27 de abril de 2014

Cuiabá derrota o CRAC no Mato Grosso e é líder do Grupo A

Cuiabá derrota o CRAC no Mato Grosso e é líder do Grupo A
Bicampeão mato-grossense, o Cuiabá estreou com vitória pelo placar de 3x1 na noite deste domingo pelo Brasileiro da Série C. O jogo foi contra o CRAC, equipe do interior goiano que foi rebaixada para a Série D e voltou graças a uma decisão que rebaixou o Betim. Os gols marcados no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, foram de Diego Macedo (15/1t), Tiago Chulapa (45/1t) e Cleverson (13/2t), para o Cuiabá, com Zotti descontando para o CRAC (7/2t). O resultado deixa o Dourado na primeira posição do Grupo A, com a mesma pontuação de Paysandu e Botafogo-PB (que também venceram na primeira rodada), mas com saldo melhor que o time paraibano e maior número de gols marcados em relação à equipe paraense. Já o CRAC está zerado e terá de buscar seus primeiros pontos a partir da segunda rodada.
Tanto Cuiabá quanto o CRAC voltam a campo no próximo domingo. O time goiano recebe o Botafogo-PB em Catalão, às 16h. Já a equipe mato-grossense viaja até o Ceará para pegar o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas.
Série C

São Caetano bate Guarani por 1x0 e começa bem a Série C 2014

São Caetano bate Guarani por 1x0 e começa bem a Série C 2014
E a Série C 2014 começou para o Guarani do mesmo jeito que terminou o Campeonato Paulista da Série A2: mal! Bugre e São Caetano, que viam frustrados pela permanência na segunda divisão do estadual de São Paulo, iniciaram suas participações na terceirona buscando dias melhoras, que foi o que conseguiu o São Caetano, vitorioso no confronto. O jogo de estreia dos clubes foi realizado na noite deste domingo, no estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul-SP e terminou com o placar de 1x0 graças ao gol de Danielzinho, de cabeça, aos 24 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o São Caetano se junta a Madureira (2x0 no Duque de Caxias) e Mogi Mirim (1x0 no Guaratinguetá) que foram os únicos integrantes do grupo B que venceram na primeira rodada. O guarani ficou no final da tebala juntamente com Guaratinguetá e Duque de Caxias, que também perderam em suas estreias.
Na segunda rodada, o São Caetano vai até Macaé enfrentar o time da casa no estádio Moacyrzão, no sábado (03/05). No mesmo dia o Guarani recebe o Madureira no estádio Décio Vitta.
Série C

Ao lado de pré-candidatos, Cid comemora aniversário em Tauá e pede "paz"

Cúpula do governo do Estado se reuniu neste sábado, 27, em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, onde comemorou o aniversário de Cid Gomes (Pros) e do deputado federal Domingos Neto (Pros). O aniversário do governador ocorre neste domingo, mas a festa foi antecipada para coincidir com os tradicionais festejos de Jesus, Maria e José do Município. 

Após assoprar as velas, Cid disse ter pedido "paz" como desejo de aniversário. A festa ocorreu na casa do vice-governador Domingos Filho (Pros), em localidade próxima á sede de Tauá. Compareceram ao evento diversas autoridades do Estado, entre elas senadores, prefeitos e deputados estaduais. 

Além de Domingos, também estiveram presentes os pré-candidatos ao governo Eunício Oliveira (PMDB), Zezinho Albuquerque (Pros), Leônidas Cristino (Pros). O prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT), esposo da pré-candidata Izolda Cela (Pros), esteve presente. O pré-candidato pelo PR, Roberto Pessoa, não foi à festa, mas estava em Tauá para os festejos locais.

Veja vídeo:




