28 de março de 2017

Playoffs, 3° jogo, saldo de gols: saiba o que muda na fórmula do Cearense 2017

Imagem relacionada
A partir de agora o regulamento do Campeonato Cearense fica um pouco diferente do que aconteceu nas semifinais. O sistema de playoffs entra em vigor e haverá a possibilidade de termos até três jogos em cada etapa restante da competição (semifinais e finais). Anote, torcedor: a única maneira de não haver terceiro jogo é se um mesmo time vencer os dois primeiros jogos. Entenda.


O sistema de playoffs adotado a partir das semifinais determina que os times irão duelar em uma série melhor de três jogos. Construindo os cenários possíveis, temos as seguintes possibilidades. Se o time A vence o primeiro jogo, ele vai a três pontos. Para que não haja o terceiro duelo, o time A precisa vencer novamente o segundo jogo para, então, ir a seis pontos e se garantir na decisão.

Caso haja empate no segundo duelo, cada time embolsa um ponto. No somatório, quatro pontos para o time A e um ponto para o B. No terceiro jogo, caso o time B vença, ele vai a quatro pontos e a disputa fica igual, sendo decidida nas penalidades. Nas semifinais e na final do Cearense, saldo de gols não é importante. Por isso, se o time A vence, por exemplo, por 1 a 0, depois há um empate sem gols, e num terceiro jogo, o time B goleia por 5 a 0, iremos para os pênaltis de qualquer forma.


Os duelos
Após as quartas de final, os duelos das semis ficaram definidos da seguinte maneira. Ceará e Guarani de Juazeiro fazem a primeira semifinal, enquanto Fortaleza e Ferroviário decidem o segundo finalista do Campeonato Cearense. Com a melhor classificação de Ceará e Fortaleza, até aqui, as duas equipes ganham como vantagem o mando de campo do segundo e do terceiro jogos (caso haja necessidade). O mando de campo do primeiro duelo fica com Guarani de Juazeiro e Ferroviário.
Por Fortaleza, CE

Ferroviário e Guarani de Juazeiro garantem vaga na Série D em 2018

Além da classificação às semifinais do Campeonato Cearense, Ferroviário e Guarani de Juazeiro têm outro motivo para comemorar. A dupla garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018, o que traz mais calendário às duas equipes para a próxima temporada. 
Ferroviário x Itapipoca Campeonato Cearense Arena Castelão (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Ferroviário garantiu vaga nas semis do Cearense e na série D (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

O Campeonato Cearense reserva duas vagas para a Quarta Divisão do Brasileiro. Como chegaram às semifinais, Tubarão da Barra e Leão do Mercado não podem mais ser alcançados em termos de pontuação e, no mínimo, encerram a disputa na terceira e quarta colocações. Como Ceará e Fortaleza já têm vagas definidas em alguma divisão do Campeonato Brasileiro, Ferrão e Guaraju entram como participantes da Quarta Divisão nacional na próxima temporada.
Leílson, atacante do Guarani de Juazeiro (Foto: Guto Vital/Agência Miséria de Comunicação)Leílson é um dos destaques do Guaraju (Foto: Guto Vital/Agência Miséria de Comunicação)
Até o fim da primeira fase, a classificação estava assim: Ceará (20), Fortaleza (17), Horizonte (15), Guarani de Juazeiro (15), Maranguape (14), Ferroviário (13), Tiradentes (11) e Uniclinic (9). Após os resultados das quartas, o somatório de pontos de todo o campeonato deixa a pontuação assim: Ceará (26), Fortaleza (23), Guarani de Juazeiro (19) e Ferroviário (15). O Ferrão até se iguala em número de pontos ao Horizonte. No entanto, o regulamento da competição garante que os clubes que chegam às semifinais já garantem, no mínimo, terceira e quarta colocações.
Vale lembrar um detalhe. Caso o Guaraju, que disputa a Série D este ano, consiga o acesso à Série C para 2018, a vaga que seria do Leão do Mercado para a temporada seguinte fica com o Horizonte, quinto colocado no certame estadual em 2017.
Os confrontos
Após as quartas de final, os duelos das semis ficaram definidos da seguinte maneira. Ceará e Guarani de Juazeiro fazem a primeira semifinal, enquanto Fortaleza e Ferroviário decidem o segundo finalista do Campeonato Cearense. Com a melhor classificação de Ceará e Fortaleza, até aqui, as duas equipes ganham como vantagem o mando de campo do segundo e do terceiro jogos (caso haja necessidade). O mando de campo do primeiro duelo fica com Guarani de Juazeiro e Ferroviário.
Por Fortaleza, CE

