4 de março de 2015

Em busca de um milagre, Botafogo-PB recebe o Ceará na retomada do Nordestão

Ceará x Botafogo-PB Copa do Nordeste PV (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)Na primeira partida entre os dois times na Copa do Nordeste, o jogo foi equilibrado, mas com vitória dos donos da casa
(Foto: Kiko Silva/Agência Diário)
O Ceará é o vice-lanterna do Grupo D da Copa do Nordeste. O Botafogo-PB, é o lanterna. As equipes, portanto, na análise seca da tabela, ocupam as duas últimas colocações do grupo. Mas ao entrarem em campo na noite desta quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, pela quarta rodada da primeira fase da competição regional, nem de longe estarão em situações parecidas. Enquanto o Ceará briga pela ponta do grupo e é o terceiro lugar apenas por causa dos critérios de desempate (está empatado com cinco pontos com o River), o Botafogo segue sem marcar nenhum ponto, acumulando três derrotas em três jogos. O Fortaleza lidera com oito pontos após vencer os piauienses por 2 a 0 nessa terça-feira.
Assim, o Vovô entra em campo sabendo que uma vitória fora de casa lhe coloca em uma situação para lá de privilegiada em busca da classificação para a fase de mata-mata do Nordestão. O Belo, no entanto, já está num momento de esperar por milagres, pois mesmo com três rodadas de antecedência já não depende apenas de suas forças para se classificar. Tem que vencer todos os jogos que restam e ainda torcer por um empate entre Fortaleza e Ceará, que se enfrentam na última rodada da primeira fase. Só assim para o Alvinegro paraibano garantir a primeira colocação da chave.
Para a partida desta noite, a arbitragem é responsabilidade de um trio potiguar: Leandro Saraiva Dantas é o árbitro principal, enquanto que Flávio Barroca e Vinícius Melo de Lima são os auxiliares. 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Botafogo-PB: O técnico Marcelo Vilar pode optar por recolocar Bismarck no time titular, no lugar de Potita. Dessa forma, Doda jogaria mais adiantado. Foi assim que o Botafogo subiu de produção no segundo tempo e conseguiu empatar com o clássico de domingo contra o Auto Esporte, pelo Campeonato Paraibano. O Belo deve entrar em campo com Genivaldo, Lucas Mendes, Carlinho Rech, Mauro e Alex Cazumba; Zaquel, Guto, Túlio Souza e Doda; Potita (Bismarck) e Rafael Oliveira.
Ceará: O técnico Silas Pereira não poderá repetir o mesmo time do Clássico-Rei do último sábado, pelo Cearense. São muitas as baixas. João Marcos, suspenso, está fora. Além dele, outros quatro jogadores estão no Departamento Médico: Assisinho, Sandro, Wescley e Marcos Aurélio não foram relacionados. Mas a expectativa é que ainda assim o time seja ofensivo. Com Luís Carlos, Tiago Cametá, Gilvan, Charles e Samuel Xavier; Sandro Manoel, Ricardinho, Uillian Correia e Marinho; Magno Alves e William.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Botafogo-PB: O clube de João Pessoa não tem desfalques.
Ceará: Além de João Marcos, suspenso, o Vovô tem quatro baixas. Assisinho ainda sente dores na parte posterior da coxa esquerda. Marcos Aurélio, no músculo adutor da coxa esquerda. Sandro está em fase final de tratamento, após a lesão no tornozelo direito. Wescley está em processo de transição. O atleta está recuperado de dores no adutor da coxa esquerda e já realiza trabalhos em campo, mas não entrou na lista de relacionados.
Por João Pessoa

Em duelo atípico, Guarany de Sobral e Horizonte lutam contra rebaixamento

Ceará x Guarany de Sobral Campeonato Cearense PV (Foto: José Leomar/Agência Diário)Ceará x Guarany de Sobral Campeonato Cearense PV (Foto: José Leomar/Agência Diário)
Pelo histórico recente do Campeonato Cearense, onde inserir um duelo entre Horizonte e Guarany de Sobral? Semifinais? Briga por vagas em eventuais decisões? Seria o óbvio pelo histórico recente das duas equipes no estadual. Mas o cenário é bem diferente, os dois times se enfrentam em luta contra a degola. No quadrangular do descenso, Galo do Tabuleiro e Cacique do Vale, buscam distância das duas vagas que definem os rebaixados. A bola rola no Domingão, nesta quarta (4), às 20h20min.

