repensada para que clubes grandes do Nordeste diminuíssem o risco de ficar fora do torneio, mas que a competição seguisse democrática para todos os times nordestinos. Com isso, a principal mudança já acontece em 2018: serão apenas 16 agremiações em disputa - quatro a menos do que neste ano.

Após reunião realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), todas as mudanças ficaram já definidas. Para a próxima temporada, o principal campeonato regional do Brasil terá 16 clubes. A definição deles será feita da seguinte maneira: os nove campeões estaduais e os três vice-campeões das federações melhor ranqueadas na CBF (Bahia, Pernambuco e Ceará, no momento) já se classificam diretamente. Além deles, outros quatro times virão de uma espécie de pré-Nordestão, que será disputado em jogos mata-mata.

A fase eliminatória contará com os outros seis vice-campeões nordestinos, mas os terceiro colocados dos Campeonatos Baiano e Pernambucano.

Outras mudanças ainda estão sendo estudadas e podem ser implementadas no Nordestão de 2019, mas nenhuma delas foi ainda oficializada por CBF, clubes ou federações. 

Por Rio de Janeiro

Marcelo Nicácio faz de pênalti no fim, Boavista bate Ceará e avança na Copa BR

Frame Boavista x Ceará (Foto: Reprodução)
Marcelo Nicácio estava apagado no jogo. Aos 49 minutos do segundo tempo, o empate sem gols dava a classificação ao Ceará. Mas aí veio o pênalti para decidir o jogo. Nicácio, atacante do Boavista, pegou a bola para decidir a partida. E decidiu. Bola de um lado, Éverson do outro. Aos 51 minutos, mudou o time classificado. O Boavista venceu o Ceará por 1 a 0 e avançou de fase na Copa do Brasil.
O vencedor agora encara, pela segunda fase da Copa do Brasil, quem vencer em Uniclinic x Portuguesa. Este jogo está marcado para esta quarta-feira (15) no Domingão às 21h30.
Por Saquarema, RJ

Açude Caldeirões é o 1º a sangrar no Ceará em 2017, afirma Cogerh

Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2016 (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
O açude de Caldeirões, na cidade de Saboeiro, é a primeira barragem a sangrar no Ceará em 2017. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Caldeirões é a única reserva do estado que está atualmente com 100% da capacidade.


O açude sangrou nesta quarta-feira (15), após uma sequência de chuvas na região. Nesta segunda, a região do Jaguaribe registrou chuvas de até 50 milímetros; e, na terça, de até 23 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apensar da sangria no Caldeirões, o cenário da maior parte dos açudes do Ceará é de crise hídrica. De acordo com a Cogerh, além do Caldeirões, um único açude tem reserva acima de 90% da capacidade máxima; a maioria deles (134 dos 153 reservatórios monitorados pelo órgão) tem menos de 30% da capacidade.

Com informações do G1 CE

'Não defendo morte, mas a polícia deve agir', diz secretário da SSPDS do Ceará

Resultado de imagem para andre costa cetv
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, delegado André Costa, voltou a falar nesta quarta-feira (15) sobre a polêmica entrevista em que disse que "bandido terá justiça ou cemitério". O titular da SSPDS afirmou que não defende a morte, mas asseverou que os policiais devem reagir de forma proporcional com objetivo de salvar vidas. 
"O que defendo é que o policial na rua tem que agir sempre dentro da legalidade. Mas é importante que o policial reaja proporcionalmente. É uma missão difícil do policial. Ele avalia tudo em questão de segundos, mas o policial não pode permitir, se um criminoso decidir puxar uma arma e efetuar disparos em via pública, que um inocente morra", disse o secretário em entrevista ao CETV.
O secretário afirmou ainda que as pessoas devem obedecer aos comandos policiais, para garantir a segurança e evitar incidentes. "O cidadão tem que obedecer aos comandos do policial na rua. E não obedecendo, o policial precisa agir. O que não quero responder é se um criminoso puxou uma arma na rua, efetuou disparos e baleou uma criança. Defendo sempre que a polícia está nas ruas para salvar vidas."
André Costa, de 38 anos, assumiu o cargo de secretário de Segurança em janeiro deste ano. Ele é delegado federal, graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em ciências criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.
Com informações do G1 CE

