29 de janeiro de 2017

Fim da aposentadoria antecipada de professores terá impacto positivo nos cofres dos Estados e municípios

Na rede pública, a idade mínima é reduzida, de 60 para 55 (homens) e de 55 para 50 (mulheres).

Fim da aposentadoria antecipada de professores terá impacto positivo nos cofres dos Estados e municípios
A polêmica reforma da Previdência, em debate no Congresso Nacional, pode decretar o fim da antecipação da aposentadoria para professores. Segundo especialistas, a medida terá impacto positivo nos cofres dos Estados e dos municípios.

Atualmente o tempo de contribuição exibido de quem leciona no ensino médio, no fundamental e no médio é cinco anos inferior à regra geral, já considerada por analistas problemática por permitir aposentadorias antes dos 60.

Entre professores, essa média chega a ser ainda menor, afirmam críticos, sobretudo porque a maior parte da classe é composta por mulheres, que conseguem se aposentar após 25 anos de magistério.

Na regra geral do INSS, homens precisam ter 35 anos de contribuição, e mulheres, 30, para se aposentar.

Entre os professores da rede pública, a idade mínima também é reduzida, de 60 para 55 (homens) e de 55 para 50 (mulheres).

"Os professores se aposentam muito cedo com faixas de reposição do salário muito elevadas", diz o economista Milko Matijascic, do Ipea.

O desequilíbrio pesa sobretudo nos Orçamentos estaduais e municipais, em que professores são fatia expressiva dos servidores.

A antecipação da aposentadoria para professores foi introduzida em 1981. À época, as justificativas utilizadas foram os baixos salários e as condições desgastantes de trabalho. "Depois de 25 anos em uma sala de aula, tanto o professor quanto a professora têm problemas na voz, e já lhes falta até a paciência necessária para bem conduzir seus alunos", escreveu o então deputado Alvaro Valle.

Com reportagem da Folha de S. Paulo
Com informações do Ceará News 7

Secretário da Segurança Pública promete não dar folga à bandidagem

andreecos
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), delegado federal André Costa, avalia que as várias prisões de bandidos que estão ocorrendo hoje – em algumas ações ele participa, são reflexo do “novo rumo” tomado pela pasta.
O secretário assegura que “não iria mais recuar” e “iria partir para cima” contra a bandidagem e até mandou um recado:
“A gente oferece duas coisas para o bandido: se ele quiser se entregar, a Justiça. Se ele quiser puxar uma arma, o cemitério.”
Epa!
Com informações do Blog do Eliomar de Lima

Para subir na tabela do estadual, Itapipoca e Uniclinic duelam no Perilão

A situação dos dois não é boa. Itapipoca e Uniclinic estão na parte de baixo da tabela e querem melhorar no Campeonato Cearense. Para isso, a dupla duela neste domingo (29) no estádio Perilão a partir das 16 horas. A partida é válida pela quarta rodada do estadual.
Com apenas um pontinho na tabela, o Itapipoca ainda não sabe o que é vencer no Campeonato Cearense. Até agora, são duas derrotas e um empate na estreia. O Garoto Travesso pode repetir a escalação da última rodada, contra o Guarasol: Elias, Léo, Douglas, Edivan, Marcos, Bruno, Renato, Elanardo, Maciel, Lieberton e Erivan.
O Uniclinic está um pouco melhor na competição. Com quatro pontos, o vice-campeão cearense quer subir alguns degraus na tabela e, para isso, precisa da vitória fora de casa. A Águia da Precabura deve entrar em campo com a seguinte formação: Dionantan, Wesclei, Luiz Fernando, Airton, Anderson; Guidio, João Neto, Preto e Lucivânio; Edson Cariús e Netinho.
Itapipoca x Quixadá no Perilão (Foto: Richelieu Neto/Quixadá)Perilão é a casa do Itapipoca no Campeonato Cearense (Foto: Richelieu Neto/Quixadá)

Fortaleza, CE

Sem engrenar após estreia, Ceará tenta retomar vitória contra o Guarasol

América-MG, Ceará, Independência, Primeira Liga  (Foto: Christian Alekson / CearaSC.com )Contra América-MG, o Ceará não conseguiu furar a zaga (Foto: Christian Alekson / CearaSC.com)
Depois de dois jogos sem marcar e ter problemas em furar o bloqueio das equipes adversárias, o Ceará entra em campo, neste domingo (29), para enfrentar o Guarany de Sobral, na Arena Castelão, pelo Campeonato Cearense.
O técnico Gilmar Dal Pozzo tem um problema e tanto para resolver até o início da noite, quando os dois times entram em campo. Com a expulsão do atacante Lelê, ele terá que resolver entre escalar Alex Amado ou Rafael Costa ou ainda mudar o esquema tático da equipe alvinegra.
Se mudar o esquema tático, Dal Pozzo deve armar a equipe no 4-4-2. Com isso, Diones ou Felipe Tontini poderiam ganhar a titularidade. Eles têm sido os reservas preferidos do treinador na três primeiras partidas do ano.
Do outro lado, o Vovô terá um Guarany de Sobral que jogará no contra-ataque, sempre tendo como opção o atacante Luiz Carlos, que tem decidido para o Cacique do Vale neste início de estadual. Com quatro pontos, o Guarasol pode se aproximar mais dos líderes em caso de vitória. Um empate fora de casa também é bem-vindo.
Ceará x Guarany de Sobral jogam na Arena Castelão, neste domingo (29), às 18h30, pela fase classificatória do Campeonato Cearense.
Por 
Fortaleza, CE

