5 de março de 2017

Professores descobrem sítio arqueológico supostamente pré-histórico em Boa Viagem no Ceará

Professores da rede pública de Boa Viagem descobriram um sítio arqueológico na zona rural deste município sertanejo do Ceará. A descoberta começou a ser divulgada nas redes sociais. São dezenas de gravuras rupestres. Conforme um dos professores exploradoresDeusilan Carvalho, as provas históricas foram encontradas na localidade de Holanda, no distrito de Ipiranga, na zona rural deste Município.
Na exploração, realizada recentemente na companhia do professor Eliel Júnior e de amigos, eles encontraram as gravuras dentro de cavernas, na Serra da Borracha. As pinturas, enigmáticas lembram pessoas e animais. Para o explorador, além de encantarem pela beleza, provavelmente são mensagens a serem decifradas por especialistas, arqueólogos.
Na avaliação do professor Eliel Júnior, Boa Viagem possui um forte potencial arqueológico, todavia é mal explorado e os órgãos responsáveis por esse tipo de pesquisa não se interessam. “Estes locais dependem apenas de voluntários amantes dos estudos pré-históricos e indígenas”. Ele é um desses pesquisadores. Por conta própria cataloga essas preciosidades.
A descoberta foi divulgada no Sert News, um site de notícias da cidade e na TV Boa Viagem, no Youtube, com trilha sonora de um dos mais famosos exploradores do mundo cinematográfico, Indiana Jones.
Foto: Deusilan Carvalho
Com informações do Diário do Nordeste

Nos pênaltis, Fluminense vence o Flamengo e leva a Taça Guanabara 2017

Liminares, torcida única, dirigentes... Falou-se muito pouco de bola ao longo da semana. O melhor, o que realmente importa, ficou para domingo: o futebol. Em clima de paz entre as torcidas no Nilton Santos e com um primeiro tempo eletrizante, o Fluminense levou a melhor sobre o Flamengo e conquistou a Taça Guanabara nos pênaltis (4 a 2). No tempo normal, empate por 3 a 3. Wellington Silva, Henrique Dourado e Lucas marcaram os gols do Tricolor, enquanto William Arão e Everton e Guerrero descontaram para o Rubro-Negro. Marcos Júnior cobrou o pênalti que assegurou o caneco. 


Lucas comemora com Richarlison gol no Fluminense x Flamengo - Final da Taça Guanabara 2017 (Foto: André Durão)
Houve quem quisesse privar as torcidas de assistir ao Fla-Flu. Seria um pecado. O jogo no Nilton Santos foi digno de casa cheia - 25.451 pagantes e 27.549 pagantes. Em tempos conturbados, em que torcidas e dirigentes não se entendem, venceu o futebol carioca. O Fluminense, além do título, comemora uma vaga antecipada nas semifinais do Campeonato Carioca. Ao Flamengo resta pensar da Taça Rio e, especialmente, na Libertadores. O Rubro-Negro estreia na competição na quarta, contra o San Lorenzo, no Maracanã. 


O título foi decidido nas cobranças de pênaltis. Aí pesou a eficiência do Fluminense, que teve 100% em quatro cobranças: Lucas, Henrique, Marquinho marcaram. o Flamengo também abriu bem as cobranças com Diego e Guerrero. No entanto, Rever e Rafael Vaz perderam, Marcos Júnior acertou a quarta e deu o título ao Tricolor (4 a 2). 

Por Rio de Janeiro

Duelos do mata-mata do estadual cearense 2017, são definidos e Clássico-Rei só poderá ocorrer na final. Veja os confrontos

Estão definidas as quartas de final do Campeonato Cearense 2017. Os cinco jogos realizados no fim de semana (dois no sábado, 4, e três neste domingo, 5) determinaram também o rebaixamento do Guarany de Sobral, que se junta ao Itapipoca na Série B do estadual em 2018.

Líder da primeira fase, o Ceará vai enfrentar o Uniclinic. Vice-líder, o Fortaleza encara o Tiradentes. Já o Horizonte, terceiro colocado, mede forças com o Ferroviário, enquanto o quarto colocado, o Guarani de Juazeiro, joga diante do Maranguape.

