12 de janeiro de 2015

Com 19 relacionados, Fortaleza viaja a Iguatu para estreia contra o Quixadá

Para a estreia no Campeonato Cearense contra o Quixadá, o Fortaleza relacionou 19 atletas que irão viajar a Iguatu. O goleiro Deola e o atacante Lúcio Maranhão, contratados como grandes nomes para a temporada, ainda não preenchem a lista e devem estrear somente nas rodadas seguintes, já que ainda treinam para ganhar ritmo e forma física.

Na manhã desta segunda-feira, o elenco tricolor fez o último treinamento antes de viajar para o compromisso fora de casa. A novidade do time em relação ao elenco que bateu o Maranguape em amistoso no sábado é a presença do atacante Cássio.

- Temos que estar preparados sempre. O professor Nedo tem suas estratégias e creio que as minhas características de homem de área me credenciaram a ser relacionado. Estou preparado para estrear - afirmou o atacante.

Fortaleza, treino, Pici (Foto: Juscelino Filho)Fortaleza encara o Quixadá na estreia do estadual (Foto: Juscelino Filho)


Veja a lista dos relacionados

Goleiros: Erivélton e Max Wallef 
Laterais: Hudson, Radar e Auremir 
Zagueiros: Lima, Genílson, Adalberto e Bruno
Volantes: Pio, Jefferson e Júnior 
Meias: Laertes, Samuel, Filipe Sertânia e Márcio Diogo
Atacantes: Cássio, Romarinho e Uilliam
Por Fortaleza, CE

Apostando em garoto, Maranguape volta a primeira divisão com metas

Jovem e tradicional, o time do Maranguape, terra do saudoso humorista Chico Anysio, traz em seu elenco apostas para o Campeonato Cearense. Uma delas está sendo lapidado. Mesmo com a pouca idade, já existe uma carga de responsabilidade na bagagem do meia Gugu, destaque do Guarany de Sobral em 2014 pelo Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. Na ocasião, o jogador fez o gol da vitória do Bugre Sobralense diante do Sport na competição regional.

José Hamilton Vieira Ferreira, tem 21 anos e tem o apelido de Gugu desde criança, nem ele mesmo sabe o motivo para o 'novo batizado'. A jovem promessa é natural de Lagoa do Juvenal, distrito da cidade serrana deMaranguape. Com cotação de protagonista, tímido, ele ameniza a situação e exalta o grupo do Gavião da Serra para a temporada.

- Jogava no subúrbio no interior aqui de Maranguape, campeonato amador, então o meu time fez a final aqui no Moraisão (estádio onde o Maranguape manda seus jogos) e o treinador na época pediu para eu me apresentar no Maranguape. Estou aqui para somar, não estou aqui para ser melhor em relação a outros. Quero somar junto aos meus companheiros que seguem trabalhando com empenho e dedicação - afirmou Gugu.
Gugu é a grande aposta do Maranguape para o Cearense 2015 (Foto: Tom Alexandrino)Gugu é a grande aposta do Maranguape para o Cearense 2015 (Foto: Tom Alexandrino)
Em 2014, o menino de Maranguape surgiu no Guarany de Sobral nas disputas da inédita Copa do Nordeste. Quietinho, o Bugre Sobralense foi conquistando seu espaço em um grupo que tinha forças de Náutico e Sport. Na partida diante do Rubro Negro pernambucano, no Junco, Gugu fez o gol que encaminhou a classificação surpreendente do Guarany a fase seguinte.

- Foi um gol especial, onde pude me sair bem. Conseguimos fazer uma grande campanha com o Guarany. Agora que estou aqui no Maranguape espero corresponder bem e ajudar o grupo - pontuou.

O jovem atacante ainda tem o apoio e concessão do treinador Mastrillo Veiga como potencial promessa do Verdão da Serra.

- O Gugu é um belo jogador que tem o futuro brilhante e que está sendo lapidado. Apesar de jovem, já jogou pela primeira divisão e tem uma experiência na Copa do Nordeste. Apostamos muito no Gugu.

Querido no elenco do Maranguape, os companheiros também exaltam o potencial do jovem meia. O bom desempenho na Copa do Nordeste chamou atenção para o atleta dentro da equipe.

