28 de abril de 2014

CBF atende emissora, e Fortaleza x Águia no PV muda para segunda-feira às 21h30

Serie C-2014-Blog-do-kempes
A CBF alterou novamente a data da partida Fortaleza x Águia, no PV, pela 3ª Rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogo inicialmente estava agendado para o sábado, dia 10 de maio. No entanto, na primeira vez, a entidade mudou o duelo para um dia depois, para não haver choque com o confronto do time do Ceará, que joga no mesmo dia pela Série B, na Capital.
Agora, pela segunda vez, a CBF modificou a data da partida. O Fortaleza vai enfrentar o Águia na segunda-feira, 12 de maio, às 21h30, no Estádio Presidente Vargas. O motivo da mudança é para atender à grade da emissora de TV. Esporte Interativo e TV Brasil vai mostrar o jogo ao vivo.
Vale lembrar que a estreia do time tricolor, que acontece nesta segunda-feira, também teve a data alterada para atender à solicitação das emissora de televisão. De acordo com a tabela da CBF, o Fortaleza terá todos os jogos de ida da 1ª Fase transmitidos pela TV.

PS: Agradecer ao querido Edu César do excelente “Papo de Bola” por me informar que os jogos às segundas serão exibidos com exclusividade pelo Esporte Interativo. TV Brasil só exibirá os jogos de sábado e domingo, conforme sua própria programação.
Blog do Kemps

Sangra O Açude Caio Prado Em Umirim

Mesmo com um inverno irregular, o açude Caio Prado na Sede do município de Umirim começou a sangrar nesta segunda-feira (28). A sangria veio logo após a forte chuva que caio sobre o município durante a manhã.
 
O açude que fica as margens da BR-222 é um dos mais antigos reservatórios do município e um ícone  dentre os cartões postais da cidade.
 
Diversos moradores se aglomeraram em torno do local para acompanhar de perto a novidade.

 Por Josimar Nunes
Umirim Noticias

Atacante Robert mostra confiança para estreia do Fortaleza na Série C

Robert espera que Leão possa repetir na Série C o desempenho que teve no Estadual
Chegou o dia da estreia do Fortaleza na Série C do Campeonato Brasileiro. O tricolor faz hoje, contra o Salgueiro, fora de casa, às 21h30min, a primeira partida na busca pela Série B. E os tricolores estão dispostos a provar que a derrota para o Ceará na final do Estadual é passado.

Segundo o atacante Robert, o elenco está consciente que o acesso à Segunda Divisão é o principal objetivo do tricolor na temporada e todos no clube estão focados nessa conquista.

"Fizemos um bom campeonato, onde faltou muito pouco pra gente conseguir o título. Mas isso já passou, nosso pensamento agora é a Série C, de onde queremos tirar o Fortaleza ao final da competição, e vamos conseguir", declarou o artilheiro.

O técnico Marcelo Chamusca deve iniciar a partida com Ricardo, Tiago Cametá, Eduardo Luiz, Max Oliveira e Radar; Guto, Walfrido, Fernandinho e Marcelinho Paraíba; Edinho e Robert.

O Povo

Senador quer prioridade para escolas em lugar da construção de estádios

Senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
Senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
Em pronunciamento nesta sexta-feira (25/4), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a principal preocupação do país não pode ser a conclusão de estádios para a Copa do Mundo, mas obras de saneamento básico e construção de escolas. Para o parlamentar, o Brasil  fica “perplexo e assustado” cada vez que um representante da Fifa comenta a situação do atraso das obras para a competição internacional de futebol, o que nem sempre se repete em relação a outros problemas.
— O que mais me assusta, porém, é que não nos assusta o fato de as outras obras deste país não estarem andando com a velocidadedevida. E quando eu falo de outras obras eu não falo de outras obras em função da Copa, eu não falo das obras ao redor dos estádios, eu falo das obras que este país precisa para dar uma virada e se transformar no país dos sonhos que nós temos – disse Cristovam.
Para o senador, as notícias escabrosas de corrupção, de beneficiamento de pessoas com recursos públicos, também já não assustam tanto quanto os problemas na preparação para a Copa.
— A gente não se assusta porque não tem a Fifa da corrupção, não tem o FMI da corrupção e aqui dentro nós já nos acostumamos. Eu lamento que nossa consciência, nossa preocupação dependa de quem vem de fora, seja do FMI, seja da Fifa Eu gostaria de ver a mesma preocupação que há hoje em relação aos estádios com as escolas, com os postos de saúde, com as paradas de ônibus – afirmou.
Revolução dos Cravos
Cristovam também felicitou os portugueses pelos 40 anos da Revolução dos Cravos, ação liderada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) em 25 de abril de 1974 e que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, criado por Antônio Salazar em 1933, e contribuiu para o fim do colonialismo português na África. Segundo o senador, assim como os portugueses naquela época, os brasileiros também estão descontentes com os rumos do país, mas os políticos não estão ouvindo as demandas da população.
— Não estamos ouvindo. Se ouvíssemos, eles não precisariam voltar às ruas – disse Cristovam.
Agência Senado

