24 de outubro de 2013

Zé Maranhão: Veneziano é unanimidade no PMDB e está na boca do povo



Falando agora a pouco no programa Debate sem Censura da rádio Sanhauá AM que a candidatura de Veneziano Vital é unanimidade dentro do PMDB da Paraíba  e que está na boca do povo.

O PMDB é o maior partido do estado e tem o melhor candidato que é Veneziano e deveremos fazer uma ampla coligação com importantes forças do estado, disse o ex-governador.

Quando indagado sobre seu futuro político para as eleições de 2014 o ex-governador disse que esta decisão vai caber ao povo da Paraíba. O meu nome é lembrado para disputar o senado e o meu coração aponta este desejo, porém devo esclarecer que esta vaga de senador deve ser para o PMDB negociar com outras forças políticas em trono do nome de Veneziano, disse Maranhão. Ele também disse que pode disputar uma vaga ä Câmara federal se este for o melhor para o PMDB e a Paraíba.

ararunaonline

Dicionário: 25 jargões do jornalismo policial cearense

“O meliante invadiu a residência para fazer a mudança após receber a parada dada de que estava tudo engomado. Quando percebeu o vizinho olhando por cima do muro, ele apontou a mira para apagá-lo, mas o ferro bateu o catolé. O malaca deu o pinote, mas levou um mói de pêa e acabou em cana. Não sem antes ganhar um baculejo da polícia”.
Essa reunião de jargões é ininteligível para muita gente. Para quem sempre assiste a programas policiais da televisão cearense, é facilmente compreensível. Para facilitar a quem não entende, o Tribuna do Ceará publica um dicionário do jornalismo policial cearense, baseado em algumas dessas expressões corriqueiras para a polícia.
“Essas gírias são uma espécie de licença poética que a gente adota para se identificar com nosso público. Eles falam dessa forma, então essa é uma estratégia de aproximação”, explica Paulo Edson, editor-chefe do Barra Pesada, da TV Jangadeiro/Band, programa mais antigo do jornalismo policial cearense em atividade.
Além de se aproximar do povão, o uso de expressões policiais tem outro objetivo:passar o recado mesmo diante do pequeno número de caracteres das chamadas. “É mais rápido e direto dizer ‘Quadrilha invade casa e faz o limpa’ do que ‘Quadrilha invade casa e rouba todos os pertences do morador’”, exemplifica.
Como diria o policial, tá ligado?
25-jargoes-do-jornalismo-policial-cearense
(Arte: Tiago Leite)

tribunadoceara

Deputado quer aumentar Região Metropolitana de Fortaleza



O deputado estadual Lula Morais (PCdoB)apresentou nesta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei complementar queaumenta a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A proposta é acrescentar os municípios de Paracuru, Paraipaba, Trairi e São Luís do Curu à RMF.

De acordo com o parlamentar, a Região Metropolitana será atualizada em razão das novas áreas de influência de Fortaleza e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.


Lula diz que a RMF tomou novo perfil devido a novas aglomerações urbanas que se formaram em razão de milhares de novos postos de empregos oriundos da Siderúrgica, da Zona de Processamento de Exportação, da Ampliação do Porto do Pecém e da centena de empresas e industrias que estão sendo implantadas nos Municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, e São Luís do Curu”. 

O deputado cita ainda que a refinaria, que está em negociação, seria mais um motivo para ampliar a RMF.

O projeto será apreciado pelas comissões da Assembleia para posteriormente ser votado em plenário. Caso aprovado, segue para sanção ou veto do governador Cid Gomes (Pros).
Composição atual
Atualmente, compõem a RMF os seguintes municípios: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Chorozinho, São Gonçalo do Amarante e Pindoretama.
Redação O POVO Online

ADRIANA MAIA, A CORRINHA, AGORA É ZANZIBAR

corrinha-zanzibar
A cantora Adriana Maia, mais conhecida como a “Corrinha” ex-caviar com Rapadura, figura em nova banda. A bela forrozeira vai liderar a banda cearense Zanzibar ao lado de Mozao de Mossoró.

