10 de março de 2014

Vírus de computador se espalha como a gripe em pontos de acesso Wi-Fi

Já existe um malware que se espalha pelo ar, como uma gripe. Pesquisadores da Universidade de Liverpool criaram um poderoso vírus capaz de residir e ser transmitido em redes Wi-Fi abertas, e não somente entre computadores ou entre um computador e um servidor como acontece na maioria das vezes.
Batizado de Chameleon (camaleão, em inglês), o código malicioso é impossível de ser rastreado por softwares antivírus atuais, que procuram ameaças exclusivamente dentro das máquinas.
Saiba como identificar sites que podem conter códigos maliciosos (Foto: Reprodução/Zone Hosting)Saiba como identificar sites que podem conter códigos maliciosos (Foto: Pond5)
Criado para pesquisa de segurança de redes, o malware é o primeiro a conseguir se espalhar por pontos de acesso Wi-Fi e a roubar dados dos usuários logados. Segundo os pesquisadores britânicos, ele é tão poderoso que chega até a buscar por pontos mais vulneráveis da rede para se reproduzir com mais facilidade, evitando redes criptografadas e firewalls.
“Quando Chameleon ataca um ponto de acesso, ele não afeta como ela funciona, mas é capaz de coletar e mostrar as credenciais de todos os outros usuários conectados à rede. Depois, o vírus procura outras redes Wi-Fi para se conectar e infectar”, detalhou o professor de segurança de rede da Universidade de Liverpool, Alan Marshall.
Sua semelhança com um vírus real, como o da gripe, está também na capacidade de infecção. Isso porque, teoricamente, quanto maior a concentração de computadores conectados a uma rede infectada, maiores as chances de Chameleon conseguir se espalhar pelos pontos de acesso Wi-Fi – áreas com mais redes sem fio abertas são mais propensas ao malware.
Embora seja preocupante, o Chameleon só existe dentro dos laboratórios da Universidade de Liverpool. O principal objetivo é mostrar que é possível haver, no futuro, um vírus com esse comportamento solto em redes de todo o mundo e as empresas de segurança de rede devem estar preparadas.
Por PAULO ALVES
Para o TechTudo

DE CARA NOVA: Confira 5 coisas que você precisa saber sobre o novo feed do seu Facebook

Facebook anunciou nesta quinta-feira (6) mudanças em seu feed de notícias, voltando a usar um visual mais básico. O objetivo, de acordo com post no blog da rede social, é fazer com que as versões móvel e desktop tenham uma mesma aparência e gerem experiências semelhantes para os usuários.
Agora, as fotos aparecem maiores, como já acontece nas versões móveis. Posts e anúncios com texto, continuam iguais. Outros feeds de notícias que aparecem no visual atual, na lateral esquerda, como "Todos os amigos", "Grupos" e "fotos", foram totalmente removidos da nova interface. Mais básica, a ideia é ter um único feed na rede. Outros detalhes como fontes e cores de fundo também mudaram.
Novo layout busca aproximar o visual desktop do site do Facebook móvel, com menos elementos (Foto: Foto: Reprodução/Facebook)Novo layout busca aproximar o visual desktop do Facebook móvel, com menos elementos (Foto:Reprodução/Facebook)

O executivo responsável pelo feed de notícias, Greg Marra, disse que o Facebook sabe que as experiências para usuários no desktop e nos dispositivos móveis são diferentes, mas que é importante manter uma identidade. Depois de diversos testes realizados com a interface da rede social, os desenvolvedores resolveram ficar “com o melhor dos dois mundos”: um layout e navegação mais confortáveis, mas com fotografias e imagens em tamanho maior – como acontece nos celulares.
Conforme destaca o Facebook, as mudanças dizem respeito a atualizações visuais, de interface, e não afetam a forma como o conteúdo é exibido para as pessoas, nem muda a forma como as posts são classificados no feed de notícias. Embora no novo design todas as imagens estejam maiores, posts orgânicos e anúncios permanecem do mesmo tamanho, sem qualquer alteração de destaque. 
Visual antigo do Facebook, com mais elementos e mais confuso, para comparação (Foto: Foto: Reprodução/Facebook)Visual antigo do Facebook, com mais elementos e mais confuso, para comparação (Foto: Reprodução/Facebook)

Além do novo fundo, em cinza claro, as fontes também foram alteradas: agora o Facebook usa Helvetica e Arial. Uma das mudanças pretendidas com a novidade é tornar o uso mais simples. 
O visual da rede social ganha ainda uma grande barra de pesquisa que pode ser visualizada no topo da tela, a chamada Graph Search Bar, também conhecida como busca social (disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, até o momento). 
Os usuários de língua não-inglesa poderão digitar comandos específicos, como “Friends of friends who are single” (amigos de amigos que são solteiros) e encontrar o resultado desejado, como já acontece em inglês. Porém, ainda não foi divulgado quando o recurso será viabilizado em outros idiomas, incluindo o português.
Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
Todas as novidades atingem apenas a versão para computadores (web/desktop), não tendo sido feitas alterações para as versões para dispositivos móveis como site mobi, iOS 7 e Android. O TechTudo entrou em contato com o Facebook Brasil e a informação é que no período de um mês todos os usuários já deverão estar com o novo visual no Feed de Notícias da rede social.
Via Facebook Business The Verge
techtudo