Fortaleza acerta com mais dois reforços: goleiro André Zuba e meia Davidson

zuba-davidson
A diretoria do Fortaleza vai anunciar nesta segunda-feira, 28, mais duas contratações para as disputas da Série C do Campeonato Brasileiro: O meia Davidson, que estava no Galícia-BA, e o goleiro André Zuba, ex-Guarany de sobral. A informação foi divulgada pelo repórter da Everaldo Baima, da Rádio Metropolitana AM 930.

Davidson, de 23 anos, que teve passagens pelas categorias de base do Fluminense e do Santos, inclusive atuou com Neymar, foi um dos destaques do time do Galícia e marcou seis gols no Campeonato Baiano. Ano passado, ele atuou no Porto-PE.
Já André Zuba, 27 anos, tem 1,89m, se destacou no time sobralense durante o Estadual e também na Copa do Nordeste. Ele tem passagens pelo Botafogo-PB, Caxias-RS, Paysandu, Bragantino entre outros clubes.
Os dois novos reforços se juntam ao goleiro Fernando Leal e ao atacante Patric, que foram apresentados na última sexta-feira, 25. Os quatro contratados devem ser regularizados nesta semana.
Blog do Kemps

Governo da Holanda vai cobrar diárias de presos

Presos na holanda
O Governo holandês decidiu adotar a mesma política da Dinamarca e Alemanha e impor a seus presidiários o pagamento de 16 euros (50 reais) por dia por ficarem atrás das grades. O projeto de lei deriva dos acordos pactuados pela atual coalizão no poder, formada por liberais de direita e social-democratas, e busca duas coisas: obrigar o criminoso a assumir o custo de seus atos e poupar, concretamente, 65 milhões de euros (205 milhões de reais) em despesas judiciais e policiais.
Na Holanda existem 29 presídios, sendo que deste total 8 foram fechados por falta de presos. O Governo holandês diz que o detento é parte integrante da sociedade e se comete um delito tem obrigação de contribuir com os gastos inerentes. No Brasil é totalmente o contrário. Presídios são construídos todos os meses, o detento raramente trabalha e sua família ainda recebe do Governo Federal uma ajuda de custo superior ao salário mínimo, ou seja 982 reais. É O BRASIL.
DN