Serão dois jogos (ida e volta), sem vantagem de resultados iguais para a melhor campanha. Assim, em caso de igualdade em pontos ganhos, independente de saldo, os pênaltis vão decidir quem passa para as semifinais.
Pelo chaveamento, Ceará e Fortaleza não podem se cruzar na semifinal. Com isso, só há possibilidade de Clássico-Rei na decisão do campeonato.
VEJA OS CONFRONTOS DE QUARTAS DE FINAL

CEARÁ x UNICLINIC
FORTALEZA x TIRADENTES
HORIZONTE x FERROVIÁRIO
GUARANI (J) x MARANGUAPE
VEJA OS CONFRONTOS DE SEMIFINAL
CEARÁ ou UNICLINIC x GUARANI (J) ou MARANGUAPE
FORTALEZA ou TIRADENTES x HORIZONTE ou FERROVIÁRIO
Classificação final da primeira fase após 45 jogos realizados.

1º Ceará 20

2º Fortaleza 17
3º Guarani de Juazeiro 15
4º Horizonte 15
5º Maranguape 14
6º Ferroviário 13
7º Tiradentes 11
8º Uniclinic 9
9º Guarany de Sobral 6
10º Itapipoca 3
Com informações do Jornal O Povo

Depressão afastou mais de 1,5 mil trabalhadores no Ceará somente em 2016

Em entrevista à Tribuna Bandnews FM, o psiquiatra Guaricá Ribeiro Lavor afirmou que o quadro depressivo pode ser agravado pela demora na busca de auxílio profissional. A causa, de acordo com o especialista, pode ser o próprio estilo de vida, que pode fazer com que o trabalho potencialize a doença.Seja na família, no círculo de amigos ou mesmo no trabalho, é quase unanimidade conhecer alguém com depressão. Com incidência cada vez maior, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que até 2020 a doença será a mais incapacitante do mundo. No ano passado, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a doença afastou mais de 1,5 mil trabalhadores no Ceará.
“O estilo de vida que nós levamos há muita competição, principalmente nos ambientes de trabalho. Isso leva as pessoas a se desgastarem muito”, conta.
Conforme o INSS, o total de trabalhadores afastados pela doença ocasionou um custo de mais de R$ 2 milhões pagos em auxílio-doença. A diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Ceará, Giselle Studart, destaca que é de responsabilidade dos gestores cuidar do clima da empresa, que pode favorecer no aparecimento de doenças psicoemocionais.
“O próprio ambiente de trabalho proporciona uma cobrança muito grande. O assédio moral pode também ser muito grande e isso contribui bastante para o agravamento da depressão”, explica. 
A Associação Brasileira de Psiquiatra estima que de 20% a 25% das pessoas passaram ou vão passar por algum episódio de depressão ao longo da vida. Além de buscar auxílio médico e psicológico, cuidar do lazer no dia-dia é umas das alternativas para não entrar num quadro depressivo.
Há duas semanas, uma telefonista, que pediu para não ser identificada nesta reportagem, retornou ao trabalho depois de um ano e dez meses em tratamento. A depressão foi ocasionada por assédio moral que sofreu por anos na empresa.
Em tratamento com medicação e psicoterapia, retornar às atividades tem sido, para ela, uma grande vitória e esperança de novos tempos. Em todo o país, os afastamentos por depressão corresponderam a 38% do total de licenças médicas.

Por Matheus Ribeiro

Com informações da Tribuna do Ceará

Terra volta a treme em Santana do Acaraú no Ceará.


A terra voltou a tremer no município de Santana do Acaraú, os abalos foram sentidos pela população em diversas localidades do município, incluindo a sede. Segundo declaração de moradores a terra tremeu por volta das 5h30min da manhã de hoje (5) na sede.
Moradores da comunidade de Paus Brancos, também informaram que a terra tremeu duas vezes por volta das 8h45min. Já na Lagoa do Serrote o tremor ocorreu às 8h58min.

Histórico dos tremores – O Município já foi afetado em diversas ocasiões por tremores de terra entre 2008 e 2011. Em agosto de 2009 o Distrito do Sapó foi afetado por 9 tremores de terra seguidos, Segundo a Defesa Civil, o tremor foi da ordem de 2.7 graus na escala Richter.

Por conta da frequência dos abalos no município de Santana do Acaraú, a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) instalou um sismógrafo na localidade do Chora para medir as intensidades dos abalos no município. Ainda temos a intensidade dos tremores de hoje (5).

Desde 2008, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou mais 3.000 tremores na região. O mais forte deles foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Causas dos abalos - Segundo Eduardo Menezes, os tremores são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Com informações da Tribuna dos Vales