19 de abril de 2017

Sobreviventes de confronto em Quixadá são promovidos por bravura


Três policiais militares que sobreviveram a um confronto armado em junho do ano passado, na estrada de terra que liga a localidade de Juatama a sede do município de Quixadá, foram promovidos por bravura, na noite de ontem (18), após publicação em Boletim do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará.

O 2° Sargento PM João Alves Campos, o Cabo PM José Ribamar Bezerra Júnior e a Soldado PM Michelly Pereira Mariano, todos pertencentes ao efetivo da 1ª CIA/9°BPM (Quixadá), foram promovidos a 1° Sargento, 3° Sargento e Cabo, respectivamente.

A cabo Michelly relembra os momentos de tensão e a saudade dos companheiros que tombaram em combate.  “Agradeço a Deus pelo livramento que Ele me deu e fico muito grata pelo reconhecimento da Corporação”, ressalta.

O 1° Sargento João Alves fala que o confronto deixou marcas emocionais e físicas e que a promoção é uma forma de homenagear a todos os policiais envolvidos no caso. “Eu fui atingido com três tiros, um inclusive de fuzil e outros dois provavelmente de pistola. Acredito que justiça foi feita. O atual comando foi sensível em nos reconhecer e a promoção traz uma mistura de vários sentimentos”, disse.

Para o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, a promoção por bravura é uma forma de reconhecer a atitude heroica dos policiais em combater o crime mesmo com o risco da própria vida. “Os policiais cumpriram a missão com honra e galhardia, a promoção por bravura é uma forma de reconhecer a coragem desses guerreiros”, afirma o Comandante.

O caso

A composição, comandada pelo 2º Sargento PM João Alves Campos estava de serviço no dia 30 de junho de 2016, era composta ainda pelo então Soldado PM José Ribamar Bezerra Júnior e os militares: Cabo PM Antonio Joel de Oliveira Pinto e o Soldado PM Antonio Lopes Miranda Filho (promovidos post mortem), quando foram acionados com a finalidade de dar apoio a uma composição da Força Tática (FTA). A equipe do FTA trocava tiros com cerca de oito a nove homens, todos armados de fuzil e com farta quantidade de munição, numa estrada de terra que liga a localidade de Juatama à sede do Município de Quixadá, a aproximadamente 800 meros da área urbana daquela localidade. 

No momento em que se deslocavam por uma estrada carroçável para apoiar os companheiros, a viatura colidiu de forma frontal com um veículo tipo HILUX, cor prata, com homens fortemente armados que vinham na carroceria do referido veículo, os quais há poucos instantes haviam trocado tiros com a composição do FTA. Os suspeitos passaram a disparar em direção aos militares, que ao tentarem desembarcar da viatura foram alvejados. O Sargento PM João Alves Campos levou um tiro no braço direito e outro na perna direita vindo a cair no solo e desmaiar, os criminosos atingiram fatalmente o Cabo PM Antonio Joel de Oliveira Pinto e o Soldado PM Antonio Lopes Miranda Filho.

 Os infratores renderam o então Soldado PM José Ribamar Bezerra Júnior, levando-o como refém em direção a uma segunda viatura que era composta pelo Sargento PM Guanabara e pela Soldado PM Michelly, os quais vinham em apoio aos militares. Sendo assim, ao perceberem a chegada destes, os acusados passaram a efetuar vários disparos em direção a viatura, atingindo fatalmente o 1º Sargento PM Guanabara (promovido post mortem), tendo ainda os homens rendido a Soldado PM Michelly e a levado juntamente com o Soldado Ribamar na carroceria da viatura em direção a Cidade de Quixadá. Na altura da cidade do distrito de Triunfo, os acusados pararam a viatura na estrada, tomaram um caminhão, fecharam a via utilizando o caminhão roubado e a viatura, abordaram um cidadão e tomaram o seu veículo tipo Hilux, fugindo em direção a Fortaleza, ocasião na qual, os militares conseguiram descer da carroceria da viatura e se abrigaram no mato. 
 
