21 de fevereiro de 2015

Horário de verão acaba à meia-noite; relógio deve ser atrasado em 1 hora

O horário de verão terminará na virada deste sábado (21) para domingo. Diante da crise hídrica, o governo chegou a cogitar o adiamento da data, para economizar energia e água, mas resolveu manter a previsão incial.
horário de verão (Foto: Arte/G1)
Com isso, moradores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado.
O governo ainda não concluiu o balanço do quanto foi economizado nesta edição do horário de verão. Na última, foram poupados  R$ 405 milhões no consumo de energia.
O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.
Consequentemente, segundo o governo, há aumento da segurança do sistema elétrico e maior flexibilidade operacional para a realização de manutenções, além de redução da pressão sobre o meio ambiente e nas tarifas cobradas pelo serviço.
Nesta edição, o horário de verão teve 126 dias – cinco a mais do que a média dos últimos 15 ano e uma semana a mais do que no último ano.
A prorrogação ocorreu para evitar que o fim da medida acontecesse no carnaval.

Do G1, em Brasília

Chove em 130 municípios do Ceará

Image-0-Artigo-1801341-1
Choveu mais durante a noite, mas o dia permaneceu nublado n o Estado
FOTOS: HONÓRIO BARBOSA
Com a chuva em 130 municípios do Ceará (atualização até as 12h30 de ontem), a população se divide entre esperança de um inverno tardio e preocupações com a infraestrutura urbana. A maior chuva se deu em Paraipaba, com 99mm. Com quatro dias de chuvas seguidos, são os agricultores que mais comemoram.
Para o agricultor Francisco Antônio Lopes, a esperança é que permaneça assim por mais uns dias, pelo menos para recuperar um pouco de água na cisterna. "Só com esse sopro de chuva já notamos as mudanças nas plantas, mas nossa preocupação mesmo é deixar a cisterna com reserva", conta.
Em Camocim, a chuva de 45mm, na manhã de ontem, foi o bastante para trazer a tona o problema da Rua do Aeroporto, apelidada pelos moradores de "Lagoa do Aeroporto", nas proximidades do Aeroporto Pinto Martins. De acordo com o comunicador Tadeu Nogueira, o local consiste em um ponto imenso de alagamento que força os que moram próximo a colocar os pés na água caso queiram se deslocar após uma chuva. "Desde 2008, a população pede uma solução para esse problema", afirmou.
Em Massapê, onde foram registrados 85.7mm, o principal problema também foram os alagamentos. O pátio em frente a Delegacia foi um dos pontos mais atingidos. Moradores do bairro Alto da Boa vista também relataram problemas.
Nuvens carregadas permaneceram durante todo o dia nos municípios do Vale do Jaguaribe. Na cidade de Russas, o tempo frio foi comemorado por moradores depois de duas semanas de forte calor. "A chuva era muito esperada e tomara que continue assim, pelo menos até o fim de semana", comemorou a dona de casa Maria Luiza, moradora do bairro de Fátima. Na região choveu em toda as cidades desde a última quinta-feira e as maiores precipitações até a manhã de ontem, foram em Morada Nova (83.6mm), Ibicuitinga (82.8mm) e Pereiro (80mm).
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) dois sistemas que estão atuando sobre o Estado. Um deles é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum para o período chuvoso, que vai de fevereiro e maio. O outro não é comum. Ele contribui para a formação de nuvens verticalmente bastante elevadas (cumulunimbus).
São nuvens de tempestade que trazem não só chuvas intensas como também ventos fortes. Ele é chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que se forma no oceano, se intensifica e atua sobre regiões próximo à sua borda. A previsão é de que, nesta madrugada, tenhamos mais precipitações nas mesmas regiões.
Agricultores adotam a cautela como estratégia
Iguatu. As últimas chuvas que banharam municípios da região Centro-Sul animaram os agricultores, renovaram a esperança na quadra invernosa, mas ainda não foram suficientes para levar os produtores rurais ao campo para o plantio de sequeiro das culturas tradicionais de milho e feijão. A estimativa é de que apenas 3% começaram o cultivo das sementes. As previsões desanimadoras para mais um ano de estiagem e atraso nas chuvas contribuíram para o quadro atual.
Os técnicos acreditam que a partir de março o trabalho no campo vai se intensificar. Por enquanto, poucos agricultores começaram o plantio. Antes é preciso preparar o solo, passar o cultivador, o arado e fazer sulcos. "O inverno vai começar, por enquanto é só uma ponta de chuva", disse o agricultor Antonio Melo, na localidade de Varjota, zona rural de Iguatu. Ontem, ele esteve no campo, fazendo o cultivo, mas foi um trabalho solitário. "Não quero perder tempo e já comecei a primeira planta". "Meu temor é que seja um inverno curto, temos que aproveitar todas as chuvas".
A cidade de Várzea Alegre foi a primeira da região a organizar os agricultores e anunciar o programa de preparo de solo para o plantio agrícola de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas). Um grupo de 600 agricultores foi cadastrado e o serviço já começou em todos os distritos do município, mas a maioria dos produtores ainda aguarda a intensificação das chuvas para o cultivo das sementes e grãos armazenados.
De acordo com o secretário de Agricultura de Várzea Alegre, André Fiúza, menos de 5% dos agricultores iniciou o plantio neste ano. "A terra ainda está seca, quase não choveu por aqui", disse. "Normalmente o cultivo é feito a partir da primeira quinzena de janeiro, mas as chuvas não vieram no tempo esperado. Em dezembro e janeiro passados não choveu nada". Fiúza observou que o trabalho de preparo de solo continua e que a maioria dos agricultores está esperando a terra ficar molhada para concluir o serviço na lavoura.
Em Cedro, não há, neste ano, programa de preparo de terra e os pequenos produtores rurais seguem a tendência de outras localidades. "Eles estão aguardando o inverno se firmar", disse o secretário de Desenvolvimento Agrário, Rubenilson de Oliveira, conhecido por Bembém.
f
Jéssyca Rodrigues/Honório Barbosa
Colaboradores


