17 de abril de 2018

Ceará registra mais de 20 mil raios em 2018

Com raios, são necessário cuidados dentro de casa durante tempestade (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Dmitry Kalinin)

A Enel Distribuição Ceará registrou 20.647 raios neste ano em todo o estado, entre os meses de janeiro e abril. Por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 4.253 foram registrados somente em abril.

Até o momento, o município com maior incidência de raios do ano foi Santa Quitéria (1.040), seguido de Granja (1.004), Crateús (646). Em 2017, a companhia registrou 72.843 descargas atmosféricas em todo o Estado. Granja foi o município com mais incidências, com 5.222 raios.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade

· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Com informações da Tribuna do Ceará

Fortaleza vence Boa Esporte e consegue 2ª vitória consecutiva na Série B

O Fortaleza venceu o Boa Esporte fora de casa (FOTO: Fabio Marques/Assessoria)
O Fortaleza venceu o Boa Esporte fora de casa (FOTO: Fabio Marques/Assessoria)
O Fortaleza venceu o Boa Esporte por 2 a 0, nesta terça-feira (17), no estádio Municipal de Varginha, em Minas Gerais, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Esta é a segunda vitória do Leão em dois jogos da competição nacional.
A equipe soma seis pontos na segunda divisão. Na estreia o Fortaleza venceu o Guarani/SP, na Arena Castelão.
Já o time mineiro acumula a segunda derrota consecutiva na Segundona. Na próxima rodada, o Boa duela contra o Figueirense, na próxima sexta-feira (27), às 19h15, no Orlando Scarpeli.
O jogo
A equipe tricolor teve várias oportunidade de abrir o placar ainda no primeiro tempo. A maior chance aconteceu aos oito minutos com Gustavo. Mas, ele chutou por cima do gol.

Porém, no segundo tempo o Leão conseguiu encontrar o caminho do gol. Aos 11 minutos, Bruno Melo marcou o primeiro gol do Tricolor. De pênalti, o lateral não desperdiçou e balançou as redes para o Fortaleza.

Um dos grandes destaques do Fortaleza nesses últimos jogos, Edinho ampliou o marcador aos 35 minutos da etapa final. Léo Natel mandou para área no escanteio e a zaga afastou. Mas, na sobra, Edinho se livrou da marcação e mandou para o fundo das redes. Leão 2 a 0 no Boa Esporte, fora de casa.

3ª rodada

O Fortaleza volta a campo na próxima terça-feira (24), às 21h30, na Arena Castelão, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Por futeboles
Com informações da Tribuna do Cea


Ferroviário soma 11 contratações para Série D do Campeonato Brasileiro

Ferroviário, treino (Foto: Divulgação/Ferroviário)Ferroviário, treino (Foto: Divulgação/Ferroviário)

Acabou o Campeonato Cearense, mas o Ferroviário ainda tem Série D do Brasileirão e Copa do Brasil pela frente. Até agora, no processo de reformulação do Tubarão da Barra, o técnico Maurílio Silva e sua comissão já contrataram 11 reforços para a sequência da temporada. Todas as posições foram reforçadas.

Alguns dos reforços devem entrar em campo nesta quarta-feira no jogo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, como o lateral Lucas Mendes e o meia Esquerdinha. O Ferroviário ainda treina nesta terça-feira antes do duelo contra o Galo. Na primeira partida, o Ferrão perdeu por 4 a 0. Agora precisa tirar uma diferença de cinco gols para poder avançar.

Confira lista de reforços
Guedes - ATA
Lucas Mendes -LD
Edson Cariús - ATA
Diego - GOL
Leanderson - VOL
Esquerdinha - MEI
André Lima - ZAG
Gleidson - VOL
Luís Fernando - ZAG
Gleibson - GOL
Robson Simplício - VOL

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Trump diz que cinco lugares são avaliados para reunião com Kim Jong Un

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, na terça-feira (17) (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)
O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, na terça-feira (17) (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

Cinco lugares estão em estudo para celebrar a histórica reunião prevista entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, que deverá ocorrer "no começo de junho ou antes", anunciou nesta terça-feira (17) o chefe da Casa Branca.

