24 de maio de 2017

Elenco alvinegro participa de treino coletivo no Estádio Vovozão

Nessa quarta-feira, 24/05, o time do Ceará se reapresentou em Porangabuçu; o técnico Givanildo Oliveira realizou o primeiro treino coletivo da semana, no Estádio Carlos de Alencar Pinto (Vovozão). O Departamento Médico do Alvinegro descartou o volante Richardson para a próxima partida. No trabalho coletivo, Pedro Ken assumiu a vaga. 

“Na Série B ou em qualquer outro campeonato de pontos corridos, devemos estar sempre pontuando nos jogos em casa. Sempre respeitando nossos adversários, mas vamos jogar contra o Náutico em busca da vitória, porque precisamos recuperar esses pontos perdidos. Sabemos que iremos encontrar grandes dificuldades pelo campeonato. Nossa equipe ainda está se formando. É um momento de transição e leva tempo para ter o entrosamento de toda a equipe. Estamos trabalhando forte para conquistar nosso objetivo. Temos que ter equilíbrio, confiança e acreditar no nosso trabalho”, afirmou o atacante Pedro Ken.

RICHARDSON E RICARDINHONO DM
No treino dessa terca-feira, 23/05, após dividida de bola, o volante Richardson saiu de campo com dores no joelho direito. De acordo com o Dr. Joaquim Garcia Filho, a suspeita é de que o atleta tenha sofrido um estiramento colateral medial no joelho. O resultado do exame de imagem sai nessa quinta-feira, 25/05. Pelo quadro clínico que o atleta apresenta, Richardson não será relacionado para a próxima partida do Ceará. Seguindo o protocolo de reabilitação, meia Ricardinho continua em fase de transição, após lesão no tornozelo, e também está fora do jogo contra o Náutico.Hoje, o atleta realizou treino físico de forte intensidade e vem evoluindo satisfatoriamente. 

Com informações do site oficial do clube - Cearasc.com

Edimar comemora retorno: "O Fortaleza é a minha casa"

Edimar acerta retorno ao Leão

O sistema defensivo do elenco comandado pelo técnico Paulo Bonamigo ganhou o reforço de um rosto conhecido da torcida tricolor. O zagueiro Edimar retorna ao Fortaleza após passagem pelo futebol paulista e, confiante, quer repetir o desempenho positivo de 2016 e escrever novo final na disputa do Campeonato Brasileiro Série C. 

Após deixar o Pici, o defensor de 28 anos defendeu o São Bernardo no Campeonato Paulista deste ano. De volta ao Tricolor para a competição nacional, comemora a nova oportunidade e almeja o acesso de divisão nacional. 

- Estou muito feliz pela minha volta. Muitos torcedores me pediram para voltar e aconteceu. Agradeço pela segunda chance que estou tendo aqui no Fortaleza e espero que seja diferente da primeira. Naquela vez, o ano foi muito bom, mas não conseguimos o objetivo final. Esse ano estou bem confiante e muito motivado. Estou feliz pela oportunidade - destacou. 



Na última temporada, Edimar disputou 46 partidas pelo Leão e marcou dois gols. Após início irregular, o zagueiro cresceu de rendimento e se firmou na equipe. Com expectativa positiva no retorno, promete dedicação para buscar espaço entre os titulares. 

- Meu começo de ano em 2016 não foi bom aqui, mas consegui dar a volta por cima. Se eu voltei, acho que isso tem muito a ver com o que fiz no resto do ano. Estou feliz pela minha volta e espero dar o meu máximo, com muita vontade e raça - garantiu. 

Satisfeito com recepção dos companheiros, o beque paulista aponta a rápida readaptação ao clube e não esconde o carinho e a gratidão ao Tricolor. 

- O Fortaleza é a minha casa. Estou voltando para casa. Foi uma saída muito rápida e agora estou voltando para casa. Encontrei um ambiente muito bom. Tem companheiros do ano passado e funcionários aqui que me amam, então fui bem acolhido novamente e fico feliz por isso. 