- É um excelente jogador, pegou um pouco de experiência na Copa do Nordeste, fazendo gol e surpreendendo a todos como o Guarany fez, eram o morto da chave e conseguiram fazer uma boa campanha. Esperamos fazer o mesmo no cearense, as pessoas não acreditam na gente, mas iremos tentar surpreender e fazer um ótimo campeonato - afirmou Mateus Gadelha, volante do Maranguape.

01 SEM O MORAISÃO
Não jogar em casa vem sendo um problema recorrente das equipes para o início do Campeonato Cearense. A exemplo do Quixadá, o Maranguape não jogará a princípio em seu estádio. O problema é a situação deficitária na estrutura da arquibancada.

A praça esportiva passa por reformas contra o tempo para entrega rápida para estreia do Gavião da Serra no dia 14 de janeiro. A proposta também conta com ampliação do lance de arquibancadas. Para o duelo diante do Guarany de Sobral, a partida está marca para o estádio Presidente Vargas em Fortaleza e não há mais tempo para mudanças. Para o treinador do Verdão, jogar fora de casa terá que ser um fator superável para quem busca vencer.

 - Com todo respeito, estamos nos preparando para ser forte em qualquer campo. Uma equipe que quer chegar longe não pode escolher em jogar somente dentro de casa. Ela precisa estar preparada para jogar forte também fora de casa - esclareceu o treinador Mastrillo Veiga.

A esperança é que a situação do estádio Moraisão seja regularizado para o dia 24 de janeiro, quando o Maranguape voltará a jogar dentro de casa, a partida será diante do Ceará e está marcada, a princípio, para o estádio Presidente Vargas. 

Maranguape (Foto: Tom Alexandrino)Moraisão é o estádio do Maranguape (Foto: Tom Alexandrino)


Por Direto de Maranguape, CE

Com Balotelli e Coliseu, Quixadá quer surpreender no Cearense 2015

A Copa do Mundo passou por Fortaleza e a Itália não jogou na Capital cearense. Mas acredite. Ter Balotelli jogando em solo alencarino é possível. A criatividade ainda pode colocar o Coliseu como palco para o craque italiano. Duvida? Ok, a realidade é outra. Primeiro de tudo, o tal Balotelli é genérico. O jogador em questão, na verdade, é uma promessa homônima do Quixadá e irá, sim, jogar em solo cearense. Porém, não no Coliseu de Roma, e sim no estádio Coliseu em Alto Santo, em partidas válidas pelo Campeonato Cearense deste ano. 
Amarildo Balotelli, atacante do Quixadá (Foto: Tom Alexandrino)Amarildo Balotelli, é a grande atração do Quixadá para o Campeonato Cearense (Foto: Tom Alexandrino)





Amarildo Leirosa Júnior, ou Balotelli, como ficou conhecido, tem apenas 20 anos. Natural do Rio de Janeiro, começou a carreira no Duquecaxiente-RJ e consolidou sua profissionalização no Alecrim-RN e disputou a última temporada pelo CRB-AL. 

Promissor, Amarildo carrega no apelido o destaque do time do Quixadá. Observando o atleta, é visivelmente dispensável a pergunta: "Por que o apelido Balotteli?". A fisionomia entrega a resposta ao possível questionamento.

- Estou acostumado (com o apelido) desde a época de base. Os estilos de cabelo que eu "metia" assim, fininho. Hoje em dia eu parei. Tudo isso pegou, o estilo de jogar, os gols que eu marcava. Fazia umas loucuras igual a ele - revelou o jovem atacante.

Acanhado, com olhar desconfiado enquanto treinava, dividia atenção observando curiosamente a equipe do GloboEsporte.com/ce durante a conversa com o treinador do Quixadá. Quando entrevistado, Balotelli, tenta ser desenrolado com as palavras, mas com frases curtas e bem objetivo, o garoto traz alguns resquícios de timidez. 

Amarildo Balotelli, atacante do Quixadá (Foto: Tom Alexandrino)Amarildo Balotelli, atacante do Quixadá (Foto: Tom Alexandrino)
- É uma experiência nova que eu estou vivendo aqui (em Alto Santo). Estou acostumado com o Rio de Janeiro. Aquela movimentação e aquele agito de cidade grande. Muito tranquilo estar no interior. Você consegue focar mais no trabalho. Uma cidade calma, muito boa, estou gostando bastante de Alto Santo - declarou.