Promoção por Bravura

A promoção por bravura, a ser aferida por comissão de meritoriedade designada pelo Coronel Comandante-Geral, resulta de ato, ou atos, não comuns de coragem e audácia, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos de notório mérito, em operação ou ação inerente à missão institucional da corporação militar em serviço ou de folga. Diante disso, entende-se a promoção por bravura como sendo uma medida excepcionalíssima, tendo o seu fundamento na prova indubitável de que o militar agiu com coragem e audácia, não comuns, que haja ultrapassado os limites normais do cumprimento do seu dever, no desempenho de sua função, ou ainda, em razão dela, consubstanciando em feito de notório mérito, bem como, de inquestionável reconhecimento por parte de todos os integrantes da sociedade cearense.

Investigação

A Polícia Civil concluiu, em janeiro deste ano, o inquérito que investiga a morte dos três militares e indiciou 10 pessoas. O Ministério Público acatou o relatório, indiciando e denunciando os envolvidos. Quatro pessoas estão presas e seis seguem foragidas. 

Edneudo Oliveira Silva, David Willian Lazaro, Fábio Oliveira Rabelo, José Massiano Ribeiro e Veridiano Rabelo Cabral Junior foram denunciados por homicídio, roubo, sequestro e associação criminosa. Fabio Jandson Gomes Souza, Francisca Suely Pontes de Queiroz-, Francisco Neuto Barbosa Freire, Alexssandro Saraiva Pessa ,Jovanny Rodrigues Pinheiro e Joao Paulo Rodrigues Barros foram indiciados por associação criminosa. Todos os envolvidos já possuíam passagem pela polícia. Os presos são: David Willian, Fabio Jandson, Fábio Oliveira e Francisco Neuto.

 

Com informações da SSPDS

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO É COMEMORADO EM BRASÍLIA

 "Trezentos e sessenta e nove anos depois de Guararapes, a jovem República Brasileira continua contando com seu Exército em sua marcha em direção ao futuro", disse o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, durante cerimônia comemorativa do Dia do Exército, na Capital Federal, nesta quarta-feira, dia 19 de abril.
Em suas palavras, o comandante ressaltou a necessidade de união de todos os brasileiros frente a tempos difíceis: "não há atalhos fora da Constituição! O caminho a ser seguido requer a sinergia de todos. O Exército de ontem, de hoje e de sempre olha para o futuro, transformando-se com seus Projetos Estratégicos, como o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras (SISFRON); a adoção do blindado Guarani, de fabricação nacional; o desenvolvimento de plataformas de mísseis de longo alcance, como o Astros 2020; e a implantação do Comando de Defesa Cibernética; ao mesmo tempo que implementa um meticuloso processo de racionalização, aceitando os desafios da nova Era. O País, seu povo e seu Exército não sucumbirão ao pessimismo e à desagregação. Somos feitos da mesma têmpera!"
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Presidente da República, o Ministro da Defesa e Comandantes da Forças Armadas.  Além de comemorar o Dia do Exército, a solenidade marcou a condecoração da Ordem do Mérito Militar e da Medalha do Exército Brasileiro, homenagens concedidas a cidadãos e a instituições que tenham prestado relevantes serviços à Força Terrestre.
"Acreditamos na hierarquia e na disciplina, como preceitos fundamentais de um Exército verdadeiramente leal à sociedade a que serve e defende. Unamo-nos todos, portanto, tal como nos conclama a Canção dos Cadetes, da Academia Militar das Agulhas Negras: “Irmãos brasileiros formai entre nós. Brasileiros sois todos vós!”, disse o Comandante, no encerramento de seu discurso.
Desfiles de equipamentos de Defesa do Exército Brasileiro e de tropas que compõem a Força Planalto encerraram a cerimônia. O público presente pôde conferir viaturas de emprego militar, como o helicóptero Pantera, blindados Guarani, lançadoras de mísseis Astros 2020, materiais da Engenharia Militar e de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Militares equipados, homens e mulheres, demonstraram o espírito de prontidão e o entusiasmo do Exército Brasileiro.
Com informações do eb.mil.br

Quase 60% dos partos no Brasil são cesáreas; maior percentual ocorre em regiões mais desenvolvidas