"182 anos de Polícia Militar do Ceará"

A imagem pode conter: 1 pessoa
No dia 24 de maio de 1835, há exatos 182 anos, nascia a gloriosa Polícia Militar do Estado Ceará. Regada de acontecimentos épicos, imagens marcantes e guerreiros audazes, sua história retrata a luta por uma sociedade justa nas terras onde a imensidão do nosso sertão e o resplandecer do sol alencarino são os maiores telespectadores desse trabalho que desempenhamos com tanto orgulho e galhardia. Falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos que marcaram nossa história, tais como a Guerra do Paraguai,
a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, dentre outros.
Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas Unidades e Subunidades Operacionais distribuídas de forma estratégica.
Hoje, somos formados por quase 17 mil policiais militares que, diariamente, saem de suas casas e arriscam suas vidas em busca da paz e segurança que nossa sociedade tanto almeja. Mesmo com risco de nossas próprias vidas e deixando nossas famílias para vestir a farda do combate, somos os guardiões dos fracos e oprimidos, dos grandes, médios e pequenos empresários, daqueles que não têm bens, das crianças e dos idosos. Somos protetores de toda uma sociedade que, como a gente, idealiza a tão sonhada paz social.
E neste dia de tão grande orgulho, comemoramos não só mais um ano de existência da nossa PMCE, mas também brindamos ao que essa Corporação se tornou ao longo dessa caminhada de ouro. Somos gratos à sociedade que reconhece nosso trabalho; aos policiais militares, que elevam o nome da nossa Corporação; aos milhares de defensores desta Instituição; e aos amigos que, de alguma forma, incentivam e valorizam essa vocação que é ser policial militar.
Sabemos que o trabalho é árduo e a missão é desafiante, mas a vontade de vencer e superar todas as mazelas que existem é maior. E como o nosso próprio hino nacional, descreve:
“Corporação pujante e valorosa que lutou sempre e sempre lutará pelo esplendor da pátria gloriosa Polícia Militar do Ceará”
“Tamo junto!”
Coronel Ronaldo Mota Viana
Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará
Com informações do Jornal O Povo

Canal de Diálogo com o Secretário da Segurança Pública do Ceará


Canal de diálogo direto com o secretário da Segurança funcionará via aplicativo Whatsapp, por meio do número (85) 98439-2904

Com o objetivo de ser mais um canal de denúncias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de aproximar a população do secretário André Costa, está disponível a partir desta quarta-feira (24) o número de Whatsapp (85) 98439-2904. A ferramenta funcionará em horário de expediente, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.


A iniciativa funciona como um meio para o recebimento de denúncias, sugestões, elogios, reclamações, entre outros. Por meio do aplicativo, as informações repassadas podem ser enriquecidas com o envio de fotos e vídeos. O aplicativo funcionará também como um complemento do serviço de disque-denúncia 181 da SSPDS.

“A participação dos cidadãos é extremamente importante para o nosso trabalho. Segurança pública não se faz só com polícia, mas com o envolvimento das pessoas que querem viver em um estado mais pacífico. Por isso, chamo todos para fazerem parte dessa parceria e contribuir conosco. Participem e ajudem a Segurança Pública a combater o crime no Ceará”, destaca o secretário André Costa.

A SSPDS ressalta que a ferramenta não substitui o número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e não é o canal adequado para comunicar ocorrências em andamento e solicitar atendimento de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil ou Perícia Forense.

Serviço:
Whatsapp “Fale com o secretário”: (85) 98439-2904

Com informações da SSPDS


Norte e Nordeste: Ceará tem o melhor índice de crianças matriculadas em creches

170420_ITAITINGA_CG1122_WEB.jpg
De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, divulgados nesta terça-feira (23), o Ceará é o estado com maior taxa, do Norte/Nordeste, de crianças matriculadas em creches. Segundo os dados, o percentual subiu de 21,3% em 2001 para 33,4% em 2015, último ano citado na pesquisa, de meninos e meninas de 0 a 3 anos frequentando centros de educação infantil. Em todo o país, o Ceará está em quinto lugar, atrás de São Paulo (43,5%), Santa Catarina (41,5%), Rio Grande do Sul (35,2%) e Paraná (36,8%).