Eunício ainda deve ser candidato ao Governo do Estado, diz Gaudêncio

Homem de confiança do presidente do Senado Eunício Oliveira (PMDB), o ex-vice-prefeito  de Fortaleza Gaudêncio Lucena (PMDB) contestou versão de matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 27, de que o senador estaria reconsiderando candidatura ao Governo do Estado em 2018 por causa do avanço da Operação Lava Jato.
Ao ser questionado se o nome de Eunício continua cotado para disputar o cargo, Gaudêncio respondeu que “continua, pelo menos até agora” e que “não existe nada que tenha mudado essa ideia” dentro do partido.
De acordo com a matéria do Estadão, Eunício iria buscar a reeleição no Senado e, para isso, estava se aproximando do governador Camilo Santana (PT), para concorrer ao cargo na chapa do, ao menos até então, opositor. “Que eu saiba não existe essa aproximação, e o Eunício não fez essa conjectura. O fato de o Eunício ter tido conversas com o governador em Brasília é que ele está preocupado com os interesses do Ceará e dando apoio aos projetos”, completou.
Através da assessoria de imprensa, o senador afirmou que não vai se manifestar sobre o tema. “De política eleitoral o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, afirma que só irá tratar em 2018. Seu mandato segue até 2019”, disse.
Na semana passada, empresa de Eunício, Confederal Vigilância e Transporte de Valores, foi alvo de mandado judicial da Operação Satélite, um desdobramento da Lava Jato.
Por Leticia Alves
Com informações do Jornal O Povo

WhatsApp colocará limite de 2 minutos para você apagar mensagem enviada

Resultado de imagem para WhatsApp dará 2 minutos para você apagar mensagens enviadas
Aquela mensagem que enviamos no WhatsApp por engano ou para um destinatário desconhecido já não provocarão conflitos ou mal-entendidos desnecessários: os usuários poderão apagar de maneira rápida as mensagens enviadas.
Isso porque o  aplicativo vai permitir que o usuário cancele uma mensagem com tempo de até 2 minutos após ela ser enviada.  A novidade foi descoberta pelo WABetaInfo. A versão da ferramenta, ainda em fase de testes, já havia sido desenvolvida em outra versão do aplicativo para troca de mensagens.
Na versão atual do WhatsApp, apagar uma mensagem só serve para fazer o texto desaparecer da sua conversa, mas o restante dos contatos ainda pode ler o que foi enviado. Uma vez que o usuário aperta o botão de enviar, é tarde demais para se arrepender.
O destinatário não conseguirá ler o texto, mas vai receber um alerta avisando que o remetente revogou a informação.
Blog Identidade Digital 
Com informações do Jornal O Povo