Ao receber o premiê japonês, Shinzo Abe, na Flórida, o presidente americano disse, ainda, que as duas Coreias contam com sua "bênção" para "discutir o fim da guerra".

Trump afirmou também que os Estados Unidos tem mantido conversas diretas "de alto nível" com a Coreia do Norte e que divulgará em breve os detalhes sobre seu encontro com o líder norte-coreano. "Eles nos respeitam e somos respeitosos com eles", disse.

"Temos tido conversas diretas de níveis muito altos, níveis extremamente altos, com a Coreia do Norte. E realmente acredito que isso permite uma boa vontade, de que coisas boas estão acontecendo. Veremos o que vai acontecer, como sempre dizem, veremos o que vai acontecer, porque no final é o resultado que conta, não o fato de que estamos pensando sobre ter um encontro ou tendo um encontro", afirmou Trump.

O presidente americano prometeu nesta terça a Abe que irá aproveitar a ocasião do encontro para falar sobre a questão de japoneses sequestrados pela Coreia do Norte.

Uma reunião entre Trump e Kim foi proposta no início de março, quando representantes da Coreia do Sul entregaram ao presidente dos EUA uma carta do líder norte-coreano com o convite.

A agenda de Shinzo Abe na Flórida terá duração de dois dias e inclui encontros, jantares e coletiva conjunta com Donald Trump.

Com informações do G1

Uma guerra inacabável: guia para entender o que está em jogo na Síria

Imagem relacionada
conflito da Síria parece estar a um passo de se transformar em guerra mundial, haja vista a internacionalização das forças em confronto, mas ainda não ultrapassou a categoria de contenda regional com múltiplas frentes abertas. Depois de sete anos de guerra civil — meio milhão de mortos, a metade da população desabrigada pelos combates e dependente da ajuda exterior —, a intervenção ordenada pelo presidente Donald Trump para castigar Damasco pelo ataque químico de sábado passado dificilmente influirá na divisão territorial do país. O presidente Bashar al Assad controla quase dois terços do território e consolidou sua vitória sobre os rebeldes, aquartelados no norte e em alguns bolsões restritos do centro e do sul, graças ao apoio de Rússia, Irã e seus aliados xiitas.
Os Estados Unidos, que quase deram por concluída a missão contra o Estado Islâmico, se dispõem a deixar à própria sorte os aliados curdos que o ajudaram a enfrentar o EI e que agora dominam outro terço do país. A Turquia irrompeu em solo sírio para se apoderar de um cordão de segurança na fronteira que lhe permita manter a influência sobre os insurgentes do norte. Israel e outros vizinhos observam atentos as mudanças no tabuleiro sírio para reagir em função de seus interesses. Estas são as posições do front depois da represália dos EUA, secundada por França e Reino Unido.

Regime sírio

Domina a chamada Síria útil, as grandes cidades, o litoral e as regiões férteis. Mediante assédios, ofensivas esmagadoras e “pactos de reconciliação” (rendição em troca de uma evacuação segura), está se apoderando dos redutos da oposição. A campanha da Guta Oriental, na periferia da capital, termina exatamente com o recuo dos rebeldes de Jaish al Islam depois do bombardeio químico denunciado em Duma. Al Assad praticamente venceu a guerra, mas mantém-se associado e à mercê de seus aliados de Moscou e Teerã, que o salvaram há três anos de uma derrota iminente.

Rússia

Vladimir Putin reforçou o destacamento de sua melhor aviação de combate na Síria em setembro de 2015. Agiu em defesa de sua única base aeronaval no Mediterrâneo, apesar de que parece ter ocupado aos poucos o espaço abandonado por Washington no Oriente Médio. Cerca de 50.000 militares russos passaram em sucessivas rotações pelo front sírio. Com seus sistemas de mísseis terra-ar S-400 domina o espaço aéreo, de forma que EUA e Israel notificam o país de seus voos para evitar enfrentamentos acidentais. O Kremlin se apresenta como vencedor visível do conflito.