Redação O POVO Online com informações do repórter Carlos Mazza

Veja a análise e o que levaria Tasso Jereissati a topar ou não a candidatura

Minutos antes de o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) admitir que, “se for imprescindível”, topará discutir candidatura ao Senado em 2014, um tom de sutil cobrança permeou o discurso de líderes presentes na reunião de cúpula da última terça-feira, em Brasília. “Muito cearense no meu estado comenta que o Ceará precisa do retorno do Tasso”, teria dito o presidente do PSDB do Acre, Sebastião Bocalom. Chamada semelhante fora feita pelo dirigente da sigla de São Paulo, Antônio Mendes Thame, conforme relatou o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). Tasso ouviu – e, na medida do que lhe foi possível, não decepcionou a plateia. Teria ele se convencido?
Os mais chegados ainda dizem que Tasso foge das urnas como o diabo foge da cruz, sobretudo pela fase empresarial que vive – ele está expandindo os negócios para outros estados do País – e pela nuvem de incertezas que paira sobre suas chances de vitória.
“Há elementos subjetivos e racionais a serem avaliados. Acho bastante arriscado. A derrota de 2010 foi extremamente traumática, do ponto de vista político e pessoal, pelo rompimento com os Ferreira Gomes. Mas, talvez, esse ressentimento possa induzir um movimento de ‘dar o troco’, para, pelo menos, atrapalhar a disputa para o lado do governador Cid Gomes (Pros)”, avaliou a cientista política da Universidade Federal do Ceará (UFC) Rejane Vasconcelos, que publicou estudo sobre a campanha tucana de 2010.
Não há cálculo conclusivo sobre os riscos, mas fatores que pesam contra e a favor da empreitada. Por mais contraditória que a hipótese possa parecer, incidiria a favor de Tasso, por exemplo, a “quarentena” política dos últimos quatro anos, nos quais ele se manteve distante da política e livre, portanto, de desgastes.
“Na medida em que um politico se afasta, ele passa a ser evocado muito mais pelas qualidades. Há uma evocação mais benevolente do público. Você tinha toda uma gritaria contra Getúlio Vargas, mas quando ele se suicida (1954) vai todo mundo para a rua. A imagem de Leonel Brizola hoje é muito diferente da imagem que se tinha quando ele voltou a disputar a politica. O Tasso é a figura mítica do ‘velho’ que pode voltar”, analisou.
Na contramão, porém, ela destaca que o fenômeno do “situacionismo” político, que imprime força extra a partidos e lideranças que detêm a máquina pública, e a falta de estrutura partidária do PSDB no Ceará são elementos que freiam qualquer ímpeto de disposição de Tasso para o pleito. “Como persona, Tasso é forte, mas ele não tem mais a parte formal necessária”, avaliou.
A conjuntura
Entre prós e contras, receios e desejos, pesará para o fim do dilema tassista, principalmente, o desenho final do cenário eleitoral. Aliados têm dito que o desempenho da presidente Dilma Rousseff (PT) nas próximas semanas e a definição de candidaturas e alianças da chapa comandada por Cid no Ceará serão fundamentais para a decisão. 

Por mais que Dilma lidere com folga as pesquisas de intenção de voto, o deputado federal Gomes de Matos aposta que “o contexto de 2014 é diferente”, e que a dupla Dilma-Lula não deverá ter o mesmo potencial de puxar votos para seus candidatos ao Senado como tiveram em 2010. Avaliação nada científica, mas que é calculada e levada em conta nas conversas de bastidor do ninho tucano.
O nível de participação da dupla nacional na campanha cearense também é fator considerado, assim como o nome dos adversários que Tasso poderá enfrentar caso entre na briga pelo Senado.
Tucanos ouvidos pelo O POVO afirmaram que ele assiste ao processo de escolha dos nomes que comporão a chapa de Cid. Entre os mais cotados, estão o deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Inácio Arruda (PCdoB).
Assim, a expectativa é que Tasso só dê fim a seu dilema nos últimos minutos do prazo, que se encerra em junho. Como já é conhecido do eleitorado, não tem a pressa dos que precisam se antecipar e construírem uma imagem. O impasse e o fator surpresa que sua entrada no jogo pode representar tornam o cenário pré-eleitoral de 2014 uma das mais imprevisíveis dos últimos anos.
PRÓ E CONTRA
O que levaria Tasso a topar:
- Pressão nacional e responsabilidade com a candidatura presidencial de Aécio Neves;
- Tempo de “quarentena” teria sido favorável à recomposição da imagem, segundo especialista;
- Conjuntura política diferenciada, na qual alguns candidatos a governador, possivelmente, não terão o tradicional peso para emplacar o candidato ao senador;
- Sentimento de “revanche” de uma possível vitória. Entrada também pode gerar dificuldades para os Ferreira Gomes.
O que levaria Tasso a desistir:
- Nova derrota teria peso negativo ainda mais forte na história política do tucano;
- Momento empresarial e pressão familiar;
- Situacionismo político;
- Falta de estrutura partidária e poucas perspectivas de alianças fortes.
O Povo

Fortaleza deve ter mudanças contra Salgueiro, na estreia da Série C

Magno Alves, Ceará, Côrrea, fortaleza (Foto: Kid Junior/Agência Diário)Côrrea (dir.) é desfalque do Fortaleza (Foto: Kid Junior/Agência Diário)
O Fortaleza encerrou sua preparação para a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro. Para o duelo contra o Salgueiro, o técnico Marcelo Chamusca relacionou 18 atletas e deve armar o Leão do Pici com pelo menos três mudanças.
No último treino, neste sábado (26), o lateral Tiago Cametá atuou no lugar de Amaral. O volante Guto ocupou a vaga de Corrêa. Por último, o lateral Fernandinho foi escalado no meio-campo ao lado de Marcelinho Paraíba.
A novidade negativa é a ausência do volante Corrêa, que sentiu um incômodo muscular e será poupado. O atacante Waldison segue se recuperando de lesão e é desfalque. Para o ataque, apenas Robert e Romarinho foram relacionados.
Confira os relacionados
Goleiros: Ricardo e Erivélton
Laterais: Tiago Cametá, Radar e Fernandinho
Zagueiros: Eduardo, Max Oliveira, Adalberto e Genilson
Volantes: Guto, Walfrido e Leandro
Meias: Marcelinho, Edinho, Danilo Rios e Laertes
Atacantes: Robert e Romarinho
Por Fortaleza, CE

Aposentadoria Especial aos 25 anos para Policiais Civis e Militares

“Poder Judiciário reconhece que os Policiais Civis e Militares tem DIREITO à Aposentadoria Especial por Periculosidade!”


Todos os policiais civis e militares conquistaram o Direito de se aposentarem, com proventos integrais, aos 25 anos de serviços prestados à Polícia do Estado Paulista.

