3 de outubro de 2017

Ceará bate o Vila Nova no Castelão e entra no G4 da Série B

Ex-Vasco e Corinthians, Elton abriu o placar no primeiro tempo Foto: Divulgação/CSC)
Com gols dos veteranos centroavantes Elton e Magno Alves, um no primeiro tempo e outro na etapa final, o Ceará garantiu a vitória por 2 a 0 em cima do Vila Nova na noite dessa terça-feira, na Arena Castelão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os três pontos levaram o Vovô para o terceiro lugar da competição de forma provisória, com 48 pontos. Já os goianos ficam em quinto, fora do G4, com 46 pontos, e podem cair ainda mais na tabela após o complemento da rodada.
Na próxima rodada o Vovô visita o Oeste, sábado, em Barueri, enquanto o Vila Nova será mandante no clássico com o Goiás, no Serra Dourada, também no sábado.
Com informações da Gazeta Esportiva

Em confronto direto, Ceará e Vila Nova duelam por vaga no G4

Resultado de imagem para Ceará e Vila NovaNesta terça-feira, o Ceará recebe o Vila Nova a partir das 19h15, na Arena Castelão, em jogo que abre a 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Trata-se de um confronto direto na disputa pelas primeiras posições da competição. O time da casa é o atual quinto colocado, com 45 pontos ganhos, apenas um a menos que os visitantes, que se encontram na quarta posição. Torcendo por tropeços de América-MG e Paraná., ambas as equipes têm condição de terminar a rodada na vice-liderança.
Há quatro jogos sem perder e vindo de vitória diante do Luverdense, no Mato Grosso, o Ceará pretende prolongar a série invicta para entrar e ficar na zona de acesso à elite do futebol nacional. O goleiro Everson assegura que o elenco alvinegro tem plena consciência do que é preciso fazer para que o objetivo principal da equipe possa ser atingido.
“Para nós, é vencer ou vencer o Vila Nova, que é um adversário direto nesta briga pelo acesso. Eles estão fazendo um grande campeonato, de muita regularidade, mas não podemos deixar escapar essa vitória em casa para voltarmos ao G4 e não sairmos mais dele”, apontou. “Estamos muito confiantes no acesso. Queremos encerrar este ano com a vaga na Série A. Nosso torcedor merece essa conquista. Se a intensidade for mantida até o fim do campeonato, chegaremos ao objetivo”, completou.
O técnico Marcelo Chamusca, por outro lado, atenta para o jogo “dificílimo” que o Vovô tem pela frente. “É um confronto direto com um time que joga no erro, com boas transições. Com uma campanha consistente jogando fora de casa. Não é por caso que eles estão brigando lá em cima”, falou.
O treinador poderá contar com os retornos do lateral direito Tiago Cametá, do zagueiro Luiz Otávio e do atacante Elton, que não enfrentaram o Luverdense em função de suspensão, por acúmulo de cartões amarelos.
O Vila Nova, por sua vez, quer voltar a Goiânia com os três pontos, buscando se manter entre os quatro primeiros e entrar na reta final do campeonato com maior tranquilidade. O atacante Alan Mineiro tirou o foco do adversário desta terça-feira, ressaltando os interesses do Tigre na Arena Castelão.
“É o momento de pensarmos em nós e corrigirmos nossos erros. Vamos para lá em busca da vitória. Acho que não devemos pensar em empate, por que temos que começar a vencer fora de casa, principalmente nesta reta final, que irá nos dar uma tranquilidade maior para o final da competição”, afirmou.
O treinador Hemerson Maia não poderá contar com o volante Geovane para o duelo em Fortaleza. Diante do Brasil-RS, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e, portanto, cumprirá suspensão. Fernando Medeiros deve assumir a vaga no meio de campo do Vila.
FICHA TÉCNICA 
CEARÁ x VILA NOVA

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 03 de outubro de 2017, terça-feira
Horário: 19h15 horas (Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Farias Sisquim (RJ)

CEARÁ: Éverson; Tiago Cametá, Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson, Pedro Ken e Lima; Ricardinho, Elton e Leandro Carvalho
Técnico: Marcelo Chamusca

