23 de maio de 2018

Dos gritos de "burro" ao melhor início na Série B: Ceni comemora guinada no Fortaleza

Dos gritos de

Após perder o título do estadual para o Ceará, o técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, ouviu gritos de "burro" e foi contestado. Mas a diretoria do Leão segurou o comandante no cargo. Hoje, após seis vitórias e um empate, o Fortaleza faz o melhor início de um time nordestino na Série B na era de pontos corridos. E iguala campanhas de outros times em anos anteriores: Corinthians, em 2008, Guarani-SP, em 2009, Chapecoense, em 2013, Botafogo, em 2015, e Vasco, em 2016. Todos acabaram subindo à elite. Rogério comemorou os números, em coletiva após a vitória diante do Criciúma nesta terça-feira (22).

- Deus ouça que a gente possa repetir isso ao final da temporada. Temos pontos acumulados e isso pode fazer a diferença na fase final do campeonato. Temos uma sequência que vamos ter de mudar jogador. Isso vai ocorrer na primeira semana de junho. Vamos utilizar até 18 jogadores para esses três jogos - declarou.

Com Gustavo de artilheiro do País, com 21 gols, o Fortaleza soma 19 pontos dos 21 disputados, com 90,5% de aproveitamento. O atual formato da Série B do Brasileiro é de 2006, e nenhum nordestino fez uma campanha melhor do que o Leão. O levantamento é do estatístico Thiago Minhoca. São 16 gols feitos e somente quatro sofridos.

- O resultado é uma coisa imprevisível, ganhar ou perder, a bola entrar ou não, isso é imprevisível. Eu garanto para você que esse time continuará jogando com alma, com dedicação, como vem fazendo. Vamos continuar trabalhando para que ele se desenvolva cada vez mais. Do que conheço do trabalho desses jogadores e agora espaço de tempo para recuperação, depois jogamos 2, 5 e 9 de junho, vai ficar muito apertado. Mas eu acho que para o próximo jogo espero que todos estejam recuperados, até mesmo o Derley, que ficou fora - declarou Ceni.

No dia 2 de junho, às 16h30, o Fortaleza recebe o Sampaio Corrêa, no Castelão, na oitava rodada da Série B. De forma descontraída, Ceni elogiou o time e a entrega em campo. E também comentou sobre o fato de ter sido chamado de "burro" após perder a final do Cearense para o maior rival. Ele disse que compreende o torcedor do Fortaleza e exaltou o bom número levado à Arena Castelão a cada jogo.

- Eu falo para você muito em tom de brincadeira, o burro e o inteligente andam em paralelo à derrota e à vitória. Eu só acho que o torcedor se expressa fora do campo. O Fortaleza perdeu para o rival, tinha menor número de opções, de troca. E perdeu. É natural que o torcedor saia nervoso. Mas isso não traz mágoa em relação à torcida. Eu compreendo completamente a torcida do Fortaleza. É muito mais passional, emotiva, e a gente tem um trabalho para fazer - finaliza.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Quartas de final: tudo o que você precisa saber de Ceará x CRB pelo Nordestão

Quartas de final: tudo o que você precisa saber de Ceará x CRB pelo Nordestão

Ceará e CRB entram em campo nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, pelo jogo de volta das quartas de final do Nordestão. Após a primeira partida, que terminou em 3 a 3, em Alagoas, quem vencer avança à próxima fase. Um novo empate em 3 a 3 leva a partida para os pênaltis. Qualquer empate com número menor de gols, o Ceará fica com a vaga. 

Ceará - técnico: Daniel Azambuja (interino)

O Vovô terá o comando provisório de Daniel Azambuja. Jorginho, o novo técnico, irá assistir a partida no Castelão, mas não irá comandar o time. O time que enfrentou o Vitória, pela Série A, deve ser a base da equipe. A exceção deve ser o retorno de Felipe Azevedo na vaga de Eder Luís, que não estará à disposição. Sem Samuel Xavier, que também não pode disputar o Nordestão, Pio deve retornar à lateral direita.

Provável Ceará contra o CRB (Foto: GloboEsporte.com)
Provável Ceará contra o CRB (Foto: GloboEsporte.com)

Desfalques: Pedro Ken e Arthur estão no DM. Eder Luís, Samuel Xavier e Hyuri não foram inscritos em tempo e não estão disponíveis para a Copa do Nordeste.