Diário do Nordeste

Sobral terá primeiro planetário do Interior

Image-0-Artigo-1801293-1
O equipamento é um dos mais modernos do Hemisfério Sul, que recebeu um upgrade após a aquisição de um novo sistema para o Planetário de Fortaleza e foi transferido para Sobral
FOTO: LUIZ QUEIROZ
 Foi iniciada a montagem dos projetores do Planetário de Sobral. A expectativa é de que, em maio deste ano, o equipamento esteja funcionando para o público. Com isso, o município será o único do Interior do Estado a possuir o equipamento e o segundo no Interior do Nordeste. O primeiro fica em Feira de Santana, na Bahia.
Localizado na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse, o Planetário de Sobral conta com projetor planetário e projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss. O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e terá 84 assentos, sendo dois para cadeirantes. A obra está sendo executada pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado do Ceará, que investiram cerca R$ 4 milhões na construção e na aquisição de equipamentos.
Segundo o Coordenador do Museu do Eclipse, Emerson de Almeida, a função básica do Planetário é simular, em condições fidedignas, o céu em qualquer latitude ou época do ano. "Com o projetor digital, o Planetário pode trabalhar com até 80 disciplinas de diferentes áreas da educação, da ciência da natureza, passando pela história, saúde e ciências da vida", explica.
Segundo o diretor do Planetário de Fortaleza e responsável pelo projeto do Planetário de Sobral, Dermeval Carneiro, o equipamento que está sendo instalado em Sobral é um dos mais modernos do Hemisfério Sul. A montagem do Planetário na cidade se deu devido ao Ano Internacional da Astronomia, instituído pela ONU em 2009. "Fiz parte dos representantes brasileiros do comitê, que tinha como uma das metas indicar projetos na área. Sabendo que o então governador do Estado, Cid Gomes, entendia a importância do tema, apresentei a ele a proposta para a modernização do Planetário de Fortaleza, que passou a ser um Skymaster ZKP4, o mais avançado do mundo". Ele conta que, com isso, o Skymaster ZKP3, que era o equipamento usado anteriormente na Capital, passou por um upgrade para torná-lo digital e foi proposto que fosse instalado em Sobral.
"Propus essa cidade porque foi em Sobral que foi comprovada a Teoria da Relatividade, uma das mais importantes do século XX, e também já possuía o Museu do Eclipse e Observatório com o maior telescópio do Norte e Nordeste", explicou.
Dermeval aponta, ainda, que a instalação de um planetário é comprovadamente uma das melhores aplicações de recursos públicos, pois garante inovação de ensino e popularização da tecnologia e ciência.
Mais informações
Secretaria de Cultura de Sobral
Avenida Dom José, 881
Centro - Sobral
(88) 3611-2712