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destaca o empenho do Governo do Ceará para garantir a constante melhoria dos índices. "O Brasil tem um déficit histórico em relação ao atendimento infantil. A meta é que os estados aumentem essa cobertura. No Ceará, o governador Camilo Santana, por meio da Seduc, tem uma ação intersetorial importante, que é a construção de Centros de Educação Infantil. Nós acreditamos que o processo educacional começa nos primeiros anos da vida e, por isso, a relevância de termos bons equipamentos para as crianças do Ceará".

A primeira meta do Plano Nacional de Educação, do Ministério da Educação, é ampliar a oferta de Educação Infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do Plano, em 2024.

O Governo do Ceará assumiu um compromisso com a Educação Infantil de qualidade, proporcionado um espaço pedagógico adequado, o que possibilita a melhoria do desenvolvimento infantil. Para isso, o Estado contará com 119 Centros de Educação Infantil (CEIs).

Até agora, 19 CEIs já foram inaugurados: Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (3), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1), Viçosa (2) e Itaitinga (1). Além disso, 54 CEIs já tiveram ordens de serviço assinadas. O investimento é de R$ 70,8 milhões, proveniente do Estado, por empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida dos municípios.

Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, na faixa de 0 a 5 anos. O prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.


Veja o Anuário completo aqui.


Confira a tabela

Tabela.jpg


Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem


Com informações do Governo do Ceará

PSDB considera lançar Tasso Jereissati à presidência da República em 2018

Imagem relacionada
O senador Tasso Jereissati (PSDB) é um dos cotados do partido para disputar a presidência da República em 2018. A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, o cearense é um dos preferidos também para disputar uma possível eleição indireta em caso de renúncia do presidente Michel Temer (PMDB) ou de cassação da chapa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de assumir em uma eleição indireta, Tasso seria nome natural da legenda para a reeleição na disputa do ano que vem.
Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o ex-governador do Ceará assumiu a presidência do PSDB após o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se licenciar do posto na semana passada depois de ser delatado por um dos donos da JBS.
Sem sofrer arranhões, ainda, em citações na Operação Lava Jato, ou em qualquer outra investigação policial, o nome do senador cearense é um dos poucos quadros no PSDB que ainda não sofreram desgaste da imagem por investigação de corrupção.
Nomes naturais da legenda para 2018, como Geraldo Alckmin, Aécio Neves ou José Serra, estão sem condições políticas para uma disputa nacional.
Com informações do Jornal O Povo

Com 18 cidades, Sobral e municípios vizinhos formam 3ª Região Metropolitana do Ceará

IBGE reconhece a Região Metropolitana de Sobral (Foto: Wellington Macedo/Agência Diário)
Sobral e outras 17 cidades foram reconhecidas como a terceira Região Metropolitana no Ceará, além das regiões de Fortaleza e do Cariri. A criação da região foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de Sobral, compõem a nova Região Metropolitana as cidades Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras.

A lei estadual que estabeleceu a Região Metropolitana de Sobral é de 2016 e foi reconhecida pelo IBGE nesta semana, data de divulgação da atualização semestral as regiões pelo órgão.

Conforme o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei, de acordo com determinação da Constituição Federal. O objetivo das regiões é facilitar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.


Atualmente, existem 69 regiões metropolitanas no país, sendo que o estado com maior número é a Paraíba (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8). A revisão atual do IBGE mostra a criação da RM de Ribeirão Preto (SP), com 34 municípios, instituída pela Lei Complementar nº 1.290, de 06 de julho de 2016.

