6 de abril de 2011

POLÍTICA - EX-GOVERNADOR DO MARANHÃO JACKSON LAGO, MORREU DE FALÊNCIA MÚTIPLA DOS ORGÃOS.


           Em nota divulgada ontem (4) à noite, o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, informou que o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT) morreu de falência múltipla de órgãos.
Jackson estava internado na casa de saúde desde o dia 30 de março para tratamento de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) pós quimioterapia.
O ex-governador enfrentava um câncer de próstata desde 2004, mas a doença se intensificou a partir do final do ano passado.
Em novembro, um mês após o término das eleições – em que ficou em terceiro lugar, atrás de Roseana Sarney (PMDB), vencedora do pleito, e Flávio Dino (PC do B) –, Jackson Lago se internou no Hospital Albert Einstein, também em São Paulo, onde iniciou o procedimento quimioterápico contra o câncer, que já apresentava metástase (disseminação no organismo).
Problemas cardíacos o fizeram realizar, em março, no Hospital do Coração, um cateterismo (exame em que se introduz uma sonda através de uma artéria coronária para possibilitar diagnósticos de enfermidades no órgão). Uma bactéria alojada no cateter fez com que Jackson contraísse uma infecção, agravando seu estado de saúde já debilitado pelas sessões de quimioterapia.
No dia 15 de março, Jackson chegou a receber alta, mas 15 dias depois (quarta-feira, 30), teve de voltar a se internar no HCor devido a uma pneumonia.
O quadro geral começou a se tornar irreversível já no domingo (3). Na segunda (4), o ex-governador entrou em coma e morreu às 17h30.



O médico Jackson Lago foi, junto com Leonel Brizola, signatário da Carta de Lisboa e fundador do PDT. Foi deputado estadual e prefeito de São Luis por 3 vezes. Foi eleito governador do Maranhão em 2006, mas foi cassado em abril de 2009.
- Dificilmente, teremos outro ser humano político, com virtudes tão admiráveis. - disse o ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa, amigo pessoal de Jackson.
O corpo chegará em São Luis às 14:30h e a pedido do próprio Jackson, será velado na sede do PDT e sepultado às 09:00h de quarta-feira.


Fonte: Jornalpequeno

POLÍTICA - PATRÍCIA LANÇA HEITOR FÉRRER PARA PREFEITO DE FORTALEZA.




             Em debate ocorrido na manhã de ontem no Plenário da Assembleia Legislativa, em que as deputadas Eliane Novais e Patrícia Sabóia discutiam os rumos de Fortaleza sob a administração Luiziane Lins, ao tecer severas críticas à gestão da capital, Patrícia Sabóia lançou a candidatura do deputado Heitor Férrer para disputar a sucessão da prefeita petista. Leia a matéria publicada na edição de hoje do jornal O POVO e assinada pela jornalista Hébely Rebouças:

Enquanto alguns mantêm segredo sobre possível candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2012, outros pretensos concorrentes ao cargo já fazem questão

de mostrar a cara. Ontem, na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Eliane Novais (PSB) manifestou abertamente o interesse em participar da disputa. O deputado Heitor Férrer (PDT) também foi lançado ao pleito, mas pela até então prefeiturável Patrícia Saboya (PDT), que revelou ter jogado a toalha.

As declarações foram feitas no plenário da Casa, enquanto Eliane defendia a gestão municipal dos ataques feitos pelo deputado Fernando Hugo (PSDB). A parlamentar disse que colocava o próprio nome “à discussão” no partido e, sem falsa modéstia, disse se tratar de uma “boa opção para o PSB”, já que ela teria sido eleita com “mais de 30 mil votos, apoiada por movimentos populares”. Depois, em entrevista, Eliane ponderou que a decisão será tomada coletivamente. Dividido entre o grupo do governador Cid Gomes, que também é presidente estadual da legenda, e a chamada “ala histórica”, chefiada pelo dirigente municipal Sérgio Novais - irmão de Eliane -, o PSB deve iniciar o processo de discussão interna só em 2012.