Jéssyca Marques
Colaboradora
Diário do Nordeste

Jovem sanfoneiro cearense faz sucesso

Image-0-Artigo-1801131-1
A sanfona de Sávio é de 60 baixos, uma Michael toda cromada, que pesa oito quilos. O jovem, que começou tocando teclado aos quatro anos, realiza shows por todos os lugares do Município
FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
 "Sanfona Brasileira toca a alma da gente". A frase de Dominguinhos, um sanfoneiro que deixou saudades nos meios musicais, principalmente do caboclo do sertão, permanecerá viva na mente de todos por muito tempo. É o que promete Sávio do Acordeom, de 14 anos, residente em Canindé, sucesso na sua cidade de origem e na região. Sávio já tocou para astros da música, com destaque para Waldonys e Vicente Nery.
Ao instrumentista, o que realmente interessa é estar abraçado ao fole. "A sanfona faz parte do corpo. O sanfoneiro sem sua sanfona está aleijado, lhe falta um pedaço", afirma o jovem.
Empolgado com a apresentação do menino no dia 3 de fevereiro em Canindé, por ocasião do dia do Romeiro, o prefeito Celso Crisóstomo disse que vai criar uma casa da música na cidade. O objetivo é absorver artistas de vários meios culturais, como sanfona, flauta, violão, guitarra, baixo, entre outros instrumentos. "Precisamos proteger nossos jovens da ociosidade e das drogas. Uma casa de música incentiva muita gente, porque a música educa e alimenta a alma", entende o prefeito.
O garoto Sávio começou tocando teclado aos 4 anos de idade. Com o passar do tempo, migrou para a sanfona, com um instrumento de brinquedo. Depois, encarou uma sanfona de 120 baixos, emprestada pelo sanfoneiro Estevão do Acordeom e, hoje, tem seu próprio instrumento, doado por um grupo de amigos. Sua sanfona é de 60 baixos, uma Michael toda cromada, que pesa oito quilos. Sávio realiza shows por todos os lugares do Município. Sua última apresentação foi ao lado do músico Vicente Nery, no dia 3 de fevereiro, na Praça da Igreja de Nossa Senhora das dores, para um público de mais de três mil pessoas.
O menino, que imita Luiz Gonzaga nas vestimentas, se apresenta com gibão e chapéu de couro, toca Asa Branca, Sala de Reboco, Estrada de Canindé e Assum Preto, dentre outros sucessos. Tem um sonho confessadamente pouco modesto: ser o herdeiro do Rei do Baião.
"É como dizia Luiz Gonzaga: a sanfona é o instrumento que tem o traço cultural do povo, como o violão para a Bossa Nova, o pandeiro para o sambista do morro, o piano para o músico erudito. Com uma vantagem: a sanfona é o instrumento que fica mais perto do coração", observa Sávio do Acordeom.
Agora, o sanfoneiro vai passar por três meses de aulas teóricas e práticas, onde a finalidade é dotá-lo de uma arte mais apurada. "O sonho imediato é chegar ao nível de Waldonys, grande ídolo, um sanfoneiro refinado e de toque apurado", contou Sávio.
Para o chefe de Gabinete da Prefeitura de Canindé, Jander Silva, o objetivo da municipalidade agora é se adequar a Lei Nº 11.769, de agosto de 2011, que institui obrigatoriedade da música no currículo escolar. O surgimento de Sávio do Acordeom mostra o quanto a sanfona faz parte da vida do sertão. "Ele está mantendo viva uma arte muita antiga, que ganhou o coração de todos os brasileiros, que é a arte de tocar sanfona", aponta.
"O garoto têm muito futuro pela frente. Precisamos apostar nessa nova geração. Tocar sanfona é a arte das artes e ele mostra o quanto é importante defender essa cultura sertão afora", avalia o prefeito Celso.
Sanfoneiros
A história dos sanfoneiros nordestinos se estende ao longo do tempo. Há algumas datas especiais. Em 13 de dezembro de 1913, Dia de Santa Luzia, nasceu Luiz Gonzaga, em Exu (PE). Nas décadas seguintes, ele iria popularizar o baião, oferecendo um perfil definitivo à sanfona nordestina.
Patativa do Assaré disse que a sanfona e Luiz Gonzaga era o "Nordeste em carne e osso". A partir de sua obra, a sanfona tornou-se ícone da música nordestina. As primeiras sanfonas chegaram ao Nordeste no século XVI, com a vinda dos portugueses para a região.
Mas a popularidade nacional só surgiu com Luiz Gonzaga. Foi o pai, Januário, que lhe deu as primeiras aulas. Arriscava-se em pequenas apresentações. Com o tempo, percebeu a sonoridade bonita ao juntar à sanfona o triângulo e o zabumba. O fato é que a sanfona continua em alta no Nordeste, com destaque para o Ceará.
O menino afirma não ter medo e nem vergonha de nada. Aliás, é com a sanfona que ele expressa os sentimentos mais sublimes, como o amor e a fé. Católico e herdeiro de um povo religioso, vê na sua relação com o instrumento a manifestação da cultura e da identidade de sua gente. Que digam os romeiros de São Francisco.
Diário do Nordeste