Com informações do G1 CE

Defesa de Temer recorre ao STF para evitar depoimento à Polícia Federal

Resultado de imagem para Defesa de Temer recorre ao STF para evitar depoimento à Polícia Federal
A defesa do presidente Michel Temer recorreu há pouco ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a tentativa da Polícia Federal (PF) de tomar o depoimento do presidente. De acordo com os advogados, uma escrivã da PF entrou em contato com a banca de advogados nesta manhã para saber quando Temer poderia depor.

Em petição enviada no início da tarde ao ministro Edson Fachin, relator do inquérito contra o presidente no STF, os advogados sustentam que Temer não pode prestar depoimento porque ainda não está pronta a perícia que está sendo realizada pela própria PF no áudio no qual o empresário Joesley Batista, dono da JBS, gravou uma conversa com o presidente.

"Não obstante, com o devido respeito, entende-se como providência inadequada e precipitada, conquanto ainda pendente de conclusão a perícia no áudio gravado por um dos delatores, diligência extremamente necessária diante das dúvidas gravíssimas levantadas – até o momento – por três perícias divulgadas", diz a defesa.

Os advogados pediram ainda que, se o presidente for interrogado, o ato deverá ser presidido pelo ministro. “Pede-se vênia, ainda, para reiterar que se o presidente da República for ouvido deverá sê-lo em ato presidido por Vossa Excelência ou responder por escrito quesitos adredemente elaborados”, argumentam os advogados.

O caso deverá ser decidido ainda hoje pelo ministro Edson Fachin.

Com informações da Agência Brasil

Estudantes entregam pedido de impeachment de Temer a presidente da Câmara

Resultado de imagem para Estudantes entregam pedido de impeachment de temer, agencia brasil
Um grupo de 15 estudantes integram a União Nacional dos Estudantes e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) entregou hoje (24) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um abaixo-assinado pedindo o impeachment do presidente Michel Temer.

O documento contém 220 mil assinaturas que foram coletadas digitalmente na última semana, depois da divulgação de denúncias de envolvimento da Presidência da República em esquema de pagamento de propina e troca de favores com empresários investigados na Operação Lava Jato.

Os estudantes pedem ainda que sejam convocadas eleições diretas para escolha de um novo presidente. “É uma opinião que não é só dos estudantes, mas também da população. O governo Temer não conta mais com a legitimidade que o Brasil precisa pra sair dessa crise econômica e, por isso, a gente acredita que a única medida possível é a eleição direta”, disse Paula Masulk, representante do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP.

Para entrar na Câmara, os estudantes relataram que enfrentaram algumas dificuldades. Mas, depois de negociação intermediada por alguns parlamentares, eles foram recebidos por Maia. A segurança da Câmara está reforçada, com acesso restrito e maior presença de policiais legislativos nos corredores da Casa.

O pedido dos estudantes se soma a outros nove pedidos de impeachment protocolados na Câmara desde a última semana. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que protocolará outro pedido na Câmara amanhã (24) à tarde.

Cabe ao presidente Rodrigo Maia decidir se instala ou não uma comissão especial para tocar o processo de impeachment do presidente. Mas, o deputado disse que essa decisão não será tomada “da noite pro dia”.

“Eu não posso avaliar uma questão tão grave como essa num drive thru, não é assim, não é desse jeito. Quanto tempo se discutiu aqui a crise do governo Dilma? As coisas não são desse jeito, nós temos que ter paciência. Estão dizendo que eu engavetei. Não é uma decisão que se toma da noite pro dia. Eu disse desde o início: a presidência da Câmara não vai ser instrumento pra desestabilização do país”, disse Maia.

O deputado se negou a comentar a polêmica em torno da discussão da PEC das eleições diretas, em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e reforçou que vai tentar colocar em votação ainda hoje as matérias que trancam a pauta do plenário da Câmara.

Enquanto os estudantes protocolavam o abaixo-assinado, deputados e senadores de partidos da oposição saíram juntos pela rampa do Congresso Nacional em direção ao ponto de concentração de manifestantes que estão reunidos para seguir em marcha na Esplanada dos Ministérios contra as reformas do governo e as denúncias de corrupção envolvendo o Palácio do Planalto. Os parlamentares caminharam entoando as frases Diretas Já e Fora Temer.