Para conviver com o Alzheimer

Uma doença neurodegenerativa de causas ainda desconhecidas e difícil detecção. “É a pedra no sapato da longevidade”, sintetiza o geriatra e professor João Macedo. Quanto mais avançada a idade, maior chance de desenvolver a Doença de Alzheimer. O que, para o médico, configura grave problema para a saúde pública com o crescimento do número de idosos no mundo. 
Preocupação que tem impulsionado pesquisadores na busca por medicamentos e diagnósticos mais precisos. Como os da Universidade de Georgetown e da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Ambos buscam um diagnóstico antecipado da doença com base nos sinais do organismo de um paciente em potencial. Os resultados até agora sinalizam que se pode prever o Alzheimer até 25 anos antes das manifestações sintomáticas.
Mas ter esta informação vai além do diagnóstico precoce. Poderia, sim, ser benéfica se propusesse uma mudança de hábitos e de planejamento, segundo a neuropsicóloga Luciane Ponte. No entanto, saber com tanta antecedência poderia trazer mais transtornos do que ajuda, já que não existem cura ou formas de impedir efetivamente a instalação da doença. “Imagine o estresse para uma pessoa que descobre uma possibilidade de ter a doença em 20 anos”, ressalta.
A importância das pesquisas está na procura por melhores medicamentos, avalia o geriatra João Macedo. “Está se iniciando uma nova era no estudo de substâncias, que podem ser mais eficientes na fase pré-clínica”. Quanto ao diagnóstico, a busca é por métodos mais precisos de detecção. Atualmente, são diversos os parâmetros que precisam ser levados em conta: exames de neuroimagem, relatos da família e testes de cognição, por exemplo.
Acompanhamento
Das demências, o Alzheimer é a mais frequente. Representa de 60% a 70% dos 7,7 milhões de novos casos a cada ano no mundo. Os dados são do relatório “Demência: Uma Prioridade de Saúde Pública”, publicado em 2012 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se o envelhecer vem com o desenvolvimento da demência, o cérebro reduz de tamanho e perde gradativamente o controle de funções motoras e cognitivas. 

Falar em Doença de Alzheimer significa aludir ao dano mais notável: o esquecimento de aspectos da própria vida. Além da memória, ela compromete a execução de atividades diárias, provoca alterações comportamentais e exerce, sobre a família, uma forte mudança de rotina. Daí a necessidade de orientação e cuidado com quem acompanha os pacientes.
O Ciência & Saúde desta semana discute com profissionais da saúde os benefícios e prejuízos de uma detecção do Alzheimer com anos de antecedência e mostra exemplos de suporte familiar para quem tanto precisa de dedicação.
O Povo

Vice Domingos Filho, diz que seus aliados no PMDB podem apoiar Pros contra Eunício

Domingos mostrou força
O evento que reuniu governador e diversos pré-candidatos neste sábado foi também mostra de força política de Domingos Filho (Pros) no Estado. Na ocasião, o vice-governador afirmou que, apesar de diversos de seus aliados permanecerem no PMDB de Eunício Oliveira, eles poderão apoiar o candidato indicado por Cid Gomes (Pros) nas eleições deste ano.
Além do governador, estiveram presentes nos festejos de Tauá cerca de trinta prefeitos (incluindo o de Fortaleza, Roberto Cláudio, e seu vice, Gaudêncio Lucena), os três senadores cearenses e sete deputados estaduais. A grande adesão ajuda a “reerguer” imagem do vice, desgastada no Pros após informações sobre a tensão entre ele e o grupo mais próximo de Cid. A crise teria ocorrido após Domingos dizer que permaneceria no cargo caso o governador renunciasse, contrariando planos do governador.
Domingos, que era do PMDB até outubro do ano passado, migrou para o Pros para ter chances de concorrer à sucessão de Cid. Porém, diversos prefeitos aliados dele, inclusive sua esposa, a prefeita de Tauá Patrícia Aguiar (PMDB), permaneceram no antigo partido.
Isso teria ocorrido, conforme explica Domingos, pois apenas ele precisava de espaço para disputar ao governo. “O PMDB é aliado do Cid e do Pros. Eu só saí porque gostaria de ter a possibilidade de disputar pelo governo, o que seria impossível no PMDB, pois a Executiva Nacional do partido já mostrou preferência em torno do Eunício”.
Evitando antecipar posições de prefeitos, Domingos afirma que seus aliados podem seguir a posição sua e de Cid, mesmo em caso de rompimento e candidatura de Eunício.
“Não acredito que o Eunício interviria. Ele sabe que voto é só com amor, senão é estupro”. (CM)