Diante de um campeonato irregular, com altos e baixos, as duas equipe chegaram a esse momento crítico do estadual. Se o campeonato terminasse hoje, Horizonte e São Benedito seriam os dois rebaixados à Série B do Cearense. Buscando essa fuga da degola, o Galo buscará forças em casa para se distanciar, ao menos por uma rodada, da zona terrível.
O Guarany de Sobral, campeão brasileiro da Série D, frequentou as duas divisões inferiores do nacional nos últimos anos. Sempre brigando forte por ascensão, o Guarasol vive um cenário de perturbação. Mesmo líder do quadrangular do descenso, o Bugre está somente a dois pontos do último colocado. Mas com um jogo a menos, uma vitória implicaria em um distanciamento considerável para fugir da segunda divisão.

Por Fortaleza, CE

Por Série D e semifinais, Quixadá e Maranguape duelam no PV

Ceará x Quixadá Campeonato Cearense PV (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Canarinho do Sertão está em vantagem por vaga inédita (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Se o último jogo da fase de turno era decisivo, agora, na abertura do returno, reta final, o poder decisivo ao vencedor é ainda maior. Quixadá e Maranguape travam duelo direto por vaga nas semifinais, e além, pela Série D do Campeonato Brasileiro, o que seria inédito na história das duas equipes. O embate com exigência vitoriosa para ambos os times acontece nesta quarta (4), no estádio Presidente Vargas, às 20h20min.

Depois da vitória surpreendente e elástica do Quixadá por 4 a 1 no estádio Abilhão, no último domingo (1). A volta promete um Maranguape mais empenhado pela classificação e luta por uma vaga na Série D. Neste momento, a equipe cearense que está se classificando para o nacional é o Quixadá. Pela classificação geral, o Canarinho do Sertão é a equipe melhor colocada, depois de Icasa, Ceará e Fortaleza, com 17 pontos.
Uma vitória da equipe quixadaense, significaria, faltando duas rodadas, encaminhamento da classificação à semifinal do Cearense e garantia de vaga na Série D para equipe da terra da galinha choca. O Maranguape permaneceria estacionado com 13 pontos gerais, sete a menos que o Quixadá, restando apenas 6 pontos em disputa.