Esse é o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal e doTribunal de Justiça de São Paulo, uma vez que, esses julgados foram emitidos em sede de Mandado de Injunção, que é uma ação movida quando não existe uma Lei que regulamente e/ou trate adequadamente de algum Direito Constitucional.

De fato, a Aposentadoria Especial por periculosidade está prevista no Artigo 40, § 4º da Constituição Federal de 1988 e até o presente momento, o Governo do Estado de São Paulo nada fez para editar Lei que regulamente referido Direito.
Destarte, os Desembargadores reconheceram que a atividade dos Policiais Civis e Militares é de fato de alta periculosidade, e por essa razão, determinaram que a Lei aplicável ao Regime Geral de Previdência – Lei nº 8213 – seja agora aplicável aos Policiais Civis e Militares, em face da demora do legislador paulista. E, em função desse entendimento, os Tribunais estão demonstram cada vez mais, uma NOVA visão, no sentido de que cabe ao Poder Judiciário legislar positivamente, em face da demora do Poder Legislativo, considerando o interesse público.

Em nossa opinião, entendemos que o melhor de tudo isso é que o Poder Judiciário reconheceu que tais decisões são “erga omnes”, ou seja, se aplicam a todos os demais integrantes da carreira Policial – policiais civis ou policiais militares -, e tal aposentadoria DEVE SER requerida via administrativa ao órgão competente de sua corporação, requerimento esse que não pode e/ou não deve ser negado, pois, do contrário, haverá flagrante desobediência à ordem judicial – viamandamental – já transitada em julgado.
É importante salientar que, em matéria idêntica a presente “questão” ora apresentada, o Desembargador Renato Nalini, relator do MANDADO DE INJUNÇÃO N° 990.10.037533-4, em seu VOTO N° 16.749, manifestou se da seguinte forma:

VOTO N° 16.749 – MANDADO DE INJUNÇÃO N° 990.10.037533-4-SÃO PAULO
MANDADO DE INJUNÇÃO. APOSENTADORIA ESPECIAL. Questão já decidida nos M.I. nºs.  168.151.0/5-00, 168.146-0/2-00, 168.143-0/9-00  do Colendo Órgão Especial do TJSP, à luz do M.I. nº. 731/DF  julgado pelo S.T.F. efeito “erga omnes” que poupa a qualquer servidor interessado de recorrer novamente ao Poder Judiciário…
Ao assegurar direitos proclamados na ordem fundante o Poder Judiciário não invade a esfera de atribuições das demais funções estatais nem exerce ativismo judicial desconforme com a sua vocação de concretizar as promessas do constituinte. A missão do Judiciário é, exatamente, consolidar o Estado de Direito que não é senão a sociedade estruturada e estritamente submetida à vontade da Constituição.
Vistos etc…
(…) Todo o funcionalismo bandeirante pode se beneficiar da decisão então proferida, pois este Colendo Órgão Especial perfilhou a mais lúcida e abrangente orientação de que ao Judiciário incumbe fazer valer a Constituição e não apenas declarar a mora do Poder omisso.
A Constituição vale e incumbe ao Poder Judiciário cumprir as promessas do constituinte. Por isso é que ele é cognominado de guardião das promessas, na linha do pensamento do jurista e magistrado francês Antoine Garapon, em boa hora seguido pela hermenêutica atual.
Nada se criou, pois foi o constituinte que disciplinou a aposentadoria especial a que o servidor tem direito. Por isso é que o efeito “erga omnes” que deflui do julgamento mencionado e acompanhado em outros precedentes, conforme assinala a Ilustrada Procuradoria Geral de Justiça, já estendeu ao impetrante o Direito que pretendeu obter por esta injunção.
Não desconhece o Governo o teor dessas decisões exaradas no âmbito do Colendo Órgão Especial e, portanto, qualquer servidor interessado poderá delas se valer, bastando recorrer administrativamente ao seu superior hierárquico. Desnecessária a invocação ao Judiciário, para reiterar aquilo que já foi superiormente deliberado pelo colegiado a quem compete decidir sobre as omissões eventualmente atribuídas aos demais Poderes.
(…)
Nesse mesmo diapasão, o Desembargador Artur Marques, relator do MANDADO DE INJUNÇÃO N° 990.10.040639-6, em seu VOTO N° 19.340, reitera posicionamento já pacificado em nossos tribunais no sentido de:
VOTO N° 19.340 – MANDADO DE INJUNÇÃO N° 990.10.040639-6
MANDADO DE INJUNÇÃO – REGULAMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA ESPECIAL - SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL – POLICIAL MILITAR – DIREITO RECONHECIDO COM EFEITO ‘ERGA OMNES’ EM IMPETRAÇÃO PRECEDENTE – IMPETRAÇÃO PREJUDICADA.
“O policial militar é, para todos os efeitos, servidor público estadual (cf. Artigo 42 da CF) e ainda seu regime estatutário seja diferenciado em relação aos servidores civis, submete-se, à míngua de regramento especifico, aos mesmos critérios para Aposentadoria Especial estabelecidos ao Servidor Civil, como se infere do Artigo 138, § 2º c/c Artigo 126, § 4º, ambos da Constituição Bandeirante. Nesse caso, como já houve reconhecimento do direito de o servidor público estadual, civil ou militar, obter a contagem de tempo de serviço especial na razão direta da periculosidade a que se encontra exposto (cf. Artigo 57, da Lei nº 8213/91), resta que apresente impetração encontra-se irremediavelmente prejudicada”.
1. Trata-se de mandado de injunção impetrado por (…) em face do GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Consta da vestibular que o impetrante ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 07 de novembro de 1986. Afirma fazer jus ao adicional de insalubridade à razão de 40% por força da Lei Complementar n° 432/85. Nada obstante, por força do que dispõe o Decreto n° 260/70, tem reconhecido direito de ser reformado apenas após o cumprimento de 30 anos de serviço. Assevera que a regra geral para a aposentadoria especial, estabelecida no Decreto n° 4.827/03, prevê aposentadoria especial aos 25 anos. Afirma que a aposentadoria especial do policial militar não se encontra regulada pelos efeitos provenientes do Mandado de Injunção n° 168.151-0/8-00 porque, ao reverso dos demais servidores públicos estatutários, encontra-se submetido a Regime Militar. Nesse caso, entende que o Chefe do Executivo encontra-se em mora quanto à proposta de Lei Complementar regulamentando a matéria concernente a “aposentadoria especial” do “servidor público militar”.
(…) É o relatório.
Ocorre que, respeitado o entendimento expressado pelo digno subscritor da peça inaugural, opolicial militar é, para todos os efeitos, Servidor Público Estadual (cf. Artigo 42 da CF) e ainda que seu Regime Estatutário seja diferenciado em relação aos servidores civis, submete-se, à míngua de regramento específico, aos mesmos critérios para “aposentadoria especial” estabelecidos aoservidor civil, como se infere do Artigo 138, § 2° c/c Artigo 126, § 4°, ambos da Constituição Bandeirante.
Note-se, ademais, que a pretensão inicial, embora alicerçada no Regulamento da Previdência Social, tem como fundamento jurídico a Lei n° 8213/91, em especial o Artigo 57, posto se tratar da Norma Jurídica regulamentada pelo decreto presidencial.
Nesse caso, como já houve reconhecimento do direito de o servidor público estadual, civil ou militar, obter a contagem de tempo de serviço especial na razão direta da periculosidade a que se encontra exposto…
(…)
Nesse sentido, temos ainda outra expectativa, é a de ver as instituições viabilizarem o mais rápido possível à concretização de tais Direitos, de forma que o Policial Civil e Militar, rapidamente, concretize seu Direito de requerer a “aposentadoria especial”, sem qualquer óbice administrativo.
Reiteramos que, é de nossa opinião ver os policiais civis e militares festejarem está mais NOVA conquista, após muita luta – vale lembrar: desde a publicação da Constituição Federal de 1988 e da Constituição Bandeirante de 1989.
Com isso, vê-se que o Poder Judiciário concedeu, reconhecendo e valorizou a carreira policial, que de fato, é altamente periculosa e insalubre.
Estamos nesse momento, parabenizando todos os policiais civis e militares que já possuem 25 anos de serviços prestados a sociedade, pois poderão exercer imediatamente o Direito a“aposentadoria especial”, com todas as vantagens e benefícios decorrentes, após 25 anos de serviços prestados.  E mais, saiba que já estamos regulamentando e oficializando requerimentos a todos os policiais civis e militares que já possuem tempo suficiente para sua aposentação.

