12 de agosto de 2014

Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta terça para quarta

Nos últimos dias, olhar para o céu se transformou em uma atração ainda maior. Se no último domingo,10, a Lua apareceu 14% maior e mais brilhante, no fenômeno conhecido como superlua, de terça-feira, 12,  a quarta-feira, 13, será a vez de observar a chuva de meteoros Perseidas, informa o Observatório Nacional (ON).
Conforme dados da Nasa, a maior parte do mundo poderá ver as Perseidas, a qualquer hora depois do anoitecer, mas a visualização será melhor nas duas horas antes do amanhecer.
O pico da chuva de meteoros Perseidas deve produzir cerca de 80 meteoros por hora, incluindo bolas de fogo. Na madrugada desta terça-feira, 12, para quarta, 13, o fenômeno atingirá o pico nos céus da Terra.
Sobre o ON
O Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.
As atividades do ON incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.
O Povo

Senador Cristovam Buarque, fala da demora dos congressistas para resolverem questões importantes. Em entrevista para o Heródoto Barbeiro no jornal da Record News


O senador Cristovam Buarque respondeu que é preciso uma reforma política e também paciência para aguardar o povo despertar ainda mais, após as manifestações de julho de 2013. Veja!

Portal R7

Eunício diz que não terá problema de diálogo com nenhum dos presidenciáveis

O candidato ao Governo do Estado Eunício Oliveira(PMDB) afirmou, nesta terça-feira, 12, durante encontro com representantes do setor de agropecuária, que não terá dificuldade em 
manter diálogo com qualquer um dos três candidatos a presidência da República que for eleito. 

O peemedebista ressaltou a atuação como ministro ao lado de Dilma Rousseff (PT) e do candidato do PSB, Eduardo Campos; e os trabalhos no Senado, onde também atua o candidato tucano Aécio Neves. Apesar de ressaltar a abrangência de relações, Eunício voltou a afirmar ser eleitor de Dilma, mesmo dividindo palanque com Tasso Jereissati (PSDB).


 O POVO 

Camilo diz que prioridade é garantir água para o povo beber

camilo
“O PIB do Ceará cresceu, estamos livres da febre aftosa e a prioridade agora é garantir água para o povo beber. Com a transposição do São Francisco, vamos resolver não só isso, teremos água para produzir também”, disse o candidato a governador pelo PT/Pros, Camilo Santana.
A declaração foi dada durante a exposição do seu projeto para o setor agropecuário cearense, dentro de sabatina promovida nesta manhã de terça-feira, no Barbara’s Cambeba, pela Federação da Agricultura do Estado, com três candidatos ao Governo do Ceará.
(Foto – Divulgação)
Blog do Eliomar de Lima

TRE determina tempo de candidatos do Ceará na televisão

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) determinou, nesta terça-feira (12), o tempo que as coligações terão a dispor para veicular propaganda na rádio e na TV aberta, no famoso Horário Eleitoral Gratuito
 
Na disputa pelo Governo, o petista Camilo Santana é quem leva vantagem, com quase 9 minutos para se apresentar e discursar sobre as suas ideias, ideais e propostas. Na corrida pelo Senado, Mauro Filho (PROS), da mesma coligação política (Para o Ceará Seguir Mudando) que Camilo, também ganhou mais tempo: 4 minutos e 29 segundos.
 
Enquanto isso, os postulantes da coligação Frente de Esquerda Socialista a governador e senadora, Ailton Lopes (PSOL) e Raquel Dias (PSTU), terão apenas 1min 44s e 52s a cada sessão do Horário Eleitoral, respectivamente.
 
O cálculo do tempo, que proporciona as diferenças, é determinado pela Lei 9504/97, no capítulo 2 do artigo 47, de acordo com a seguinte fórmula: um terço do tempo é distribuído igualitariamente entre as coligações e o restante, 2/3, é definido pela representação de cada partido da coligação na Câmara Federal.
 
horario
 
Arte: Felipe Berlamino
 
Ordem de veiculação
 
Na audiência realizada na manhã desta terça (12) também foi definida a ordem de veiculação dos programas eleitorais.
 
Entre os candidatos ao Governo do Ceará, Ailton (PSOL) será o primeiro a ter a propaganda veiculada nos meios de comunicação, no dia de estreia do Horário Eleitoral (19 de agosto). Eunício (PMDB), Eliane (PSB) e Camilo (PT) completam o dia, nesta ordem.
 
Segundo a assessoria de comunicação do TRE, no segundo dia de propagandas dos governáveis, quem foi primeiro cai para segundo e assim consequentemente (portanto, Camilo será o primeiro).
 
Para o Senado, a regra é a mesma. No primeiro dia, o programa de Mauro Filho (PROS) é o primeiro, seguido de Tasso Jereissati (PSDB), Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU).
 