Prédio do Colégio Cearense torna-se patrimônio histórico e cultural

Colégio Cearense é tombado patrimônio histórico e cultural do Ceará (Foto: Secult/Divulgação)
O Conselho Estadual do Ceará de Preservação do Patrimônio aprovou nesta terça-feira (15) o tombamento definitivo, em âmbito estadual, do prédio do Colégio Cearense, em Fortaleza. O tombamento teve 12 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário. A reunião que tornou o prédio patrimônio histórico cultural ocorreu no próprio colégio,que atualmente abriga um centro universitário.
Com a decisão, a edificação é reconhecida como um bem material de valor histórico, cultural e arquitetônico para o estado, protegendo-o de descaracterização ou de destruição através da aplicação de legislação específica.
"Compreendemos a importância dada a esse imóvel, tanto pela qualidade da sua arquitetura, como também pela representação que possui na memória e na história da educação no Estado do Ceará", ressalta o coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos.
O Colégio Cearense do Sagrado Coração foi fundado entre 1913 e 1914, pelos padres Missael Gomes, José Quinderé e Climério Chaves. Três anos depois a administração da escola foi repassada aos Irmãos Maristas, movimento religioso surgido na França em 1817, pelo então padre Marcelino Champagnat e trazido ao Brasil em 1897.
O conjunto edificado do qual é composto sofreu vários acréscimos e intervenções em mais de cem anos de existência sendo, porém, em sua maioria, reversíveis ou de fácil identificação.
A edificação original composta em dois pavimentos. A Capela, construída em 1926, alinhada e harmonizada formalmente ao corpo edificado original. Destaca-se também em seu conjunto o bloco em arquitetura modernista, erguido em 1961, de salas de aula e alojamentos de sete pavimentos, concebido em arquitetura moderna.
Com informações do G1 CE

Aquecimento Global. Seca em anos seguidos gera alerta sobre futuro


O aquecimento global, que já elevou em cerca de 1,5°C a temperatura do Nordeste, tem acendido sinais de alerta. Previsões climatológicas para décadas à frente estão virando realidade hoje. Oscilações pluviométricas, derretimento precoce de gelo no Ártico, anos cada vez mais quentes. A possibilidade de um sexto ano de chuvas abaixo da média no Ceará também antecipa um cenário que só deveria chegar em 2050, quando o semiárido teria cada vez mais anos consecutivos de seca. 

“Não tem como dizer que esses seis anos de seca são o futuro que já chegou. O que podemos informar é que, se o planeta continuar a aquecer, esse será sim o novo clima do Nordeste. Eu, como cientista, não afirmo categoricamente, mas (a situação) levanta suspeita”, avalia o climatologista e membro da Academia Brasileira de Ciência, Carlos Nobre. O grupo coordenado por ele, composto por órgãos de climatologia nacionais, prevê que há 40% de chances de que as precipitações no Norte do Nordeste sejam, mais uma vez, abaixo da média histórica. O prognóstico é referente apenas aos três próximos meses. “Não há fenômenos de grande escala que ancorem um padrão de déficit ou excessos de chuvas”, explica.



Volume acumulado de reservatórios cearenses está hoje em 6,1%. Na foto, o açude Castanhão em julho do ano passado
Volume acumulado de reservatórios cearenses está hoje em 6,1%. Na foto, o açude Castanhão em julho do ano passado


A sequência de anos secos no Nordeste chama atenção. É algo inédito. “É possível afirmar que, sim, o aquecimento já está tendo um impacto no Nordeste. Esse 1,5°C aumenta a evaporação nos reservatórios, solos e rios. Um grau aumenta em até 10% a evaporação”, detalha Carlos Nobre. Isso é o que diferencia, por exemplo, o momento atual da seca de cinco anos seguidos registrada em 1915, quando não havia efeito estufa e aquecimento global. 
A mudança de vegetação, como o desmatamento da Zona da Mata, da Caatinga, do Cerrado e até da Floresta Amazônica, também influencia na falta de pluviosidade. 