Por Fortaleza, CE

Sem desfalques, Independente-PA e Icasa se enfrentam pela Copa do Brasil

Léo Rosa comemora gol do Independenete sobre o Remo (Foto: Everaldo Nascimento / O Liberal)Independente-PA vive boa fase e disputa final do primeiro turno do Parazão no próximo domingo.
(Foto: Everaldo Nascimento / O Liberal)
Icasa e Independente-PA irão se enfrentar pela primeira vez na história nesta quarta-feira. A partida, válida pela Copa do Brasil, será disputada no Estádio Navegantão, em Tucuruí, no sudeste paraense, e a bola rola a partir das 19h30. O duelo marca o encontro de duas equipes que vêm muito bem em seus respectivos campeonatos estaduais.
Finalista do primeiro turno do Parazão, o Independente Tucuruí não dará menos importância ao jogo da Copa do Brasil, torneio que o Galo Elétrico disputa somente pela segunda vez. Essas são as palavras do técnico do clube, Lecheva. Mas a equipe logicamente concentra esforços na decisão do próximo domingo, dia 8, em casa, diante do Parauapebas, que pode significar o primeiro passo para o clube repetir do feito de 2011, quando foi campeão – o primeiro do interior do Pará – e, de quebra, sonhar com a vaga na Série D este ano. O time, no entanto, deve ir com força máxima contra o Verdão do Cariri.
Dieyson Icasa (Foto: Eugênia Else/ Agência Rota Esportiva)Dieyson, ex-Vasco, é uma das armas do Icasa (Foto: Eugênia Else/ Agência Rota Esportiva)
O Icasa também divide atenções entre Campeonato Cearense e Copa do Brasil. No estadual, o time está na liderança do Grupo B1, com sete pontos, e vem de vitória no clássico contra o Guarani de Juazeiro por 3 a 0. Embora com atraso nos salários dos atletas, a diretoria do Icasa confia no compromisso e motivação do treinador Vladimir de Jesus.
A arbitragem da partida será feita pelo trio maranhense Paulo Sérgio Santos Moreira, Antônio Fernando de Sousa Santos e Ivanildo Gonçalves da Silva. A partida terá acompanhamento em Tempo Real de Placar pelo GloboEsporte.com.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Independente: Para o duelo diante do Icasa, na estreia da Copa do Brasil, o técnico tem o time completo à disposição. A única pendência, o atacante Joãozinho, que estava entregue ao departamento médico com dores musculares, não preocupa mais e deve ir para o jogo. Lecheva também não deve poupar ninguém para o jogo contra os cearenses. O time que deve entrar em campo é: Alencar Baú; Leo Rosa, Ivson, Ezequias e Jaquinha; Chicão, Dudu, Ângelo e Cristian; Wegno e Joãozinho.

IcasaNão há desfalque na equipe cearense por lesão ou suspensão para o jogo desta quarta-feira. Para o diretor de futebol do Icasa, Ocílio Costa, o elenco deve tomar cuidado, porque no domingo o time tem outra partida importante contra o Guaraju. No entanto, a expecativa da diretoria é postiva. O Icasa deve ir a campo com: Tiago Rocha; Everton, Charles, Ciro, Dieyson; Lima, Rodrigo Vitor, Diego Paulista, Robert; Diego Ceará e Núbio Flávio.
Por Tucuruí, PA

Após triunfo, Marcelo Chamusca destaca novo ânimo para Clássico-Rei: "Confiança"

Com apreensão até os minutos finais, Marcelo Chamusca e o elenco do Fortaleza acabaram deixando a Arena Castelão aliviados com a vitória sobre o River-PI. Para o treinador do Leão, o resultado foi justo para o que a equipe apresentou nos 90 minutos e dá novo ânimo para o jogo contra o Ceará, no próximo sábado, válido pela segunda fase do Campeonato Cearense. No último fim de semana, o Fortaleza saiu do gramado derrotado pelo maior rival, o que culminou na saída de Nedo Xavier. 
Fortaleza x Ríver (Foto: Bruno Gomes/ Agência Diário)Fortaleza bate o River e assume a liderança do Grupo D (Foto: Bruno Gomes/ Agência Diário)
- Foi uma vitória muito suada para nós, mas muito importante e merecida também. Nós conseguimos no final do jogo, com um pouco mais de eficiência, aproveitar melhor dentre as várias finalizações que tivemos e fomos mais objetivos. É um resultado que era fundamental para nós porque nos daria a liderança da competição e ânimo diferente para entrar no clássico de sábado, com muito mais confiança. E não só a vitória, mas o comportamento da equipe foi muito positivo. Principalmente pelo posicionamento defensivo, que era uma preocupação nossa - declarou. 
O treinador do Fortaleza elogiou o meia Daniel Sobralense, autor do primeiro gol da equipe, aos 45 minutos da etapa complementar. Chamusca destacou o potencial do jogador e disse que Sobralense agradou principalmente porque não vinha atuando regularmente.
Chamusca voltou ao comando tricolor com vitória (Foto: Bruno Gomes/ Agência Diário)Chamusca voltou ao comando tricolor com vitória (Foto: Bruno Gomes/ Agência Diário)
- O Daniel fez exatamente o que a gente pediu. Participando muito bem quando a gente não tinha a bola e com a bola dando opção. Principalmente entrando na área. Que foi uma coisa que eu praticamente exigi que ele fizesse, porque a gente ia jogar com dois mais pelo lado. A gente precisava de um mais central que encostasse no Lúcio Maranhão - explicou. 
"Assimilaram bem", afirma Chamusca
Chamusca detalhou que assistiu à partida anterior contra o Ceará, em que o Fortaleza saiu derrotado, e também estudou o adversário pela Copa do Nordeste, o River-PI. Após a chegada à Capital cearense, o comandante do Leão do Pici buscou informação a comissão técnica sobre o momento de cada jogador do grupo do Fortaleza.
- Cheguei em um momento difícil. Com pouco tempo de trabalho. Muitos jogadores que a gente conhece a característica, mas não tinha trabalhado ainda. Então, era um desafio fazer esse jogo. Mas apostamos no desafio. Fui recebido muito bem pelo grupo. Com pouco tempo de treinamento, os jogadores assimilaram bem o que a gente quer para os próximos jogos - finaliza.
Por Fortaleza, CE