VILA NOVA: Luis Carlos; Maguinho, Alemão, Wesley Matos e Gastón Filguera; PH, Fernando Medeiros e Alan Mineiro; Alípio, Lourency e Moisés
Técnico: Hemerson Maria

Com informações da Gazeta Esportiva

Criança se afoga em piscina e é salva por PMs na Praia da Taíba, litoral do Ceará

Policiais militares lotados no distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, Área Integrada de Segurança 11 (AIS11), faziam o patrulhamento de rotina, neste domingo (01), quando foram abordados por uma mulher que trazia uma criança em seu colo. O garoto, de apenas cinco anos, havia se afogado em uma piscina instalada no local de trabalho de sua mãe.
A equipe, composta pelos soldados Costa, Cristiano e Ermilson, realizou os primeiros socorros e procedimentos como respiração artificial e encaminhou a vítima até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) daquele município.
Após receber os primeiros atendimentos, o garoto foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, na aeronave Fênix 7, equipada para serviço aeromédico, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Com informações do CNews

Programa Peixamento já soma 1,6 milhão de alevinos de tilápia entregues

O Programa Peixamento do Governo do Ceará, realizado por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), entrega nesta semana mais 183 mil alevinos de tilápias para povoamento de reservatórios de cinco municípios cearenses.

O Programa Peixamento do Governo do Ceará, realizado por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), entrega nesta semana mais 183 mil alevinos de tilápias para povoamento de reservatórios de cinco municípios cearenses. Paramoti, Caridade, Itatira e Beberibe serão os próximos locais beneficiadas com o Programa, que já entregou mais de 1,6 milhão de alevinos em 29 municípios do Estado.
Nesta terça-feira (3) os técnicos da Seapa estarão em Paramoti fazendo o repovoamento dos reservatórios com 60 mil alevinos. Na quarta-feira (4) eles estarão em Caridade fazendo a entrega de 40 mil alevinos. Já a população de Itatira será beneficiada com a entrega na quinta-feira (5) de 50 mil alevinos de tilápia. Em Beberibe o repovoamento acontecerá na sexta-feira (6), com a entrega de 33 mil alevinos.
Na última semana de setembro os municípios beneficiados foram Sobral (50 mil alevinos), Massapê (12 mil alevinos), Meruoca (20 mil alevinos), Santana do Acaraú (40 mil alevinos) e Forquilha (20 mil alevinos). “O Peixamento é um programa muito importante que visa a distribuição gratuita de peixes destinados ao repovoamento dos reservatórios públicos. Sobretudo para a população que vive da pesca no Ceará”, destaca o secretário Euvaldo Bringel.
Até o final do ano serão entregues 2 milhões de alevinos de tilápia por meio Programa Peixamento, com o objetivo de repovoar os reservatórios públicos, comunitários e áreas de assentamentos dos municípios cearenses.
Para solicitar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar dados do mesmo, como nome e capacidade de armazenamento. A solicitação deve ser feita na sede da Secretaria (Av. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiro), através de ofício, ou pelo e-mail: peixamento@seapa.ce.gov.br
Com informações do Governo do Ceará

Ceará 2050: Estado lança plataforma para debater desenvolvimento sustentável dos próximos 30 anos

Nesta segunda-feira (2), o governador Camilo Santana apresentou a um público de cerca de quatro mil pessoas a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo PrazoNesta segunda-feira (2), o governador Camilo Santana apresentou a um público de cerca de quatro mil pessoas a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050
Uma pactuação entre governo, municípios, entidades, movimentos sociais e sociedade civil para planejar o Estado que teremos em 2050. Este é o princípio da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, lançada na manhã desta segunda-feira (2), no Centro de Eventos do Ceará. “O Brasil perdeu a cultura de planejar a médio e longo prazo. A ideia do Ceará 2050 é recuperar essa rotina de discutir e debater as ações para a nossa sociedade. Pensar qual o Ceará que nós queremos para o futuro, independentemente de governo. Este é um projeto de Estado. Ele precisa ser discutido com todos. Vamos envolver todos os setores, produtivos, sociais e políticos”, afirmou o governador Camilo Santana.
Cerca de quatro mil pessoas, entre gestores estaduais, municipais, representantes do setor produtivo, do Judiciário, do Legislativo, das universidades e do terceiro setor, além de servidores e jovens de todo o Estado, participaram do evento de lançamento da plataforma que pretende discutir os próximos 30 anos numa perspectiva de promover o desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades e aprimorar os serviços essenciais para a população, como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública, geração de emprego e renda.

