31 de janeiro de 2015

1915, a grande seca. 2015 será a próxima grande seca?

A escritora Rachel de Queiroz retratou com muita fidelidade o desastre que se abateu sobre os cearenses há 100 anos. Quem poderia imaginar que um século depois estaríamos vivendo as mesmas angústias, incertezas, transtornos e prejuízos pela falta de chuva em nosso semiárido? A própria escritora, se viva ainda fosse, certamente, como nós, estaria estarrecida diante do quadro que se desenha.
De Canindé a Parambu, de Acopiara a Pacajus, região do Vale do Curu, nas serras da Ibiapaba e de Baturité, e assim, podemos dizer em todos os quadrantes do estado nossas reservas hídricas são precárias. Açude de Banabuiú, 7% de sua capacidade; Fogareiro, em Quixeramobim, 4%; Cedro, em Quixadá, praticamente seco; açude de Pentecoste, 3%; açude Castanhão, o nosso maior reservatório, 25%; para ficarmos só nesses.
Os prejuízos já se dão em larga escala em todos os setores da economia. Os efeitos da longa estiagem causaram impactos negativos, por exemplo,na piscicultura do Estado, com a diminuição de 16,6% da produção em 2014, se comparada ao ano de 2013. As informações foram coletadas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Nova Jaguaribara junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
O drama do setor de piscicultura só não é maior porque o maior produtor de tilápia do Ceará, o açude Castanhão, fechou o ano com aumento de 25% na sua produção apenas no segundo semestre, em comparação com o primeiro deste mesmo ano.
Diante da gravidade da situação, os governadores do Nordeste, sobretudo os dos estados que serão beneficiados com a transposição do São Francisco, já deveriam estar, não a pedir, mas a exigir a conclusão imediata das obras (regime de urgência urgentíssima). O canal, em construção arrastada poderia, aqui no Ceará, abastecer o Castanhão e termos a garantia de água para o consumo de Fortaleza e as outras cidades através dos carros-pipa, enquanto são concluídas as obras do cinturão das águas.
Esta, a meu ver, é reivindicação muito mais fundamental para o Nordeste que a volta da CPMF. Esta é a pressão a ser feita por governadores e bancada federal do Nordeste junto ao Palácio do Planalto. As coisas para o Nordeste só andam, historicamente, na base da pressão.
Cirilo Pimenta
opiniao@opovo.com.br
Prefeito de Quixeramobim
O Povo

Eleições no Congresso expõem crise entre Dilma Rousseff e o PMDB

POR FAVOR... PARE, AGORA! O troca-troca no Congresso expõe a crise entre Dilma Rousseff e o PMDB (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)A temperatura da relação entre a presidente Dilma Rousseff e o PMDB, seu principal aliado, pode 
)ser aferida pelas puladas de cerca. Na semana passada, Dilma procurou o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, e o convidou para assumir a liderança do governo na Casa. Não vingou. Eunício está magoado com o Planalto, que o abandonou na disputa pelo governo do Ceará. Tem mais: o PMDB quer que Eunício continue à frente de sua bancada no Senado. O cenário na Câmara é mais conturbado. Os cinco deputados que concorrem a líder do PMDB fizeram campanha para o principal presidenciável de oposição, o senador tucano Aécio Neves. E o que pode se esperar da candidatura de Eduardo Cunha (PMDB) à presidência da Câmara? “Se vencer, Cunha será independente, como sempre foi. Se ele perder, uma grande ala do PMDB migrará para a oposição”, responde o deputado Leonardo Picciani, um dos aspirantes a líder do partido.

Felipe Patury

Época

Relação de Dilma com Congresso deve ficar mais cara

Na véspera da eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados, o governo tentou fazer um acordo de última hora com Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Mas o Palácio do Planalto agiu tarde. Cunha recusou o acordo. E a tendência é que ele vença a votação para presidir a Câmara neste domingo.
No Senado, se não houver surpresa, Renan Calheiros (PMDB-AL) derrotará Luiz Henrique (PMDB-SC). A presidente Dilma Rousseff terá um aliado. Mas a oposição ficou mais forte. Isso é preocupante para o governo.
Já na Câmara, a eventual vitória de Cunha significará, na prática, ter um adversário no comando da Casa. E, no improvável cenário de vitória de Arlindo Chinaglia (PT-SP), Cunha seria um derrotado com sede de vingança.
Ou seja, em qualquer hipótese, a relação do governo Dilma com o Congresso vai ficar mais difícil e mais cara em termos de cargos e verbas.