Em nota a banda destaca: “Contratamos nova cantora, a grande artista Adriana Maia, em breve abrilhantará com sua magnífica VOZ os shows junto com todos nós do Forró Zanzibar”.

planetaforro

Enem 2013: Ceará tem o maior número de “treineiros” do Brasil

Escola Municipal de Fortaleza incentiva participação de alunos do 2º ano no Enem (FOTO: João Victor/Arquivo Pessoal)
Escola de Fortaleza incentiva participação de alunos do 2º ano no Enem (FOTO: João Victor/Arquivo Pessoal)
Em ano de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos sentimentos afloram: medo, ansiedade, tensão e alívio. Vive-se em meio a um turbilhão de emoções. É ano de decisão, de tomada de rumo, de reorganização interna e externa.
Já pensando na angústia que talvez sintam, muitos estudantes optam por fazer o Enem no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, como forma de preparação para o ano decisivo. O interesse é em razão da consolidação do exame como vestibular, com maior adesão das unidades federais.

Número de inscrições
O Ceará está em primeiro lugar no ranking de estudantes inscritos com 16 anos ou menos. Neste ano, 148,9 mil estão nessa faixa etária, representando percentual de 30% em relação ao total de 495 mil inscritos no estado.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), destes, 32, 7 mil possuem menos de 16 anos e 66,6 mil têm 16 anos.
Tocantis (19,23%) e Sergipe (18,1%) ocupam a 2ª e 3ª posições, respectivamente. O estado de Amazonas está na última colocação, com 9,6%. Em todo o Brasil, 759 mil jovens – de menos de 16 anos – se inscreveram no exame, o que representa 10,59% do total.
Incentivo
Nas escolas particulares, a regra é incentivar treineiros. As públicas também estão seguindo a tendência. A Escola Jenny Gomes, em Fortaleza, é um exemplo.
De acordo com o diretor do colégio, Marcos Antônio Bezerra, o incentivo e a motivação são práticas constantes na instituição de ensino. “O grande problema na escola pública é o incentivo. Estamos mudando isso. O nosso aluno precisa estar motivado“, afirma.
Durante todo o ano, a escola realiza aulões, simulados, feira das profissões e até corujão. “Já fizemos um corujão, das 19h às 7h da manhã, com professores renomados que deram aula-show sobre diversas matérias”.
Também como incentivo, o projeto Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) ainda vai premiar, com um notebook, os alunos de escolas públicas com melhores índices no Enem. O programa é do Governo Estadual e tem investimento de R$ 2 milhões.

A meta é a escola particular
No colégio Jenny Gomes, 100% dos alunos do 3º ano vão fazer o Enem. João Victor Miranda, de 16 anos, faz parte do grupo de estudantes do 2º ano que vai fazer o exame como treino. “Em um primeiro momento vou fazer para treinar e não ter pressão tão grande no ano que vem”, explica.
“Mas a minha principal meta, na verdade, é tirar nota boa para ganhar bolsa de estudos e poder cursar o 3º ano em uma escola particular. Eu pretendo ser Engenheiro Civil”, acrescenta.

Medir os conhecimentos
A estudante do 2º ano Izaura Morais, de 15 anos, fará o Enem pela segunda vez – a primeira foi no ano passado, quando estava no 1º ano. “Comecei cedo para medir meus conhecimentos e saber dividir o tempo que tenho para fazer a prova. Me senti muito nervosa na primeira vez, mas agora estou um pouco mais tranquila”, diz a aluna do Colégio Christus, em Fortaleza.
Izaura Morais pretende cursar Medicina. “Sei que é muito difícil passar, até porque o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano é muito alto. Mas se eu passar, não vou pensar duas vezes em entrar na faculdade”, afirma.

Maturidade
Mas será que esses estudantes têm condições psicológicas de ingressar em uma faculdade com apenas 15/16 anos, e entrar no mercado de trabalho com 20 anos? Essa é uma das principais preocupações dos pais.
Segundo a psicóloga do colégio Ari de Sá de Fortaleza, Kélvia Vasconcelos, a escola realiza prova para analisar se o estudante tem maturidade suficiente para cursar uma faculdade. “Ele faz a prova para ver se tem a liberação da escola, como se fosse constando que pode cursar a universidade”.
Mas a escolha depende de cada realidade. “A questão emocional pesa muito. Justamente, por isso, é realizada preparação no colégio, e a decisão é deixada a critério da família”, finaliza.