Irã e as milícias xiitas

Os oficiais da Guarda Revolucionária enquadram dezenas de milhares de milicianos xiitas do Líbano (Hezbollah) e Iraque, que constituem a verdadeira tropa de choque — e bucha de canhão — das fileiras governamentais. Teerã tenta erigir uma “ponte terrestre” até o Líbano passando por Iraque e Síria para consolidar sua hegemonia sobre três nações com forte prevalência do ramo muçulmano xiita. Este plano iraniano é visto com preocupação pelo Ocidente.

Oposição sunita

Centenas de milhares de combatentes de milícias islâmicas sunitas foram se reagrupando no norte da Síria, na província de Idlib e em parte da de Alepo, depois de serem expulsos pelo Exército do regime de seus territórios. Tahrir al-Sham, que integra a antiga Frente al Nusra (filial da Al Qaeda) e outros grupos salafistas são as forças preponderantes. A oposição no exílio conseguiu reunir-se em torno de uma plataforma que exige a saída de Al Assad do poder para poder negociar com o regime.

Milícias curdas

Mais de 50.000 combatentes curtidos na luta contra o Estado Islâmico controlam duas terças partes da fronteira com a Turquia e grandes trechos do vale do Eufrates. Tentam uma aproximação do Governo de Damasco e da Rússia depois do anunciado recuo dos EUA, que até agora foram seu principal defensor na contenda.

Estados Unidos

A Casa Branca pretendia retirar os 2.000 a 4.000 militares das forças especiais destacados na Síria para assessorar as milícias curdas, apesar de o Pentágono considerar a ideia prematura ainda. O voo dado por Trump depois das denúncias do ataque químico em Duma pode levar os EUA a reconsiderar a presença militar e seu envolvimento na guerra. Na campanha eleitoral Trump garantiu que o único objetivo era a derrota do Estado Islâmico.

Turquia

O Exército de Ancara se apoderou de uma ampla faixa de território sírio em paralelo à fronteira norte-ocidental. Com o apoio de forças rebeldes do Exército Livre da Síria desalojou este ano as milícias curdas do cantão de Afrin e garantiu posições diante de uma divisão territorial depois da guerra.

Estado Islâmico

Centenas de jihadistas vagam ainda pelo deserto que separa a Síria do Iraque, sem serem totalmente erradicados. O califado territorial fundado por Abu Bakr al Baghdadi em 2014 passou para a história. Mas a ameaça de terror jihadista global do EI não desapareceu.

Israel

Putin telefonou para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para estimulá-lo a não desestabilizar a Síria com uma intervenção como a que foi atribuída à aviação israelense esta semana. Israel rechaça “a qualquer preço” que o Irã se estabeleça como potência militar no vizinho país árabe.
Por Juan Carlos Sanz
Com informações da El País

Volume médio dos açudes no Ceará dobrou desde o início do ano, aponta Cogerh

Volume médio dos açudes no Ceará dobrou desde o início do ano, aponta Cogerh (Foto: Reprodução)Volume médio dos açudes no Ceará dobrou desde o início do ano, aponta Cogerh (Foto: Reprodução)

O volume médio dos açudes do Ceará mais que dobrou desde o início do ano. Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora diariamente 155 açudes do estado, o volume médio atual é de 13,89%. No início do ano, o índice era de 6,84.

Conforme o órgão, reservatórios de todas as regiões do estado tiveram aumento no volume de água. Entre os açudes de pequeno e médio porte, 20 açudes atingiram a capacidade máxima.

O aporte ocorre graças principalmente às fortes chuvas ocorridas neste mês de abril. Com 17 dias, abril já é o mês mais chuvoso deste ano, com mais de 180 milímetros.

Situação segue crítica
Mesmo com o volume acima da média neste mês, a situação segue crítica no estado. Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 91 têm menos de 30% da capacidade, incluindo os maiores açudes, como o Castanhão e o Orós.