Líder da A2, São Caetano recebe o Novorizontino, que tenta voltar ao G-4

estádio Anacleto Campanella jogo São Caetano x Palmeiras (Foto: Gustavo Serbonchini)Partida será no estádio Anacleto Campanella, no ABC paulista (Foto: Gustavo Serbonchini)
O líder São Caetano recebe o Grêmio Novorizontino, neste sábado, às 16h, no estádio Anacleto Campanella, no ABC paulista. Os visitantes saíram dos G-4 após a derrota para o Independente de Limeira, por 2 a 1, na última rodada. A equipe da Grande São Paulo vem embalada por quatro vitórias seguidas.
O Azulão tem 13 pontos, mesmo número conquistado pela Ferroviária, mas vence no saldo de gols (7 a 5). Já o Tigre está com nove, conquistados em três vitórias e duas derrotas na Série A2.
O time do ABC  não dá pistas sobre a escalação, mas seu comandante, Luiz Carlos Martins, tem ganhado moral com os jogadores com a boa campanha. Um dos que elogiaram o trabalho do treinador é o meia Xuxa.
– O Martins é um trabalhador, conhece o futebol, e sabe como manter o elenco motivado. Ele prepara a equipe com inteligência, prevê os perigos que o adversário pode trazer, e oferece as alternativas que podemos explorar – disse Xuxa.
Pelo lado novorizontino, técnico Guilherme Alves faz suspense quanto à escalação, mas tem boas notícias: poderá contar com a volta do meia Rayllan, do volante Deda e do zagueiro Guilherme Teixeira. O clube espera muita dificuldade, mas acredita na vitória fora de casa.
– O São Caetano é um time tecnicamente muito bom, mas estamos viajando com uma motivação muito grande e esperamos voltar com os três pontos – afirmou o gerente de futebol do Novorizontino, Luiz Carlos Goiano.
Por São Caetano do Sul, SP

Xuxa destaca a bola parada como um dos pontos fortes do São Caetano

“A boa fase do São Caetano não é por acaso; é fruto de muito trabalho”. Esta frase foi dita após o treinamento desta sexta-feira, pelo meio-campista Xuxa.