É preciso moderação no uso dos dispositivos eletrônicos por crianças

Rebeca e o filho Gustavo: conceitos revistos na prática
No tempo em que o número de celulares chega a ser maior do que o de pessoas, bebês já não são apenas coadjuvantes da era tecnológica. Eles nem falam ainda, mas movimentam o dedo indicador no touch screen de um tablet ou smartphone. Em frente às telas, opções de vídeos, aplicativos, jogos, entretenimento. Fora delas, correr na praça, aprender com os pais, brincar com brinquedos, interagir com o outro. Sim, pode ser tudo junto! Desde que haja metodologia e moderação.
Inseridos no cotidiano infantil há poucos anos, os chamados gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) ainda não tiveram seu efeito medido através de pesquisas específicas. A Associação Americana de Pediatria, porém, já havia sugerido, em 2009, que crianças menores de dois anos não deveriam ter nenhum contato com mídias.
Mas a geração digital está aí, filha de pais que descobriram – e ainda descobrem- as maravilhas dos apps (aplicativos) e da navegação. Os sons, as imagens, os formatos... Encantamento e diversão para as crianças, ferramentas educativas e momentos de sossego para os pais. “Grávida, eu dizia que meu filho nunca ia assistir a esses vídeos no celular ou tablet. Na prática é diferente, porque tem hora que você precisa desse entretenimento”, afirma a publicitária Rebeca Sousa de Saboia, 28, mãe do Gustavo, de um ano e dois meses. Conforme ela, não teve jeito. Para que a avó pudesse cuidar do pequeno enquanto os pais trabalhavam, foi preciso recorrer à sessão infantil de um site que oferece serviços de TV. “Minha mãe precisava cuidar do meu pai, doente, e fazer outras coisas de casa”, ressaltou. Para Rebeca, que pesquisou sobre a temática “tecnologia e crianças”, os programas virtuais podem colaborar para o aprendizado. “O problema é quando descontrola e a criança passa o dia inteiro na frente daquilo”, frisou.
Desenvolvimento
O professor de neurologia infantil da Faculdade de Medicina da USP, Saul Cypel, pondera que o problema não é a tecnologia e os aparelhos de informática, mas o uso inadequado. “Seja pelo excesso ou pela introdução em etapas da vida onde os equipamentos não trazem benefícios, como a primeira infância (zero a três anos). Quanto menor a idade, menos interessante para o desenvolvimento da criança”, afirma. O especialista destaca que para o desenvolvimento neste período da vida, que inclui noções de necessidade, aptidões e convivência, “mais importante do que qualquer aparelho ou música é a interação com os pais e o ambiente”.

Sobre os possíveis danos cerebrais que o excesso de exposição midiática pode causar na primeira infância, Saul Cypel diz não haver evidências concretas. “As evidências de alteração nos neurônios são de crianças negligenciadas. E você deixar um filho durante horas em frente à uma tela é um tipo de negligência”, acrescenta. O especialista ressalta que, do ponto de vista motor, o uso dos gadgets pode trabalhar alguma habilidade. O prejuízo, entretanto, estará em questões maiores, de linguagem ou psicológicas. “Não é a televisão ou o tablet que vão mostrar a fase em que a criança achará engraçado colocar o dedo na tomada. Autonomia e capacidade ela só vai desenvolver na relação com o outro. E os pais precisam saber disso, saber que o desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida é resultado da relação de parentalidade”, considera.
Dicas
1 Cuidado com as escolas que usam os gadgets para impressionar os pais, mas não possuem uma proposta pedagógica de uso.
2 Use aplicativos para criar jogos, montar histórias, vídeos e fotos junto à criança, fazendo-a autora da produção tecnológica, não apenas consumista.
3 Jogos educativos podem estimular à criatividade e o aprendizado.
4 Livros digitais podem fornecer mais interatividade, com animações, vídeos e animações.
5 A mobilidade dos equipamentos permite que a interação aconteça entre as crianças e o ambiente.
6 Se a criança ficar apenas no prazer atrativo dos programas virtuais poderá não desenvolver tarefas e habilidades necessárias ao dia a dia.
7 Jogar com outra pessoa, e não apenas com o computador, faz com que a criança tenha a noção do que é perder, esperar, seguir regras.
8 Os pais precisam saber como acontece e o que é necessário para o desenvolvimento dos filhos.
O Povo

Entrega da declaração do Imposto de Renda termina na quarta-feira

Banner Imposto de Renda
Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco precisam correr. Termina nesta quarta-feira (30) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, cerca de 16,2 milhões de contribuintes haviam entregado o documento até as 17 horas da sexta-feira (25), o que equivale a 60% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano.
A entrega vai até as 23h59min do dia 30. Se o contribuinte não entregar a declaração até o fim do prazo, será multado em R$ 165,74 ou 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor.
O contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações.
Agência Brasil