Dr Jeferson Camillo
Advogado

PS. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da ASBRA, sito à Rua João Teodoro, 338, Luz, São Paulo-SP, CEP. 01.105-000 – Tel. (11) 3313-4700 – 3313-5264 – 3313-6231.


 jefersoncamillo.com.br 

Prefeitos do Nordeste insatisfeitos com governo federal

Prefeitos do Nordeste insatisfeitos com governo federal
Prefeitos do Nordeste insatisfeitos com governo federal
Os prefeitos da região Nordeste andam as turras com o governo federal. O motivo é que a região deixou de arrecadar uma fortuna com a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR).
Fúria municipalistas
Para aumentar a fúria municipalista, 58% da desoneração acaba sendo bancada pelos municípios. E a região Nordeste foi alvo do maior impacto negativo com a diminuição dos impostos e deixou de receber R$ 68,2 bilhões.
Com informações do jornal de Brasília

Blog Politika com K

Confiança no embarque do Leão de Aço para Salgueiro

Jogadores embarcaram para Salgueiro confiantes numa boa estreia no Campeonato Brasileiro (Fotos: Nodge Nogueira)
A confiança é a marca registrada da delegação do Fortaleza, que embarca para Salgueiro neste momento. Jogadores e comissão técnica acreditam num bom resultado no jogo de estreia na Série C, marcado para essa segunda feira, 21h30min, contra o Salgueiro. 

“Fizemos um bom campeonato, onde faltou muito pouco pra gente conseguir o título, mas isso já passou, então nosso pensamento agora é a Série C, de onde queremos tirar o Fortaleza ao final da competição, e vamos conseguir”, asseverou o sempre otimista atacante Robert. 

O voo que leva a delegação leonina sai às 9h55min direto para Juazeiro do Norte. De lá o grupo seguem em ônibus de luxo para Salgueiro, onde acontece um treinamento a partir das 16 horas, no Estádio Cornelio de Barros, palco do confronto de segunda feira. 

