8 de abril de 2019

Veja quem é Abraham Weintraub, novo ministro da Educação de Bolsonaro

REPRODUÇÃO / DUKASCOPY TV
novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciado na manhã desta segunda-feira (8/4) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), é economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1994, e mestre em finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, ele trabalha como professor da Unifesp.
Abraham e o irmão Arthur se tornaram colaboradores da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República para o pleito de 2018. Os dois atuavam como uma espécie de assessores técnicos do então deputado federal pelo Rio de Janeiro e pré-candidato. As viagens feitas pelos dois, inclusive uma à Ásia, na companhia de Bolsonaro, e encontros deles com a equipe eram custeada pelos próprios irmãos.
O novo chefe da pasta de Educação foi nomeado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyz Lorenzoni, em novembro do ano passado, para trabalhar no governo de transição. Ele foi o responsável por solicitar informações de órgãos da administração federal para a nova equipe de governo. Abraham foi, inclusive, cotado para subir o cargo de número dois na Casa Civil.
Weintraub atuou no mercado financeiro por mais de 20 anos e trabalhou como diretor no Banco Votorantim, CEO da Votorantim Corretora, sócio na Quest Investimentos, entre outras instituições. Até antes do anúncio, ele também atuava como professor e diretor executivo no Centro de Estudos em Seguridade (CES).
Em 2016, o novo ministro foi o responsável pela coordenação de uma proposta alternativa de reforma da Previdência pensada pelos professores da Unifesp. O texto, no entanto, foi descartado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Demissão
O martelo foi batido pelo presidente após uma série de polêmicas que envolviam o agora ex-ministro Ricardo Vélez. Ele esteve na corda bamba desde o início do mandato, com decisões e declarações polêmicas ao MEC e à imagem do governo de Jair Bolsonaro.

Na semana passada, o presidente indicou que decidiria a continuidade no cargo ou não nesta segunda-feira e confessou que o ministro “não estava dando certo”. Em outra oportunidade, Bolsonaro afirmou que Vélez “não tem tato político”.
Por Thais Paranhos
Com informações do Metrópoles 


Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país

Campanha de vacinação contra a Gripe no Distrito Federal.
Campanha de vacinação contra a gripe - Antonio Cruz/ Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.
Amazonas
No Amazonas, a vacinação contra a gripe começou no fim de março, com antecipação de 21 dias em relação às demais unidades federativas. A decisão, segundo a pasta, se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza desde fevereiro deste ano.
Em todo o ano de 2018, o Amazonas registrou 17 casos e três mortes por influenza, sendo um caso pelo vírus H1N1. Até meados de março deste ano, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo 107 confirmados para H1N1, além de 28 mortes também confirmadas pelo vírus.
A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.
No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.
Por Paula Laboissière 
Com informações da Agência Brasil

Marcelo Chamusca é o novo técnico do CRB

Imagem relacionada

O baiano Marcelo Chamusca, 52 anos, é o novo comandante técnico do Galo para a temporada 2019. Chamusca já irá assistir in loco o jogo Bahia e CRB, pela Copa do Brasil, na terça-feira e na quarta-feira já estará em Maceió para comandar os treinamentos.
Marcelo Chamusca tem grandes trabalhos em sua carreira como treinador, como no Salgueiro, Fortaleza, Paysandu, Guarani e Ceará. Mais recentemente esteve no Vitória da Bahia.
Além de já ter conquistado títulos de campeonatos importantes como o Cearense (duas vezes) e o Paraense, Chamusca tem em seu currículo o feito de já ter conquistado acesso com clubes de em todas as divisões do futebol brasileiro: Salgueiro da D para a C, Guarani da C para a B e o Ceará da B para a Série A.
Com informações do crb.com

Ministro Vélez é demitido. Assume o professor Abraham Weintraub

Resultado de imagem para Abraham Weintraub
O martelo foi batido: após polêmicas envolvendo o Ministério da Educação (MEC), o titular da pasta, Ricardo Vélez, foi demitido do cargo de ministro da Educação. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) noTwitter, nesta segunda-feira (8/4). Assume a pasta o professor Abraham Weintraub.

O ministro esteve na corda bamba desde o início de seu mandato, com decisões e declarações polêmicas, que impactaram tanto o MEC quanto a imagem do governo de Jair Bolsonaro. Na semana passada, o presidente indicou que decidiria o futuro do ministro nesta segunda e avaliou que o ministro “não estava dando certo”. Em outra oportunidade, Bolsonaro chegou a dizer que Vélez “não tinha tato político” e que “tinha problemas” com o assunto. as declarações foram vistas como indicativos de que o ministro não permaneceria no cargo, como de fato aconteceu.

Na última semana, cresceu a especulação de que o senador pelo Distrito Federal Izalci Lucas (PSDB-DF) poderia ocupar o cargo de ministro, o que acabou não acontecendo. Na época, Bolsonaro disse que não havia pensado em um nome para a posição e chegou a brincar que ainda não tinha ficado “viúvo” para pensar no nome da “próxima noiva”
Crise no MEC
Ricardo Vélez durou menos de 100 dias no governo como ministro da Educação. Nesse período, ele demitiu 92 pessoas do alto escalação do MEC. A última exoneração ocorreu na quinta (4), com o afastamento do escritor Bruno Garschagen, um dos principais assessores do ministro.