Tarifa Social: 5 milhões de famílias devem perder benefício

energia
Como neste ano o Tesouro não fará aportes na conta, a diferença será paga via tarifas
O Governo Federal decidiu excluir 5 milhões de famílias do programa Tarifa Social de energia até o final deste ano. De acordo com publicação do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (4), a medida é para tentar conter a inflação e controlar os gastos do setor elétrico em 2015.
O número representa 38% de um total de 13,1 milhões de famílias beneficiadas com descontos na tarifa de energia. Para ter acesso ao programa é necessário estar abaixo de um determinado nível de renda e de consumo.
O corte será responsável por uma redução de cerca de R$ 600 milhões no custo do programa neste ano, que é repassado às tarifas de todos os consumidores.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os casos não se enquadravam nas regras do programa, sejam eles por erro de cadastro ou por mudanças no perfil econômico ou de consumo das famílias beneficiadas.
Diário do Nordeste

Nedo Xavier é o novo técnico do CSA

A diretoria do CSA confirmou na tarde desta terça-feira a contratação do técnico Nedo Xavier. Profissional experiente, o treinador, de 62 anos, deixou o Fortaleza no último domingo e acertou com a direção azulina para substituir Ronaldo Bagé. Nedo trabalhou no estado em 2012, quando comandou o ASA, e agora chega com a missão de lutar pelo título alagoano.
- A gente tinha que trazer um nome forte e conhecido para dar uma sacudida no elenco. Até pela experiência dele no Fortaleza e Serie B do Brasileiro. Já passamos as informações do elenco pra ele, que se apresenta na quinta-feira pela manhã, treina o time à tarde, no Estádio Rei Pelé, e comanda o CSA na partida decisiva de domingo contra o CEO - informou o diretor de futebol do clube, Pedrinho Tenório.  
Nedo Xavier (Foto: Tom Alexandrino)Nedo Xavier vai comandar o Azulão (Foto: Tom Alexandrino)
O dirigente disse ainda que Nedo conhece alguns jogadores do elenco. Segundo Tenório, o treinador trabalhou com Zé Paulo, Marco Tiago, Reinaldo e Marcos Antônio e não vai ter muitas dificuldades para se adaptar ao clube. A direção avisa que vai dar carta branca para ele avaliar os atletas e detectar carências no grupo. A princípio, vão ser contratados mais um meia e um zagueiro. 
Nedo nasceu em Curitiba e treinou grandes clubes do futebol nacional, como o Atlético-MG, Avaí e o próprio Fortaleza. Ele foi jogador e iniciou a carreira de treinador profissional em 2001, no Malutrom-PR. Antes, foi auxiliar técnico no Coritiba e Atlético-MG. O principal título da carreira foi o Mineiro de 2000, quando comandou o Galo.
A próxima
Domingo, o CSA tem um jogo decisivo contra o CEO, às 16h, no Rei Pelé. O Azulão perdeu a primeira partida por 1 a 0 e precisa de uma vitória simples para chegar à decisão da Copa Alagoas.
Por Maceió