Governo Federal conclui entrega de equipamentos no Ceará

O Governo Federal concluirá na próxima segunda-feira (10) a entrega dos cinco equipamentos do PAC Máquinas no Estado do Ceará. A solenidade de entrega de duas motoniveladoras, 59 caminhões pipa, 41 caminhões caçamba e 70 pás enchedeiras contará com a presença do deputado federal José Guimarães (PT-CE), governado Cid Gomes e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. O evento acontecerá no Parque de Exposição César Cals, em Fortaleza.
No total, 142 municípios cearenses estão sendo atendidos pelo PAC Máquinas nesta última entrega, sendo que 30 destes receberão dois equipamentos simultaneamente. Até fevereiro, 181 municípios cearenses já haviam recebidos retroescavadeiras, 179  foram atendidos com motoniveladoras, 120 com caminhões pipa, 140 com caminhões caçamba e 32 com pás enchedeiras.
"Com esta última entrega concluímos aquilo que foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado, com todos os municípios cearenses recebendo todos os cinco veículos do PAC Máquinas", declarou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).
Confira a lista de municípios e dos equipamentos que serão entregues:
CAMINHÕES PIPA

Abaiara, Acarape, Altaneira, Antonina do Norte, Ararendá, Arneiroz, Baixio, Banabuiú, Barroquinha, Campos Sales, Caridade, Catarina, Catunda, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Ererê, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Ipaumirim, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribara, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Martinópole, Miraíma, Moraújo, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Orós, Pacajus, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Paracuru, Penaforte, Pindoretama, Potiretama, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Sá, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Varjota.

PÁS CARREGADEIRAS

 Aratuba, Aiuaba, Alto Santo, Aracati, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Aurora, Barreira, Barro, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Camocim, Capistrano, Cariré, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Caucaia, Cedro, Choró, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Itapagé, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaruana, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Massapê, Milagres, Milhã, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Ocara, Paraipaba, Pentecoste, Pereiro, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Trairi e Ubajara.

MOTONIVELADORAS

Eusébio e Itaitinga

CAMINHÕES CAÇAMBA

Abaiara, Alcântaras, Altaneira, Apuiarés, Arneiroz, Baixio, Barbalha, Barroquinha, Caridade, Chorozinho, Ererê, Eusébio, Fortim, General Sampaio, Granjeiro, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Ipaumirim, Itaitinga, Jati, Juazeiro Do Norte, Maracanaú, Martinópole, Nova Olinda, Orós, Pacajus, Pacoti, Palmácia, Paramoti, Penaforte, Pires Ferreira, Poranga, Potengi, Potiretama, Senador Sá, Uruburetama, Uruoca e Varjota.

cearanews7

A cada ano mais de 1.100 crianças são vitimas de afogamento no Brasil

A ONG Criança Segura lança uma campanha de prevenção contra afogamentos de crianças e adolescentes. Esse acidente ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de crianças por acidentes no Brasil, até 14 anos.
O objetivo da campanha é ensinar os pais e responsáveis sobre maneiras de evitar esse acidente tão comum. Com a chegada do calor, as pessoas procuram passeios para se refrescar e refrescar aos pequenos.
Dependendo da região, praias, cachoeiras e piscinas são as opções mais procuradas. Porém, é preciso lembrar que lagos, rios e represas, também são uma opção de lazer para muitos. Dentro de casa também é muito importante ficar atento ao acesso das crianças a baldes, banheiras com água e vasos sanitários.
Todos os anos no Brasil, mais de 1.100 crianças morrem vítimas de afogamentos. Em 2011, segundo informações do Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde, 1.115 crianças de 0 a 14 anos morreram e 293 foram hospitalizadas.
Sendo que a maior incidência de mortes foi entre crianças de 1 e 4 anos com 422 casos, representando 37% do total, e em segundo lugar, as crianças de 10 a 14 anos, que representaram 36% dos casos, 407 registros.
Estes afogamentos acontecem principalmente em aguas naturais e abertas, com 424 mortes (38%). A região mais afetada foi a Nordeste, com 397 fatalidades (35%). Na região Sudeste, foram 297 mortes (26,6%), no Norte 200 (17,9%), no Sul 122 (10,9%) e no Centro-Oeste 99 (8,9%). Porém, ao analisar as regiões do Brasil por taxa, a região Norte foi a mais afetada com 4 mortes a cada 100.000 habitantes.
Para mais informações sobre esta campanha, acesse o link:http://www.sobrasa.org/piscinamaissegura
cearanews7

Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes

O número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.
No último ano, só 19 das 5.570 cidades do país registraram uma diminuição na frota de automóveis (veja no infográfico o número de carros e de motos por habitante de cada cidade do país).
Cruzamento feito pelo G1 com base nos números de registros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 revela que, das dez cidades com mais carro por habitante, nove estão na região Sudeste. A campeã é São Caetano do Sul. São 99 mil veículos de passeio para uma população de 156 mil – uma média de dois veículos para cada três pessoas.
Uma das explicações para o índice é a alta renda per capita. A cidade é a que tem o maior Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) do país. “Além disso, o ABC é um dos berços da indústria automobilística do Brasil. A população é apaixonada por automóvel”, diz o secretário interino de Mobilidade Urbana da cidade, Marcelo Ferreira de Souza.
Segundo ele, o boom de veículos nos últimos anos, parte em razão da rápida verticalização do município, tem provocado congestionamentos e complicado o tráfego. “Como a área da cidade é pequena e toda urbanizada, fica difícil lidar com a malha viária, que está estacionada. A saída tem sido implantar semáforos inteligentes, por demanda de veículos, mudar alguns sentidos de vias. Mas há horários de pico em que a situação fica muito complicada”, admite.
Avenida Goiás, uma das principais de São Caetano do Sul (Foto: Sergio Castro/Estadão Conteúdo/Arquivo)Avenida Goiás, uma das principais de São Caetano
do Sul, costuma ficar congestionada em horários
de pico; verticalização é uma das causas
(Foto: Sergio Castro/Estadão Conteúdo/Arquivo)
Souza diz que a localização também é um agravante, já que São Caetano vira passagem para muitos moradores do ABC que têm como destino São Paulo. “A frota flutuante é bem maior que a do município.”
Para o economista Ladislau Dowbor, do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, o problema não é a quantidade de carros no país, e sim o modelo criado nas cidades para favorecer o transporte individual. “Há muitíssimos países com uma densidade de automóveis por habitante maior, mas onde se circula normalmente. O problema no Brasil é que, por pressão política das empreiteiras e montadoras, se fez todas as infraestruturas para o automóvel, e não para o transporte coletivo.”
Carros (Foto: Arte/G1)
“O carro usado para a compra no supermercado, para o lazer à noite, não causa grande prejuízo. O absurdo é ter, numa cidade como São Paulo, 6,5 milhões de pessoas indo para o trabalho todo dia, para os mesmos destinos, de carro e na mesma hora”, afirma.
Dowbor diz que é preciso mudar a matriz de transporte brasileira. “Precisa tirar o combustível poluente, generalizar o uso da bicicleta, especialmente a elétrica, implantar mais ciclovias, reduzir drasticamente as emissões e os custos para as pessoas. É possível se deslocar em pouco tempo, de maneira barata, com uma opção de transporte ditada pela racionalidade e pela necessidade da população”, pontua.
Só um município do Brasil não possui nenhum automóvel registrado. Trata-se de Porto Walter, no Acre. O G1 esteve na cidade, de pouco mais de 10 mil habitantes, que só tem acesso por rio e não possui quase nenhuma rua asfaltada (leia a reportagem).
Porto Walter, no interior do Acre  (Foto: Genival Moura/G1)Em Porto Walter, no interior do Acre, acesso é por
barco (Foto: Genival Moura/G1)
Recuo
Das 19 cidades com recuo na frota, cinco estão no Amazonas, três no Pará, duas no Espírito Santo, duas em Minas Gerais, duas no Piauí, uma no Ceará, uma em Pernambuco, uma no Paraná, uma no Rio de Janeiro e uma em Roraima.
Em Porto Real (RJ), como há uma unidade de uma montadora de veículos, uma das explicações da prefeitura é que parte dos carros emplacados para funcionários e para test-drive acaba sendo transferida depois para outras cidades. O déficit é o maior de todos: 258 automóveis em um ano.
As 19 cidades são a exceção de um país que teve mais de 2,7 milhões de novos carros registrados em 2013.
Motos
Já na cidade de Pereiro (CE), é difícil encontrar uma residência que não conte com uma moto. A cidade, que tem 16 mil moradores e 6,1 mil motos, é a que possui a maior proporção do tipo de veículo por habitante: são duas motocicletas a cada cinco pessoas aproximadamente.
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Moto (Foto: Arte/G1)
O assessor da prefeitura, Damião Flávio Silveira, diz que a moto tem substituído animais como o jumento e o cavalo, antes utilizados como meio de transporte. “Muitas pessoas vão para o corte de cana em São Paulo e quando voltam, com dinheiro, a primeira coisa que fazem é comprar uma moto. E aí tem o lance do status também”, diz Silveira, que cita a facilidade de obter empréstimos ou um financiamento como uma das explicações para o alto número de veículos de duas rodas no município.
“Na prefeitura quase todos os funcionários têm moto. Eu mesmo moro em Fortaleza, mas sempre que vou a Pereiro só ando de moto. Pego uma emprestada logo que chego. E não falta gente para me ceder uma”, brinca.
O país tem hoje 18 milhões de motocicletas – uma para cada 11 habitantes. O número é mais de três vezes o registrado em 2003 (5,3 milhões), quando a proporção era de uma moto a cada 33 pessoas.
A facilidade de compra e o baixo valor fazem com que a frota de motos seja maior que a de carros em 44% das cidades do país atualmente.
Para Dowbor, o aumento do número de motos preocupa, principalmente nas grandes metrópoles. “É desastroso. Em São Paulo, há uma morte e meia por dia. É um massacre. Isso sem contar os feridos e os custos para a saúde. Em Xangai (China), não há uma moto que circule nos espaços de carro. Há sistemas elétricos, que andam a 30 km/h, o que é razoável, permite se deslocar rapidamente e sem poluição sonora.”
Dados do Datasus, banco estatístico do Ministério da Saúde, mostram que a cada ano cerca de mil pessoas a mais morrem vítimas do trânsito no Brasil. São mail de 40 mil óbitos anuais hoje.
 Ivo Dias de Oliveira, morador de Porto Walter usa a motocicleta como meio de tranporte  (Foto: Genival Moura/G1)Ivo Dias de Oliveira, morador de Porto Walter, usa a motocicleta como meio de transporte (Foto: Genival Moura/G1)