Além dos dezoito jogadores, a delegação do Tricolor de Aço segue composta pelo gerente de futebol, Julio Cesar Manso, que chefia o grupo, o técnico Marcelo Chamusca, o auxiliar técnico Caé Cunha, o preparador físico Roger Gouveia e o médico Rômulo Ferrer. 

Completam a delegação o preparador de goleiros Salvino Damião, o mordomo Claudio Sexta, o massagista Wellington Moura e o segurança Hilton Marcelo (Montanha). 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 

Jogador cearense é sondado para se naturalizar por países europeus devido ao sucesso no Campeonato Alemão

RAFAEL
Raffael já marcou 15 gols pelo Borussia Mönchengladbach nesta temporada
FOTOS: KIKO SILVA
Hertha Berlim
Para o cearense (na foto, ao lado do irmão, Ronny, com a camisa de seu ex-clube, o Hertha Berlim), a seleção da Alemanha é uma das favoritas para vencer a Copa
Um cearense de Fortaleza está entre os melhores jogadores na temporada deste ano do Campeonato Alemão de Futebol, uma das mais rentáveis e importantes competições do mundo. Com 15 gols, Raffael Caetano está disputando a artilharia da competição contra feras como Lewandowski e Mandzukic, que têm 18 tentos cada.
O sucesso é tão grande que já existem rumores nos veículos europeus de comunicação esportiva de que ele poderia ser naturalizado por um país do velho continente. O próprio Raffael reconhece que estudaria a possibilidade. "Houve boatos da imprensa quando eu jogava na Suíça, estava me destacando, até me colocaram o apelido de Ronaldinho Suíço. Mas não teve nada de concreto", afirma o jogador do Borussia Mönchengladbach.
"Sem dúvida, eu pensaria na possibilidade sim, até porque muitos jogadores brasileiros fazem isso, eu teria conversado com minha família sobre essa chance", confirma o craque, irmão de outro jogador que também se destaca na Bundesliga, o atacante Ronny, atleta do Hertha Berlim. Ambos são filhos de Caetano, ex-jogador do Fortaleza e Ferroviário.
Copa do Mundo
Apesar de viver o melhor momento da carreira, Raffael diz que não se imagina sendo convocado por Luiz Felipe Scolari para a Seleção Brasileira. "Como todo jogador brasileiro eu penso, mas eu sei a dificuldade, mas o que posso fazer é continuar no meu clube. Estou muito feliz na Alemanha, tenho contrato e pretendo cumprir. Acho que um bom trabalho no clube ajuda todo no sucesso profissional, inclusive até para ir à Seleção", contou o fortalezense de 28 anos.
Bundesliga
De acordo com o jogador cearense, o Campeonato Alemão está evoluindo a cada ano e vem se tornando uma potência. A própria final da Champions League no ano passado entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund é a comprovação disso.
Para Raffael, a grande quantidade de gols é algo atípico na carreira dele. "Nunca fiz tantos gols como agora. Eu procuro sempre ajudar a minha equipe, não só com gols, mas também com assistências. Eu sou aquele tipo de meia que costuma vir mais de trás, também gosto de finalizar de fora da área, mas neste ano tenho feito muitos gols dentro da área".
Para ele, a forma que o time joga tem facilitado bastante no bom desempenho dele na frente. "Temos um treinador suíço que eu já conhecia, trabalhamos juntos quando eu atuei na Suíça. As equipes dele têm a característica de trocar passes e isso é muito bom para mim", analisa.
DN

Ceará é o terceiro elenco mais valioso da Série B

Ceará
O elenco do Vovô conta com jogadores experientes, como o atacante Magno Alves (foto), o zagueiro Anderson, o volante João Marcos e o meia Souza
FOTO: KID JÚNIOR
De acordo com levantamento realizado pela Pluri Consultoria, o Ceará tem o terceiro elenco mais valioso da Série B em 2014. O Alvinegro de Porangabuçu valeria 13 milhões de euros, cerca de R$ 40,3 milhões. O valor representa um aumento de 2% em relação ao elenco que disputou a Segundona em 2013.
Na pesquisa, o clube cearense ficou atrás apenas do Vasco da Gama e da Ponte Preta, em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Vale ressaltar que ambos os times disputaram a elite do futebol brasileiro em 2013.
O elenco vascaíno tem o valor no mercado de 25,8 milhões de euros - aproximadamente R$ 67,1 milhões. Já o da Ponte está calculado em 13 milhões - em torno de R$ 40,3 milhões.
DN