Candidatura de Tasso ao Governo do Ceará entra no cardápio de 2018

Eunício Oliveira (PMDB) caminha para deixar a condição de candidato ao Governo do Ceará em 2018 na mesma velocidade em que o senador Tasso Jereissati (PSDB) passa a ocupar esse espaço. Sim, é isso mesmo. Há vários fatores indicando que o tucano se transforma em um potencial e forte candidato ao Governo no Ceará numa disputa contra Camilo Santana (PT) e a família Ferreira Gomes.
O que era algo improvável passou a ganhar contornos mais nítidos a partir da informação de que Eunício está pensando muito mais em garantir um mandato federal a partir de 2018 do que em disputar a arriscada e difícil eleição de governador. Afinal, a derrota o retiraria do foro privilegiado no STF, onde estão todos os seus companheiros acusados no âmbito da Lava Jato.
Tasso Jereissati já vem recebendo abordagens para que leve em consideração o projeto de uma candidatura ao Governo. Aos interlocutores, o tucano emite apenas uma vaga negativa dizendo que “é preciso renovar a política” ou “já dei minha contribuição”. Porém, nunca ninguém ouviu um “não” ser pronunciado pelo senador a respeito da ideia.
É evidente que ainda é muito cedo. Falta um ano para o início das articulações políticas mais concretas que antecedem as convenções partidárias previstas no calendário eleitoral. Tudo no âmbito de uma conjuntura política movediça e dependente dos desdobramentos da Lava Jato. Porém, a caravana começa a passar e os cães ladram.
Tasso não tem o que perder sendo candidato a governador. Seu mandato de senador estará apenas na metade. Uma derrota, se ocorrer, já não doerá tanto como aquela que o infelicitou em 2010. Ainda por cima, haverá muito mais em jogo desta vez do que a simples questão política local.
Haverá o esforço tucano para ter candidatos fortes aos governos que ajudem a alavancar o nome do PSDB que disputará as eleições presidenciais. Pessoalmente para Tasso, haverá a boa chance de dar, digamos, uma lição nos Ferreira Gomes. Sim nós sabemos, o fígado é um conselheiro do senador. Ninguém é de ferro.
Longe da Lava Jato, com trajetória política sem máculas éticas de envergadura, dono de sucessos administrativos, Tasso sabe ser hoje um nome muito fácil de ser apresentado ao eleitor cearense. Mais ainda quando leva em consideração seu tempo como governante, cuja agenda virtuosa transformou o Ceará em protagonista nacional.
Há mais a influenciar na dinâmica do processo político. O senador é hoje presidente da influente Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. É por lá que passam todos os desígnios de nossa economia. É claro que o senador mantém uma agenda na Comissão que a torne ainda mais influente.
Mas, como seria o jogo político de Tasso? Bom, este é o fator mais aberto de todos. Qualquer caminhada só terá sentido se o tucano tiver o apoio de Eunício Oliveira e de seu PMDB. Há também o DEM, hoje aliado de Roberto Cláudio e de Camilo, mas controlado pelo empresário Chiquinho Feitosa, primeiro suplente de Tasso. Em tese, basta PSDB, PMDB e DEM juntos para criar as condições básicas de tocar uma candidatura viável ao Governo.
O outro lado da História, por mais inusitado que seja, é a frequência com que o senador mantém conversas e elogios mútuos com o governador e com o prefeito de Fortaleza. Na semana passada, por exemplo, Tasso levou o governador a um encontro com o ministro das Cidades, o tucano Bruno Araújo. Na pauta, o metrô da linha leste sem obras e com os milionários tatuzões ao sol e chuva.
Aguardemos os desdobramentos e as circunstâncias que vão definir o jogo político de 2018. Ainda há muito fatores em andamento. O que ganhou mais concretude foi a candidatura à reeleição do governador Camilo Santana. Afinal, Ciro e Cid, seus padrinhos, já disseram que esse é o rumo.
Por Fábio Campos
Com informações do Jornal O Povo

Quase 6 milhões de contribuintes entregaram declaração do Imposto de Renda

Resultado de imagem para imposto de renda 2017
Quase 6 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Leão em 26 dias de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, 5.978.202 declarações foram recebidas até as 17h de hoje (27), de um total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo de entrega começou no último dia 2 e vai até as 23h59 de 28 de abril. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.


Mudanças
Neste ano, a declaração do Imposto de Renda teve uma série de mudanças. As principais são a redução da idade mínima, de 14 para 12 anos, na apresentação do CPF de dependentes e a incorporação do Receitanet, programa usado para transmitir a declaração, ao programa gerador do documento.

Precisa ainda declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês de 2016, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.


Restituição
Quando se trata de atividade rural, é obrigado a declarar o contribuinte com renda bruta superior a R$ 142.798,50; quem pretende compensar prejuízos do ano-calendário 2016 ou posteriores ou quem teve, em 31 de dezembro do ano passado, a posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, com valor total superior a R$ 300 mil.

A Receita Federal pagará a restituição do IRPF em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote será pago em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.

Ao fazer a declaração, o contribuinte deve indicar a agência e a conta bancária na qual deseja receber a restituição. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave têm prioridade para receber a restituição.