No Castanhão, maior açude do país, o volume atual é de 6,85%. No período de maior escassez, o Castanhão chegou ao volume morto, com apenas 2,13% da sua reserva.

Já o Orós, segundo maior reservatório do Ceará, o volume atual é de 8,81%.

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Açude São José I em Boa Viagem; São Pedro Timbaúba, na cidade de Miraíma, Itapebussu em Maranguape; Diamantino I, na cidade de Marco; Quandú em Itapipoca; Açude Várzea da Volta, no município de Moraújo; Angicos, em Coreaú; Açude Itapajé, em Itapajé; Maranguapinho, em Maranguape; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús.

Com informações do G1 CE

Camilo Santana anuncia concurso com 2,5 mil vagas para professor da rede estadual no Ceará

Edital do concurso para professor deve ser publicar até junho, diz Camilo Santana (Foto: Seed/Divulgação)Edital do concurso para professor deve ser publicar até junho, diz Camilo Santana (Foto: Seed/Divulgação)

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou concurso para professor da rede pública estadual do Ceará, com 2.500 vagas, durante transmissão ao vivo na sua página oficial do Facebook, nesta terça-feira (17). O edital deve ser publicado até junho deste ano, segundo o governador.

Durante a transmissão, Camilo lembrou ainda de outros concursos anunciados para 2018. Entre eles, o da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), com 132 vagas. O edital também está previsto para junho. E o da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com 263 vagas e edital previsto para agosto.

No mês passado, Camilo já havia comunicado concurso para Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com 40 vagas.

Com informações do G1 CE

Depois de vitória na estreia, Fortaleza enfrenta o Boa Esporte

Destaque na estreia, Gustavo é o principal nome do Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)
Em jogo válido pela segunda rodada do Brasileiro Série B, o Fortaleza visita o Boa Esporte nesta terça-feira, no Estádio Melão, às 19h15 (de Brasília). Enquanto o time cearense iniciou sua caminhada na competição com uma vitória, o time mineiro perdeu e busca se reabilitar.
Nesta segunda-feira, o Fortaleza treinou no CT do São Paulo, na Barra Funda, e o técnico do Leão do Pici reencontrou Raí, atual diretor do Tricolor e com quem atuou na década de 90 no clube paulista.
Na primeira rodada, disputada na última sexta-feira, o time dirigido por Rogério Ceni venceu o Guarani por 2 a 1, jogando em casa, após um gol do atacante Gustavo aos 49 minutos da etapa final. O time, que começou o jogou perdendo, conseguiu a virada e saiu vitorioso no confronto.
Já o clube de Varginha, iniciou o Brasileiro perdendo por 1 a 0 para o Londrina, no sábado, fora de casa, e busca a recuperação estreando seu mando de campo na competição.
As maiores novidades são pelo lado do Fortaleza. O zagueiro Ligger, que ficou de fora da estreia por lesão, e o lateral esquerdo Leonan, treinaram normalmente e são reforços para a partida. Enquanto isso, o goleiro Marcelo Boeck e o volante Anderson Uchôa seguem fora, ambos por contusão. O meia Alan Mineiro, que jogou a primeira partida, negocia sua saída e nem sequer foi relacionado, assim como o meia atacante Alípio, que também pode sair.
FICHA TÉCNICA
BOA ESPORTE X FORTALEZA

Local: Melão, Varginha (MG)
Data: 17 de abril de 2018, terça-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

BOA ESPORTE: Fabricio; Caique, Gustavo Silva, Renato Justi e Elivelton; Amaral, Machado, John Cley, Alyson e Wilian Barbio; Ygor Catatau
Técnico: Sidney Moraes

Fortaleza: Matheus Inácio; Tinga, Adalberto, Diego Jussani e Bruno Melo; Jean Patrick, Derley, Dodô e Edinho; Osvaldo e Gustavo
Técnico: Rogério Ceni

Com informações da Gazeta Esportiva