Para o camisa 10, a cobrança intensa do técnico Luiz Carlos Martins, associada à rotina de treinamentos e repetições de jogadas ensaiadas, tem sido o grande ponto de desequilíbrio a favor do clube do ABC.

Responsável pelas cobranças de falta e escanteio, o armador participou diretamente dos três gols do Azulão no confronto diante do Rio Branco.

- Foram três jogadas que a gente treina exaustivamente. Ensaiamos durante a semana e dentro do jogo a coisa acontece de forma natural – declarou.
Xuxa destacou a importância do técnico Luiz Carlos Martins, neste começo vitorioso do Azulão, no Campeonato Paulista.

- O Martins é um trabalhador, conhece o futebol, e sabe como manter o elenco motivado. Ele prepara a equipe com inteligência, prevê os perigos que o adversário pode trazer, e oferece as alternativas que podemos explorar – afirmou.



Responsável por quatro assistências na competição, Xuxa espera ansiosamente marcar o seu primeiro gol, neste retorno ao São Caetano.

- Tive duas boas oportunidades contra o Batatais, mas infelizmente, não aproveitei. Claro que todo jogador quer marcar gols, mas estou feliz pela boa fase do time e por ter ajudado com as assistências – concluiu.

O Azulão volta a campo pela Série A-2, neste sábado (21), às 16h, contra o Novorizontino, no Estádio Anacleto Campanella. A partida é válida pela 6ª rodada do Estadual.

-- 
Assessoria de imprensa
Texto: Marcelo Santoro
Telefone: 7852-4043 / 30*10110

adsãocaetano

Vices na primeira fase, Fortaleza e Maranguape iniciam briga pelas semis

Treino, Fortaleza, Pici, Campeonato Cearense  (Foto: Nodge Nogueira/Divulgação )Fortaleza não terá Lúcio Maranhão diante do Maranguape (Foto: Nodge Nogueira/Divulgação)
A corrida pelas semifinais do Campeonato Cearense começa neste sábado para Fortaleza e Maranguape. As duas equipes abrem a primeira rodada da segunda fase, no Estádio Presidente Vargas, às 18 horas (da Capital cearense). Na primeira fase, o Tricolor do Pici terminou na segunda colocação do Grupo A1, com 15 pontos, e o Gavião da Serra em vice do Grupo A2, com 12. Nesta etapa, os times do Grupo B1 enfrentam os do Grupo B2. 
Mandante neste sábado, o Leão do Pici vem de empate em 2 a 2 diante do River-PI pela Copa do Nordeste. A equipe de Nedo Xavier dominava e vencia por 2 a 0, mas permitiu a reação do adversário, com quem divide a liderança do Grupo D, com cinco pontos. A principal baixa do Fortaleza na estreia da segunda fase é o atacante Lúcio Maranhão, que sequer chegou a ser relacionado por Nedo Xavier, após sofrer uma fisgada na parte posterior da coxa esquerda na partida em Teresina. Uilliam é o mais cotado para substituir Lúcio Maranhão. Com isso, o Tricolor deve atuar com: Deola; Tinga, Genilson, Adalberto e Wanderson; Corrêa, Vinicius Hess, Pio e Samuel; Uilliam e Cassiano.
O Maranguape tem novidades para o recomeço no Campeonato Cearense. Entre treinos, o Gavião da Serra contratrou o atacante Willyam, que estava na Chapecoense. O jogador, de 20 anos, veio a pedido do treinador Mastrillo Veiga. Além disso, o zagueiro Eduardo Teles e o volante Alex Toritama, que estavam entregues ao departamento médico, se recuperaram e treinam normalmente. A tendência, porém, é que Mastrillo Veiga faça apenas uma alteração em relação ao time que enfrentou o Ceará na última rodada da primeira fase. Júnior Alves deve substituir Jadson na zaga, que se machucou diante do Vovô. O Maranguape deve atuar com: Milton Buqueirão; Novito, Júnior Alves (Jadson), Johny, Janeilton; Felipe, Mateus, Ronaldo, Cleiton; França e Gugu. 