Horário Eleitoral Gratuito
 
Segundo o TRE-CE, as propagandas políticas gratuitas serão exibidas em dois horários nos meios de comunicação, de segunda-feira a sábado. No rádio, elas serão veiculas às 7h e às 13h, e na televisão, às 13h e às 20h30. Cada sessão terá 50 minutos de duração, começando na próxima terça-feira (19) e se prolongando até o dia 2 de outubro.
 
Segundas, quartas e sextas-feiras serão voltadas para candidatos a governador (com 20 minutos, no total), deputado estadual (também com 20 minutos) e senador (com 10 minutos).
 
Nas terças, quintas e sábados, serão transmitidas as propagandas dos presidenciáveis (com 25 minutos) e dos deputados federais (25, também).
 
Deputados
 
O encontro entre representantes do TRE e dos partidos políticos também definiu o tempo que cada coligação terá para veicular a propaganda dos candidatos a deputados estadual e federal.
 
Confira o tempo que cada coligação terá por sessão:
 
Deputado Federal
 
PMDB/PSC/PR/PRP/PSDB – 6min 48s
PSB – 2min 19s
Frente de Esquerda Socialista – 1min 29s PRB/PP/PDT/PT/PTB/PSL/PHS/PSD/PCdoB/SD/PROS – 9min 57s
PTC/PEN/PV/PTdoB/PRTB/PMN/PPL – 1min 56s
Em defesa do Ceará (DEM/PSDC/PPS/PTN) – 2min 27s
 
Deputado Estadual
 
PRB/PT/PTB/PSL/PHS/PV/PSD/SD/PROS – 5min 57s
PTC – 37s
PMDB/PR/DEM/PRP/PSDB – 5min 15s
PP/PTdoB/PMN – 1min 43s
Frente de Esquerda Socialista – 41s
PSB – 1min 21s
PDT – 59s
Renove e comprove (PTN/PPS/PSDC) – 48s
PEN/PRTB/PPL – 39s
PSC – 56s
PCdoB - 58s
 
*Com informações da repórter Yohanna Pinheiro, do Caderno Política.

Diário do Nordeste

Duas em cada cinco crianças viverão na África em 2050, mostra Unicef

Duas em cada cinco crianças viverão na África nos próximos 35 anos, estima relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que, por isso, apela por investimentos na geração mais nova do continente.

“As elevadas taxas de fecundidade e o número crescente de mulheres em idade reprodutiva significam que, ao longo dos próximos 35 anos, perto de 2 milhões de bebês vão nascer na África”, destaca o documento  Geração 2030/Relatório sobre África, apresentado hoje (12) em Joanesburgo, na África do Sul.

As projeções do Unicef mostram que, em 2050, cerca de 40% de todos os nascimentos devem ocorrer na África, onde o número de crianças chegará perto de 1 bilhão.

“O futuro da humanidade é cada vez mais africano”, destaca o Unicef, classificando o previsível aumento sem precedentes da população infantil como oportunidade única para os responsáveis políticos definirem "uma estratégia de investimento centrada na criança”, que se traduza em benefícios para África e o mundo.

Em 2015, mais de metade da população de 15 países africanos terão menos de 18 anos, incluindo Angola (54%) e Moçambique (52%).

O relatório chama a atenção para a Nigéria, onde já se verifica o maior número de nascimentos do continente e que, segundo as estimativas, em 2050 “contabilizará quase 10% cento dos nascimentos em nível mundial”. A população nigeriana será 2,5 vezes maior, devendo atingir 440 milhões de habitantes em 2050, e os menores de 18 anos aumentarão de 93 para 181 milhões.

Dos 54 países africanos, a Nigéria é o exemplo mais relevante, porque representa 16% da população regional, mas todo o continente está em transição demográfica.

Moçambique está também entre os países que, até 2050, mais contribuirão para o aumento populacional na África, devendo crescer em 33 milhões de habitantes. Os atuais 14 milhões de crianças do país lusófono aumentarão em 11 milhões.

A urbanização crescente do continente fará com que a maioria dos africanos viva em cidades, antecipa o documento. Se dentro de um ano, 40% da população africana habitarão em contextos urbanos, esse índice deverá aumentar para 60% até 2050.

Em 2015, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estarão em sexto e oitavo lugares, respectivamente, entre os países africanos com maior percentual de população urbana. Cabo Verde será também um dos mais densamente povoados.

Em comunicado, Leila Gharagozloo-Pakkala, diretora regional do Unicef para a África Oriental e Austral, espera que as projeções sirvam de “catalisador para um debate internacional, regional e nacional sobre as crianças africanas”. Isso porque, segundo ela, o investimento nas crianças de hoje – na sua saúde, educação e proteção -  traria vantagens econômicas a um continente onde, apesar da melhoria, ocorre metade de todas as mortes infantis do mundo.