A versão mais nova e carioca do craque italiano demonstra tranquilidade ao falar e atenção quando recebe as orientações do treinador Raimundo Vágner, no Quixadá. O comandante comprova que o apelido mostra justificativas à comparação, indo além da semelhança física.

- É um garoto. Tem 20 anos, mas tem muita qualidade. É referência de área (centroavante), não é lento, tem mobilidade e uma certa qualidade técnica. Fizemos um amistoso recente, mesmo sendo uma equipe amadora, e ele marcou três gols. E gol é uma mercadoria cara no mercado. o garoto tem faro de gol - elogiou Raimundo Vágner.
01 LONGE DE CASA

Além do atacante Balotelli, a equipe do Quixadá tem um destaque, aparentemente negativo, o time interiorano tem como sede a cidade de Alto Santo, distante aproximadante 268km de Fortaleza. Fora da terra da Pedra da Galinha Choca, a cerca de 160km, o Quixadá encontrou abrigo na região do Jaguaribe. Espera encontrar no polêmico estádio Coliseu de Alto Santo o seu conforto para as vitórias.

- Estar perto da torcida, aquele calor humano de Quixadá que já é característico é uma grande falta que sentiremos. Já conversei com algumas pessoas da cidade (Quixadá) que garantiram vir para apoiar o time mesmo longe de casa. Pelo menos estamos no Coliseu, que está próximo de ficar pronto e iremos lotar esse estádio - pontuou o treinador Raimundo Vágner.

Sem apoio da prefeitura de Quixadá com o estádio local, o Abilhão, parcerias políticas foram formadas e o Canarinho do Sertão terá Alto Santo como sede, onde o time treina há mais de 20 dias. Há cerca de cinco anos em construção, a praça esportiva tem fácil localização, situada logo na entrada da cidade.

O aguardado estádio não ficará pronto para estreia no dia 14 de janeiro, diante do Fortaleza. No entanto, as obras seguem em andamento. A princípio, o estádio comportará 6 mil pessoas nos jogos do Quixadá pelo estadual.

Coliseu de Alto Santo (Foto: Tom Alexandrino)Coliseu de Alto Santo será a casa do Quixadá para o Campeonato Cearense (Foto: Tom Alexandrino)
- O Alto Santo espera que aconteça (o Coliseu ficar pronto), será uma das maiores atrações do nosso município, mesmo sendo uma cidade pequena traz um sentimento acolhedor. O contato de parceria entre o Quixadá e Alto Santo é um grande benefício para nossa cidade. Falta muita coisa, estamos trabalhando dia e noite para acontecer o jogo e não o nosso estádio. O nosso Coliseu mesmo só será inaugurado posteriormente - explicou Márcio Bezerra, secretário de esportes do município

A partida de estreia, diante do Fortaleza, ocorre na cidade de Iguatu (382 quilômetros distante da Capital cearense). A bola rola a partir das 20h20 (horário local).

Por 
Direto de Alto Santo, CE

Ousado, São Benedito trabalha para ser o "Ituano do Cearense" em 2015

Atual campeão da Segundona do Campeonato Cearense de 2014, o São Benedito bem poderia ter objetivos modestos para a elite do estadual deste ano, que começa no próximo dia 14 de janeiro. Mas a história não é bem essa. Em pré-temporada desde o dia 1° de dezembro, o Azulão da Serra é ousado e sonha alto para a competição. Fugir do rebaixamento é um mero detalhe para a equipe que se inspira no Ituano, atual campeão paulista.
São Benedito, treino (Foto: Juscelino Filho)São Benedito quer ser o Ituano no Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)

Time do interior, o Ituano surpreendeu o país ao bater o Santos na final do Campeonato Paulista. Mas antes, já havia eliminado o Palmeiras nas semifinais. Para seguir esse modelo, o técnico Paulo Rossi traz a palavra de ordem: trabalho.

- Temos como inspiração o Ituano, time em que ninguém botava fé, foi lá e foi campeão. Na Segunda Divisão (do Cearense), fomos campeões com as pessoas duvidando do nosso trabalho. Queremos a vitória e vamos buscar o título - pontuou o zagueiro Diego.