Cid: “Nem o Eunício me deve, nem eu devo nada a ele”

Cid, Domingos Filho, Clodoveu Arruda e Eunício em Tauá
O governador Cid Gomes (Pros) deu novo sinal de que, após oito anos de aliança, ele e Eunício Oliveira (PMDB) deverão seguir caminhos diferentes na eleição deste ano. No sábado (27), a quatro dias do prazo em que se esperava uma posição do governador sobre a candidatura do PMDB, Cid disse que “não deve nada” ao senador. “Nem o Eunício me deve, nem eu devo nada a ele, nessa ordem”, disse, em entrevista exclusiva ao O POVO.
A fala de Cid ocorreu durante festejos de Jesus, Maria e José em Tauá, berço político do vice-governador Domingos Filho (Pros). Segundo o governador, ele e Eunício estariam “quites” após apoios mútuos ao longo das últimas eleições. Cid reforçou ainda que chapas serão definidas apenas em junho, após conversas na base.
“Política não é questão de gratidão, é um conjunto de coisas. Quando o Eunício não quis ser candidato ao Senado em 2006, eu me comprometi em apoiar ele na próxima eleição, e honrei o compromisso. Em 2012, o PMDB indicou o vice da nossa chapa (à Prefeitura de Fortaleza). E mais: já depois de a chapa ser acertada, prometi que o presidente da Câmara seria do PMDB, e cumpri. Nessa relação ninguém deve a ninguém”.
Durante a toda a festa de recepção aos – ainda – aliados, na casa de Domingos, o governador se manteve próximo a seu vice – sobrando elogios a ele. Já Eunício permaneceu visivelmente deslocado, com poucos sorrisos ou conversas. Apesar do clima frio, Cid destacou que relação com o senador é “boa”.
Além do peemedebista e Domingos Filho, diversos pré-candidatos ao governo participaram do evento, entre eles Zezinho Albuquerque (Pros) e Leônidas Cristino (Pros).
O prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT) também estava presente, mas sem sua esposa, a pré-candidata Izolda Cela (Pros). Pré-candidato de oposição, Roberto Pessoa (PR) também estava em Tauá, mas não compareceu à festa na casa do vice-governador.
“Não aceitaria prazo”
Ainda sobre a relação com Eunício, Cid negou ter recebido prazo do senador para se manifestar sobre possível candidatura do PMDB no Estado. “O Eunício não me deu prazo. Nem eu aceitaria prazo de ninguém. O que tivemos foi uma conversa franca, onde ele disse que era interesse do PMDB ter candidatura do partido no Ceará neste ano”, diz.
Em entrevista ao programa Jogo Político, na TV O POVO, em fevereiro, Eunício afirmou que daria até o fim de abril para que Cid decidisse se o apoiaria ou não. “O PMDB estipulou esse prazo. É uma data nossa. Não sendo possível entendimento entre a aliança, cada um vai cuidar do seu rumo”. Essa posição teria sido informada a Cid, em reunião no fim de março.
No sábado, porém, Eunício afirmou que nunca houve “cobrança” da parte dele por resposta do governador. “A posição do PMDB é pública, todos sabem qual é. Não seria correto da minha parte exigir resposta, sabendo que o governador possui gente do partido dele interessada em disputar”.
Eunício Oliveira evitou comentar declarações de Cid Gomes envolvendo seu nome. Reforçou apenas que posição do PMDB permanece pela candidatura própria do partido, e que o interesse ainda é por manter a unidade no Estado.
Sobre Tasso Jereissati e sua possível volta ao cenário eleitoral deste ano, Cid disse que considera “natural” a possível candidatura do tucano, uma vez que ele já foi senador e candidato ao Senado.
(O POVO)

De Cid Gomes para Eunício Oliveira: “Política não é questão de gratidão”