Na África, uma em cada 11 crianças morre antes dos 5 anos, taxa 14 vezes superior à média dos países de rendimento elevado, lembra o Unicef, estimando que, a manter-se esse panorama, a mortalidade infantil “pode subir para próximo dos 70% em 2050.


“As alterações demográficas profundas pelas quais a população de crianças africanas vai passar estão entre os problemas mais importantes que o continente enfrenta”, mostra o relatório. “Se o investimento nas crianças africanas não for considerado prioritário, o continente não conseguirá aproveitar plenamente essa transição demográfica”, alerta Manuel Fontaine, diretor regional do Unicef para a África Ocidental e Central.

Da Agência Lusa
Agência Brasil

O Candidato Eunício Oliveira participou do Jornal Alerta Geral na manhã desta terça-feira (12/08).

entrevistaO Jornal Alerta Geral, veiculado pela Rede SomZoom Sat (FM104,3 Fortaleza e RMF) e mais 27 emissoras no Interior do Ceará, entrevistou na manhã desta terça-feira (12/08), o candidato da coligação “Ceará de Todos”, Eunício Oliveira. A entrevista foi realizada sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira, com participação do jornalista Beto Almeida, de Lucinha Barbosa e correspondentes do interior do Estado.
No primeiro bloco o candidato destacou como grande desafio hoje no Estado a gestão pública. Segundo ele, o governo se preocupou com obras grandiosas, mas esqueceu de colocar essas obras a serviço da população. “A questão é de prioridade, existem muitas diferenças econômicas e sociais dentro do Estado. Não tenho nada contra o Aquário, não digo que é obra menos importante, mas não é prioritária. Estamos próximos de um período de estiagem com a vinda do El Nino. Se fosse o governador eu estaria preocupado em fazer barramentos, adutoras, reservatórios e obras hídricas para quando o inverno chegar existam locais para a agua ser depositada” observou.
O candidato afirmou que a Saúde que é considerada uma das piores do País, só ganhando da Paraíba, é outra prioridade, como também a Segurança e a Agricultura. “Estive em Santana do Cariri quando conversei com lideranças e soube que com R$ 750 mil poderíamos levar água para 3 mil famílias daquela região. Me perguntaram se eu concluiria essas obras, tais como o Acquario e o Teatro de Ópera, disse que sim, pois as vejo como importante, apesar de não serem prioritárias. Prioridade para mim é resolver as questões de angustias que a população vive no interior”.
O correspondente Carlos Alberto, da Região da Ibiapaba, participou da entrevista, indagando do candidato qual sua proposta para emprego e renda, afirmando que jovens e adultos continuam indo para Rio e São Paulo, em busca de melhores dias. O candidato afirmou que esse assunto terá uma preocupação forte na sua gestão, “não apenas na serra de Ibiapaba, mas para todo o Ceará. Temos locais de desenvolvimento especifico, e poderíamos construir alternativas dentro de cada região para seu desenvolvimento. No Ceará houve concentração perversa de desenvolvimento. Temos hoje 70% do PIB concentrado em seis municípios, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza, é necessário que se distribua o desenvolvimento. Fui relator do projeto que beneficiou a Micro e Pequena Empresa – o Supersimples. Essa lei vai criar um novo momento para o pais”, disse, destacando que outro fator importante será a capacitação dos jovens. Segundo ele, as Escolas técnicas criadas pelo atual governo, devem ser direcionadas para a formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Indagado sobre a seca e a utilização ainda de carros-pipa o candidato afirmou que o fenômeno é uma constante no Estado e a questão não é fazer o combate, mas buscar conviver com ela. “Por isso que digo que há inversão de prioridades, eu jamais iniciaria uma obra de R$ 1 bilhão (Acquario), quando estamos convivendo com cidades sem água e abastecidas por carros-pipa, Fui relator de dois projetos para proteger o produtor. O Governo deveria estar preocupado em encontrar meios de convivência com a seca. Imagine se não existisse o Castanhão. Eu priorizaria obras hídricas, barramentos, interligação de bacias,” destacou.
Eunício destacou ainda que no Estado existem apenas cinco máquinas perfuratrizes, que são insuficientes.  Ele observou que Israel conseguiu resolver a questão do abastecimento e irrigação com menos chuvas do que o Ceará. O correspondente Carlos Silva, da cidade de Russas perguntou ao candidato qual a proposta para acabar com a falta de segurança no interior do Estado. Eunício afirmou que a questão da Segurança Publica aflige todo o estado, e agregado a isso destacou a questão das drogas “que está destruindo famílias em todas as faixas de renda, chegando aos distritos e pequenos aglomerados urbanos”.
Observou que no Ceará dizem que houve investimentos imensos na área de segurança, mas segundo ele, os resultados são insatisfatórios. “Pernambuco investiu um terço do que foi investido no Ceará e reduziu 40% a violência. No Ceará houve aumento de mais de 140%. O candidato propôs reorganizar as policiais e resolver os problemas de convivência. Disse que fará isso com diálogo, colocando as pessoas certas nos lugares certos. Afirmou também que vai investir em comunicação e inteligência, para que a segurança volte ao patamar aceitável. Segundo ele é possível fazer mais com menos recursos, olhando para àqueles que fazem a segurança. “Esqueceram da capacitação, das promoções. Acharam que só comprar Hilux e colocar policiais mal pagos dentro ou construir delegacias bonitas resolveria a situação”, criticou.
Na área de Educação ele reiterou a crítica de que no Estado, somente houve evolução no ensino fundamental, que é responsabilidade dos prefeitos. “No ensino médio, 52% dos alunos entre 14 e 17 anos ou estão fora da escola ou estão atrasados no chamado ensino médio. O que se vendeu é que a educação evoluiu, evolui sim, mas no fundamental. A nota do MEC para o ensino médio no Ceará não ultrapassou 3,5% em uma escala de 10. Eu mesmo participei das discussões que criaram 21 metas para a Educação, que terá um aumento nos investimentos de 5,6% para 10% do PIB nos próximos dez anos. Isso vai melhorar capacitação, remuneração, infraestrutura. Há de se fazer uma rearrumação, dar treinamento e direcionar a formação para onde existam demandas. O que falta é entrosamento, diálogo, inclusive com as entidades representativas de classe para dar um governo um feed back”, asseverou.
O correspondente Lucion Oliveira, da Região Metropolitana do Cariri, indagou ao candidato sobre suas propostas para a micro e pequena empresa. Eunício falou sobre a aprovação do supersimples, que segundo ele, vai permitir a regularização e desburocratização da micro e da pequena empresa. Criticou a falta de um projeto semelhante no governo do Estado, “no governo do estado não temos nenhum projeto para o setor. Com o supersimples, 450 mil empresas serão beneficiadas com a redução da carga tributária em 46%”.
Lembrou que na região do Cariri há uma característica de que muitas famílias de classe média baixa possuem negócio próprio, seja em balcão ou no fundo do quintal. De acordo com ele, esses pequenos empresários terão agora condições de legalização e de competividade, “o micro e pequeno neste momento vai ficar protegido. Ele prometeu, se eleito, fazer uma reforma administrativa e criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, “o setor representa 56% dos empregos e 42% de todo PIB do Pais,” observou. Ele falou ainda que na reforma administrativa deverá fundir e extinguir secretarias e disse que seu plano de governo será elaborado dialogando com a sociedade.
Ceará Agora