Com informações da Agência Brasil

Cid Gomes endossa reeleição de Camilo Santana

Da Coluna Vertical, do O POVO desta segunda-feira:
Se depender do ex-governador Cid Gomes (PDT), o governador Camilo Santana (PT) vai disputar a reeleição. Para ele, o petista vem fazendo uma boa gestão, apesar de enfrentar desgastes de uma estiagem de seis anos.
Cid, feliz pelo irmão Ciro Gomes (PDT) ter recebido, no fim de semana, no Centro de Eventos, a Medalha da Abolição, até afasta dessa disputa ao Estado o seu amigo, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) – sempre cotado por alguns setores do partido como alternativa ao Governo.
Segundo Cid, o prefeito RC faz uma “boa administração”, apesar das dificuldades do momento, e tem, portanto, que tocar todos os projetos estratégicos que Fortaleza exige.
Sobre seu futuro político, o ex-governador prefere se manter como esfinge.
Com informações do Blog do Eliomar de Lima

Estados e municípios terão que se adequar à reforma da Previdência em seis meses

Marcelo Camargo/ABr
Proposta de Temer tem mais uma alteração

Se Estados e municípios não promoverem mudanças nas regras para concessão de aposentadorias a seus servidores no prazo de seis após a promulgação da reforma da Previdência, serão obrigados a se adequar à emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional. Esse prazo será incluído no texto da reforma como emenda que será apresentada pelo governo federal.
O relator da comissão especial que analisa a reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou que a negociação respeita o pacto federativo. “Os governos estaduais e municipais terão de regulamentar a previdência dos servidores no prazo de seis meses. Caso contrário, terão de seguir as regras federais”, afirmou.
O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, afirmou que a proposta partiu dos deputados federais, para “oferecer mais responsabilidade fiscal e para que os próprios governadores possam ter condições de argumentação junto às Assembleias Legislativas”.
O presidente Temer havia anunciado na semana, após reunião com parlamentares no Planalto, a exclusão dos servidores estaduais e municipais da reforma que tramita no Congresso. Os parlamentares argumentaram nos bastidores que teriam dificuldade em aprovar medidas amargas para os servidores estaduais. A tarefa caberá aos deputados estaduais. A decisão provocou críticas porque eliminaria a isonomia entre integrantes de uma mesma categoria nos estados e no serviço público federal.
O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, argumenta que a solução é viável juridicamente. “Fica para os Estados e municípios a decisão de adotar ou não um regime diferente daquele da União”.
Com informações do Congresso em Foco

Detran recolhe 3,3 mil animais de vias públicas no Ceará em dois meses

ONG francesa envia recursos para alimentar jumentos abandonados no Ceará (Foto: Eduardo Aparício/Arquivo Pessoal)
Nos dois primeiros meses de 2017, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheu 3.300 animais em vias públicas, 1.600, no mês de  em janeiro, e 1.700, em fevereiro. No ano passado 9.600 animais levados para a Fazenda Paula Rodrigues, em Santa Quitéria, que é de propriedade do Estado e administrada pelo Detran.
Para recolher os animais nas estradas, o Detran mantém 13 equipes, cada uma com um motorista e dois auxiliares ou laçadores com  caminhão, que percorrem 10 mil km por mês, conforme a extensão das rodovias estaduais pavimentadas. Cada rodovia estadual é percorrida pelo menos duas vezes por semana pelas equipes.
Após o período de tratamento, os animais ficam recuperados. O Detran, mediante solicitação formal, faz a doação de animais para instituições filantrópicas, cujo processo é publicado no Diário Oficial do Estado. Animais comestíveis são doados para alimentação de pacientes em hospitais filantrópicos ou casas que abrigam pessoas carentes.
Há currais nas 14 regionais do Detran, de onde os animais são recolhidos semanalmente para a Fazenda Paula Pessoa, onde atuam oito profissionais.
Quem encontrar animal solto nas rodovias estaduais pode acionar o Detran ou pelo 0800 275 6768, ou pelo 190, que  a Polícia aciona o Detran, ou pelo 3101.583460, do setor encarregado de apreensão de animais na sede do Detran.
Com informações do G1 CE