17 de junho de 2017

Trump anuncia cancelamento de acordo e apoia embargo dos EUA a Cuba

Donald Trump anuncia cancelamento do acordo entre Estados Unidos e Cuba
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje (16) o "cancelamento" da política de Barack Obama para Cuba e se mostrou disposto a negociar "um acordo melhor" com a ilha, mas apenas se houver avanços "concretos" para realização de "eleições livres" e a liberdade de "prisioneiros políticos". As informações são da Agência EFE.

"Não suspenderemos as sanções a Cuba até que todos os prisioneiros políticos sejam livres, todos os partidos políticos estejam legalizados e sejam programadas eleições livres e supervisionadas internacionalmente", disse Trump durante discurso em Miami.

O presidente também desafiou Cuba "a comparecer à mesa (de negociação) com um novo acordo que esteja no melhor interesse tanto do seu povo como do americano", e considerou "cancelado" o marco estipulado entre Obama e Raúl Castro para normalizar as relações bilaterais.

Donald Trump advertiu, no entanto, que "qualquer mudança" à sua postura com Cuba dependerá de "avanços concretos" rumo a objetivos como as eleições livres, a liberdade de presos políticos e a entrega à Justiça americana de "criminosos e fugitivos" que encontraram refúgio na ilha.

"Quando os cubanos derem passos concretos, estaremos prontos, preparados e capazes de voltar à mesa para negociar esse acordo, que será muito melhor", assegurou Trump.
"A nossa embaixada permanece aberta com a esperança de que nossos países possam forjar um caminho muito melhor", acrescentou Trump, que não tomou nenhuma medida para rebaixar o nível de relações diplomáticas com a ilha.

O governante americano assegurou também que confia em que "logo" chegará o dia em que haja "uma nova geração de líderes" que implemente essas mudanças em Cuba, uma vez que o presidente cubano, Raúl Castro, deixará o poder em fevereiro de 2018.

Trump anunciou ainda que se "restringirá muito robustamente o fluxo de dólares americanos aos serviços militares, de segurança e de inteligência" da ilha, e dará "passos concretos para assegurar-se que os investimentos" de empresas americanas "fluem diretamente ao povo ".

"Implementaremos a proibição do turismo e implementaremos o embargo", sentenciou Trump.

As mudanças anunciadas pela Casa Branca incluem a proibição das viagens individuais para fazer contatos com o povo cubano, conhecidos em inglês como "people to people travel", e a possibilidade de auditoria a todos os americanos que visitem Cuba para comprovar que não violam as sanções dos EUA. 

Liberdade
Antes da formalização do cancelamento do acordo, Donald Trump, afirmou que é "importante" que haja liberdade tanto em Cuba como na Venezuela. No discurso, o presidente norte-americano disse que Cuba sofre "há décadas" com o regime dos irmãos Castro, mas que isto não deve se repetir na Venezuela.

Trump detacou que os Estados Unidos acompanham de perto as denúncias sobre os crimes do "brutal" regime dos irmãos Castro, e que "é importante que haja liberdade em Cuba e na Venezuela".

Trump reconheceu que, "às vezes", na política, as coisas tomam um "pouco mais de tempo" que o desejado, mas prometeu que vai chegar "lá" e que vai conseguir fazer com que Cuba seja livre.

Embargo
A mudança de política para Cuba inclui o apoio de Donald Trump ao embargo comercial e financeiro americano à ilha e, de acordo com a Casa Branca, a oposição aos pedidos internacionais para que o Congresso o suspenda.

"A política reafirma o embargo americano imposto por lei a Cuba e se opõe aos pedidos nas Nações Unidas e outros foros internacionais para acabar com ele", reiterou comunicado da assessoria do presidente norte-americano, enquanto Trump anunciava a mudança de política em teatro do bairro de Pequena Havana.

A suspensão do embargo só pode ser decidido pelo Congresso dos EUA, controlado agora pelos republicanos em ambas câmaras.

Com informações da Agência Brasil

Mulher tem bebê dentro de viatura da PRF, após sentir dores durante viagem no Ceará

Mãe e bebê foram encaminhados para Hospital Gonzaguinha da Messejana e passam bem (Foto: PRF/Divulgação)
Uma mulher deu à luz um bebê dentro da viatura de resgate da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (16). O parto foi realizado pela equipe PRF e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-CE) que estavam acompanhando a mãe.

