12 de março de 2014

Meia Chapinha, do Nacional-AM, negocia ida para o Fortaleza

O elenco do Nacional-AM viajou neste início de semana para o duelo contra o São Luiz, pela Copa do Brasil. E uma das ausências na delegação nacionalina foi a do meia-atacante Chapinha. A princípio, o jogador estava lesionado. Porém, na tarde desta quarta-feira, a assessoria do clube confirmou que ele negocia sua saída do Leão da Vila Municipal. O destino é o Fortaleza-CE. 
Chapinha Nacional-AM (Foto: Isabella Pina)Chapinha não agradou a torcida do Nacional-AM (Foto: Isabella Pina)
O contrato de Chapinha com o Nacional termina no dia 31 de maio, mas a tendência é que ele não atue mais pelo time amazonense. Com isso, o Naça pode ficar sem um meia-armador em seu elenco para o segundo turno do Campeonato Amazonense, já que Ribinha também deixou o clube
O Fortaleza já conversou com a diretoria do Naça sobre a multa vigente no contrato e que não deve ser empecilho para a saída do atual camisa 10 do Leão da Vila. O Tricolor e Chapinha, inclusive, já negociam os salários do meia que deve viajar em breve para o Ceará. 
Não é a primeira vez que os dois clubes negociam. No fim de 2013, o time cearense acertou a contratação do meia Danilo Rios, que deixou Manaus com o status de ídolo da torcida. Um cenário diferente do de Chapinha, que chegou como estrela após a campanha com o Icasa na Série B e não deslanchou nos gramados amazonenses. 
Por Manaus,AM

15 homens cortam luz de cidade e explodem caixa eletrônico no interior da Bahia.

Bando é explodido na Bahia (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)Banco do Brasil é explodido em Macaúbas na
madrugada desta quarta-feira (12) (Foto: Alécio
Brandão/ site Macaúbas On Off)
Cerca de 15 homens armados invadiram a cidade de Macaúbas, a 620 km de Salvador, e explodiram um caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta quarta-feira (12).
Durante a ação, o grupo cortou a energia do município, que possui cerca de 47 mil habitantes. As informações são da delegacia da cidade.
Segundo a polícia, os suspeitos chegaram em um veículo e alguns deles cercaram a casa de policiais e do batalhão da Polícia Militar. Ainda segundo o órgão, os homens fizeram diversos disparos pela cidade, o que provocou pânico na população. O prédio da delegacia civil, da guarnição da PM e uma viatura da Polícia Militar foram atingidos pelos tiros. Não houve feridos durante a ação.
Os bandidos utilizaram dinamites para explodir o muro lateral da agência bancária, que ficou completamente destruído. O local danificado pertencia à tesouraria do banco, onde fica o cofre. O valor levado pelo grupo não foi informado. A energia do município foi retomada por volta de 5h desta quarta-feira. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Banco é explodido na Bahia (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)Agência ficou destruída após explosão (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)
Viatura atingida (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)Segundo polícia, ninguém ficou ferido (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)
Viatura atingida (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)Viatura foi atingida por disparos (Foto: Alécio Brandão/ site Macaúbas On Off)

Do G1 BA

Portador de necessidades especiais é impedido de ver show do Guns N' Roses

Este é o Francisco Wilker, portador de necessidades especiais. Ele está sendo impedido de realizar um de seussonhos: ir ao show da banda Guns N' Roses em Fortaleza. A apresentação acontecerá no Centro de Eventos, dia 17 de abril.
Wilker tentou comprar ingressos para o frontstage, em frente ao palco, mas recebeu a notícia que não será disponibilizado área especial para os portadores de necessidades especiais (PNE).
Durante o pequeno expediente na manhã desta quarta-feira (12), o vereador Capitão Wagner se pronunciou em defesa de Wilker na tentativa de sensibilizar as empresas organizadoras, Social Music, Luan Produções e Arte Produções para resolverem essa questão.
Wilker também nos relatou que não há meia-entrada para o fronstage, apenas para pista. No Ceará, existem duas leis que garantem a meia-entrada em casas de espetáculos: A lei municipal (Fortaleza), Nº 6.498/1989 e a lei estadual Nº 12.302/1994 que asseguram aos estudantes o abatimento de 50% do valor cobrado em casas de diversões, de espetáculos teatrais, musicais, circenses, em casas de exibição cinematográfica e similares das áreas de cultura e lazer. A lei municipal, determina ainda a meia-entrada em qualquer que seja o valor do ingresso cobrado, incluindo, as promoções.
Blog do Capitão Wagner Sousa

Governo alemão aconselha levar o “dinheiro do ladrão” para caso de assalto durante a Copa