Aposentadoria Especial aos 25 anos de serviço para policiais civis e militares

Com a publicação desta súmula vinculante que deverá ocorrer em 10 dias, a contar de sua aprovação em seção realizada no dia 09 de abril de 2014, todos os servidores que exerçam atividade insalubre ou periculosa terão direito a aposentadoria especial. Policiais Militares, Civis e demais servidores que se enquadrem nas regras do inciso IIIdo § 4º, do art. 40 da Constituição Federal, aguardavam ansiosos por uma medida que viesse a regular sua aposentadoria, dada a omissão legislativa pela maior parte dos Estados da Federação. O prazo para a publicação da Súmula Vinculante, segundo o que dispõe a Lei nº11.417/06 é de 10 dias e é de aplicação imediata quando de sua publicação em seção especial do Diário da Justiça e do Diário Oficial da União, conforme vejamos:
Art. 2º...
(...) § 4o No prazo de 10 (dez) dias após a sessão em que editar, rever ou cancelar enunciado de súmula com efeito vinculante, o Supremo Tribunal Federal fará publicar, em seção especial do Diário da Justiça e do Diário Oficial da União, o enunciado respectivo.
No aspecto prático da medida adotada pelo Supremo Tribunal Federal os Tribunais de Justiça de cada um dos Estados da Federação deverão seguir tal entendimento e se vinculam, em suas decisões, ao teor da súmula.
Portanto, todos os servidores que buscarem a tutela jurisdicional e que se enquadrem nas regras descritas poderão se aposentar com tempo menor de contribuição se comparado ao que vinha ocorrendo em sua carreira. Para os Policiais Militares, por exemplo, as aposentadorias, no Estado de São Paulo, deverão ocorrer com 25 anos de serviços prestados à Instituição. Parabéns a todos os Brasileiros, e em especial aos servidores que prestam seus serviços em condições insalubres e perigosas, por mais essa conquista que muito decorre da seriedade das decisões de nosso Tribunal Supremo.
"Os 25 anos chegaram"
Segue abaixo matéria extraída da página oficial do Supremo Tribunal Federal.
Aprovada súmula vinculante sobre aposentadoria especial de servidor público
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (9), por unanimidade, a Proposta de Súmula Vinculante (PSV) 45, que prevê que, até a edição de lei complementar regulamentando norma constitucional sobre a aposentadoria especial de servidor público, deverão ser seguidas as normas vigentes para os trabalhadores sujeitos ao Regime Geral de Previdência Social. O verbete refere-se apenas à aposentadoria especial em decorrência de atividades exercidas em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física dos servidores. Quando publicada, esta será a 33ª Súmula Vinculante da Suprema Corte.
A PSV foi proposta pelo ministro Gilmar Mendes em decorrência da quantidade de processos sobre o mesmo tema recebidos pelo STF nos últimos anos, suscitando, na maior parte dos casos, decisões semelhantes em favor dos servidores. Segundo levantamento apresentado pelo ministro Teori Zavascki durante a sessão, de 2005 a 2013, o Tribunal recebeu 5.219 Mandados de Injunção – ação que pede a regulamentação de uma norma da Constituição em caso de omissão dos poderes competentes – dos quais 4.892 referem-se especificamente à aposentadoria especial de servidores públicos, prevista no artigo 40, parágrafo 4º, inciso III, da Constituição Federal.
A Procuradoria Geral da República se posicionou favoravelmente à edição da súmula. Em nome dos amici curiae(amigos da corte), falaram na tribuna representantes da Advocacia-Geral da União, do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social e do Sindicato dos Professores das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre e Sindicato dos servidores do Ministério da Agricultura no RS.
O verbete de súmula terá a seguinte redação: “Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do Regime Geral de Previdência Social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, parágrafo 4º, inciso III, da Constituição Federal, até edição de lei complementar específica.”
PR/AD
Notícias STF
Blog Nilson Macedo

Fotaleza negocia com lateral-direito Rafinha

Fortaleza
Para se prevenir sobre uma possível saída do lateral-direito Tiago Cametá, o Fortaleza resolveu negociar novamente com Rafinha, que saiu do Pici para jogar no Boa Esporte/MG. Atleta negocia retorno
FOTO: RODRIGO CARVALHO (12/08/2012)
A diretoria do Fortaleza evita comentar o assunto, mas o lateral-direito Rafinha, que passou pelo clube nos anos de 2012 e 2013, poderá retornar ao Tricolor.
Rafinha havia saído do clube, na época do técnico Hélio dos Anjos, se transferindo para o Boa Esporte/MG, pelo qual disputou a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Agora, o atleta pode estar retornando ao clube do Pici.
"É um bom jogador, que inclusive tem as características semelhantes com às de Tiago Cametá", comparou o presidente em exercício, Daniel Frota, procurando fugir de uma confirmação sobre a vinda do atleta.
Um possível retorno do lateral-direito Rafinha tem uma razão de ser: o elenco poderá ficar sem um dos destaques do time no Campeonato Cearense de 2014, no caso, o lateral-direito Tiago Cametá. Há informações na imprensa catarinense de que o Criciúma estaria interessado no atleta, destaque do Estadual 2014, no centroavante Robert e no meia-direita Edinho.
Multas definidas
As multas rescisórias dos jogadores já estariam definidas. As de Cametá e Robert são calculadas em torno de R$ 500 mil, cada. Já para o meia Edinho, o valor seria de pouco mais de R$ 1 milhão.
A dispensa inesperada do lateral-direito Amaral, que atuou na decisão do Campeonato Cearense contra o Ceará, deixou o clube com apenas dois laterais, Cametá - o titular - e Sidney - revelação das categorias de base leonina. Por conta disso, os dirigentes querem trazer logo um outro atleta da posição.
Com o risco de Tiago Cametá ser negociado às pressas, surgiu a oportunidade de Rafinha voltar ao Leão do Pici em breve.
Entretanto, o presidente Daniel Frota nega que tivesse recebido qualquer proposta pelos destaques do Leão no Estadual: "Não recebemos nenhuma proposta pelos nossos atletas, mas quem quiser é só pagar os valores da multa rescisória e levar o atleta", explicou Daniel Frota.
Mais reforços
O Presidente do Tricolor acrescenta que virão outros jogadores, além dos que foram apresentados, como o goleiro Fernando Leal e o atacante Anderson Patric. "Provavelmente, virá mais um zagueiro, mas não pode mos adiantar nada sobre quem será", disse Frota. Nomes como Alemão, zagueiro, e Josa, volante, estão agendados.
DN