Thiago ReisDo G1, em São Paulo

Festejos de São José começam hoje pelo Ceará

Os festejos em comemoração ao padroeiro do Ceará, São José, começam nesta segunda-feira (10) e seguem até 19 de março.
Os devotos do santo participam do novenário, seguido de missa, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A programação tem início com o hasteamento da bandeira, seguido de novena, às 6 e meia da noite.
Já no dia 19 de março, Dia de São José, a programação na Catedral vai contar com quatro missas temáticas, antes da procissão de São José, às 5 da tarde.
Após o cortejo, haverá, às 6 e meia da noite, concelebração solene presidida pelo arcebispo da Capital, dom José Antonio Aparecido Tosi.
Os festejos em homenagem ao padroeiro do Ceará seguem em outras paróquias do Estado, em um total de oito igrejas.
Neste ano, o tema é "São José, modelo da missão da Igreja em defesa da vida".
 cearanews7

Cidade do Acre é única cidade do Brasil sem carro

Porto Walter, interior do Acre  (Foto: Genival Moura/G1)Porto Walter não tem nenhum automóvel registrado; carro de boi é um dos meios de transporte usado pelos moradores (Foto: Genival Moura/G1)
Sem acesso por terra e com a maioria das ruas sem asfalto, a pequena cidade de Porto Walter, no interior do Acre, é a única do país que não tem nenhum automóvel registrado. No município de pouco mais de 10 mil habitantes, o que se vê são motos, bicicletas, carros de boi e caminhonetes. Mas avistar um carro é quase impossível.
G1 viajou quatro horas de lancha voadeira de Cruzeiro do Sul até a cidade e durante um dia inteiro só cruzou com três automóveis – todos com placas de municípios vizinhos, apenas de "passagem" pelo local.
O isolamento geográfico e a falta de ruas pavimentadas estão entre as explicações dadas pelos moradores para a ausência de automóveis. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o município conta com 113 veículos ao todo – sendo 87 motos.
Porto Walter (Foto: Arte/G1)
Para chegar à cidade, é preciso cruzar o Rio Juruá – em uma viagem que dura de três a cinco choras. Em caso de barcos e balsas transportando mercadorias, o percurso pode levar até dois dias, dependendo do nível d'água.
A logística complicada e a falta de infraestrutura urbana fazem os moradores desistirem da ideia de adquirir um automóvel. O aposentado Deusdite Barauna Bezerra, de 73 anos, diz que possuía dois carros quando morava em Cruzeiro do Sul, mas decidiu vendê-los ao retornar para Porto Walter, sua cidade natal.
“Não compensa. Há poucas ruas (asfaltadas) e as estradas de terra são perigosas. A gente leva os filhos para a escola a pé e quando precisa transportar alguma coisa mais pesada freta um carro de boi. Vale mais a pena investir na compra de um barco, porque assim a gente pode seguir pelo rio até Cruzeiro do Sul”, diz.
O carro de boi, comum nas ruas do município, é o meio de transporte do autônomo Francisco Jurandir Pinheiro, de 53 anos. “Eu faço as minhas compras e transporto tudo o que preciso na carroça. Nessa época há muitas estradas com atoleiros, aonde os carros não chegam. Aí eu aproveito para fazer frete e ganhar um dinheirinho com o boi”, afirma.
O aposentado Deusdite Barauna Bezerra, morador de Porto Walter  (Foto: Genival Moura/G1)O aposentado Deusdite Barauna Bezerra, que
vendeu os dois carros em Cruzeiro do Sul, antes
de voltar a morar em Porto Walter (Foto:
Genival Moura/G1)
Além das motocicletas, os poucos veículos que circulam no município são utilitários e caminhonetes e caminhões que pertencem a órgãos públicos e construtoras.