Oscilações

Assim como anos sem chover dentro da média histórica, o aquecimento global pode causar episódios de chuvas intensas. “E mesmo no Nordeste, se o aquecimento continuar, serão também registrados momentos de mais chuvas. Regiões semiáridas têm alta variabilidade. Tem anos que chove como um deserto e outros que chove como a Amazônia”, descreve o climatologista. 
No Sudeste, essas oscilações foram constatadas nos últimos anos. O cenário não previa seca; ao contrário, apontava condições chuvosas. “E nós tivemos dois anos de seca, 2014 e 2015, que depois foram substituídos por anos chuvosos, 2016 e 2017. Isso é realmente a nova variabilidade que se espera no futuro”, avalia Carlos Nobre. 
O especialista alerta ainda para a importância de o Nordeste investir no que ele tem de mais abundante: sol. “É preciso que nós, brasileiros, saibamos nos adequar e aproveitar o que temos”.
Por Sara Oliveira
Com informações do Jornal O Povo

Sem desfalque, Fortaleza encontra o São Raimundo-PA pela Copa do Brasil

Fortaleza fez reconhecimento de gramado no Colosso do Tapajós (Foto: Raysa Sousa/Tv Tapajós)Fortaleza faz reconhecimento de gramado no Colosso do Tapajós (Foto: Raysa Sousa/Tv Tapajós)
O Fortaleza faz o primeiro jogo na Copa do Brasil nesta quarta-feira (15). Será diante do São Raimundo-PA no Colosso dos Tapajós, às 21h30, pela primeira fase da competição nacional. A tendência é que o técnico Hemerson Maria repita a escalação que bateu, pela Copa do Nordeste, no último domingo, a equipe do Moto Club.
O Tricolor do Pici deve atuar com: Marcelo Boeck; Pablo, Heitor, Ligger, Gastón; Anderson Uchôa, Jefferson, Leandro Lima; Gabriel Pereira, Wesley e Lúcio Flávio. Nesta partida, Zé Carlos aparece com uma opção para entrar com a bola já rolando. Sem as condições físicas ideais, ele acabou marcando o gol do triunfo diante o Moto Club,  no fim do segundo tempo. 
O Fortaleza não teve muito tempo para descanso depois de enfrentar o Moto. Viajou na segunda-feira para o Pará pensando no duelo pela Copa do Brasil diante do São Raimundo-PA. 
Por 
Fortaleza, CE

Boavista e Ceará medem forças na estreia da Copa do Brasil

Vai começar a Copa do Brasil para Ceará e Boavista. Nesta quarta-feira (15), a partir das 16 horas (horário de Brasília), a bola rola no Elcyr Resende de Mendonça. De acordo com o novo regulamento da Copa do Brasil, quem vencer avança na competição. Se houver empate, o time visitante, no caso o Vovô, está garantido na próxima etapa.
Elcyr Resende em Bacaxá (Foto: Gustavo Garcia/GloboEsporte.com)Elcyr Resende em Bacaxá será o palco de Boavista x Ceará (Foto: Gustavo Garcia/GloboEsporte.com)

Líder no Campeonato Cearense, o Vovô tem apenas um desfalque para o duelo contra o Boavista. O atacante Lelê sentiu dores no joelho e deve ser a única ausência da equipe do técnico Gilmar Dal Pozzo. Com isso, Alex Amado deve ser promovido ao time titular nesta quarta-feira. Os destaques são a presença de Magno Alves comandando a linha de frente, e o jovem Felipe Tontini, que tem ganhado destaque na composição do meio-campo alvinegro.

O Boavista ocupa a terceira posição no Grupo B da Taça Guanabara. A equipe vem de boa vitória sobre o Macaé no torneio estadual e quer fazer frente ao time cearense pela Copa do Brasil. Os destaques do time são o meia Erick Flores e o atacante Marcelo Nicácio, ambos conhecidos do torcedor cearense, com passagens pelo próprio Alvinegro de Porangabuçu.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)



Ceará: Éverson; Cametá, Sandro, Rafael e Romário; Raul, Richardson e Felipe Tontini; Alex Amado, Magno Alves e Douglas Baggio.