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C SÃO CAETANO X GUARANI

Ingressos
SÃO CAETANO  X  GUARANI

Campeonato Brasileiro  Série C 2014
27/04/2014  -  19:00 hs
Estádio Anacleto Campanella  -  São Caetano do Sul

adsaocaetano.com


Azulão apresenta os três últimos reforços antes da estreia na Série C

No início da tarde desta quinta-feira (24), o São Caetano apresentou os últimos três reforços antes da estreia do clube na Série C do Campeonato Brasileiro, domingo (27), às 19h, contra o Guarani. São eles, o zagueiro Sandoval que defendeu a Ferroviária no Paulista, o meia-atacante Cacá, ex-Santo André, e o centroavante Giancarlo que estava no Treze da Paraíba.
Os atletas participaram das atividades com o restante do grupo na manhã de hoje, no Estádio Anacleto Campanella. O trio aguarda a liberação da CBF para ficar a disposição do técnico Vilson Tadei.
Confira a ficha técnica dos contratados:
Sandoval

Nome: Sandoval Araujo lima
Data de nascimento: 28/04/86 
Naturalidade: bonito (PE)
Altura: 1,88
Peso: 81kg
Último clube: Ferroviária 

Giancarlo

Nome: Giancarlo Lopes Rodrigues
Data de Nascimento: 14/01/1990 (24 anos)
Naturalidade: Iguatemi (MS)
Posição: Centroavante
Altura: 194
Peso: 94 kg
Clube: Treze da Paraíba


Cacá
Nome: Lucas De Deus Santos 
Data de Nascimento: 09/10/1982 (31 anos)
Naturalidade: Belo Horizonte
Posição: Meia
Altura: 172 cm
Peso: 72 kg
Clube: Santo Andre (SP)

adsaocaetano.com

Com confusão no fim, Paysandu estreia na Série C vencendo o Águia de Marabá

Paysandu e Águia de Marabá estrearam na Série C do Brasileiro atuando de portões fechados, devido o Papão ter sido punido pelo STJD. Como de costume o jogo entre os dois representantes do Pará na competição nacional foi bastante equilibrado. No fim, o Papão levou a melhor, vencendo por 2 a 0. Depois do apito final, jogadores das duas equipes acabaram se agredindo na entrada do vestiário. 
Os gols da partida foram marcados na reta final do segundo tempo. O atacante Lima, aos 31 minutos, abriu o placar após cobrança de pênalti sofrido pelo próprio atleta, que agora tem 18 gols na temporada 2014, sendo o vice-artilheiro do Brasileiro.  O segundo veio através de Zé Antônio, aos 43 minutos, que aproveitou falha do goleiro Bruno Grassi.
O Paysandu agora vai até Alagoas enfrentar o CRB, no próximo sábado, a partir das 19h, no Estádio Gérson Amaral, no munícipio de Coruripe. Já no domingo, o Águia de Marabá estreia em casa contra o Salgueiro, às 16h, no Zinho Oliveira, em Marabá. 
Por 
Castanhal

DO BOM FUTEBOL À TENSÃO, CA-JU DA ESTREIA DA SÉRIE C TERMINA EM EMPATE

ca-ju caxias juventude série c (Foto: Reprodução)

Bem que o Ca-Ju 274 poderia ter apenas 45 minutos. Porque foi no primeiro tempo que o clássico de Caxias do Sul empolgou no Centenário, na estreia dos clubes na Série C do Brasileirão. Houve inclusive gol mal anulado, que iria favorecer a equipe grená. Mas, à exceção desse polêmico lance, ninguém mais tocaria as redes na fria porém ensolarada tarde de sol na Serra. Muito menos na etapa final, de muitas confusões e pouco futebol. Assim, Caxias e Juventude saíram com um justo empate sem gols, pela primeira rodada do Grupo B.
As chances para mudar esse destino até ocorreram. Embora o equilíbrio tenha sido a marca do duelo, o Caxias conservou as melhores oportunidades com direito à pressão total no final. Depois de Léo Korte ter seu gol anulado na primeira etapa, o meia Wallacer poderia ter marcado no início do segundo tempo, mas, livre, chutou fraco. Foi a última amostra de lucidez de um jogo que acabou se perdendo após a expulsão por pura indisciplina de Alisson Gaúcho e Juliano.
Diante de um clássico tão movimentado, fica a nota menos entusiasmada para o público, que sequer chegou aos 10 mil no Centenário, mesmo num sábado de muito sol na serra gaúcha. Caxias e Juventude voltam a campo no próximo fim de semana. Primeiro, o time grená, às 15h de sábado, contra o Guaratinguetá, no interior paulista. O alviverde recebe o Tupi-MG às 16h de domingo, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