Com dois gols no final da partida, Fortaleza vence o River e assume a liderança do Grupo D da Copa do Nordeste

Image-0-Artigo-1808881-1
Zagueiro Adalberto se ajoelha e celebra o gol de Daniel Sobralense
FOTO: KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1808878-1
Treinador tricolor não escondeu a satisfação com o triunfo, logo em sua reestreia no comando da equipe, que agora terá Ceará pela frente
FOTO: KID JÚNIOR
Quatro dias após ser dominado pelo maior rival, pelo Campeonato Cearense, e perder o clássico, o Fortaleza deu a volta por cima, mas na Copa do Nordeste, ao vencer o River, por 2x0, ontem à noite na Arena Castelão.
O triunfo, na reestreia do técnico Marcelo Chamusca, deu ao Leão a liderança provisória do Grupo D da competição.
A partida foi muito intensa, com forte marcação de ambos os lados. As melhores oportunidades para o Fortaleza foram na primeira etapa, com arremates perigosos de Lúcio Maranhão e Daniel Sobralense. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o meia Samuel saiu lesionado. Everton entrou em seu posto e preencheu bem a função.
Os gols só foram sair no finalzinho do segundo tempo. Quando viu o River todo recuado, Chamusca retirou dois volantes, Auremir e Vinícius Hess, colocando Maranhão e Márcio Diogo. E deu certo. Aos 45, Corrêa cobrou falta na área e a bola sobrou para Daniel Sobralense, que desviou e fez 1x0. E aos 48, em passe de Maranhão, Lúcio Maranhão fez o segundo e confirmou a vitória.
Chamusca diz que triunfo dá confiança
Estreante da noite, o técnico Marcelo Chamusca não escondia a satisfação com o resultado positivo sobre um concorrente direto na classificação à próxima fase da Copa do Nordeste.
Para o comandante leonino, o triunfo vai dar um impulso no grupo. "O resultado foi fundamental para a continuação do nosso trabalho, nos dar a liderança do grupo, confiança e animo para o clássico", declarou.
Chamusca revelou que estudou bastante o adversário e já previa a forma de atuar da equipe piauiense. "Eu assisti ao vídeo do nosso jogo no clássico. Passei a tarde toda estudando o adversário, vendo o vídeo do time deles. A gente já sabia que eles vinham fechados, que iriam jogar esperando a nossa atitude. Eu acho que no futebol não existe essa de Justiça, mas o Fortaleza merecia ganhar pelo que produziu no jogo todo. No final, conseguimos ser mais eficientes e colocamos três bolas para dentro, pena que eu não sei porque o árbitro não deu o terceiro gol, já que o nosso atleta vinha de trás", analisou o técnico tricolor lembrando do gol do lateral Tinga anulado erradamente pela arbitragem também nos descontos.
Confira os gols da partida
Ao ser questionado sobre, pessoalmente, a vitória ter sido importante para ele, Chamusca foi incisivo. "Foi muito positivo. Até porque só tive um treinamento com o grupo. E o que me deixou satisfeito foi justamente o setor defensivo, que era uma preocupação nossa. A postura da equipe foi muito boa. Mesmo com uma palestra, os jogadores já assimilaram o que nós queremos", afirmou ele, que fez questão de agradecer o torcedor pelo apoio até o fim da partida. "A participação da torcida foi muito importante. Eles não vaiaram em nenhum momento e acreditaram no nosso grupo", concluiu.
Agora, o elenco tricolor se prepara para o Clássico-Rei do próximo sábado, diante do Ceará, mas pelo Estadual, no Castelão.
d
Ivan Bezerra

Repórter
Diário do Nordeste