13 de outubro de 2015

'Engenharia genética pode fazer porcos doarem órgãos para humanos'

 Técnica ajuda a tornar células de porcos compatíveis com humanos  (Foto: AP)Técnica ajuda a tornar células de porcos compatíveis com humanos (Foto: AP)

Um método de modificação de genes pode um dia tornar órgãos de porcos adequados para uso em pessoas, de acordo com cientistas.
George Church e seus colegas usaram uma técnica chamada Crispr para alterar o DNA de células de porco e torná-las compatíveis com humanos.
O trabalho preliminar, publicado na revista científica Science, trata de preocupações sobre possibilidade de rejeição e infecção por vírus presentes no DNA do porco.
Se esse problemas forem resolvidos, a técnica pode ser a resposta para os baixos índices de doação de órgãos.
Mas serão necessários mais anos de pesquisa para que porcos geneticamente modificados possam ser criados para abrigar órgãos que serão usados em pessoas.
Técnica inovadora

O Crispr é uma ferramenta científica relativamente nova que permite que cientistas rearranjem códigos de DNA.

Church, da Universidade Harvard, usou a técnica para desativar retrovírus endógeno que reside no DNA do porco.
Este retrovírus suíno é perigoso porque pode infectar células humanas - pelo menos no laboratório.
Em testes com jovens embriões de porcos, Church conseguiu eliminar todas as 62 cópias dos retrovírus das células de porco usando a técnica Crispr.
Em seguida, ele checou se as células modificadas ainda transmitiriam com facilidade o retrovírus para as células humanas. Isso não ocorreu, embora ainda tenha havido uma pequena taxa de transmissão.
Church afirma que a descoberta traz grandes esperanças para o uso de órgãos de animais em humanos - o que os médicos chamam de xenotransplante.
Sarah Chan, especialista da Universidade de Edinburgo, disse: "Mesmo depois que as questões científicas e de segurança forem resolvidas, ainda deveríamos considerar possíveis preocupações culturais e impactos sociais associados a um uso disseminado de órgãos de porcos para transplante humano".
"Apesar disso, o resultado do estudo é valioso tanto como prova deste princípio como um possível passo para avanços terapêuticos nesta área, que ainda precisa de bastante pesquisa."
Michelle RobertsEditora de Saúde do site da BBC

Filho de Eduardo Campos será candidato a vereador do Recife, diz colunista

João Campos já é considerado o herdeiro político do pai, o ex-governador Eduardo Campos. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A. Prees
João Campos já é considerado o herdeiro político do pai, o ex-governador Eduardo Campos. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A. Prees
O estudante de engenharia João Campos será candidato a vereador do Recife nas eleições do próximo ano. A informação é da coluna Esplanada, assinada pelo jornalista Leandro Mazzini. Segundo a publicação, o filho do ex-governador Eduardo Campos quer seguir o mesmo caminho trilhado pelo pai, que começou a carreira no Poder Legislativo. João Campos é o filho mais velho de Eduardo e Renata Campos e tem, atualmente, 24 anos.
Ainda segundo a coluna, a intenção da família Campos é preparar o herdeiro político de Eduardo Campos para a Câmara Federal. Depois do Legislativo do Recife, João Campos deve partir para Brasília, disputando como deputado federal em 2018. Tradicionalmente, a família Campos/Arraes mantém um representante na Câmara, como nomes como o ex-governador Miguel Arraes, a atual ministra do TCU Ana Arraes e o próprio Eduardo Campos tiveram passagens pela Casa.
A coluna também destaca que a viúva Renata Campos se prepara “discretamente” para 2018. O colunista, no entanto, não destaca qual cargo a ex-primeira-dama de Pernambuco quer concorrer. Na verdade, Renata estaria se preparando para ocupar um cargo da Executiva do PSB. Atualmente, mesmo não mantendo cargos no partido, Renata é uma das vozes mais influentes na legenda. Na época em que seu marido era governador, foi considerada sua “conselheira política”.
Candidatura de Antônio Campos
Uma das novidades do retorno da família Campos/Arraes ao poder é a candidatura do escritor e advogado Antônio Campos à Prefeitura de Olinda no próximo ano. Também conhecido como Tonca, sua candidatura pode representar o fim de uma relação histórica do PSB com o PCdoB em Olinda e no Recife. Hoje, o vice-prefeito do Recife é Luciano Siqueira, filiado ao PCdoB.
Caso a candidatura de Tonca se confirme, o comunista não deve permanecer na chapa de reeleição do atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Em Olinda, o PCdoB está no comando da cidade há quase 16 anos e quer manter a hemonia no município comando pelo prefeito comunista Renildo Calheiros, irmão do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).
Diario de Pernambuco

FCF oficializa grupos, regulamento e tabela do Campeonato Cearense 2016

Ceará, Fortaleza, Clássico-Rei, Arena Castelão, Cearense, Final, Ricardinho (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Clássico-Rei na final do Cearense teve vitória do Leão e confusão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
A Federação Cearense de Futebol (FCF) definiu tabela, grupos e manteve o regulamento deste ano para o Campeonato Cearense de 2016. As definições saíram após Congresso Técnico na sede da entidade. A competição tem início marcado para o dia 17 de janeiro.
Com mesma fórmula de 2015, o próximo estadual terá dois grupos de cinco times, cada. No Grupo A1, estão Fortaleza, Icasa, Uniclinic, Itapipoca e Maranguape. No Grupo A2, estão Ceará, Guarani de Juazeiro, Tiradentes, Guarany de Sobral e Quixadá.

Diante da definição das chaves, as primeiras rodadas também já foram oficializadas. No dia 17, o Fortaleza, atual campeão, enfrenta o Itapipoca, em casa. O Ceará, cabeça-de-chave do segundo grupo, joga contra o Guarany de Sobral, na casa do adversário. Mais dois jogos fecham a primeira rodada: Quixadá x Tiradentes e Maranguape x Uniclinic.
No entanto, para além da fórmula de disputa, há novidades para o campeonato. A mais importante é que os clubes terão que incluir até cinco atletas com até 20 anos na relação de jogadores em competições profissionais.

Relembrando
Em 2016, Vovô e Leão terão que cumprir perdas de mando de campo por causa do conflito de torcidas dos dois times depois do segundo jogo da final do Cearense, que terminou com o título tricolor. O Alvinegro terá que pagar 14 mandos de campo (até agora, na Fares Lopes, cumpriu três partidas) e o Tricolor, 19 mandos (até agora, na Fares Lopes, cumpriu dois mandos). Caso a punição não seja revertida no Pleno do STJD, que é a última instância, é provável que nenhum dos dois consiga mandar uma partida sequer com torcida, quando jogarem em casa. 

Grupos do Cearense 2016:

Grupo A1
Fortaleza
Icasa
Uniclinic
Itapipoca
Maranguape

Grupo A2
Ceará
Guarani de Juazeiro
Tiradentes
Guarany de Sobral
Quixadá

Por Fortaleza, CE