Por Fortaleza, CE

Quixadá e Guarani de Juazeiro iniciam 2ª fase do Cearense e luta por Série D

Image-0-Artigo-1801976-1
O técnico Raimundinho, do Canarinho do Sertão, quer manter a boa fase da 1ª etapa do Estadual para tentar garantir vaga à Série D Nacional
FOTO: BRUNO GOMES
O andarilho Quixadá, que continua sem estádio para mandar seus jogos, larga na segunda fase do Campeonato Cearense, às 16 horas de hoje, contra o Guarani (J), no Estádio Inaldão, em Barbalha. A meta dos dois times é pontuar o máximo possível para que possam garantir uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2016.
Voltando ao lado técnico em si, o Quixadá reclama que tem viajado muito, desgastando o elenco. "Estamos praticamente treinando dentro do ônibus", reclama o presidente do clube, Valmir Araújo. Ontem, o dirigente regularizou o zagueiro Diego, que no entanto, ficará no banco, aguardando a chance de estrear.
O time provável do Quixadá será Renato; Jonas, Bruno Garcia, Tony Belém e Elvis; Bruno Ocara, Dim, Lequinha e Janeudo; Netinho e Alex Cariús. Técnico: Raimundo Wagner.
Já o Guarani de Juazeiro pretende entrar no sistema 4-5-1, com apenas um atacante. Como o centroavante Moré é dúvida, o técnico Washington Luís pode lançar: Fábio; Roberto Baiano, Afonso, Regineldo e Serginho; Gleydson, Torum, Walclício, Zé Augusto eErlon; Moré.
O Guarani contratou vários atletas na última hora, entre os quais o atacante Niel, que no entanto, deve ficar no banco.
Diário do Nordeste

Niel desembarca no Aeroporto de Juazeiro do Norte para vestir a camisa do Guarani de Juazeiro

       Niel assinando contrto com o Leão do Mercado oto: Eugênia Else / Rota Esportiva

Após praticamente dois anos longe do Guarani Niel um dos maiores nomes que já vestiu a camisa do Leão do Mercado irá voltar a vestir a camisa do rubro negra. Após a saída do Guarani o atacante  atuou pelo Icasa – CE, Grêmio Barueri – SP e Aparecidense – GO, Niel sofreu uma lesão no púbis e ficou sem atuar nos gramados por mais de 8 meses. Se recuperando da lesão foi procurado pela diretoria rubro negra e logo aceitou o acordo proposto pelos dirigentes. O atacante foi contratado pelo Diretor de Futebol João Severo que aposta na categoria do baixinho. “Acredito muito no futebol dele pois, Niel faz parte de grandes conquistas do Guarani”, ressaltou o dirigente. 

O Atleta de 31 anos vem com o propósito de reviver grandes momentos no clube “Tenho uma historia de vencedor no Guarani e espero confiando em Deus que eu possa fazer historia mais uma vez no Leão” falou empolgado o atleta.

Niel foi artilheiro do Guarani na campanha do vice campeonato cearense em 2011 e foi um dos líderes do título da Copa Fares Lopes. 

 Por Neto Santana
Rota Esportiva

PM CEARÁ: Assembéia Geral sobre a Lei de Promoções


O projeto de lei tem como objetivo promover e dar celeridade nas promoções dos policiais e bombeiros militares do Ceará que há anos são prejudicados com a atual legislação.

Com o reajuste feita pelas associações e lideranças militares estaremos sem dúvida com uma carreira a ser exercida de fato dentro dessas instituições.

A motivação é sem dúvida algo que proporciona um trabalho eficaz no combate a criminalidade e é com essa iniciativa que o Governo visa atender aos anseios da categoria.

Cogita-se o trabalho realizado pelos atuais comandantes da Polícia e dos Bombeiros nos bastidores, há rumores que os mesmo estão boicotando as propostas das associações e lideranças

Lembrando aos amigos que a assembleia será realizada hoje às 16:30 no ginásio do Tiradentes na av. Duque de Caxias - Centro de Fortaleza.

Participe!!!

 PEC 300 - Blog do Almança