Blog do Kennedy

Bancada federal cearense assume com 12 reeleitos e 10 novatos

A bancada federal do Ceará que toma posse, neste domingo, na Câmara dos Deputados, foi renovada em quase 50%. Dos 22 integrantes da bancada federal, que cumprirão mandatos entre primeiro de fevereiro deste ano e 31 de janeiro de 2019, 10 entraram como cara nova.
Dessa nova turma, um – Moroni Torgan (DEM), é bem conhecido na Câmara Federal e volta ao Parlamento como o campeão de votos nas eleições de 2014. Outro que, também, passou pela Câmara Federal, nos anos 90, é Leônidas Cristino (PROS), ex-prefeito de Sobral e ex-ministro dos Portos.
Moroni recebeu 277.774, sendo a maioria dos votos na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza. Como aliado do grupo do então Governador Cid Gomes (PROS), ele ignorou a aliança do DEM com o PMDB de Eunício Oliveira e fez campanha para o candidato vitorioso Camilo Santana (PT).
Moroni, que havia deixado a Câmara Federal em 2006, após ser derrotado na corrida ao Senado contra o então candidato do PC do B, com apoio do PSB, PT e PMDB, Inácio Arruda, passou uma temporada na Europa, como representante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mormons) e voltou à política em 2011 para, em 2012, concorrer à Prefeitura de Fortaleza.  Perdeu no primeiro e, no segundo turno, apoiou o prefeito eleito Roberto Cláudio, então filiado ao PSB. A aproximação levou Moroni a indicar correligionários e aliados para cargos nas administrações Cid Gomes e Roberto Cláudio.
A bancada federal tem, ainda, além de Moroni e Leônidas, oito caras novas (Moses Rodrigues, Luizianne Lins, Odorico   Monteiro, Cabo Sabino, Ronaldo Martins, Adail Carneiro, Macedo Júnior e Vitor Valim). Moses tem como principal base eleitoral e atua na área do ensino superior na Região Norte do Estado.
Ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne se elegeu, pela primeira vez, à Câmara Federal, trabalhou pela candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Estado, saiu derrota, mas com o sonho de voltar à Prefeitura em 2016. Hoje, porém, Luizianne enfrenta um PT dividido sobre os seus planos de concorrer à sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PROS), que tem o apoio do Governador Camilo Santana (PT).
O estreante Odorico Monteiro tem uma trajetória como secretário de saúde (Icapuí, Quixadá, Sobral e Fortaleza) e secretário-adjunto do Ministério da Saúde, de onde saiu para conquistar uma vaga no Parlamento. O cabo Sabino surpreendeu com a expressiva votação, ancorada na estrela do Capitão Wagner, o mais votado à Assembleia Legislativa. Outro novato em Brasília é o pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Ronaldo Martins, que exerceu três mandatos consecutivos de deputado estadual.
Os deputados federais eleitos para o primeiro mandato – Macedo Júnior e Adail Carneiro, atuam na iniciativa privada, enquanto Victor Valim, eleito, também, para o primeiro mandato, se elegeu duas vezes vereador em Fortaleza e, ancorado no programa Policial 190, da TV Cidade, afiliada à Rede Record, ganhou visibilidade e entrou como um dos três integrantes da bancada do PMDB na Câmara Federal.
Deputado FederalPartidoVotação
Moroni(DEM)277.774
Genecias Noronha(SD)221.567
José Guimarães(PT)209.032
Domingos Neto(PROS)185.226
Danilo Forte(PMDB)180.157
Aníbal Ferreira Gomes(PMDB)173.736
Moses Rodrigues(PPS)147.044
Gorete Pereira(PR)130.983
Luizianne Lins(PT)130.717
André Figueiredo(PDT)125.360
Odorico    Monteiro(PT)121.640
Cabo Sabino(PR)120.485
Ronaldo Martins(PRB)117.930
Adail Carneiro(PHS)113.885
Macedo    Júnior(PSL)107.734
Raimundo Matos(PSDB)95.145
José Airton(PT)94.056
Vitor Valim(PMDB)92.499
Leonidas Cristino(PROS)91.085
Antonio Balman(PROS)87.666
Arnon Bezerra(PTB)84.474
Chico Lopes(PCdoB)80.578