Nesta segunda-feira (2), o governador Camilo Santana apresentou a um público de cerca de quatro mil pessoas a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo PrazoCultura do Planejamento

O Ceará 2050 terá coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da equipe técnica da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Ao apresentar o projeto, Camilo Santana destacou a importância de a gestão pública evoluir na construção de políticas e ações fortes em planejamento, para que se possa garantir ao longo de anos a crescente em todas as áreas necessárias para melhor qualidade de vida da população.
O governador explicou também que a temática “Juntos pensando o futuro” – utilizada como mote do projeto – reforça a necessidade de participação mais ampla e colaborativa da sociedade na construção de um grande legado para as próximas gerações de cearenses. A partir deste lançamento, a intenção do Governo do Ceará é estender o debate sobre as principais ações do Estado a todos os cidadãos cearenses. “Não há perspectiva de futuro se não tiver a participação das pessoas. Isso é o mais importante. É preciso que todos os cearenses possam contribuir e colaborar para construir as diretrizes de um Estado mais justo, que gere oportunidades e que mantenha o desenvolvimento em todos os setores”, disse.
Nos próximos 15 meses, haverá discussão democrática com todos os atores sociais para pensar o Ceará do futuro. Serão lançadas bases de uma nova plataforma de desenvolvimento para o Estado, vinculada à gestão pública eficiente, à sustentabilidade ambiental, ao combate à pobreza e ao compromisso com a economia do conhecimento. A população cearense receberá estímulo para participar da construção do Ceará 2050 por meio de consultas públicas que serão realizadas nas 14 microrregiões do Estado. No fim, serão consolidadas análises, com objetivos e metas de curto, médio e longo prazo traçados, dentro de uma “carteira de projetos estratégicos”.

Trajetória de desenvolvimento

O lançamento do Ceará 2050 teve em sua programação palestras, apresentações de vídeos com a temática do futuro e o levantamento das primeiras reflexões que guiarão a busca por planejamento para as próximas três décadas. Entre os palestrantes, o professor do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe-UFRJ, André Bello, e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil, Florence Bauer.
Nesta segunda-feira (2), o governador Camilo Santana apresentou a um público de cerca de quatro mil pessoas a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo PrazoJá o reitor da UFC, Henry Campos, falou ao público acerca da necessidade das pesquisas acadêmicas andarem em conjunto com o planejamento do Estado para garantir necessidades básicas ao povo. Além disso, Campos destacou a recente trajetória de desenvolvimento conquistada pelo Ceará.
“Os resultados já aparecem. Mesmo numa quadra recessiva que atravessamos nacionalmente, temos tido força para dar exemplo de superação. Aí estão a alavancagem do PIB (Produto Interno Bruto) cearense, o crescimento dos investimentos, o aumento das exportações, as instituições de ensino se firmando em patamares de excelência. Hoje os cearenses estão se dando as mãos para acelerar a sua marcha rumo à redenção socioeconômica. Governo e sociedade entram em um novo ciclo que nos colocará em sintonia com o século XXI. Estamos fazendo história”, discursou.

Primeiros passos

Num primeiro momento, será executado um diagnóstico sobre o Ceará nas dimensões social, econômica, ambiental, territorial e de governança do Estado. Isso incluirá uma retrospectiva das estratégias e resultados alçados pelo Ceará nas últimas três décadas. Com base nas pesquisas, debates com a sociedade e análises de experiências bem sucedidas no Brasil e em outros países, serão iniciados os esboços para o que se pode aplicar para o Estado dentro do prazo dos próximos 30 anos.

