25 de agosto de 2014

Eunício Oliveira diz que Segurança será prioridade

eunicio25aO candidato da coligação “Ceará de Todos”, Eunício Oliveira (PMDB) participou nesta segunda-feira (25) da primeira plenária do “Vamos Juntos”, criado para colher de diversos segmentos da sociedade sugestões para o seu plano de governo. O debate aconteceu no Comitê Central do candidato em Fortaleza.
Ele classificou de “muito ruim” a atual gestão do setor e  se comprometeu em cuidar pessoalmente da política estadual de segurança pública. “A cada duas horas, um cearense morre tragado pela violência. Somos o 12º PIB (Produto Interno Bruto) nacional e temos a sétima cidade mais violenta do mundo. Isso não pode continuar”, disse o peemedebista.
Eunício criticou o fato de, atualmente, policiais militares serem submetidos a jornadas semanais exaustivas de 90 horas de trabalho. E reclamou do não funcionamento de várias delegacias por falta de efetivo. Também chamada de Polícia Judiciária, a Polícia Civil – cujas bases são as delegacias – tem hoje no Ceará somente cerca de 2.500 membros para a investigação de todos os crimes cometidos no estado.
O baixo número de PMs (aproximadamente 16 mil) e de bombeiros (por volta de 1.400) foi igualmente lamentado por Eunício. Conforme parâmetros internacionais de segurança, as três corporações deveriam estar com o dobro dos efetivos atuais para terem condições de realizar um bom trabalho preventivo, repressivo e investigativo no Ceará.
Para Eunício, os índices de criminalidade só vão reduzir quando o governador trouxer para si a responsabilidade de gerir o sistema de segurança. O peemedebista revelou que, ao contrário do habitual na atual administração, cumprirá as determinações judiciais de reintegração de policiais afastados de suas funções originais.
 Ceará Agora

Miojo aumenta risco de doenças cardíacas em mulheres

Foto: Getty Images
Barato e fica pronto em três minutos. Poucos alimentos têm uma relação custo-benefício tão boa quanto o miojo. Mas o prato esconde risco para as mulheres. Consumir macarrão instantâneo duas vezes por semana aumenta em 70% os riscos de problemas cardíacos nas mulheres, segundo pesquisa publicada no Journal of Nutrition. Isso é preocupante dado que houve aumento de 18% nos pratos com lamen em menus de restaurantes.
Analisando a dieta de quase 11 mil sul-coreanos, os cientistas compararam quem tinha uma dieta tradicional (arroz, grãos, peixes, frutas e legumes) e uma dieta fast-food (sanduíches, refrigerantes e macarrão instantâneo). Nenhuma dessas dietas estava associada a doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, colesterol e acidentes vasculares. Mas o macarrão instantâneo estava, segundo os nutricionistas, e aumentava em 70% o risco dessas doenças.
Esse efeito era observado somente nas mulheres. De acordo com Hyun Joon Shin, coordenador do estudo, isso se deve a dois motivos: hormônios sexuais e metabolismo diferentes em homens e mulheres e porque a embalagem de miojo afeta os níveis de estrogênio e a alteração nesse hormônio pode levar ao desenvolvimento de doenças da chamada síndrome cardiometabólica.
O macarrão instantâneo nem sempre é uma boa escolha nutricional. Além de conter muito sal, sabores artificiais e conservantes, é muito processado e oleoso. Para cozinhar rápido, ele é produzido com grande quantidade de óleo de palma. Os médicos sugerem mais tempo de cozimento ou a troca pelo macarrão tradicional. Você também gosta de comer miojo?
Yahoo

25 de agosto – Dia do Soldado. Conheça a história da data

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Brasil Escola