Fique bem no Enem
O Enem será realizado neste fim de semana (26 e 27 de outubro). Ao todo, são quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Para revisar as matérias, acesse o “Fique bem no Enem”. Com fascículos e vídeo-aulas, o conteúdo está disponível para o acesso online gratuito, basta realizar o cadastro no site.

tribunadoceará

Senadores aprovam voto aberto para todas as decisões do Legislativo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43 de 2010, que torna obrigatório o voto aberto para todas as deliberações e instâncias do Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais brasileiros.
Durante a análise, os membros da comissão rejeitaram dois destaques que propunham abrir mão da exigência de transparência na escolha dos votos em casos de análise de veto e apreciação de indicação de autoridades.
Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a PEC agora segue para análise do plenário, onde precisará ser votada em dois turnos pelos Senadores, que, aparentemente, ainda não chegaram a um consenso sobre a medida.
Alguns parlamentares acreditam que a votação aberta em todas as deliberações pode resultar em perseguições. Já a maioria dos membros da CCJ concordou com a tese de que a sociedade está cobrando transparência das ações do Congresso.
cearanews7

Aviação brasileira faz primeiro voo comercial com biocombustível

Primeiro voo comercial brasileiro com biocombustível, da Gol (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress )
Decolou no início da tarde de hoje (23) do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, o primeiro voo comercial brasileiro com bioquerosene. A operação com combustível renovável, feita pela companhia Gol Linhas Aéreas, pode reduzir em até 80% a emissão de gases de efeito estufa. A empresa espera disponibilizar cerca de 200 rotas com essa tecnologia durante a Copa do Mundo de 2014. O evento marca o Dia do Aviador, celebrado na data em que Santos Dumont fez o primeiro voo em um avião.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), o combustível de aviação representa, atualmente, cerca de 43% do custo das passagens aéreas. A curto prazo, no entanto, essa mudança não deve repercutir no valor da tarifa. "Com maior adesão a esse tipo de programa, acompanhado de políticas públicas, a tendência é que haja um ganho de escala a ponto de fazer com que esse combustível tenha um custo equivalente ao de origem fóssil. Para nós, já seria uma grande conquista. Essa é a meta do primeiro momento", explicou Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, considera que ainda é cedo para definir uma política pública de incentivo à utilização de biocombustível na aviação. "A consequência que queremos é que essas melhorias signifiquem custos menores, mas é cedo para definir como vamos operar para que essa experiência, que já é viável, seja coletivamente utilizável. Esse é o objetivo da política que vai ser formulada a partir de agora", declarou. Ele esclareceu que, inicialmente, a proposta foi garantir um padrão de sustentabilidade que melhore a vida no planeta.

A tecnologia do biocombustível, exclusiva para a aviação, foi desenvolvida pela empresa norte-americana Amyris, com filial no Brasil, e não necessita de nenhum ajuste do maquinário do avião. "O bioquerosene é uma mudança de paradigma. Você passa a ter, a exemplo do carro a álcool e veículos de biodiesel, também os aviões com essa possibilidade", avaliou Donato Aranda, professor do curso de engenharia química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O processamento do combustível do voo de hoje utilizou uma mistura de óleos vegetais, incluindo o de milho e o de cozinha já usado.

O primeiro voo com essa tecnologia em caráter experimental foi feito no ano passado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a  Rio+20. "De todos os biocombustíveis, esse é o mais novo. E para a adoção de um parâmetro novo na aviação, a segurança exigida é quatro vezes maior do que qualquer outro veículo. É uma tecnologia mais sofisticada", justificou Aranda. Foram pelo menos cinco anos de estudos até que fossem concluídas as validações de especificações técnicas pela indústria aeronáutica e órgãos como a ASTM Internacional (um órgão norte-americano de normalização, originalmente conhecido como American Society for Testing and Materials) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Agência Brasil 

Comunidades rurais do Ceará recebem 50 novas bibliotecas do Programa Arca das Letras

Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá uma biblioteca com um acervo com cerca de 220 livros de literatura infantil e juvenil (Foto: Eduardo Aigner)

O Ceará recebeu nesta terça-feira (22) mais 50 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ao todo, onze municípios vão ganhar as arcas, uma parceria com a secretaria estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Conforme a coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, essa entrega mantém o Ceará como o estado com maior número de bibliotecas do programa no País. “O programa já atua muito bem no estado e, agora, mais comunidades rurais terão acesso ao livro por meio da implantação dessas 50 bibliotecas. No total, 100 agentes de leitura serão treinados para o empréstimo dos livros e a gestão de sua biblioteca”, afirma.
Os 100 agentes de leitura que serão capacitados são voluntários que ficarão responsáveis pelo incentivo à leitura e catalogação dos livros. As 50 novas bibliotecas serão entregues aos municípios de Apuiarés, Pentecoste, Itaitinga, Jaguaruana, Cariré, Tururu, Boa Viagem, Capistrano, Caucaia, Bela Cruz e Pacoti.
Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá uma biblioteca com um acervo com cerca de 220 livros de literatura infantil e juvenil, além de obras técnicas e didáticas e histórias em quadrinhos.
Dione Ferreira explica que a presença da biblioteca nessas comunidades incentiva o uso dos livros no meio rural. “A acessibilidade favorece o interesse dos moradores pela leitura e instiga o uso dos livros como fonte de pesquisa”, afirma.
Atendimento
O programa Arca das Letras atua no estado desde sua criação, em 2003. Ao todo,1.096 bibliotecas já foram implantadas em 123 municípios cearenses. Aproximadamente 103.866 famílias são atendidas pelos mais de 22 mil livros. No total, 2.024 mil agentes de leitura são responsáveis por essas obras.
Tribuna do Ceará

Morre sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos

 (Blenda Souto Maior/DP/D. A Press)

O sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos, 72 anos, faleceu por volta das 13h desta quarta-feira, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. A informação foi confirmada por Anselmo Alves, amigo do forrozeiro e diretor do filme Arlindo dos 8 Baixos: o mestre do Beberibe. O músico, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde o ano passado, deixa esposa e quatro filhos. A família ainda decide onde será o velório, entre as opções estão a Assembleia Legislativa e o Forró de Arlindo.
O sanfoneiro morreu durante sessão de hemodiálise, que fazia três vezes por semana. Arlindo era diabético e hipertenso há 40 anos. Por causa da doença, que piorou nos últimos cinco anos, o artista já havia perdido a visão e amputou as duas pernas. Arlindo também sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). O São João de 2012 foi o primeiro, em 50 anos, que o sanfoneiro não se apresentou, por motivos de saúde.

"O que ele deixa para mim é o exemplo de perseverança e vontade de viver", declarou o produtor cultural Roberto Andrade, responsável pela carreira do artista desde 1998.

Nascido em Sirinhaém, Arlindo morou até a adolescência no Engenho Trapiche. Saiu da cana-de-açúcar para cortar cabelos no Cabo de Santo Agostinho. Foi lá que começou a tocar sanfona em bailes, instrumento que aprendeu vendo o pai tocar os Oito Baixos. 

Arlindo com o amigo sanfoneiro Mestre Camarão durante período em que ficou hospitalizado, em 2012. Crédito: Carolina Santos/DP/D.A Press
Arlindo com o amigo sanfoneiro Mestre Camarão durante período em que ficou hospitalizado, em 2012. Crédito: Carolina Santos/DP/D.A Press

Foi em um show no Parque de Exposição do Cordeiro que Arlindo conheceu Luiz Gonzaga. Passou 22 anos tocando com o Rei do Baião. "Ele que me fez voltar aos oito baixos. Disse que já tinha sanfoneiro demais, mas ninguém tocava oito baixos. Gravei e na hora de assinar os créditos ele pediu pra trocar Arlindo do Acordeom por Arlindo dos 8 Baixos", lembrou, em entrevista ao Diario no ano passado. 

Confira alguns momentos do DVD Arlindo dos 8 Baixos Ao Vivo: 




diariodepernambuco