3 de setembro de 2014

Tasso lidera disputa ao Senado com 54%; Mauro Filho tem 20%, diz Datafolha


O ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a corrida ao Senado Federal com 54% das intenções de voto, contra 20% do deputado estadual Mauro Filho (Pros) na nova rodada de pesquisa O POVO/Datafolha. As candidatas Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU) estão empatadas com 2%, cada. 


A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de setembro, duas semanas após o início do Horário Eleitoral Gratuito e logo em seguida ao debate realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO entre os candidatos ao Senado. O Datafolha ouviu 1.042 eleitores em 41 municípios cearenses. A pesquisa está registrada no TSE sob os números CE 00021/2014 e BR 00517/2014.

Comparando com a última rodada, realizada entre 11 e 13 de agosto, Tasso oscilou positivamente um ponto percentual, e Mauro Filho, dois. Raquel Dias oscilou negativamente três percentual e Geovana, um. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco/nulo manteve-se em 9%, e o de indecisos passou de 10% para 13%. Todas as variações estão dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Este ano, apenas uma vaga ao Senado está em disputa.

Desempenho de cada um
Tasso ganha em todos os segmentos de sexo, idade, escolaridade e renda. Na divisão por faixa etária, Tasso obtém seu índice mais baixo entre os eleitores com mais de 60 anos (48%). Entre os jovens, tem 50%, registrando crescimento de 10 pontos com relação à última pesquisa. Mauro Filho registra seu melhor desempenho justamente no segmento entre 16 e 24 anos (25%).

O desempenho de Tasso é melhor quanto menos escolarizado é o eleitor (57% entre quem tem nível fundamental, 41% com nível superior). Com Mauro, dá-se o inverso (19% no nível fundamental e 25% no superior). No quesito renda, Tasso registra seus melhores desempenhos nos extremos: entre quem ganha até 2 salários mínimos (57%) e os que ganham acima de 10 salários mínimos (54%). Mauro tem sua melhor pontuação nos estratos intermediários (25%).

Saiba mais
A pesquisa O POVO/Datafolha revela um descasamento entre as eleições para o Governo e Senado.
O cruzamento de dados mostra que 39% dos eleitores de Camilo Santana (PT) votariam em Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado. Já o candidato de Camilo, Mauro Filho (Pros), recebe 42% dos votos de seus eleitores.
Já entre os eleitores de Eunício Oliveira (PMDB), 76% pretendem votar em Tasso, enquanto 13% dizem votar em Mauro Filho.
Entre os eleitores do PT, o tucano registra 48% das intenções. Mauro, 28%.
Metodologia
1. ONDE E QUANDO

A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada anteontem e ontem, dias 1º e 2 de setembro, em 41 municípios do Ceará.

2. QUANTOS RESPONDEM
Foram feitas entrevistas com 1.042 eleitores com 16 anos ou mais de idade.

3. QUEM RESPONDE
A seleção dos eleitores pesquisados é feita por SORTEIO aleatório. A pesquisa é feita com amostragem estratificada por sexo e idade.

4. MARGEM DE ERRO
A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

5. CONFIANÇA
O nível de confiança considerado é de 95%. Isso significa que, se forem realizadas 100 pesquisas com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.

6. REGISTRO
A pesquisa foi contratada pelos jornais O POVO e Folha de S.Paulo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00021/2014 e BR-00517/2014.

O Povo

Pesquisa para Governador do Ceará. Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha

Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha
Camilo cresce 12 pontos e chega aos 31%, mas Eunício lidera com 41%, diz Datafolha
O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (03) uma pesquisa de intenção de voto sobre a disputa do governo do Ceará. Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal O Povo, o candidato Camilo Santana (PT) subiu 12 pontos percentuais na disputa pelo governo do estado e, hoje, tem 31% das intenções de voto.
Apesar disso, Eunício Oliveira (PMDB), mantém-se na liderança, com 41% – seis pontos a menos do que o registrado na primeira pesquisa, divulgada em 14 de agosto. O resultado mostra que, em três semanas, a vantagem de Eunício sobre Camilo caiu de 28 para 10 pontos. Esta é a primeira pesquisa O POVO/Datafolha realizada após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. 
Ailton e Eliane
O desempenho da candidata do PSB, Eliane Novais, teve variação negativa, passando de 7% para 4% das intenções de votos. Ailton Lopes (Psol) também oscilou para baixo, saindo de 4% para 2%. Os dados correspondem à pesquisa estimulada (quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos), na qual outros 8% dos entrevistados disseram votar em branco ou nulo e 15% revelaram não saber em quem irão votar.
Estimulada
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada, aquela em que o eleitor é apresentado à relação dos candidatos ao Governo:
  • - Eunício Oliveira (PMDB) – 41%
  • - Camilo Santana (PT) – 31%
  • - Eliane Novais (PSB) – 4%
  • - Ailton Lopes (PSOL) – 2%
  • - Brancos/nulos – 8%
  • - Não sabe – 15%
Segundo turno
Juntos, os adversários de Eunício somam 37%. Isso significa que, no limite da margem de erro da pesquisa – que é de três pontos, para mais ou para menos – abre-se a possibilidade de haver segundo turno no Ceará. De acordo com a lei eleitoral, para vencer no primeiro turno o candidato precisa ter mais votos que a soma de todos os seus adversários. Pela margem de erro, se a eleição fosse hoje, Eunício teria entre 38% e 44%, enquanto seus concorrentes teriam entre 34% e 40%. Assim, a chance de a briga pelo governo se estender por duas etapas já não pode ser descartada.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, na qual o eleitor diz em quem pretende votar sem ver a lista com os nomes, Eunício marca 19% e Camilo aparece com 18%. O governador Cid Gomes (Pros), que não disputa a eleição, aparece com 2%. Ainda na espontânea, Eliane marca 1%; Ailton Lopes não pontua.  Na pesquisa espontânea, o percentual de entrevistados que disseram não saber em quem vão votar caiu de 61% para 48%. Esse é o número que mostra o voto mais consolidado.
  • - Eunício Oliveira (PMDB) – 19%
  • - Camilo Santana (PT) – 18%
  • - Cid Gomes (Pros) – 2%
  • - Eliane Novais (PSB) – 1%
  • - Ailton Lopes (PSOL) – 0%
  • - Não sabe – 48%
Horário eleitoral
O Datafolha retratou as intenções do eleitor após duas semanas de propaganda eleitoral na televisão e no rádio, iniciada em 19 de agosto. A comparação com a sondagem anterior mostra que o “palanque eletrônico” ajudou o eleitor a se decidir.
Ficha Técnica
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em parceria com a Folha de S. Paulo. O Datafolha ouviu 1.042 pessoas, em 41 municípios cearenses, entre os dias 1º e 2 de setembro. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00021/2014 e BR-00517/2014.
 O Povo