De acordo com a PRF, por volta de 4 horas da manhã, um caminhoneiro parou o veículo na Unidade Operacional da PRF, no quilômetro 19 da BR-116, pedindo ajuda, pois a mulher dele estava em trabalho de parto. O casal, natural de Pernambuco, retornava ao seu estado natal quando a mulher começou a sentir dores.

Conforme a PRF, a equipe de plantão solicitou apoio do veículo Resgate PRF/Samu, para que fosse realizado o primeiro atendimento, porém durante o deslocamento para o hospital, o bebê nasceu. O parto foi realizado pela equipe PRF e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/CE) que estavam acompanhando a mãe.

Ainda segundo a PRF, o bebê, que foi batizado com o nome Kennedy, nasceu saudável e, junto com a mãe, estão no Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gozaguinha de Messejana), em Fortaleza.

Com informações do G1 CE

Polícia ambiental captura casal de onça suçuarana no interior do Ceará

Polícia Militar Ambiental captura casal de onça suçuarana no interior do Ceará (Foto: PMA/Divulgação)
A Polícia Militar Ambiental capturou um casal de onças da espécie suçuarana na zona rural de Irauçuba, no interior do Ceará, na tarde desta quarta-feira (14). De acordo com os policiais, os felinos rondavam pela região nos últimos dias em busca de alimento e atacaram animais domésticos. A suçuarana é uma espécie ameaçada de extinção.

Ainda de acordo com o batalhão policial, os moradores comunicaram aos policiais sobre os ataques e solicitaram o trabalho de captura. Eles serão levados a uma unidade do Ibama em Sobral e em seguida serão devolvidos ao habitat em uma área mais distante de fazendas e cidades. Os animais têm bom estado de saúde e não possuem marcas de ferimentos.

"Eles são animais selvagens. Para se defender ou saciar a fome, são capazes de atacar, podendo machucar um ser humano. Recomendamos que não tentem capturar esses animais, pois há todo um procedimento de cuidado que deve ser tomado", afirma a tenente Luziane Freire. "Eles são animais difíceis de ser capturados, são muito ágeis e fogem com facilidade”, completas.

Para capturar esse tipo de animal, a Polícia Militar Ambiental pode ser acionada por meio do telefone 190 ou (85) 3101-3545.
Polícia alerta que animais são perigosos e que não se deve tentar capturá-los  (Foto: PMA/Divulgação)

Ainda de acordo com a tenente, a suçuarana é típica da caatinga e do serrado, mas não é comum o aparecimento desse animal no Ceará.

A suçuarana, também conhecida como onça parda, pesa até cerca de 80 quilos e atinge o tamanho de 1,10 centímetros. Ela se alimenta principalmente de pequenos mamíferos (como roedores) e animais de médio e grande porte (cabras e bezerros).

Com informações do G1CE


Givanildo Oliveira deixa comando técnico do Ceará

Resultado de imagem para Givanildo Oliveira deixa comando técnico do Ceará
A campanha irregular do Ceará no começo da Série B do Campeonato Brasileiro custou caro ao técnico Givanildo Oliveira. Após empate em casa contra o Luverdense, na última sexta-feira, por 1 a 1, ele teve sua saída do comando da equipe anunciada pela diretoria.
Em seu site oficial, o Vovô comunicou a decisão de dispensar os trabalhos do treinador. Junto com Givanildo, o auxiliar Wellington Vero também deixou o clube de Fortaleza.
Oliveira havia assumido o Alvinegro em fevereiro, substituindo Gilmar dal Pozzo, que caiu após a eliminação do time na Copa do Brasil, perdendo para o Boavista-RJ. O experiente comandante levou o clube ao título cearense, no último mês de maio.
Em oito rodadas da segunda divisão nacional, o Ceará somou nove pontos, com duas vitórias, três empates e duas derrotas, ocupando o meio da tabela. Derrota para o Santa Cruz e empate com o Luverdense, ambos em casa, foram os resultados que levaram à queda do técnico.
Agora, a diretoria trabalha para anunciar o novo nome que comandará a equipe. O próximo compromisso do Vovô é na terça-feira, fora de casa, diante do Vila Nova. Os goianos fazem boa campanha, ocupando o G4 da competição nacional.
Confira o comunicado oficial do Ceará:
A Diretoria do Ceará Sporting Club anuncia que Givanildo Oliveira não está mais à frente do comando técnico do time. Wellington Vero, auxiliar técnico, também não faz mais parte da comissão do Alvinegro. O Clube agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso nos seus planos futuros.
O departamento de futebol do Alvinegro já trabalha para anunciar em breve o nome do novo treinador do Ceará.
Com informações da Gazetaesportiva.com