Para o servidor público Emerson Rodrigues Semeão de Souza, de 26 anos, um outro fator que inviabiliza a compra de um carro é a falta de oficina mecânica e mão de obra especializada na cidade. “Quando um carro apresenta um problema aqui, é preciso pagar R$ 1,2 mil de frete para levar para Cruzeiro do Sul ou trazer um mecânico de lá. Aí fica inviável.”
Ivo Dias de Oliveira, de 43 anos, que também é servidor público, acredita que já existe uma cultura de se andar a pé, inclusive pelo tamanho da cidade. “Nós temos aqui no máximo três quilômetros de ruas pavimentadas. Os estudantes e as pessoas andam tudo a pé, com exceção daqueles que têm motos. Eu acredito que alguns até têm vontade de comprar um carro, mas, no geral, a renda de todo mundo é baixa e isso não é possível”, afirma. O preço do litro da gasolina na cidade também é quase um impeditivo: R$ 4,25.
O comerciante José Tomé, de 68 anos, um dos mais tradicionais do município, diz que tem condições de adquirir um carro de passeio, mas também acha que não vale a pena o investimento. “Um carro aqui se estraga muito rápido, as ruas não prestam. A gente já é acostumado. Eu vejo por aí as pessoas colocando toda a família no carro para ir passear, ir para um sítio. Aqui a gente já se acostumou. Não sente falta disso.”
A secretária municipal de Administração, Suiane Sarah, diz que a prefeitura planeja gastar R$ 600 mil na pavimentação de ruas em 2014, dinheiro que será destinado pelo governo federal por meio de emenda parlamentar.
Porto Walter, no interior do Acre  (Foto: Genival Moura/G1)Dificuldade de acesso e ruas sem pavimento desestimulam compra de carros em Porto Walter (Foto: Genival Moura/G1)


Genival MouraDo G1 AC

Clássico Rei registrou o maior público do país no final de semana e de todo o Estadual

Clássico-Rei contou com bom público na Arena Castelão
O Clássico-Rei mostrou sua força neste domingo (9). O confronto entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão, que terminou empatado por 1 a 1, registrou o maior público no final de semana em todo o Brasil.

No total, 39.307 pessoas (38.307 pagantes e 1000 não pagantes), que geraram uma renda de R$ 922.728,00, estiveram presentes para acompanhar o embate entre Alvinegros e Tricolores. O número foi o maior também de todo o Campeonato Cearense de 2014 e superou o de tradicionais clássicos no Sudeste do país.

O "Clássico Majestoso", entre Corinthians e São Paulo, que aconteceu no Pacaembu e teve o Tricolor como vitorioso, foi assistido por um público de 29.119 pagantes. A renda, porém, foi superior à cearense: R$ 1.003.813,50.

O Povo

No Rio de Janeiro, o Flamengo foi campeão da Taça Guanabara antecipadamente, mas o público decepcionante chamou atenção. Apenas 9.348 pagantes compareceram para assistir a vitória do rubro-negro por 2 a 0 sobre Botafogo.

Papa pede estudo sobre união gay

Francisco quer entender o casamento homossexual, e não condená-lo (Foto: Maxi Rossi/Reuters)
O papa Francisco afirmou, ontem, que a Igreja Católica precisa examinar quais os motivos que levam países a legalizarem uniões civis entre casais homossexuais. A informação foi confirmada pelo cardeal de Nova York, Timothy Dolan, em entrevista ao programa Meet the Press, da rede de tevê americana NBC. Apesar da declaração, Dolan reforçou que o pontífice não expressou aprovação pelo casamento gay. “Ele não disse que concordava com a união entre pessoas do mesmo sexo”, ressaltou.
O cardeal explica que o pedido do papa é para que a Igreja “busque as razões que levam à autorização da união homossexual ao invés de condená-la rapidamente”. Dolan afirma que a união entre homossexuais não é apenas uma questão ligada à religião e ao sacramento, mas faz parte da construção da cultura e da sociedade. “Se ignorarmos o significado sagrado do matrimônio, temo que não apenas a Igreja sofra, mas a sociedade e a cultura também”, concluiu.
Ainda ontem, durante a missa do Angelus, o papa recomendou aos fiéis que “construam suas vidas no que é essencial”, poucas horas antes de partir para uma aldeia no sul de Roma, onde passará seis dias em retiro quaresmal. O líder católico declarou à multidão, na Praça de São Pedro, que “devemos nos livrar dos ídolos e das coisas vãs”.
O discurso estava relacionado a uma passagem da Bíblia, segundo a qual Satanás tenta fazer com que Cristo caia em tentação. Francisco ressaltou que “o homem não vive só de pão, mas de toda palavra da boca de Deus”. “Isso nos dá força, nos apoia na luta contra a mentalidade mundana, que reduz o homem ao nível de suas necessidades básicas e que faz perder a fome de tudo que é verdadeiro, bom e belo, a fome de Deus e de seu amor”, comentou.
Uma das ressalvas de Francisco foi em relação à luta contra “tentações a serem resistidas” — segundo ele, as principais são “o bem-estar econômico, um estilo de vida espetacular e a sede de poder e dominação”. “Quando estamos sujeitos a tentações, só é necessário referir-se às palavras do Senhor”, aconselhou. Francisco encerrou o Angelus com o pedido para que os fiéis orem por ele e por seus colaboradores da Cúria Romana, que vão começar um retiro de exercícios espirituais até a próxima sexta-feira.
Por causa do retiro, o papa deve se ausentar da celebração do primeiro aniversário de sua eleição, em 13 de março. Os exercícios espirituais eram realizados no próprio Vaticano, conduzidos por cardeais e arcebispos. Desta vez, o pontífice e 82 membros da Cúria vão para um convento da década de 1960, construído em Ariccia, uma pequena aldeia de Castelli Romani, ao sudeste de Roma. Cardeais e bispos deverão pagar pela própria estadia.
Correio Brasiliense 