Boavista: Felipe, Thiaguinho, Gustavo Geladeira, Antônio Carlos, Maicon; Lucas Rocha, Willian Maranhão, Pedro Botelho, Erick Flores; Mosquito e Marcelo Nicácio.

Por Saquarema, RJ

Invicto em casa neste ano, Guarani de Juazeiro recebe Náutico por vaga na Copa BR

Leílson, atacante do Guarani de Juazeiro (Foto: Guto Vital/Agência Miséria de Comunicação)Leílson, atacante do Guarani de Juazeiro (Foto: Guto Vital/Agência Miséria de Comunicação)
O Guarani de Juazeiro jogará todas as suas cartadas, na noite desta quarta-feira (15), a partir das 22h30 (de Brasília) e 21h30 (de Juazeiro do Norte), no Estádio Romeirão, contra o Náutico. Com a mudança de regulamento, a Copa do Brasil tem jogo único nas duas primeiras fases. E logo na primeiro, o time visitante - que é melhor ranqueado - joga pelo empate. Por isso, para o Guaraju, só vale a vitória diante da sua torcida. No entanto, isso não será missão fácil pela tradição que envolve o Timbu.
A favor do Leão do Mercado, o fato de estar invicto jogando em casa nesta temporada. Em quatro partidas disputadas no Romeirão, o Guaraju venceu três jogos e empatou um. Uma outra vantagem é que o estádio de Juazeiro do Norte pode se tornar um caldeirão se todos ou boa parte dos 16 mil lugares forem ocupados.
Vice-líder do Campeonato Cearense, com 11 pontos, atrás apenas do Ceará, que tem 15, o Guarani de Juazeiro ainda terá um adversário desfalcado: o Náutico vem a campo sem Maylson e Dudu. No entanto, o elenco alvirrubro é forte o suficiente para superar esses desfalques. O que fará da partida bem animada e disputada.
O técnico Washington Luís não deverá ter dificuldades e tende a escalar a mesma equipe titular que tem atuado no estadual: Rodrigues; Calcinha, Regineldo, Pedro Lucas e Zé Aquiraz; Carlos André, Elry, Adenilson, Rondallys e Leílson; Ítalo e Adenilson.
Por Juazeiro do Norte, CE

Estreante na Copa do Brasil, Uniclinic recebe Portuguesa no Domingão

Estreante na Copa do Brasil, o Uniclinic recebe a Portuguesa nesta quarta-feira (15) no estádio Domingão, em Horizonte. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília). Pelo novo regulamento da competição, quem vencer, em jogo único, avança de fase. Em caso de empate, o visitante, no caso a Lusa, tem a vantagem.
Estádio Domingão, em Horizonte  (Foto: Juscelino Filho)
O Uniclinic, vice-campeão cearense, faz sua primeira participação numa Copa do Brasil. A vaga na competição nacional veio junto com um lugar na Copa do Nordeste, onde a Águia da Precabura não vem bem. Ainda não venceu em três jogos. Na Copa do Brasil, o time comandado pelo recém-contratado técnico Roberto Carlos quer fazer bonito na estreia e avançar de fase.

A Lusa disputa a Série A2 do Campeonato Paulista. A campanha no estadual é modesta. Atualmente ocupa o sétimo lugar no certame, com apenas sete pontos conquistados em cinco jogos. Um dos líderes do elenco paulista é o goleiro Ricardo Berna, conhecido do torcedor cearense. O arqueiro atuou pelo Fortaleza nas duas últimas temporadas.

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)


Uniclinic: Dionantan, Amaral, Luiz Fernando, Airton Júnior, Teles; Lincoln, Eusébio, Jerson, João Neto; Edson Cariús, Moré.

Portuguesa: Ricardo Berna; Bruno Santos, Vinicius Gouveia, Everton e Thiago Feltri; Dinho, Michel, Tárik e Mateo Bustos; Luizinho e Rodolfo.

Por 
Horizonte, CE