No São Benedito, é permitido sonhar alto. Prova disso é o pensamento do experiente meia-atacante Manoelzinho, que tem no currículo cinco edições de Campeonato Cearense. Ele relembra as outras oportunidades em que a equipe da Região Norte conseguiu o acesso à elite do estadual, mas não conseguiu se segurar e terminou rebaixada no ano seguinte.

- Entramos na competição com a maior responsabilidade possível. Nos anos anteriores fomos para a Primeira Divisão e logo caímos para a Segunda. Dessa vez temos que brigar lá nas cabeças para tentarmos ficar entre os seis primeiros para, quem sabe, chegar às finais - explicou.

São Benedito, treino, Paulo Rossi, técnico (Foto: Juscelino Filho)Paulo Rossi é o técnico do São Benedito (Foto: Juscelino Filho)

01 AQUI É TRABALHO!
Fábio Lima, goleiro, São Benedito (Foto: Juscelino Filho)Experiente goleiro Fábio Lima comanda a defesa do Azulão (Foto: Juscelino Filho)
A palavra de ordem é trabalho. Na estreia do Cearense contra o Horizonte, no dia 14 de janeiro, a equipe terá a oportunidade de avaliar os resultados do esforço que vem sendo feito há mais de um mês.

- Estamos em uma chave difícil. Para os outros times, eles são os favoritos. Mas para nós, não. Dentro de campo são 11 contra 11 e queremos provar que podemos ir longe. Primeiramente, queremos passar de fase. A partir daí pensaremos no título. Trabalhamos para surpreender. Fomos campeões da Segunda Divisão ano passado e isso aumenta a responsabilidade. Dentro de campo, pode ter certeza de que vamos dar o máximo - ponderou o técnico.

O discurso é o mesmo entre os jogadores. Do mais experiente ao mais promissor, os treinos são encarados com seriedade e responsabilidade. Para o zagueiro Diego, de apenas 22 anos, o compromisso é ainda maior. Natural de São Benedito, ele irá defender, na Primeira Divisão estadual, o clube da cidade onde nasceu - que ainda é o time do coração.

- É um pouco diferente, mas dá um orgulho danado. Minha força, garra e determinação dentro de campo vão mostrar que o grupo é bom e pode ir longe. Com trabalho, podemos até lutar pelo título - afirmou.

Veterano, o goleiro Fábio Lima quer repetir o ano de 2013, quando atuava pelo Tiradentes. À época, o arqueiro chegou a incrível marca de quase dez jogos sem sofrer gols.

- Fiz um grande campeonato em 2013 pelo Tiradentes. Passei quase dez jogos sem tomar gol e espero voltar com essa boa fase aqui no São Benedito. Com trabalho, dá para conseguir fazer tudo isso - disse.

O jogo de estreia do São Benedito será contra o Horizonte, no dia 14 de janeiro. A bola rola a partir das 20h15. Completam o Grupo A1: Fortaleza, Icasa e Quixadá
.
São Benedito, treino (Foto: Juscelino Filho)Ousado, São Benedito quer ir - muito - longe no Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)

Por Direto de São Benedito, CE

Com técnico experiente, Itapipoca quer "aprontar" no estadual

Após dez anos de Horizonte, o técnico Roberto Carlos terá a missão de repetir as boas campanhas que teve com o Galo do Tabuleiro, mas desta vez com o Itapipoca. Novo técnico do Moleque Travesso para o Campeonato Cearense que se inicia no dia 14 de janeiro, Roberto Carlos sabe que não terá vida fácil. Entretanto, aposta alto na equipe que montou para o estadual, mesclando jovens promessas com nomes já consagrados no cenário do futebol cearense.

Do antigo time, Roberto Carlos trouxe apenas um atleta que atuou no estadual da última temporada. Mas o número de jogadores que já passou pelas mãos de Roberto Carlos é bem maior.