GloboEsporte

Em jogo de quatro pênaltis, Bota-PB vence o Treze por 3 a 2 na Série C

botafogo-pb x treze série c (Foto: Renata Vasconcellos / GloboEsporte.com)Com um tempo para cada um, jogo no Almeidão não parceria, mas foi bastante duro e disputado
(Foto: Renata Vasconcellos / GloboEsporte.com)
Foi um clássico daqueles. De cinco gols, quatro deles em cobranças de pênalti. Com cada time dominando um tempo, para deixar claro que tanto Botafogo-PB, como Treze, têm elencos para ir longe na Série C. O clássico paraibano terminou com a vitória de 3 a 2 do Belo, que construiu a vantagem no primeiro tempo e soube controlar os nervos para suportar o sufoco do Galo nos minutos finais. 
Esse é o resumo do que os dois times fizeram na noite deste sábado no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na primeira rodada da Terceirona. Três gols para o Botafogo no primeiro tempo. Dois para o Treze no segundo. 
O Belo encerra o sábado na liderança do Grupo A, ao lado do Paysandu - a rodada ainda tem três jogos e só termina na quarta-feira. No próximo final de semana, o campeão da Série D volta à campo para enfrentar o Crac, em Goiás. Já o Treze busca a reabilitação jogando em casa, em Campina Grande, diante do ASA de Arapiraca. 
Por João Pessoa

Cristóvão Borges, destaca atitude do time do Fluzão para construir série de vitórias

Cristovao Borges, Palmeiras x Fluminense (Foto: Leandro Martins/Agência Estado)
São quatro jogos e 100% de aproveitamento. A mudança do Fluminense sob o comando de Cristóvão Borges é clara. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em São Paulo, os jogadores fazem questão de creditar a subida de produção ao treinador, que admite a satisfação, mas bem ao seu estilo tranquilo, procura não se empolgar (veja o vídeo com os melhores momentos do jogo).
O Tricolor tem seis pontos e lidera o Campeonato Brasileiro. Cristóvão gostou do que viu até aqui, mas prefere destacar seus jogadores. Não só a qualidade técnica do elenco, mas também a dedicação de todos em campo.
- Necessitamos evoluir em muitas coisas, mas o Fluminense se comportou bem assim como vinha fazendo nas outras partidas. Eu acreditei numa maneira de jogar, o Fluminense tem um elenco de alto nível, eu só procurei aproveitar isso. Claro que minha maneira de ver e trabalhar me fez escolher um sistema de jogo. É uma equipe de alto nível e muita qualidade técnica, tem que ser muito competitiva, e estamos aliando a competição com a qualidade. Por isso temos conseguido os resultados.
Confira a íntegra da entrevista do treinador tricolor:
Primeiro “teste”
- Nos outros jogos não tivemos facilidade, mas conseguimos envolver mais o adversário. Hoje muitos falaram que era um teste, mas é teste toda rodada e vamos ser testados até dezembro. Contra um adversário desse tamanho, a equipe foi bem organizada, controlou bem o jogo, foi lúcida na partida, com uma variação de jogo bem interessante, e conseguimos jogar uma grande partida diante de uma grande equipe. Confirma o que estamos fazendo para a continuidade do Brasileiro.
Declarações de Walter (jogador se irritou por não entrar na partida e ameaçou deixar o Fluminense caso a situação não mude. Veja aqui)
Não ouvi isso, então não posso falar, qualquer problema que venhamos a ter vamos resolver internamente. Importante é que o Fluminense foi bem e abre uma perspectiva muito boa para a temporada, é isso que vale. Em relação a essa coisa de jogar, todo mundo sabe como é o trabalho, quando tiver a oportunidade tem que entrar e mostrar dentro do campo.
Melhor início de trabalho
Talvez seja sim meu melhor início, tudo está dando resultado, as coisas estão acontecendo. É dessa maneira que devemos seguir.
Ainda falta velocidade?
Compensamos isso com a troca de bolas rápidas, porque eles são muito técnicos. Quanto à movimentação, tivemos mais dificuldades porque o Palmeiras jogou recuado e dentro do campo deles, a ideia era tirar nossa velocidade, o que a equipe joga naturalmente. Aí surgiram as jogadas mais rápidas, mas isso aconteceu porque o time do Palmeiras jogou boa parte do tempo no campo deles.
Possível euforia
Assim como havia muitas cobranças antes, também temos de nos preparar pra essas coisas. Temos conversado bastante desde a primeira partida contra o Horizonte. Estamos com pé no chão, tranquilos, não tem isso não. Sabemos do que podemos fazer e no que podemos melhorar. Converso com eles que a estrada é longa, o campeonato é longo, tem oscilações, e nós queremos muito. Não vale a pena ter esse entusiasmo todo, deixa pra torcida. Tem de estar com o pé no chão e tranquilo. Mas tem muito o que evoluir ainda.
Troca de Sobis por Valencia
O Palmeiras estava perdendo o jogo e colocou jogadores no ataque, tirou nossa sobra. Se ficasse com aquela formação, teria a linha de quatro de defesa homem a homem, um contra um, por isso tirei o Sobis e coloquei o Valencia. Mesmo marcando no nosso campo, o Palmeiras teve dificuldade de entrar na defesa e tocou mais de lado do que qualquer coisa.
Por São Paulo