Saiba quantos litros de água você consome na rotina do dia a dia

92% dos municípios cearenses estão no momento sem oferta ideal de água (Foto: Divulgação)
92% dos municípios cearenses estão no momento sem oferta ideal de água (Foto: Divulgação)
Economizar água é um dever de todo cidadão. Esse recurso natural é essencial à vida e, apesar de renovável, também é finito. Isso todo mundo sabe. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa carece, em média, de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Entretanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
precioso líquido transparente não é gasto apenas na sua forma original. É necessário também para a produção de quase todos os bens de consumo do planeta, desde o tijolo da sua casa até a carne que vai para a mesa da família. O Brasil está entre os que mais gastam água nas atividades agropecuária e industrial. Segundo dados da Unesco, levando em consideração todo o processo produtivo até chegar ao produto final, há uma enorme quantidade de água “embutida” no copinho de cerveja, em uma unidade de hambúrguer ou na fatia de pão que você consome.
Para evitar o desperdício e preservar esse bem tão valioso, que tal mudar hábitos? O Tribuna do Ceará relacionou diversas atividades cotidianas e industriais em que se utiliza muito mais água do que se imagina:
(ARTE: TIAGO LEITE)
(ARTE: TIAGO LEITE)
Por Roberta Tavares
Tribuna do Ceará

INSS: Serão ofertadas cerca de 2 mil vagas para nível médio e superior

Concurso do INSS é um dos mais aguardados do país Serão ofertadas cerca de 2 mil vagas para nível médio e superior.

O salário varia de 4 a 9 mil reais ou mais, dependendo do cargo. Um dos concursos mais aguardados do ano é o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Serão ofertadas cerca de 2 mil vagas para nível médio e superior. 

O salário varia de 4 a 9 mil reais ou mais, dependendo do cargo.

Os candidatos interessados em fazer o concurso devem estudar disciplinas como Português, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Direito Previdenciário e Legislação Previdenciária.

O edital e as inscrições ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que o edital esteja disponível ainda em 2014. Aguarde novidades!

Tribuna do Ceará