Com informações da Agência Camara

PF prende 24 pessoas em operação contra quadrilha comandada por Beira-Mar

Resultado de imagem para PF, agencia brasil
A Polícia Federal (PF) prendeu 24 pessoas na Operação Epístolas, deflagrada hoje (24) para combater uma quadrilha supostamente liderada de dentro da prisão por Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Ao todo, a operação tinha 35 mandados de prisão a cumprir, sendo 22 preventivos e 13 temporários, além de 27 conduções coercitivas (quando a pessoa é levada para prestar depoimento). A maior parte dos presos (14) foi detida no estado do Rio de Janeiro. Os 85 mandados de busca e apreensão resultaram na apreensão de R$ 100 mil reais em espécie, cestas básicas e cigarros que eram vendidos pela quadrilha.

As apreensões ocorreram no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde a quadrilha de Beira-Mar tinha o controle sobre atividades ilícitas em 13 comunidades. A influência do grupo chegava à Câmara Municipal, onde cargos comissionados eram ocupados por parentes do criminoso. Uma irmã de Fernandinho Beira-Mar também foi presa em Duque de Caxias.

Considerada braço direito do irmão, ela e mais nove parentes dele tiveram a prisão pedida pelo Ministério Público Federal de Rondônia e decretada pela 3ª Vara Federal. Beira-Mar cumpre pena na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, onde a investigação foi iniciada há um ano.

O criminoso está preso há 16 anos, mas utilizava bilhetes para acompanhar e orientar as ações do grupo. A forma de comunicação da quadrilha, por mensagens escritas, justifica o nome da Operação Epístolas.

Com informações da Agência Brasil

Homem invade igreja e destrói imagens sacras em Fortaleza


Resultado de imagem para Homem invade igreja e destrói imagens sacras em Fortaleza
Uma jovem entrou na igreja de São Benedito, no Centro de Fortaleza, e destruiu imagens sacras do local. A invasão aconteceu na tarde da última terça-feira (23) e causou espanto aos fiéis que estavam em clima de oração na igreja.
A Igreja estava aberta para o ritual católico de Adoração ao Santíssimo, quando o homem entrou no local, se aproximou da primeira imagem e empurrou, depois foi fazendo isso nas outras três imagens, quando conseguiram detê-lo.
Segundo o padre Anizio Ferreira, vigário da Paróquia, as imagens destruídas são raras.
“Foram quatro destruídas. A do nosso padroeiro São Benedito, a do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento que é muito rara, e de São Pedro Julião o nosso fundador. Imagens bonitas, grandes, e que têm todo um valor sentimental e cultural do patrimônio da igreja. É um momento de muita tristeza“, lamenta o vigário.
O padre afirma ainda que, durante a prisão, o jovem não esboçou nenhum tipo de arrependimento. “Ele não aparentava estar alcoolizado ou algo assim, mas parecia sofrer de uma esquizofrenia. Quando perguntei o motivo dele ter feito isso, apenas dizia: ‘Porque eu quis’“, relata o religioso.
Agora, para o padre, o momento é de reconstruir as imagens, ou pelo menos tentar. “Nós vamos guardar as imagens para tentar reconstituir o que pudermos, como ficaram apenas os caquinhos eu acho difícil, mas vamos pedir ajuda a perito ou profissionais que saibam restaurar essas imagens”, disse.
O rapaz foi preso em flagrante e está detido no 34º Distrito Policial.
Com informações da Tribuna do Ceará

Dívida pública sobe 0,32% em abril e fica em R$ 3,23 trilhões

Resultado de imagem para Dívida pública sobe 0,32% em abril e fica em R$ 3,23 trilhões
A Dívida Pública Federal, que inclui o endividamento interno e externo do Brasil, aumentou em abril. O estoque da dívida apresentou aumento de 0,32%, passando de R$ 3,234 trilhões, em março, para R$ 3,244 trilhões, em abril, informou hoje (24) a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi), que é a parte da dívida pública que pode ser paga em reais, teve seu estoque ampliado em 0,30%, ao passar de R$ 3,113 trilhões para R$ 3,123 trilhões, devido aos gastos com juros, no valor de R$ 21,75 bilhões, descontado pelo resgate líquido, no valor de R$ 12,37 bilhões.