Diversos governos colocaram no ar páginas especiais com dicas sobre a Copa do Mundo no Brasil. Dentre as publicações, destacou-se uma polêmica página sobre como os alemães devem agir em diversas situações no País. Entre as dicas, o site recomenda como os estrangeiros devem proceder em caso de assalto. O governo alemão pede que o turista não resista. “Muitas vezes os agressores estão armados e sob influência de drogas e não hesitam em usar a violência por um motivo estúpido. É aconselhável sempre levar uma quantia de dinheiro para a rendição voluntária“, diz a mensagem, pedindo que, posteriormente, o viajante reporte o acontecido à Polícia.
Em junho, as seleções do Uruguai, Costa Rica, México, Alemanha, Gana, Grécia e Costa do Marfim virão a Fortaleza para disputar a primeira fase dos jogos da Copa do Mundo de Futebol e, com elas, muitos estrangeiros desses e de outros países. Alguns governos prepararam páginas online para dar direcionamentos aos cidadãos estrangeiros sobre como agir no Brasil.
Arte: Felipe Belarmino
Arte: Felipe Belarmino
Insegurança
O governo do México recomenda “medidas extremas de segurança” durante a estadia no País da Copa, como a “cuidadosa seleção de atrações turísticas para visitar” e ida a boates em grupos, evitando ostentação de joias e dinheiro em público e interação com estranhos durante a passagem dos visitantes aqui. A página pede, ainda, que os mexicanos evitem, na medida do possível, utilizar os transportes públicos no País.
Já o governo francês sugere uma prática comum entre os brasileiros, ele pede que os visitantes francófonos tenham “iscas” para os ladrões em caso de assalto durante estadia: “uma segunda carteira com dinheiro e/ou uma segunda bolsa”.
No site do governo alemão, o alerta é de que o turista “fique de olho na sua bagagem e nos seus objetos de valor quando estiver em espaços públicos, recepções de hotel, aeroportos e estações de ônibus”. Seguindo a mesma linha, o site do governo mexicano afirma: “Tome as devidasprecauções com seus pertences, especialmente em áreas turísticas e grandes aglomerações”.
Nos estádios, o endereço online da Alemanha sugere que o turista não leve itens caros e não use a câmera fotográfica de forma visível. “Oculte a câmera e o telefone celular discretamente em um bolso ou bolsa”, diz o site.
Já os norte-americanos – que figuram em 2º lugar no ranking da compra dos ingressos da Copa 2014 por país, ficando atrás somente dos brasileiros – são indicados pelo site do governo a tomarcuidado até com os que possam oferecer ajuda. “Se um turista parece perdido ou parece estar tendo problemas para se comunicar, uma aparentemente inocente oferta de ajuda dada por uma pessoa pode realmente ser um esquema crim​inoso”, diz o site do governo dos Estados Unidos.
Saúde
“No Brasil existem surtos de dengue. Evite áreas onde há condições claramente insalubres”, recomenda o site do governo do México aos que queiram vir para o Brasil. Sobre o mesmo assunto a Alemanha alerta seus cidadãos a, se possível, aplicar repelente no corpo e dormir sob um mosquiteiro. Quanto aos hospitais, diz, ainda, que os padrões são “muito diferentes e o tempo de espera muito longo”.
Relacionamentos
O governo francês alertou, ainda, os turistas a “lidar cuidadosamente com novos amigos” e aprestar atenção nos relacionamentos e as ações no transportes públicos.
Já no site das representações alemãs no Brasil, o governo indica que os visitantes nunca deixem suas bebidas sozinhas ou com estranhos, alertando para o perigo de ingestão acidental de drogas tranquilizantes do tipo “boa noite, Cinderela”, que podem ser colocadas nos copos. O site pede que o viajante evite, também, o trânsito de prostitutas e visitas casuais em seu quarto de hotel pelo perigo de furtos e até crimes maiores.
Sobre o atendimento em serviços comuns a turistas, como em táxis, restaurantes e lojas, autoridades mexicanas falaram sobre a falta de honestidade de quem fornece os serviços: “Os brasileiros costumam conseguir uma gorjeta extra e generosa com a desculpa de não haver troco”.
Protestos
Tanto o governo norte-americano quanto o australiano – esse último responsável pelo 3º lugar no ranking de venda de ingressos por países – emitiram alertas sobre os protestos e manifestações públicas durante o  período da Copa. “Protestos em grande escala têm ocorrido em muitas cidades em todo o Brasil, interrompendo, muitas vezes, o transporte público e privado. Você deve evitar todos os protestos e manifestações, pois eles podem se tornar violentos“, diz a mensagem no site do governo da Austrália.
Diário do Nordeste

Agência espacial divulga imagem da Península Ibérica durante a noite

A Agência Espacial Europeia divulgou nesta terça-feira, 11, uma fotografia tirada da Estação Espacial Internacional, a 400 quilômetros da Terra, que mostra a Península Ibérica durante a noite.
Madri é a zona com mais luz. A luminosidade da costa mediterrânea também se destaca, especialmente em Cartagena, Múrcia, Alicante e Valência e no litoral português, o que, segundo a agência, reflete a densidade populacional da região.

Foto: EFE
A agência destacou também que a imagem permite apreciar o limite entre a Península Ibérica e o Marrocos, separados apenas por "uma fina linha de escuridão", o Estreito de Gibraltar.
A fotografia, tirada no dia 6 de março, permite diferenciar os limites da atmosfera, a capa de ar que envolve e protege a Terra.
EFE

Rebanho de agricultor é dizimado por descarga elétrica em Quixadá

Rebanho 4
A queda de um poste com uma fiação da rede de energia elétrica no Assentamento Boa Vista, na zona rural de Quixadá, provocou a morte de 10 cabras do rebanho do agricultor Francisco Natanael. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, 11, numa área de pastagem próxima ao curral do agricultor. Além de lamentar a perda das melhores cabras do seu curral, ele e os vizinhos ficaram preocupados com a possibilidade de morte de moradores com a queda dos fios.
Conforme o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá (STTRQ), Luciano Alípio, o assentado não pretende recorrer a algum órgão público para requerer indenização pela perda de parte do seu rebanho. Como a Coelce não é mais um órgão publico, os mais pobres não têm a quem recorrer para solucionar problemas dessa natureza. Para minimizar os prejuízos o agricultor aproveitou o “abate fulminante” dos animais e colheu a carne para consumo humano, explicou.
DN