Heitor e Patrícia
Enquanto discursavam no Plenário da Assembleia, e entre um aparte e outro no debate sobre o desempenho da prefeita Luizianne Lins (PT) no comando da Capital, Eliane “convidou” Fernando Hugo e Patrícia a “debaterem Fortaleza” no pleito do próximo ano, já que a Assembleia, conforme ela alertou, não seria o local adequado. Foi nessa hora que a deputada do PDT tirou o corpo fora do embate e passou a bola para o colega de partido, Heitor Férrer. Patrícia argumentou que já foi duas vezes candidata à Prefeitura da Capital (em 2000 e 2008), sem, no entanto, ter sido eleita.

Eu respeito a decisão do povo de Fortaleza. Se o PDT lançar candidato, será o deputado Heitor. Então, não terei o prazer de debater Fortaleza com Vossa Excelência”, descartou. O parlamentar, que estava na Casa, não comentou a proposta de Patrícia. Ele já foi candidato em 2004, quando ficou na sexta- colocação.

Entretanto, caso queira mesmo entrar no jogo rumo ao topo do Executivo municipal, Heitor poderá ter de enfrentar disputa interna com o presidente da legenda no Estado, deputado federal André Figueiredo, que também é cogitado para assumir a vaga.

Partidos

Além de PDT e PSB, siglas como PCdoB, PT e PSDB também têm se colocado como potenciais protagonistas da eleição municipal. O PCdoB, por exemplo, aponta os nomes do senador Inácio Arruda e do deputado federal Chico Lopes como pré-candidatos. No PT, pelo menos até agora, a concorrência interna deve ficar principalmente entre o deputado federal Artur Bruno, o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, e o senador José Pimentel. No PSDB, um dos mais cotados para tentar a vaga deixada por Luizianne é o jovem empresário Pedro Fiúza, que foi vice-candidato a governador na chapa encabeçada pelo tucano Marcos Cals, em 2010.

Fonte: heitorferrer.com

POLÍTICA - HEITOR FÉRRER COMENTA TRANSFERÊNCIA DE POLICIAIS PARA O INTERIOR DO ESTADO.



 


O deputado Heitor Férrer comentou, na sessão plenária desta quarta-feira (30/03) da Assembleia Legislativa, a transferência de 103 policiais pelo alto comando da Polícia Militar. O parlamentar disse que foi procurado por um grupo transferido para o interior do Ceará. "Muitos são policiais antigos que consideram a transferência pura perseguição. Como se fosse uma punição àqueles que apresentaram atestado médico, tiraram licença para tratamento de saúde, ou passaram por processo indisciplinar', observou o deputado.

Segundo Heitor, poderia haver uma conversa com o alto comando da Polícia para saber quem deseja ser transferido, já que os novatos do Interior estão sendo trazidos para a Capital.

Em aparte, o deputado Professor Pinheiro (PT) informou que parlamentares das comissões de Defesa Social e de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia vão apurar o caso, em audiência com o Comando Geral. Na manhã de hoje, representantes da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSME), solicitaram mediação da AL junto ao Comando da Polícia Militar.

O presidente da Comissão, deputado Delegado Cavalcante (PDT), sugeriu a formação de uma comissão parlamentar para intermediar uma audiência com o Comando da PM.


Fonte: heitorferrer.com

FUTEBOL - JOGO DO "ANO" PARA O TRICOLOR CARIOCA.

No primeiro turno, jogando no Rio de Janeiro, a partida acabou empatada por 0 a 0
       