Com relação ao estoque da Dívida Pública Federal Externa, captada do mercado internacional, houve aumento de 0,81% sobre o estoque apurado em março, encerrando o mês de abril em R$ 121,28 bilhões (US$ 37,92 bilhões). "A variação ocorreu principalmente devido à desvalorização do real frente às principais moedas que compõem o estoque da dívida externa", diz relatório do Tesouro.

A variação do endividamento do Tesouro pode ocorrer por meio da oferta de títulos públicos em leilões pela internet (Tesouro Direto) ou pela emissão direta. A variação pode ocorrer também pela assinatura de contratos de empréstimo. Neste caso, o Tesouro toma empréstimo de uma instituição ou de um banco de fomento, destinado a financiar o desenvolvimento de uma determinada região. Já a redução do endividamento se dá, por exemplo, pelo resgate de títulos.

De acordo com o Plano Anual de Financiamento (PAF), a dívida pública poderá fechar este ano entre R$ 3,45 trilhões e R$ 3,65 trilhões.

Com informações da Agência Brasil

Camilo Santana assina mensagem que autoriza concurso com mil vagas para agentes penitenciários

Concurso público prevê 1.00 vagas para agente penitenciário (Foto: Divulgação/Sejus)
O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou nesta terça-feira (23) mensagem que trata da realização de concurso com 1.000 vagas para agentes penitenciários. "A expectativa é de que a Assembleia aprove a mensagem o mais rápido possível, para que a Secretaria da Justiça possa lançar o edital ainda neste semestre", afirmou Santana.

Camilo Santana fez o anúncio em conversa com internautas pelo Facebook. Ele afirmou também que haverá um segundo concurso para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no próximo semestre. "São 300 vagas, e em breve o Detran deve anunciar as funções", disse.

Com informações do G1 CE


Cerca de 25 mil manifestantes marcham em Brasília por eleições diretas

Trânsito em Brasília em manhã de manifestação
No centro de Brasília, o trânsito está lento durante esta quarta-feira por causa da manifestação Ocupa BrasíliaMarcello Casal/Agência Brasil

Vindas de diversas partes do país, cerca de 25 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, marcham na manhã desta quarta-feira (24) pelo centro de Brasília.

Os manifestantes protestam contra as reformas da Previdência, trabalhista, pedem a saída do presidente Michel Temer e eleições diretas.

A estimativa da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), algumas das entidades organizadoras do protesto, é de que 100 mil pessoas participem do ato.

Convocada pelas centrais sindicais, a marcha chamada de Ocupa Brasília teve concentração no estacionamento do estádio Mané Garrincha, onde também estão os cerca de 3,5 mil ônibus que trouxeram os manifestantes para a capital.

Neste momento, carros de som e manifestantes com faixas contrárias às reformas se deslocam pelo eixo Rodoviário em direção ao Congresso Nacional.

Segurança
Cerca de 1,5 mil profissionais da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros integrarão o esquema de segurança durante a manifestação. 

Dentros das normas de segurança, os manifestantes não poderão levar hastes de bandeiras, garrafas de vidros, madeiras e objetos cortantes e/ou perfurantes. Também estão previstas revistas pessoais, que serão feitas em áreas próximas aos ministérios e à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que fica na entrada da Esplanada dos Ministérios.
A circulação de veículos na Esplanada dos Ministérios está fechada desde a meia-noite. E vias paralelas à região também foram interditadas. Com isso, o trânsito no local é intenso.

Com informações da Agência Brasil