CRB - técnico: Júnior Rocha

O CRB tem um problema na lateral esquerda. Diego está suspenso, e Junior vai ter que improvisar o volante Lucas no setor. O técnico chegou a testar o experiente Willians Fernandes entre os titulares nos treinos, mas optou pelo retorno de Feijão. Na zaga, Anderson Conceição deve ser o companheiro de Flávio Boaventura.

Provável escalação do CRB para enfrentar o Ceará (Foto: GloboEsporte.com)
Provável escalação do CRB para enfrentar o Ceará (Foto: GloboEsporte.com)


Desfalques: Diego (suspenso), Claudinei (transição), além de Cleiton Xavier, Luiz Otávio, Bruno Paulo e Alípio, que não foram inscritos para o Nordestão

O trio de arbitragem será do Maranhão. Mayron Frederico do Reis Novais será o árbitro principal. Ele será auxiliado por Antonio Fernando de Sousa Santos e Carlos André Pereira Sousa. Avelar Rodrigo da Silva (CE) será o quarto árbitro. Milton Otaviano dos Santos (CE) será o analista de campo.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Temer desiste e anuncia pré-candidatura de Meirelles, pelo MDB

Depois de dizer que seria "covardia" não tentar se eleger em outubro, MDB escolhe Henrique Meirelles como candidato à Presidência em outubro

O MDB formalizou, no fim da manhã desta terça-feira (22), a pré-candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República. Na prática, Temer desiste de ser candidato. Meirelles tem cerca de 1% das intenções de votos nas pesquisas. É a primeira vez em 20 anos que o partido terá um candidato ao Planalto.
O partido se reuniu hoje para lançar o documento “Encontro com o Futuro”, e o anúncio da candidatura de Meirelles era esperada. O ex-ministro da Fazenda afirmou que o MDB precisa de mais quatro anos para “construir um novo Brasil”. Em coletiva após o anúncio, Meirelles e o presidente do partido, senador Romero Jucá (RR), afirmaram que Temer não desistiu da candidatura, uma vez que ela nunca esteve posta e que a decisão partiu de debates dentro do partido.
“Covardia”
No fim de março, Temer afirmou em entrevista à revista IstoÉ que seria “covardia” não tentar se eleger em outubro. Na entrevista, o emedebista disse que a ideia de concorrer à reeleição foi tomada em fevereiro, após o que classificou como “ataques morais” e “desconstrução” do que considera de seu legado no governo. 
Quando chegou à presidência, em maio de 2016, Temer se comprometeu, em troca de apoio político e diante de uma base de sustentação instável, a não disputar a corrida presidencial. Agora, ele diz ser “natural que quem preside a Nação dispute a eleição”.
“Encontro com o futuro”
O documento lançado hoje é uma peça de 45 páginas que destaca as ações do governo Michel Temer e defende o aprofundamento das reformas, como a da Previdência, e a redução das despesas obrigatórias da União. O texto foi elaborado pela Fundação Ulysses Guimarãese servirá de guia para a candidatura de Meirelles. Segundo Jucá, o “Encontro com o Futuro” vai “balizar o partido nas próximas eleições” e é o conteúdo programático do partido.

Com informações do Congresso em Foco

Camilo já tem a maior aliança da história do Ceará

Resultado de imagem para eleiçoes 2018

Parafraseando o desabafo do senador Tasso Jereissati (PSDB) durante o lançamento da pré-candidatura do general Guilherme Theophilo ao Governo do Ceará, a oposição nunca esteve tão só na história do Ceará.

Com as tratativas feitas desde o ano passado, a base aliada do governador Camilo Santana (PT) tem engordado ao ponto de poder tornar a campanha de reeleição do petista ao Palácio da Abolição a maior aliança eleitoral na história recente do Estado.

Levantamento feito pelo O POVO, com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que, se Camilo mantiver todos os partidos que já estão ao seu lado em seu registro de candidatura, quebrará, pela segunda vez consecutiva, o recorde de partidos coligados na disputa majoritária no Ceará.

O petista disputou o primeiro turno em 2014 com 18 partidos na aliança. O número já era o dobro do maior bloco conquistado por Cid Gomes (PDT), em 2006.

Dos 35 partidos registrados no Brasil, 24 estão no arco de aliança do governador. As últimas adesões foram oficializadas após as negociações envolvendo partidos que integravam a oposição no Ceará: MDB, PMB, PR, SD e PSD.