Ceará Agora

Governador Camilo inicia elaboração do Plano Estadual de Convivência com a Seca

foto camilo 150131 seca
O governador Camilo Santana se reuniu neste sábado (31), no Palácio da Abolição, com secretários e técnicos envolvidos no Grupo de Trabalho formado para a elaboração do Plano Estadual de Convivência com a Seca.
“Estamos construindo um plano, fora o acompanhamento continuado que realizamos cidade a cidade. Isso vai dizer quais são as ações que precisam ser feitas em cada um desses municípios. Diante desse cenário, vamos nos antecipar aos problemas e intensificar as ações”, ressaltou o governador
Os secretários Francisco Teixeira (Recursos Hídricos), Hugo Figueiredo (Planejamento), Élcio Batista (Chefia de Gabinete), André Facó (Infraestrutura) e Osmar Baquit (Pesca) e cerca de 25 técnicos das secretarias e coordenadorias, como Cogerh e Cagece, além do Corpo de Bombeiros, participam do encontro deste sábado. Novas reuniões serão realizadas pelo grupo de trabalho antes da elaboração final do documento, que deve ser apresentado nos próximos dias.
(Governo do Ceará / Foto: Carlos Gibaja – Divulgação)
Blog do Eliomar de Lima

Renovada, Assembleia legislativa do Ceará abre 2015 com 24 novatos

assembleia 1
A Assembleia Legislativa abre, neste domingo, a legislatura de 2015-2019 com uma renovação superior aos 50% em sua composição. Dos 46 deputados estaduais, 24 são novatos, sendo que, desse total, dois – Agenor Neto e Antonio Granja, foram eleitos em outras legislaturas, cumpriram mandatos e deixaram a Assembleia para concorrer às Prefeituras de suas cidades. Quem, também, passou alguns meses na Assembleia, como suplente, foi o ex-vereador Thomaz Holanda. Dessa vez, ele chegou como titular do mandato.
A renovação na composição da Assembleia Legislativa se deu com a desistência de alguns parlamentares em não concorrer à reeleição e, também, com a derrota de outros que contavam a renovação do mandato como certa. Nessa segunda lista, entre os derrotados, estão Dedé Teixeira (PT), Raquel Marques (PT), Lula Morais (PC do B), professor Teodoro (PSD), Sineval Roque (PROS), Francisco Pinheiro e Inês Arruda (PMDB). Entre o que desistiram da eleição, estão Idemar Citó (DEM), Rogério Aguiar (PSD) e Nelson Martins (PT).
A renovação responde pelos nomes de Capitão Wagner (PR), campão de votos (194.239 votos), Aderlania Noronha (SDD), segunda maior votação (91.172 votos), Bruno Gonçalves (PEN), filho do ex-prefeito do Eusébio Acilon Gonçalves, Moisés Braz (PT), Elmano Freitas (PT), Audic Mota (PMDB), Odilon Aguiar (PROS), Carlos Matos (PSDB), Robério Monteiro (PROS), Evandro Leitão (PDT), David Duran (PRB), que assumiu a Secretaria de Esportes do Estado, Lais Nunes (PROS) e Renato Roseno, entre outros.
Os nomes novos se juntam a parlamentares experientes e com mais de cinco mandatos, como José Albuquerque (PROS), que será reeleito presidente, Welington Landim (PROS) e Carlomano Marques (PMDB). A renovação proporciona a oxigenação no ambiente parlamentar e, se os novos não se acomodarem ou se limitarem a apresentar requerimentos para dar satisfação aos eleitores, sem pronunciamentos, bons projetos e pronunciamentos mais firmes, o Legislativo pode se tornar mais dinâmico e mais identificado com os interesses da população.
Entre os 46 deputados estaduais, a Assembleia terá, a partir deste domingo, uma bancada feminina bem representativa. Serão sete mulheres (Bethrose, Augusta Brito, Lais Nunes, Dra. Silvana, Aderlania Noronha, Fernanda Pessoa e Mirian Sobreira). Da bancada feminina, chegam como estreantes as deputadas Aderlania, Lais Nunes e Augusta Brito. As demais irão participar do segundo mandato.
A deputada estadual Rachel Marques não se reelegeu, mas assumirá o mandato como suplente. O mesmo poderá acontecer com Inês Arruda, que, também, não conseguiu renovar o mandato.  Já a deputada Mirian Sobreira irá assumir o segundo mandato, mas, em seguida, deixará a Assembleia Legislativa para comandar a Secretaria Estadual de Combate às Drogas. Mirian irá esperar a reforma administrativa do Governo Camilo, que cria a nova pasta, para deixar o Legislativo.
Abaixo, você acompanha a nova composição da Assembleia Legislativa. São deputados estaduais eleitos ou reeleitos em outubro do ano passado.
Deputado EstadualPartidoVotação
Capitão Wagner         (PR)194.239
Aderlania Noronha (SD)97.172
José Albuquerque(PROS)95.253
Heitor Ferrer(PDT)93.928
Sarto    Nogueira(PROS)85.310
Sérgio Aguiar(PROS)85.060
Agenor Neto          (PMDB)    78.868
Fernanda Pessoa(PR)78.579
Bruno Gonçalves (PEN)    75.511
Moises Braz                  (PT)    75.027
Ivo Gomes(PROS)73.055
Evandro Leitão           (PDT)    70.228
Roberio Monteiro     (PROS)    67.018
Welington Landim(PROS)66.213
Manoel Duca(PROS)64.414
Roberto Mesquita(PV)64.005
Daniel Oliveira(PMDB)62.550
Renato Roseno          (PSOL)    59.887
Odilon Aguiar           (PROS)    57.454
David Durand              (PRB)    53.608
João Jaime(DEM)52.638
Lucílvio Girão(SD)52.402
Antonio Granja          (PROS)    51.368
Augusta Brito           (PCdoB)    50.849
Lais Nunes                 (PROS)    48.929
Jeová Mota                 (PROS)    48.659
Osmar Baquit(PSD)47.553
Naumi Amorim                 (PSL)46.836
Gony Arruda(PSD)46.179
Mirian Sobreira(PROS)44.451
Elmano  de Freitas                         (PT)    44.292
Ely Aguiar(PSDC)41.632
Tin Gomes(PHS)41.561
Dra. Silvana(PMDB)41.449
Joaquim Noronha              (PP)   38.751
Carlomano Marques(PMDB)37.422
Walter Cavalcante      (PMDB)   33.094
Bethrose(PRP)31.666
Carlos Matos              (PSDB)   29.036
Carlos Felipe              (PCdoB)     28.881
Audic Mota               (PMDB)    28.509
Bruno Pedrosa           (PSC)        27.793
Ferreira Aragão(PDT)27.607
Tomaz Holanda         (PPS)         25.875
Zé Ailton Brasil          (PP)          25.401
Julio Cesar(PTN)23.624