A sete meses da eleição, começam a contar prazos do calendário eleitoral

A menos de sete meses do primeiro turno do pleito em que serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores e deputados, começam a contar os prazos de um calendário que deve ser observado pelos partidos políticos, pelos cidadãos e pela Justiça Eleitoral.
Para os tribunais regionais eleitorais (TREs), o principal desafio será concluir com sucesso o recadastramento biométrico, que está na terceira fase e tem o objetivo de coletar as impressões digitais dos eleitores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram cadastradas até agora nessa etapa mais de 10 milhões de eleitores, de um total de 14 milhões que o TSE pretende recadastrar durante o primeiro semestre deste ano.
A terceira fase da biometria começou em março do ano passado e já foi concluída em 12 estados. Entretanto, alguns municípios de 13 estados ainda estão com prazo em vigência para o recadastramento. No fim do processo, os eleitores de 791 municípios deverão votar pelo sistema biométrico, que é considerado mais seguro.
Em abril, começam a contar os prazos para que se filiem a partidos políticos os postulantes a uma candidatura que sejam membros de tribunais de Justiça, de Contas ou do Ministério Público, ou ainda militares. Esses agentes públicos, que são obrigados a deixar o cargo para se candidatar, não precisam, porém, obedecer à regra de filiação partidária um ano antes do pleito. O prazo termina no dia 5 de abril, exceto para os militares, que podem se filiar até o momento da convenção partidária.
Nesse dia, também termina o prazo para que  ocupantes de cargos públicos, como ministros de Estado, secretários, presidentes ou diretores de estatais e governadores interessados em concorrer às eleições deixem seus postos. A exceção é para os que buscam a reeleição – eles não precisam deixar o cargo.
No dia 7 de maio, encerra-se o prazo para tirar o título de eleitor ou pedir a mudança de domicílio eleitoral. Essa também é a data-limite para os eleitores com deficiência solicitarem aos TREs a transferência do título para seções especiais, adaptadas para facilitar a melhor mobilidade e dar atendimento especializado aos que precisam.
O prazo para a realização das convenções partidárias vai de 10 a 30 de junho. Nas convenções, os partidos políticos oficializam tanto os candidatos aos cargos em disputa quanto as coligações com outras legendas. Até o dia 11 de junho, os partidos têm de informar à Justiça Eleitoral quanto pretendem gastar nas campanhas. Feitas as convenções, os partidos têm prazo até 5 de julho para pedir o registro de seus candidatos.
Também nesse dia termina o prazo para nomeações, demissões, transferências e outras ações relacionadas a servidores públicos. No dia 12, começa a ser permitida a propaganda dos candidatos, o que é considerado o início oficial da campanha.
Em agosto, a partir do dia 19, começa a propaganda eleitoral gratuita e obrigatória em rádio e televisão. No dia 21 encerra-se o prazo para que os tribunais regionais eleitorais julguem os pedidos de registro de candidatos. Entretanto, os que tiverem o registro negado poderão recorrer a outras instâncias como o TSE.
A partir de 20 de setembro, os candidatos a cargos eletivos não podem mais ser presos, exceto em flagrante ou por sentença condenatória judicial. Os eleitores passam a ser beneficiados pela mesma regra dez dias depois. Eles devem ainda observar que o prazo final para pedir a segunda via do título é 25 de setembro.
Três dias antes das eleições, em 2 de outubro, encerra-se a propaganda eleitoral. Os debates entre candidatos podem ter início até essa data e ser concluídos até as 7h do dia 3 de outubro.
No dia 5, a partir das 7h, os mais de 100 milhões de eleitores brasileiros começam a votar para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Agência Brasil