No Norte, 47 % dos partos foram cesáreasAgência Estado
Nos últimos 40 anos, o percentual de cesarianas quase quadruplicou no Brasil, de acordo com dados do Unicef. A quantidade foi de 15% (número máximo recomendado pela OMS) para os atuais 57%. Os números se basearam na pesquisa Nascer no Brasil e serviram como base para o lançamento da campanha Quem Espera, Espera, que tem como objetivo aumentar os partos espontâneos no País.
O elevado número de cesarianas coloca o Brasil em 2º lugar no mundo em percentual deste tipo de parto. As regiões com maiores quantidades de cesáreas são, em geral, as que possuem melhores índices sociais no País.
A região Norte apresentou um percentual de 47% de partos sendo realizados por cesárea. O Nordeste registrou 51%. Já o Sudeste teve 61% dos partos com esta característica, enquanto o Sul teve 62% e o Centro-Oeste, 63%.
As cesarianas representam 40% dos partos realizados na rede pública de saúde. Já na rede particular, chegam a 84% dos partos.
Na opinião da Chefe da Área de Saúde e Desenvolvimento Infantil do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, para que esses dados de cesárea caiam no Brasil é necessário que a mulher tenha mais informação e também se modifiquem as práticas médicas.
— Primeiro passo é a informação da mulher, ela se empoderar, sua família se emponderar. Há que ter também uma sensibilização no ensino, com reciclagem. É preciso que as práticas médicas elas mudem, que mude a formação do profissional, a formação da obstetrícia. A mudança de cultura leva um tempo. Quero destacar que a cesárea bem indicada, salva vidas. Porém, o modelo no Brasil passou a ser de intervenção, mas deve ser usado como modelo do cuidado. 

Campanha da Unicef
Na Campanha Quem Espera, Espera a Unicef alerta pelo direito de nascer na hora certa. O objetivo é dar visibilidade ao tema e sensibilizar os brasileiros, especialmente mulheres e suas famílias, sobre a importância de esperar o trabalho de parto espontâneo.
“Abordar a importância de se esperar pela hora certa de o bebê nascer foi um grande desafio. Como passar um conteúdo tão sério sem soar professoral, nem fazer a mulher se sentir julgada? Falando de igual para igual, nunca de cima para baixo”, comenta Sophie Schonburg, VP de criação da mcgarrybowen.
— O conceito Quem Espera, Espera reforça o quanto paciência é importante em toda gestação, principalmente na etapa final.
Com informações do R7.com

É hoje! Fortaleza e Ferroviário decidem primeiro finalista do Cearense 2017

Fortaleza x Ferroviário Arena Castelão Campeonato Cearense (Foto: JL Rosa/Agência Diário)
Enfim, chegou a quarta-feira! Logo mais, às 21h45, quando a bola rolar na Arena Castelão, Fortaleza e Ferroviário decidem o primeiro finalista do Campeonato Cearense de 2017. O Ferrão tem a vantagem do empate. O Leão precisa vencer no tempo normal e vencer nas penalidades para avançar à decisão do estadual. A promessa é de jogo aberto. 

O Fortaleza precisa montar um time ofensivo para vencer o jogo. Além disso, há a preocupação com as penalidades. Para garantir a defesa, Heitor volta e deve assumir a titularidade. No meio-campo, a dúvida fica entre Ronny e Leandro Lima. Sem Zé Carlos no ataque, suspenso, Marquinhos Santos deve escalar Lúcio Flávio para a posição de referência no ataque tricolor. Ao lado de Lúcio Flávio, o meia Rodrigo Andrade será escalado para executar a função de atacante. 
O Ferroviário tem desfalques para a decisão. Batata e Mimi cumprem suspensão após o terceiro amarelo. No entanto, o Tubarão da Barra tem dois importantes retornos. Glauber e Jeanderson estão de volta. O lateral-direito Gustavo e o zagueiro Tony Belém voltaram a treinar e devem estar prontos para o duelo. O Ferroviário precisa apenas do empate. Caso perca, ainda tem a chance de avançar vencendo nas cobranças de pênaltis.
Ficha técnica
Jogo: Fortaleza x Ferroviário
Local: Arena Castelão
Horário: 21h45
Rodada: Terceiro jogo da semifinal do Cearense
Provável Fortaleza: Marcelo Boeck, Pablo, Heitor, Max Oliveira, Éverton; Rodrigo Mancha, Anderson Uchôa, Wesley e Leandro Lima; Rodrigo Andrade e Lúcio Flávio.
Provável Ferroviário: Mauro, Gustavo, Tony, Túlio, Jeanderson; Erandir, Gláuber, Jonathas e Mota; Vitinho e Assisinho. 
Arbitragem: César Magalhães, Nailton Oliveira e Ramon Machado. 

Por Fortaleza, CE