(*) 
Em negrito, nomes de deputados estaduais  que entram como novatos na nova legislatura
Ceará Agora

Daniel Sobralense é o novo reforço do Fortaleza

O meia Daniel Sobralense rescindiu contrato com o IFK Göteborg, da Suécia, e vai assinar vínculo com o Fortaleza até o final da temporada 2015. O jogador é esperado no Pici nesta segunda-feira,02, quando será apresentado de forma oficial.
Prestes a completar 32 anos (10 de fevereiro), o atleta retorna ao clube que o revelou. Daniel esteve no time tricolor, que conseguiu o acesso à Série A do Brasileiro em 2004, inclusive atuou na histórica vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, no Castelão.
Desde 2008 na Suécia, onde foi campeão nacional pelo Kalmar, e acabou virando ídolo no país nórdico, Sobralense se transferiu para o IFK Göteborg, em 2012, onde atuava até esta temporada.
No futebol brasileiro, Daniel vestiu as camisas do Guarany de Sobral, do Icasa e do Náutico.
Blog do Kempes

Definida chapa que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará

Com representantes de blocos partidários já formados para a legislatura que se inicia, está definida a chapa que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em eleição marcada para o próximo domingo (01/02), a partir das 10 horas. A nova composição agrupa parlamentares reeleitos e novatos, bem como integrantes das bancadas de situação e de oposição na Casa.

A chapa tem a seguinte composição: 

Presidente 
– Zezinho Albuquerque (Pros);
1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS);
2º vice-presidente – vaga destinada ao PMDB;
1º secretário – Sérgio Aguiar (Pros);
2º secretário – Manoel Duca (Pros);
3º secretário – João Jaime (DEM);
4º secretário – Joaquim Noronha (PP);
suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).




A composição da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV - PSDC - PTN - PRP - PSC - PHS - PRB - SD - DEM reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis).

Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.

A posse dos 46 deputados estaduais eleitos em 2014 será realizada na mesma data.

* Com informações Assembleia Legislativa do Ceará

Ceará News 7