O governador Cid Gomes (Pros) deu novo sinal de que, após oito anos de aliança, ele e Eunício Oliveira (PMDB) deverão seguir caminhos diferentes na eleição deste ano. No último sábado, a quatro dias do prazo em que se esperava uma posição do governador sobre a candidatura do PMDB, Cid disse que “não deve nada” ao senador. “Nem o Eunício me deve, nem eu devo nada a ele, nessa ordem”, disse, em entrevista exclusiva ao O POVO.
A fala de Cid ocorreu durante festejos de Jesus, Maria e José em Tauá, berço político do vice-governador Domingos Filho (Pros). Segundo o governador, ele e Eunício estariam “quites” após apoios mútuos ao longo das últimas eleições. Cid reforçou ainda que chapas serão definidas apenas em junho, após conversas na base.
“Política não é questão de gratidão, é um conjunto de coisas. Quando o Eunício não quis ser candidato ao Senado em 2006, eu me comprometi em apoiar ele na próxima eleição, e honrei o compromisso. Em 2012, o PMDB indicou o vice da nossa chapa (à Prefeitura de Fortaleza). E mais: já depois de a chapa ser acertada, prometi que o presidente da Câmara seria do PMDB, e cumpri. Nessa relação ninguém deve a ninguém”.
O POVO

Band agenda estreia de novos cenários de seus telejornais

Datena ganhará novo cenário
Datena ganhará novo cenário
Band trabalha arduamente na repaginação dos cenários de seus telejornais e na reforma de sua redação, em busca de uma “cara nova” para o ano de 2014.
Segundo o colunista Flávio Ricco, as mudanças poderão ser vistas no ar já a partir da próxima segunda-feira (05), quando o “Jornal da Band” e o “Jornal da Noite” estrearão seus novos cenários e pacotes gráficos.
A reformulação, porém, não para por aí e, na segunda-feira seguinte (12), o “Brasil Urgente” também apresentará ao público seu novo cenário. Neste dia também, pela manhã, vai ao ar o primeiro “Café com Jornal”, novo matinal da emissora.
Paralelamente à Band, a Globo também está reformulando a aparência de seus telejornais e algumas mudanças serão colocadas no ar hoje (28). Na Band, a série de reformas foi orquestrada por Diego Guebel, “manda-chuva” da emissora.
RD1.IG

Tom Cavalcante participará de “A Praça é Nossa”

Tom aparecerá na "Praça"
Tom aparecerá na “Praça”
Afastado da TV desde 2011, o humorista Tom Cavalcante voltará às telinhas na pele de um dos mais tradicionais e queridos personagens de seu acervo.
Interpretando o bêbado João Canabrava, Tom participará do humorístico “A Praça é Nossa”, do SBT. Segundo, porém, o colunista Flávio Ricco, a aparição será apenas uma participação especial e não significa que Tom está negociando algum contrato com a emissora de Silvio Santos.
A presença de Tom faz parte da série de homenagens aos 60anos de carreira de Carlos Alberto de Nóbrega. Como parte dos festejos, outras pessoas ilustres devem passar pela “Praça”, como Eliana, Ratinho e Celso Portiolli.


 RD1.IG

Após boas campanhas nos estaduais, Salgueiro e Fortaleza estreiam na C

Fernando Alcântara Salgueiro (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Fernando Alcântara é o novo técnico do Salgueiro (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Eles não foram campeões estaduais, mas chegaram perto. Após um terceiro lugar no Pernambucano e um vice-cearense, respectivamente, Salgueiro e Fortaleza estreiam na Série C do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para a noite desta segunda-feira (28), no Estádio Cornélio de Barros, em Pernambuco. A bola rola a partir das 21h30
O Salgueiro vem animado após a conquista do terceiro lugar no Pernambucano sobre o Santa Cruz. Para o duelo contra o Leão do Pici, o técnico Fernando Alcântara usará a base do time que enfrentou o Santa Cruz no último dia 22 de abril. Com os treinos acontecendo com o elenco completo e sem ninguém no departamento médico, a escolha de quem, de fato, entrará em campo, ele só fará momentos antes do jogo.
Já o Fortaleza, vice-campeão cearense, terá pelo menos três mudanças no time que encarou o Ceará na final do estadual. Sem Corrêa, que será poupado, e o atacante Waldison, ainda no Departamento Médico, o técnico Marcelo Chamusca promoveu mudanças no último treino antes da estreia na Série C. O lateral Tiago Cametá entra no lugar de Amaral. O volante Guto ocupa a vaga deixa por Corrêa. Por último, o lateral Fernandinho foi escalado no meio-campo ao lado de Marcelinho Paraíba.
João Marcos do Ceará e Correa do Fortaleza (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)Corrêa é uma das ausências do Fortaleza para o duelo contra o Salgueiro (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)


HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
O trio de arbitragem é potiguar. Italo Medeiros de Azevedo será o árbitro principal. Ele será auxiliado por Francisco Jailson da Silca e Alex Batista da Silva. O GloboEsporte.com acompanha o duelo em Tempo Real a partir ads 21 horas.