Heitor Férrer busca reparação por causa de pesquisas eleitorais

heitor-ferrer
Está tramitando na Justiça uma ação de perdas e danos movida pelo deputado estadual Heitor Férrer (PT) contra os institutos de pesquisas.
Ele jura que o resultado de pesquisas do pleito para a Prefeitura de Fortaleza em 2012, às vésperas da peleja, prejudicaram a sua postulação.
Heitor poderia, diz ele, ter ido para um segundo turno contra o atual prefeito, Roberto Cláudio, hoje no Pros, então candidato pelo PSB.
Blog do Eliomar de Lima

Dois ex-governadores do Ceará conseguem na Justiça o direito de receber pensão vitalícia de R$ 35 mil por mês

Dois ex-governadores do Ceará conseguiram reaver no Tribunal de Justiça (TJ-CE) o pagamento do valor original das pensões vitalícias cedidas pelo Estado àqueles que já ocuparam o cargo. Os últimos beneficiados foram Adauto Bezerra e Gonzaga Mota, que voltaram a receber cerca de R$ 35 mil por mês, o equivalente ao salário do presidente do TJ. A quantia é superior ao que ganha o governador Cid Gomes (Pros), cerca de R$ 13 mil.
De acordo com a Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag), outros dois ex-chefes do Executivo também recebem a renda especial: Beni Veras, que foi vice do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e assumiu o cargo entre 2002 e 2003, e Francisco Aguiar – este último, atual presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que governou o Estado em 1994 e 1995, durante apenas 89 dias.
O polêmico benefício era garantido pela Constituição Federal e já passou por idas e vindas. Inicialmente, a pensão era dada sem a necessidade de um período mínimo na função. O pagamento chegou a ser extinto em 1995, mas em 2002 foi restabelecido, com outras regras para concessão. Em 2006, a Assembleia Legislativa modificou a Constituição estadual e acabou com o direito à solicitação da pensão a partir daquela data.
Entre os que abriram mão de pedir o benefício estão Tasso Jereissati e o ex-governador Ciro Gomes (Pros). Lúcio Alcântara, que exerceu a função de 2003 a 2007, chegou a requerer a pensão vitalícia, mas desistiu do recebimento em meio à repercussão negativa. Após a morte dos quatro políticos que optaram pela pensão vitalícia, o valor poderá ser transferido às esposas.
Discussão
Ao longo dos últimos anos, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE) contestaram os pagamentos na Justiça. O assunto divide opiniões. “O Estado deve dar um mínimo de estrutura. Um governador contraria muitos interesses. Os grupos que se sentirem malferidos podem depois se vingar. É importante dar estrutura segurança, mas isso não significa que esse tipo de pensão especial deve ser concedida”, ponderou o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro. “Se o servidor comum tem que contribuir por um determinando tempo, priorizando o tempo em detrimento do cargo, não há justificativa (para a pensão especial)”, completou.


Já para Francisco Aguiar, “trata-se de um (ex-)chefe de poder. Hoje, o valor que o Estado gastaria comigo para me dar uma certa estrutura seria bem superior. Teria direito a segurança, dois ou três militares, motorista...”, defendeu. Aguiar disse que, como ex-servidor público e ex-deputado, poderia ter solicitado outros tipos de aposentadoria especial, mas optou pela pensão de ex-governador por causa do “valor maior”.
O Povo

Vídeo mostra resgate de cadela enterrada viva no interior do RS

Bombeiros encontraram a cadela apenas com a cabeça fora da terra (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Os bombeiros do município de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, salvaram na tarde de sábado (8) uma cadela que havia sido enterrada viva em um loteamento que ainda está em construção, próximo ao centro da cidade. O animal estava apenas com a cabeça para fora da terra e foi visto por um casal que passava pelo local.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a cadela estava bastante debilitada e com um ferimento em um dos olhos. Ela foi encaminhada para uma clínica veterinária para receber cuidados.

Confira o vídeo do resgate feito pelos bombeiros:




 G1

Quase 100 mil famílias vivem em casas de taipa no Ceará

Ao todo, 93.847 famílias cearenses vivem em casas de taipa, conforme os números do Censo 2010 (Foto: Deivyson Teixeira/O Povo)
O fogo consumiu a primeira casa. Mas não havia como a substituta nascer melhor, da alvenaria, que nem o casal sonhava. Veio da taipa mesmo, a exemplo da outra, às margens da BR-226. Ela e mais 11 edificações miúdas colorem a entrada de Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza. “Se pudesse, sairia pra outro canto. Uma casa melhor é sempre melhor, né? Mas aqui, de perigo mesmo, só o barbeiro (inseto, vetor da Doença de Chagas). Tem muito”, diz a doméstica Maria Alzenir Pereira de Souza, 34.
Com o marido, os dois filhos e um bebê a caminho, ela integra uma das 93.847 famílias cearenses viventes em casas de taipa, conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o segundo maior índice do País. Nos 26 estados e Distrito Federal, são 895.159 edificações do tipo (ver mapa). O Ceará fica atrás apenas do Maranhão.