- Do ano passado no Horizonte, só o volante Vítor. Mas tem mais que já passaram pelas minhas mãos no clube. Da Silva, Carlinhos, Nilsinho, Felipe, todos eles foram meus jogadores. Esperamos que eles possam corresponder aqui no Itapipoca também.
Itapipoca, treino, Roberto Carlos, técnico (Foto: Juscelino Filho)Roberto Carlos é o novo técnico do Itapipoca (Foto: Juscelino Filho)



A avaliação do novo técnico pelos jogadores é positiva. Para o meia-atacante Willer, que volta ao Itapipoca após 14 anos jogando fora do país, a experiência de Roberto Carlos pode ser o diferencial para o Itapipoca.

- A experiência dele é muito boa. É um treinador sério, mas quando tem a hora de brincar, ele brinca. Isso é muito bom nos treinadores de hoje. Tem que ser assim. Cobrar na hora certa e ser "paizão" na hora certa.

01 E O PERILÃO?

Com torcida fanática, o Itapipoca não deve utilizar o seu estádio na estreia da competição. A falta de laudos impede que o Perilão seja usado logo nos primeiros jogos. Roberto Carlos, no entanto, garante que o clube trabalha para efetuar a liberação dos laudos exigidos pela Federação Cearense de Futebol.

- Dá tristeza não jogar em casa. Até porque estamos treinando nesse campo. Nossa estreia deve ser fora de casa, mas esperamos que possamos contar com o estádio no decorrer da competição. Jogar com a nossa torcida é muito importante - pontuou.

Itapipoca, treino (Foto: Juscelino Filho)Visual do treino do Itapipoca tem serras ao fundo do Perilão (Foto: Juscelino Filho)
O primeiro desafio, inclusive, será grande. O Itapipoca encara logo de cara o atual campeão cearense, o Ceará, que briga pelo penta. A preocupação é flagrante para o experiente treinador. No entanto, ele conta com uma boa estreia para poder seguir com os objetivos durante a competição.

- Vamos enfrentar logo de cara uma grande equipe, que é o Ceará. Por muitos, é considerado até time de Série A. Temos que ter cuidado. Mas nos jogos seguintes, vejo um nivelamento muito forte entre todas as equipes. Portanto, creio que se fizermos uma boa estreia, podemos chegar fortes diante dos demais - explicou.

Os objetivos são ousados. Sem tanta tradição na competição, Roberto Carlos quer levar o Itapipoca longe.

- Queremos manter o trabalho do Horizonte no Itapipoca. Dificuldade é bem maior, mas temos apoio total do nosso presidente. Formamos uma equipe forte para surpreender. Meta é classificar logo para a segunda fase, para depois não ir para aquela zona de desespero do rebaixamento. A partir daí, vamos ver até onde podemos ir - adiantou.

02 EXPERIÊNCIA X JUVENTUDE
Itapipoca, treino, Roberto Carlos, técnico, Djalma (Foto: Juscelino Filho)Djalma e Roberto Carlos conversam em treino do Itapipoca (Foto: Juscelino Filho)
A mesma equipe que tem Felipe Marques, de 22 anos, conta com o veterano Djalma, de 39. O mais novo se inspira no mais velho e o mais velho quer ser espelho para o mais novo. Com esse espírito, os jogadores do Itapipoca querem chegar longe na competição.

- Djalma é uma inspiração. Observo o que ele faz nos treinos para tentar fazer igual. É um cara muito vitorioso na vida. Espero que eu consiga ser igual a ele - pontuou o jovem meia-atacante.

"Tiozão", Djalma tem a experiência de já ter disputado seis Campeonatos Cearenses: três pelo Crato, um pelo Guarani de Juazeiro, outro pelo Tiradentes e o do ano passado pelo Itapipoca. Repetindo a dose à frente do Moleque Travesso, o volante espera que o sofrimento da última edição do Cearense, quando o Itapipoca quase foi rebaixado, não se repita.

- É importante planejamento para que o que aconteceu ano passado não aconteça de novo. Se um time entra no campeonato querendo se manter naquela divisão, ele corre o risco de cair. Temos que sonhar alto para conquistar alguma coisa. Temos que pensar grande. E com o técnico Roberto Carlos vamos tentar avançar para a próxima fase para fazer um belíssimo campeonato - explicou Djalma.

Ao lado deles, Willer quer ser o nome do Itapipoca no Campeonato Cearense. O jogador, que tem bagagem internacional (foram 14 anos jogando fora do país) quer aproveitar a chance de voltar ao Itapipoca para levar o Moleque Travesso aos seus objetivos.