Salgueiro: A escalação escolhida pelo técnico da equipe pernambucana deve ser a seguinte: Luciano, Tamandaré, Ranieri, Aylton Alemão, Pery, Pio (Rodolfo Potiguar), Moreilândia, Everton (Fabrício Ceará), Valdeir, Anderson Paraíba e Kanu.
Fortaleza: O time que deve ser escalado pelo técnico Marcelo Chamusca para a estreia na Série C do Brasileirão deve ser formado por: Ricardo, Tiago Cametá, Eduardo Luiz, Max Oliveira e Radar; Guto, Walfrido, Fernandinho e Marcelinho Paraíba; Edinho e Robert.
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Salgueiro: Não há desfalques.
Fortaleza: O volante Corrêa, com desconforto muscular, será poupado. O atacante Waldison, ainda no Departamento Médico, também não está à disposição de Marcelo Chamusca.
Por 
Salgueiro, PE

João Paulo II e João XXIII, os novos santos da Igreja Católica

Tapeçarias com as imagens de João Paulo II e João XXIII expostas na fachada da Basílica de São Pedro no Vaticano
Tapeçarias com as imagens de João Paulo II e João XXIII expostas na fachada da Basílica de São Pedro no Vaticano(Claudio Peri/EFE)
Os papas João Paulo II (1978 – 2005) e João XXIII (1958 – 1963) serão oficialmente declarados santos neste domingo no Vaticano. Uma série de atos litúrgicos, encontros e entrevistas coletivas foram organizados para a celebração. Neste sábado, o arcebispo de São José da Costa Rica, José Rafael Quirós, realizará uma missa para todos os peregrinos de língua espanhola na Igreja Nacional Espanhola de Santiago e Montserrat, em Roma. O protagonismo de Costa Rica neste caso se justifica pela figura de Floribeth Mora Díaz, cidadã costa-riquenha que, oficialmente por um milagre de João Paulo II, se viu inexplicavelmente curada de uma grave doença. Haverá ainda uma ‘Noite Branca de Oração', na qual onze igrejas de Roma oferecerão homilias em seis idiomas: italiano, espanhol, português, inglês, francês e árabe.
As canonizações serão realizadas em uma cerimônia marcada para as 10 horas da manhã, na Praça São Pedro, e a Santa Sé espera a presença de 5 milhões de fieis do mundo todo. A polícia italiana também foi mobilizada para o evento. A rede mundial de televisão católica EWTN também vai exibir ao vivo os atos para todo o mundo, assim como o Vaticano, através de um portal especialmente criado para a celebração.
João Paulo II – O primeiro milagre de João Paulo II, que o tornou beato em maio de 2011, refere-se à cura do Parkinson da freira francesa Marie Simon-Pierre. O segundo, o caso de Floribeth Díaz, foi reconhecido em junho do ano passado.
Primeiro pontífice não italiano desde a escolha do holandês Adriano VI, em 1522, Karol Wojtyla nasceu em 1920 em Wadowice, no sul da Polônia, em uma família humilde. Foi nomeado bispo titular de Ombi, na Polônia, auxiliar da arquidiocese da Cracóvia em 1958, arcebispo da mesma cidade em 1963 e cardeal em 1967. Após a morte repentina do papa João Paulo I, Wojtyla foi eleito sucessor e adotou o nome João Paulo II em homenagem ao antecessor, que ficou apenas um mês no comando da Igreja Católica. Aos 58 anos, tornou-se o pontífice mais jovem do século XX. Foi entronizado em 22 de outubro de 1978 e se transformou em uma das personalidades mais emblemáticas das últimas décadas, com influência tanto entre os fiéis católicos como na geopolítica mundial. (Continue lendo o texto)
Foto 1 / 42
AMPLIAR FOTOS
1920 - Karol Wojtyla com sua mãe, Emilia de Kaczorowski, em Waldowice, Polônia
1920 - Karol Wojtyla com sua mãe, Emilia de Kaczorowski, em Waldowice, Polônia - Laski Diffusion/Getty Images
