Com os descompassos na pasta, cargos importantes, como o comando do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão vagos. Além disso, nesse período, 20,8% dos servidores pediram demissão, como a ex-secretária de Educação Básica Tânia Leme de Almeida, que deixou a pasta por não ter sido consultada sobre a decisão de o ministro suspender a avaliação de alfabetização.
Além da série de demissões do alto escalão do MEC, Vélez também gerou problemas ao governo devido a declarações polêmicas que deu enquanto estava à frente da pasta. Entre elas, a sugestão para alterar a maneira como é retratado o golpe de Estado que retirou o presidente João Goulart do poder, em 1964. O ministro disse que gostaria de rever a forma como o evento era chamado, banindo o termo ditadura.
Durante o mandato, o ministro enviou uma carta às escolas pedindo para os professores filmarem alunos perante a bandeira durante a execução do Hino Nacional e, após esse momento, pediu que lessem uma mensagem com o slogan da campanha eleitoral de Bolsonaro. O pedido foi retificado na sequência.
Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados.
6.447 pessoas estão falando sobre isso

Por Natália Lazaro 
Com informações do Metrópoles 

Fortaleza e Vitória se encontram em jogo único das quartas do Nordestão

Resultado de imagem para Fortaleza e Vitória
De um lado, o favorito para avançar às semifinais da Copa do Nordeste na presença de sua torcida. Do outro, uma equipe que não venceu na competição (empatou sete vezes e perdeu uma). Fortaleza e Vitória se encontram nesta segunda-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, pelas quartas de final do Nordestão e, como o jogo é único, só o triunfo interessa – um empate leva a decisão para os pênaltis.

O Fortaleza terminou a fase de classificação na liderança do grupo A. Foram três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota que credenciaram a equipe para chegar às quartas de final. O técnico Rogério Ceni não poderá contar com Ederson, que sofreu uma lesão no ligamento cruzado diante do Guarany, na última quarta-feira, e terá, em média, seis meses de recuperação.

O departamento médico do time cearense começará a se esvaziar durante a próxima semana. O zagueiro Nathan e o meia Tião já estão em processo de transição, enquanto Matheus Alessandro e Paulo Roberto serão liberados em breve para atuar. Dessa forma, a provável escalação do Fortaleza deve ter: Marcelo Boeck; Tinga, Roger Carvalho, Quintero e Bruno Melo; Gabriel Dias, Dodô e Edinho; Osvaldo, Júnior Santos e Wellington Paulista.

Do outro lado, o Vitória ainda não conseguiu vencer na Copa do Nordeste, somando sete pontos advindos apenas de empates, além de uma derrota, culminando com 29% de aproveitamento na primeira fase. Para o treinador Claudio Tencati, independentemente dos resultados anteriores, as chances estão igualmente divididas.

“O Vitória está se preparando para isso. Quer vencer. O Fortaleza está em um momento melhor, mas o Vitória chega com o peso da camisa. A chance de passar é 50% para cada. O Vitória tem condição de passar e de vencer. Se não vencer, vamos tentar levar para os pênaltis”, observou o treinador.

Nos últimos dez dias de treino, o técnico pôde contar com Neto Baiano, que não vive boa fase mas é a grande esperança da equipe, e com o retorno do lateral-direito Jeferson, recuperado de uma faringite. O meia Andrigo realizou atividades no gramado, mas não confirmado se ele estará ou não à disposição para o confronto, assim como Léo Gomes. O volante está com um desconforto na panturrilha, mas o departamento médico está confiante em seu retorno já nesta segunda.

Com isso, o treinador Cláudio Tencati deve escalar a equipe com João Gabriel; Jeferson, Vitor Ramos, Edcarlos, Fabrício, Léo Gomes, Paulo Vitor, Ruy; Yago, Andrigo, Neto Baiano. O volante Dudu Vieira, apesar de ainda não apresentado oficialmente, foi regularizado e pode atuar na decisão.

Com informações da Gazeta Esportiva

Botafogo-PB vence CSA e avança à semifinal da Copa do Nordeste

Botafogo-PB enfrentará o Náutico na semifinal da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação/Botafogo-PB)

Em jogo único disputado neste domingo, o Botafogo-PB venceu o CSA por 3 a 1 no estádio Almeidão e está na semifinal da Copa do Nordeste. Todos os gols da partida foram marcados na segunda etapa: Clayton, Nando e Dico fizeram para o Belo, enquanto Robinho diminuiu para o azulão.

Na semifinal, o Botafogo enfrentará o Náutico, que derrotou o Ceará por 2 a 0 no Castelão neste sábado. Na outra semifinal, Fortaleza e Vitória se enfrentam nesta segunda-feira, às 21h30. O vencedor deste confronto jogará contra o Santa Cruz, que bateu o CRB nos pênaltis.

O primeiro gol saiu aos três minutos da etapa complementar. Marcos Aurélio pegou rebote na entrada da área e ajeitou para Clayton, que finalizou cruzado para abrir o placar. Logo na sequência, Marcos Vinícius fez ótimo lançamento por cima da zaga do adversário e encontrou Nando, que tirou do goleiro para fazer o segundo do Belo no jogo.

O CSA diminuiu aos 19, com um golaço de Robinho. O atacante recebeu dentro da área, trouxe para dentro e acertou belíssimo chute no ângulo esquerdo. O time mandante, porém, aumentou a vantagem no final da partida e sacramentou a vitória. Clayton fez grande jogada pela esquerda do ataque, passou por dois marcadores e cruzou na cabeça do centroavante Dico, que testou firme para o gol.

Com informações da Gazeta Esportiva