A juventude se renova

O estudante Pedro Lucas Juvino, 17, é articulador de juventude no município do Crato. Desde o início da adolescência no Cariri, ele guarda consigo a ideia de que o jovem precisa ter voz e participar ativamente em busca de melhorias para o povo. Ao acompanhar o lançamento do Ceará 2050, Pedro garante que se sente ainda mais motivado para seguir acreditando na sua militância para mobilizar mais adolescentes e jovens na luta por direitos e mais qualidade de vida.
Nesta segunda-feira (2), o governador Camilo Santana apresentou a um público de cerca de quatro mil pessoas a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo“Eu penso que a juventude se renova. Daqui a 30 anos, eu não serei mais jovem. Mas teremos novos jovens, que dependerão do que está sendo construído agora. E a juventude do futuro lá na frente vai continuar o que outras gerações depois da nossa pensaram. Por isso é tão importante colocar em jogo o que podemos criar a longo prazo para que educação, cultura, saúde se desenvolvam com firmeza para que o Ceará esteja bem, com segurança de um futuro melhor do que a gente vive hoje. Eu acredito que o Crato estará melhor com o que vou ajudar a pensar desde agora”, relatou.

Veja o vídeo

Com informações do Governo do Ceará

Fortaleza sai na frente do Sampaio Corrêa na semifinal da Série C

Leandro Cearense marcou o gol da vitória  (Crédito: O Povo )
Leandro Cearense marcou para o Fortaleza 
Já garantido na Série B do ano que vem, o Fortaleza entrou mais leve em campo na noite dessa segunda-feira e colocou um pé na grande final do Campeonato Brasileiro da Série C com uma vitória por 1 a 0 em cima do Sampaio Corrêa, no Castelão, estádio da capital de cearense, e, de quebra, ainda se manteve invicto em casa em 2017. Agora, o Tricolor terá a vantagem do empate para despachar os maranhenses no próximo sábado, a partir das 17 horas (horário de Brasília), no jogo da volta.
Melhor em campo durante todo o confronto, o Fortaleza não conseguiu furar a retranca dos visitantes no primeiro tempo. Na verdade, pouco incomodou o adversário com chances reais de gols, apesar de deter o domínio das ações.
Na segunda etapa, o Sampaio resolveu surpreender e por pouco não marcou com Felipe Marques. Boeck fez grande defesa. Na sequência, porém, o Leão foi fatal em sua resposta. Primeiro, Hiago acertou o travessão, pouco depois, Leandro Cearense girou em cima da marcação e não perdoou. 1 a 0 aos 14 minutos.
O Fortaleza ainda teve mais duas chances claras de ampliar sua vantagem, mas, apesar da atuação decepcionante, o Sampaio Corrêa conseguiu se manter vivo na briga por uma vaga na grande final.
Na outra semifinal, o duelo é entre São Bento e CSA. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0 do CSA.
Com informações da Gazeta Esportiva

CSA vence o São Bento em Sorocaba e encaminha vaga para final

Edinho deu a assistência para o único gol do jogo, marcado por Michel Douglas (Foto: CSA/Divulgação)
Com o acesso garantido, São Bento e CSA se enfrentaram neste domingo, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. O duelo representou a primeira partida da semifinal da Série C do Campeonato Brasileiro e foi um jogo muito intenso. A vitória por 1 a 0 do time alagoano veio já na reta final do segundo tempo, com Michel Alves. Agora, um empate coloca o CSA na grande final. O jogo da volta está marcado para o próximo sábado, às 19h30 (de Brasília), no Rei Pelé.
O confronto era muito significativo desde o início. O time de Sorocaba estava a quatro jogos sem sofrer gols e defendeu o retrospecto de melhor defesa da Série C. Do outro lado, um time que não perdia a cinco jogos e chegou a sexta vitória consecutiva neste domingo. Com muitas chances e uma alternância de domínio das ações durante o confronto, o CSA saiu com a vantagem da semifinal.
Com informações da Gazeta Esportiva