João Paulo II foi um papa muito político. Para vários analistas, ele teve atuação decisiva nos processos de fim da União Soviética e queda da Cortina de Ferro. Um exemplo disso foi sua viagem à Polônia em junho de 1979, a viagem mais importante de todo o seu pontificado. A presença do pontífice propiciou que seu povo, pela primeira vez em quase quarenta anos, manifestasse abertamente seu descontentamento com o autoritarismo político, a estagnação econômica e a inércia social a que estavam submetidos. A histórica peregrinação teve o efeito de catalisar o processo de esfacelamento do regime comunista.
O fato de o papa ser protagonista no processo de desestabilização dos regimes do Leste Europeu fez com que surgissem teorias conspiracionistas a respeito do atentado na Praça São Pedro, em 1981. Muitos desconfiaram de que o turco Ali Agca disparou contra João Paulo II a mando dos soviéticos. Agca afirmou ter agido por decisão própria. Posteriormente, recebeu o perdão do papa.
Durante seu pontificado, João Paulo II realizou mais de 1.300 beatificações, entre elas a do papa Pio IX, e 482 canonizações, incluindo a de Juan Diego, primeiro indígena da América Latina a ser proclamado santo. Conhecido como o ‘pontífice peregrino’, João Paulo II viajou pelo mundo ao encontro de seu rebanho, visitando mais países do que qualquer antecessor, e atingiu em outubro de 1995 um curioso recorde: passou de um milhão de quilômetros percorridos.
O pontífice morreu em 2 de abril de 2005 no Palácio do Vaticano e foi enterrado em 8 de abril na cripta da Basílica de São Pedro, a poucos metros do túmulo do apóstolo. Seu corpo lá permaneceu até 1º de maio de 2011, data de sua beatificação, quando foi levado à capela de São Sebastião, no templo vaticano.
João XXIII – Conhecido como o "papa bom", João XXIII inaugurou em 1959 o Concílio Vaticano II, o grande marco da reforma litúrgica e da atualização doutrinal da Igreja. Dada a sua importância para a renovação da Igreja, Francisco dispensou a necessidade de um segundo milagre para torná-lo santo. Desta forma, ele será canonizado tendo comprovado apenas um milagre: a cura da irmã italiana Caterina Capitani, na década de 60. A religiosa sofria de uma úlcera gravíssima. (Continue lendo o texto)
Foto 1 / 17
AMPLIAR FOTOS
1958 - Papa João XXIII, concede a benção aos fiéis na Praça de São Pedro logo após ser coroado pontífice da Igreja Católica
1958 - Papa João XXIII, concede a benção aos fiéis na Praça de São Pedro logo após ser coroado pontífice da Igreja Católica  - AP

















Filho de lavradores, Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, na comuna de Bergamo, no Norte da Itália. Roncalli foi eleito papa em 28 de outubro de 1958 para o lugar de Pio XII. Sua contribuição fundamental para a Igreja Católica foi a convocação do concílio, três meses depois do início de seu pontificado. Ele convocou os bispos para promover a adaptação da Igreja aos novos tempos e decidir a forma de transmitir a mensagem de Deus com uma linguagem mais compreensível para todos. As decisões mudaram a forma com que os católicos se relacionavam com a Igreja, como a adaptação da liturgia, o que deu espaço para que as missas passagem a ser celebradas nas línguas vernáculas em vez do latim. A assembleia religiosa terminou em 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI (1963-1978), com dezesseis documentos aprovados.
Filho de lavradores, Angelo Roncalli, nome de batismo de João XXIII, foi um padre apaixonado pela missão pastoral da Igreja. Dizia que a estrutura de poder da Igreja era impessoal e nada democrática. Morreu em 3 de junho de 1963, vítima de um câncer no estômago. Em 3 de setembro de 2000, foi beatificado por João Paulo II. 
(Com agências EFE e Reuters)