Líder e invicto, Fortaleza visita lanterna Horizonte pelo Campeonato Cearense

Nesta quarta rodada do Campeonato Cearense, líder e lanterna se encontram no estádio Domingão. Neste domingo (29), Fortaleza e Horizonte duelam a partir das 16 horas. 
O Fortaleza vem desfalcado do volante Gastón Filgueira, expulso contra o Ceará na última rodada. Anderson Uchôa, suspenso após três amarelos, também não joga. Eduardo deve estrear no Leão na lateral, enquanto Allan Vieira deve compor o meio-campo. Invicto na competição até aqui, o Leão não quer deslizar contra o lanterna do torneio. As primeiras atuações renderam pontos na tabela, mas não convenceram o torcedor. No entanto, na última rodada, a vitória no Clássico-Rei contra o rival Ceará empolgou os tricolores, que vêm embalados para o jogo deste domingo.

O Horizonte, mandante, busca surpreender o líder. O Galo do Tabuleiro ainda não venceu na competição. Em três partidas, três derrotas. O que custou a demissão do técnico Roberto Carlos. Leandro Campos assumiu o clube para a sequência do estadual.

Horizonte x Fortaleza, no Estádio Domingão, Cearense  (Foto: Roberto Leite )Horizonte e Fortaleza será no Estádio Domingão (Foto: Roberto Leite )

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Horizonte: Fábio, Robert, Caio Acaraú, José, Berg; Franklin, Felipe Marques, César Sampaio, Manuelzinho; Isac e Canga.
Fortaleza: Marcelo Boeck, Eduardo, Ligger, Heitor, Jefferson; Allan Vieira; Vacaria, Rodrigo Andrade; Juninho Potiguar, Lúcio Flávio e Gabriel Pereira.
Por Fortaleza, CE

Em jogo de criação, Tiradentes empata com Guarani de Juazeiro e assume liderança

Resultado de imagem para Em jogo de criação, Tiradentes empata com Guarani-J e assume liderança
Os dois primeiros gols de Leilson davam a impressão de que o jogo seria fácil para o Guarani de Juazeiro. Mero engano. O Leão do Mercado chegou a sofrer a virada, mas empatou em 3 a 3 diante do Tiradentes neste sábado (28), no estádio Domingão, em Horizonte, pela quarta rodada do Cearense. Com isso, o Guarani chega aos cinco pontos e fica no meio da tabela. O Tigre da PM chega aos sete pontos e empata na liderança com o Fortaleza. O Fortaleza, no entanto, tem duelo diante do Horizonte no domingo. 
Na próxima rodada, o Tiradentes enfrenta o Horizonte, no Domingão, no dia 4 de fevereiro. Já o Guarani recebe o Guarany de Sobral, no Romeirão, no dia 5. 
Por Horizonte, CE

Presidente do Fortaleza vai à CBF e quer mudança na fórmula da Série C

Jorge Mota, presidente do Fortaleza (Foto: Agência Diário)Jorge Mota, presidente do Fortaleza (Foto: Agência Diário)
O presidente do Fortaleza, Jorge Mota, afirmou nesta sexta-feira (27) que tem reunião agendada no Rio de Janeiro, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e vai propor uma mudança para a Série C do Brasileiro de 2017. Segundo ele, a intenção é conseguir 11 votos dos demais clubes para mudar a fórmula da competição. Uma das fórmulas que serão propostas é a de classificar oito times (quatro de cada grupo) e disputar um octagonal. Os oito times jogariam entre si, em  ida e volta. Os quatro melhores ao final do octagonal garantem o acesso. 
- Vamos estar na segunda-feira, no Rio, vamos nos reunir com os demais clubes, com única proposta, só dá certo se nós fixarmos essa única proposta. Dessa vez, vamos tentar firmar um pacto para conseguirmos 11 votos e tentar mudar com o que é mais conveniente. O ideal seria que a gente fizesse igual as Séries A e B do Brasileiro. Deve ter uma fórmula alternativa. Temos de uniformizar o discurso. Se tiver 11 pontos, vamos por em prática. Se não, vai colocar em prática o que a CBF acha interessante - afirma. 
O dirigente também opinou sobre o futebol que o time apresentou diante do Bahia, na última quinta. O Tricolor do Pici ficou no empate sem gols na estreia no Nordestão. O presidente do Leão do Pici se disse angustiado com a situação do time, que teve muitas chances de gol, mas não conseguiu fazer o placar de vitória.
- Estou angustiado. Eu vi a vitória na nossa frente. Dava para vencer. Faltou a bola entrar no gol - finalizou. 
Por Fortaleza, CE