- Estou voltando ao time que me revelou e espero aproveitar essa chance. Vamos tentar colocar o time na final da competição - declarou.
O Itapipoca estreia contra o Ceará no dia 15 de janeiro, no estádio Presidente Vargas. A bola rola a partir das 20h20 (horário local).
Itapipoca, treino, Willer (Foto: Juscelino Filho)Meia Willer é o destaque do Itapipoca para o Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)


Por 
Direto de Itapipoca, CE

Morre Mestre Aniceto, integrante de banda cabaçal de Crato, no Ceará

Antônio José Lourenço da Silva, conhecido popularmente como Mestre Aniceto da banda cabaçal Irmãos Aniceto, morreu nesta segunda-feira, 12, aos 82 anos, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC). Ele piorou após ter insuficiência renal e estava internado desde o dia 24 de dezembro no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, 493,4 km de Fortaleza. 
O velório é realizado nesta segunda-feira, 12, nas residência de Mestre Aniceto, no bairro Batateiras, no Crato. O enterro está marcado para esta terça-feira, 13, no Cemitério Público do Crato. 

A banda Irmãos Aniceto foi formada no século XIX, com o agricultor José Lourenço, posteriormente chamado Mestre Aniceto. Descendente de índios do Cariri, ele transferiu seus conhecimentos para os filhos e o grupo já está na terceira geração. 

O nome cabaçal refere-se aos tambores confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças. As músicas são inspiradas no trabalho no sertão cearense e os integrante mantêm a tradição de fazer os instrumentos com peles de bode ou carneiro e tabocas.

Ao todo, Os Irmãos Aniceto lançaram três álbums: em 1978, patrocinado pelo Ministério da Educação e Cultura; em 1999, produzido pela Cariri Discos em parceria com a Equatorial Produções; e em 2004, intitulado Forró no Cariri, tendo como produtores as mesmas empresas do álbum anterior.
 O POVO 

Ana Amélia e João filho estão de volta ao Mastruz com Leite

ANA AMÉLIA E JOÃO FILHO - VOLTAM MASTRUZ
A semana mau começou e as novidades no meio forrozeiro já estão a todo o vapor. É hora de falar da banda Mastruz com Leite… Na noite deste domingo(11) a assessoria de imprensa anunciou o retorno dos cantores Ana Amélia e João Filho para a linha de frente da banda.
A decisão foi tomada a pedido do empresário e proprietário da banda, Emanuel Gurgel. Até então não se tem informações se alguém deixará a banda em decorrência dessa mudança. Leia abaixo a nota divulgada pela assessoria do Mastruz:
“EMANOEL GURGEL ANUNCIA O RETORNO DE ANA AMÉLIA E JOÃO FILHO AOS VOCAIS DO MASTRUZ COM LEITE
Comunicamos oficialmente a todos os fãs do forró Mastruz com Leite, a pedido do empresário Emanoel Gurgel através de decisão tomada na noite deste domingo (11), que a partir desta segunda-feira, dia 12 de janeiro, os cantores Ana Amélia e João Filho, voltam a fazer parte da linha de frente da maior banda de forró do planeta. O bom filho a casa torna. Mastruz 25 anos. Forrozão Promoções”
Mais Forró

O técnico Nedo Xavier relacionou dezenove jogadores para o jogo de estreia no Campeonato Cearense, nesta quarta feira, 20h20min, no Agenorzão, em Iguatu.

O técnico Nedo Xavier relacionou dezenove jogadores para o jogo de estreia no Campeonato Cearense, na quarta feira, 20h20min, no Agenorzão, em Iguatu, diante do Quixadá. Delegação segue viagem para o região Centro Sul do Estado às 13h desta segunda feira (12).

Confira os relacionados: 

ADALBERTO, AUREMIR, BRUNO, CASSIO, ERIVELTON, FILIPE SERTÂNIA, GENILSON, HUDSON, JEFFERSON, JUNIOR, LAERTES, LIMA, MARCIO DIOGO, MAX WALEF, PIO, RADAR, ROMARINHO, SAMUEL E UILLIAM 



ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA 
Jornalistas Nodge Nogueira/Raissa Feijó