Com um bloco tão grande e inédito, o vice-líder do governo, deputado José Sarto (PDT), admite que pode haver problemas entre 10% e 15% dos municípios que apoiam o petista. As divergências de opositores locais que integram a base aliada exigirá de Camilo maturidade política para evitar rachas.

Por outro lado, o PDT, com objetivo de unir o grupo que se espreme por espaços internos, pleiteia a formação de um grande bloco para a disputa da eleição proporcional para deputado estadual e federal.

“Pelo que eu senti dos deputados, a tese que eles chamam de blocão é mais simpática à maioria porque iria pegar todos os partidos da base e fazer uma chapa grande, onde a possibilidade de (eleger) uma boa bancada seria mais realista”, explica o parlamentar.

A tese também é defendida pelo deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), porta-voz do senador Eunício Oliveira (MDB) na Assembleia Legislativa. “Defendo blocão, igualdade. Se tiver todos iguais, somos iguais. Se tivermos separados, vamos ser diferentes e isso pode prejudicar aquilo que é mais importante para o Estado do Ceará que é a eleição majoritária que é quem nos defende lá fora”, explicitou.

A tese, no entanto, é rechaçada pelo partido do governador. O presidente estadual do PT, deputado Moisés Braz, adianta que “a tendência (da sigla) é sair em chapa pura na proporcional”. A decisão final, porém, será anunciada no encontro de tática eleitoral do PT realizada no mês de junho com filiados.

O deputado Júlio César (PPS) acredita que “as coligações se comportarão mediante potencial dos seus candidatos”. O PPS deve formalizar aliança proporcional com o PPL e PRTB para disputar em tom de igualdade com os nomes de maior potencial de voto e que são filiados ao PP e PDT.

“Quem pensava em fazer apenas um bloco, chamado blocão, acho que tem que repensar para dar oportunidade também aos políticos que hoje não detém mandato, mas querem disputar, ter oportunidade”, argumenta.

O PP, do deputado estadual Gony Arruda, vai “conversar com todos os partidos” e analisar a melhor estratégia. 

Com informações do O Povo

Ceará tem 66,26% do público-alvo vacinado contra a gripe H1N1

Neste primeiro momento, as vacinas são destinadas aos grupos considerados prioritários (Foto: Fábio Lima / O POVO)

Com mais de 1 milhão e meio de pessoas vacinadas contra a gripe H1N1, o Ceará alcançou 66,26% do público alvo, segundo o Ministério da Saúde. A meta é imunizar pelo menos 90% da população que compõe os grupos prioritários, totalizando 2.286.637 cidadãos, até o dia 1º de junho. Foram aplicadas 1.533.279 doses da vacina até essa segunda-feira, 21. 

No entanto, o acesso à imunização não tem sido fácil para a população cearense, que tem enfrentado longas filas e, em alguns casos, a falta da vacina na rede pública de saúde, em Fortaleza. 

Mais de 32 pessoas residentes no Estado morreram em decorrência da doença este ano. A campanha de imunização segue até o próximo dia 1º de junho em todos os postos de vacinação. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de brasileiros até o prazo final.

Neste primeiro momento, as vacinas são destinadas aos grupos considerados prioritários, que englobam pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade.

Com informações do O Povo

Fortaleza derrota Criciúma e permanece líder invicto da Série B

Fortaleza continua em excelente fase na competição (Foto: Pedro Chaves)
Na última partida desta terça-feirada 7ª rodada do Brasileiro Série B, o Fortaleza recebeu o Criciúma, no Estádio Castelão, e venceu por 2 a 0. A equipe de Rogério Ceni continua invicta na competição e chega a terceira vitória seguida. Já a de Mazola Júnior permanece em péssima fase e continua sem vencer.
O Tricolor do Pici controlou toda a partida e ganhou com muita facilidade, enquanto a equipe Carvoeira só conseguiu criar uma oportunidade de gol durante todo o jogo e perdeu mais uma.
Com este resultado o Fortaleza se isola na liderança da Série B, com 19 pontos, enquanto o Criciúma cai para a lanterna do campeonato, com um ponto somado.
A próxima partida do Fortaleza será apenas no dia 2 de junho contra o Sampaio Corrêa, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Castelão. Já o Criciúma visita o Avaí no dia primeiro de junho, às 21h30 (de Brasília), na Ressacada.
Com informações da Gazeta Esportiva