            Para ainda continuar com chances na Copa SANTANDER Libertadores, o Fluminense terá praticamente uma “decisão” nesta quarta-feira, quando encara o Nacional-URU, no Estádio Centenário, em Montivedéu, às 21h50, pela quinta rodada do Grupo 3.
No primeiro turno, jogando no Rio de Janeiro, a partida acabou empatada por 0 a 0. No atual momento, o Fluminense é o terceiro colocado, com cinco pontos. Já o Nacional-URU está na quarta posição, com quatro pontos.
Mudanças
Precisando da vitória, o técnico do Nacional-URU Juan Ramón Carrasco vai fazer quatro alterações na equipe, que venceu na última rodada pelo Campeonato Uruguaio. A primeir mudança será no gol, onde Rodrigo Muñoz entra na vaga de Burien.
As outras alterações serão, Jadson Viera entrando na zaga no lugar de Lembo, no meio Maurício Pereyra entra na vaga de Forbaroli e para finalizar, Jonthan Charquero entra no ataque, substituindo Peralta. O treinador falou sobre a importância do jogo.
“Éum jogo importante contra uma equipe brasileira, que sempre tem algo de especial, e para torná-lo ainda mais especial Estádio deverá estar lotado. Isso é muito motivador e também implica uma maior responsabilidade para gente. Devemos estar preparados”, disse o técnico.

Desfalque e dúvida
Para esse confronto, o técnico do Fluminense Enderson Moreira terá um desfalque. Trata-se do lateral-esquerdo Carlinhos que acabou saindo machucado da última partida pelo Campeonato Carioca e acabou vetado pelo departamento médico. Júlio César entra na sua vaga.
O treinador ainda tem uma dúvida no meio-de-campo, já que Dario Conca que volta após ser poupado no domingo e por isso, Enderson Moreira ainda não definiu se Souza ou Deco começa no banco de reservas, para a entrada do argentino. O capitão e atacante Fred (foto) disse que aposta na experiência do grupo.
“Conseguimos sempre unir forças nesses momentos de superação, de cobrança. É a hora de mostrar algo a mais e já ter vivido isso nos últimos anos faz a diferença. Esse grupo mostra que tudo é possível", afirmou o atacante.

Ficha Técnica

Nacional-URU x Fluminense
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu-URU
Data: 06/04/2011
Horário: 21h50
Árbitro: Óscar Ruiz-COL
Assistentes: Rafael Rivas-COL e Eduardo Díaz-COL

Nacional-URU
Rodrigo Muñoz; Gonzalo Godoy, Jadson Viera, Sebastián Coates e Gabriel Marques; Matías Cabrera, Facundo Píriz e Mauricio Pereyra; Tabaré Viudez, Santiago García e Jonathan Charquero.
Técnico: Juan Ramón Carrasco

Fluminense.
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio César; Diguinho, Valencia, Dario Conca e Souza (Deco); Fred e Emerson.
Técnico: Enderson Moreira


Fonte:  Futebol Interior

FUTEBOL - LIBERTADORES: FLUMINENSE PREPARADO PARA A "DECISÃO" NO URUGUAI.



 
O Tricolor precisa vencer o Nacional-URU para ainda sonhar com uma vaga na próxima fase
        Nesta quarta-feira, o Fluminense terá o “jogo do ano”, isso porque, o Tricolor das Laranjeiras irá jogar contra o Nacional, do Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu-URU, pela quinta rodada do Grupo 3 da Copa Santander Libertadores, às 21h50.
O Fluminense precisa muito da vitória, pois caso perca, o time pode dar "adeus" ainda na primeira fase da competição continental, já que vai faltar apenas uma rodada para o término da fase de Grupos e o Tricolor vai jogar fora de casa.
Para esse confronto, o técnico do Fluminense Enderson Moreira terá um desfalque. Trata-se do lateral-esquerdo Carlinhos que acabou saindo machucado da última partida pelo Campeonato Carioca e acabou vetado pelo departamento médico. Júlio César entra na sua vaga.
O treinador ainda tem uma dúvida no meio-de-campo, já que Dario Conca que volta após ser poupado no domingo e por isso, Enderson Moreira ainda não definiu se Souza ou Deco começa no banco de reservas, para a entrada do argentino. O capitão e atacante Fred disse que aposta na experiência do grupo.
“Conseguimos sempre unir forças nesses momentos de superação, de cobrança. É a hora de mostrar algo a mais e já ter vivido isso nos últimos anos faz a diferença. Esse grupo mostra que tudo é possível", afirmou o atacante.
Com isso, o provável Fluminense para a partida deve ser: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio César; Diguinho, Valencia, Dario Conca e Souza (Deco); Fred e Emerson.


Fonte:  Futebol Interior