Realidade que dona Antônia da Silva Gomes conhece bem. Aos 52 anos, ela nunca residiu numa casa de tijolos. Já viu desabar a cozinha da construção onde hoje vive, ao lado de Maria Alzenir. “Se cair de novo, não sei como vai ser. Não tem de onde pegar barro. Mas sempre vivi com os bicudos (barbeiros). Um dia, eu venço eles”, crê a agricultora. Energia? Até tem. Água encanada? Pode ser. Mas nem sempre de boa qualidade. Banheiro? Seria luxo pras 12 taipas da entrada de Crateús – e tantas outras Brasil adentro. Os dejetos vão para o terreno baldio transformado em quintal.

Por considerar “questão de saúde pública” a possibilidade da contração da Doença de Chagas pela vivência em casas de taipa e ter ressalvas quanto à qualidade estrutural dessas edificações, o Governo quer eliminá-las. E recebe críticas de especialistas. O Estado, contudo, apresenta apenas um mecanismo com fim específico para isso: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), uma linha do programa “Minha Casa Minha Vida” ao qual gestão nenhuma é obrigada a aderir.

Coordenador de Habitação da Secretaria Estadual das Cidades, Flávio Jucá revela que as casas de taipa são consideradas déficit habitacional por quase sempre serem precárias. “A intenção é de que elas não existam. Além da questão da saúde pública, a casa de taipa gera inconvenientes pra família”. Segundo ele, boa parte das adesões ao PNHR acaba sendo de organizações ligadas à defesa dos direitos dos agricultores. De 2012, quando começou, até agora, contratos foram fechados para a construção de apenas mil casas. Outras três mil serão contratadas este ano.

Sem previsão
Como contrato não significa construção imediata, Flávio Jucá diz não ter como fixar data de entrega. O PNHR oferece R$ 28,5 mil para levantar cada residência. O Estado oferece outros R$ 3 mil para melhoramentos. “Eu não diria que é uma prioridade acabar com a taipa. A prioridade é proporcionar casa às pessoas. E, algumas vezes, a pessoa prefere ficar na taipa pela facilidade de construir. Mas o Estado tem feito um grande esforço para orientar e diminuir as casas de taipa. O primeiro é evitar a construção de novas”.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece), Luiz Carlos Ribeiro, as casas de taipa são um problema complementar. “Temos no campo muitas casas boas abandonadas porque faltou o acesso à saúde, educação pros filhos, comunicação, transporte”.

Saiba mais
Há duas subdivisões básicas de casas de taipa: as revestidas e as não-revestidas. É revestida quando as paredes externas são feitas de barro ou cal com estacas e varas de madeira, tabique, estuque ou pau-a-pique com revestimento (emboço, reboco, chapisco).

Já a taipa não-revestida caracteriza-se quando paredes externas são feitas de barro ou de cal e areia com estacas e varas de madeira, tabique, estuque ou pau-a-pique sem revestimento (emboço, reboco, chapisco).

Município cearense com o maior número de casas de taipa, Itapipoca fica no Litoral Leste e dista 147,3 quilômetros de Fortaleza.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a cidade não tem registros de pacientes com a Doença de Chagas. Na Capital, o tratamento do chaguismo é feito pelo Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José e Hospital Universitário Walter Cantídio.

 O Povo 

Autor do gol e artilheiro do Brasil, Robert elogia 'personalidade' do Leão

Artilheiro do Brasil, o atacante Robert aumentou a lista de gols no Clássico-Rei do último domingo (9) e deu o empate ao Fortaleza diante do Ceará, na Arena Castelão. O 14º gol dele na temporada teve um sabor especial, já que o Leão permanece invicto no Campeonato Cearense, e o atacante elogiou todos os companheiros pela 'personalidade' em campo demonstrada nos 90 minutos. 
Robert fez o gol do Fortaleza no Clássico-Rei, no Castelão (Foto: Thaís Jorge)Robert fez o gol do Fortaleza no Clássico-Rei, no Castelão (Foto: Thaís Jorge)

- O gol foi em momento importante da partida. Clássico assim é sempre difícil e nosso time, do início ao final, mostrou personalidade. Acho que temos tudo para conseguir nosso objetivo - afirmou Robert, ao fim do jogo válido pela quarta rodada do hexagonal final do estadual.

O atacante do Leão chegou a marcar o segundo gol, na etapa complementar, mas a arbitragem assinalou impedimento. Robert preferiu não comentar o decisão da arbitragem antes de rever o lance e acredita que o único foco agora é a próxima partida na competição contra o Horizonte, na quarta-feira (12), às 22 horas, fora de casa. 

- Foi um lance muito rápido. Não sei se estava fora de jogo, mas eu fui feliz no lance, fiz o gol, infelizmente ele (árbitro) não marcou. Temos que pensar agora na próxima partida - finalizou.
Por 
Fortaleza, CE