2 de dezembro de 2015

Eduardo Cunha acaba de abrir processo de impeachment contra a Presidente Dilma.

As manifestações populares que ocorreram no Brasil inteiro - em 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto - não foram em vão! Atendendo ao pedido das ruas, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acolheu o pedido de impeachment.

A partir de agora, uma comissão formada por deputados de todas as bancadas emitirá parecer ao impeachment, que posteriormente segue para análise do plenário do Senado. Processo que será acompanhado por toda a população.


CPF passa a ser emitido com a certidão de nascimento

Foi lançado nesta terça-feira, 1º, em São Paulo, um novo serviço que  permite a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é  feito o registro da certidão de nascimento.
Os cartórios  vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada  pelo sistema online e, em seguida, o número do CPF será repassado e  impresso na certidão. O serviço não terá custo e é feito por meio de  convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de  Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), segundo informou a Agencia Brasil .
Segundo Marcelo Barreto, superintendente  substituto da Receita Federal em São Paulo, a medida será estendida  nesta quarta-feira, 2, a todo o País. Atualmente, para ter acesso ao  CPF, é preciso procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do  Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar uma  taxa de R$ 7,00.
De acordo com Barreto, a medida é uma  demanda antiga da sociedade. Ele informou que, anualmente, são expedidos  em São Paulo em torno de 500 mil CPFs.
Segundo o  superintendente, o governo pretende lançar no primeiro semestre de 2016 o  mesmo sistema para o caso de adolescentes que vão tirar o primeiro  documento de identificação, o Registro Geral (RG).

Agência Brasil

Alice ultrapassa Sophia e vira o nome de bebê mais popular de 2015. Veja a lista

KIRICHENKO/ISTOCK
Os nomes de bebês também seguem tendências ao redor do mundo, e as escolhas mais populares mudam no decorrer dos anos. Pela primeira vez desde 2012, SOPHIA fica para trás para dar espaço a ALICE, o favorito das mamães de meninas. Descubra os mais populares para os dois sexos em 2015, e veja se a sua escolha está entre as mais apreciadas no país.
O ranking, elaborado pelo BABY CENTER BRASIL, usou como base 90 mil nomes de bebês. O resultado aponta que Alice, Sophia, agora em segundo lugar, JÚLIA, LAURA e ISABELLA sãos as principais escolhas no ano. Entre os compostos, os destaques são MARIA EDUARDA,MARIA CLARA e MARIA LUIZA.
O nascimento da princesa CHARLOTTE ELIZABETH DIANA também parece ter tido impacto, com um crescimento de 143% em 2015, mesmo ainda não figurando entre os 100 mais comuns.
Miguel é o nome favorito para meninos desde 2011. Foto: katrinaelena/iStock
MIGUEL É O NOME FAVORITO PARA MENINOS DESDE 2011. FOTO: KATRINAELENA/ISTOCK
Para os meninos, MIGUEL continua no topo desde 2011. ARTHUR ultrapassou DAVI e chega ao segundo lugar, mas pode continuar crescendo e assumir a liderança. BERNARDO subiu na lista, e agora ocupa a quinta posição. Abaixo, veja os 10 primeiros.
10 NOMES MAIS POPULARES DE MENINAS
1. Alice
2. Sophia
3. Júlia
4. Laura
5. Isabella
6. Manuela
7. Luiza
8. Helena
9. Valentina
10. Giovanna
10 NOMES MAIS POPULARES DE MENINOS
1. Miguel
2. Arthur
3. Davi
4. Pedro
5. Bernardo
6. Gabriel
7. Lucas
8. Matheus
9. Heitor
10. Rafael
OS 10 PRINCIPAIS NOMES DUPLOS PARA MENINAS
1. Maria Eduarda
2. Maria Clara
3. Maria Luiza
4. Ana Clara
5. Ana Luiza
6. Ana Júlia
7. Ana Beatriz
8. Maria Fernanda
9. Maria Alice
10. Ana Laura
OS 10 PRINCIPAIS NOMES DUPLOS PARA MENINOS
1. João Pedro
2. João Lucas
3. Pedro Henrique
4. João Miguel
5. João Vitor
6. Enzo Gabriel
7. Davi Lucas
8. Davi Lucca
9. João Gabriel
10. Davi Luiz
DaquiDali.com

‘Mãe, você vai deixar meu pai aqui?’, lamenta filho de PM morto no Jacarezinho

O policial militar Rodrigo Ribeiro Pinto, de 34 anos, morto durante confronto com criminosos na noite de segunda-feira, no Jacarezinho, foi sepultado  na tarde de terça-feira sob forte emoção de cerca de 100 amigos e familiares no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste.
Ao deixar o local, o filho do PM perguntou, chorando: ‘Mãe, você vai deixar meu pai aqui?’. Ela tentou consolar a criança: “Ele está descansando, meu filho”. O soldado estava na corporação desde 2013, era casado e tinha dois filhos.

O PM Rodrigo Ribeiro Pinto era casado e deixou dois filhos
Foto: João Laet / Agência O Dia






Muito emocionado, o pai de Rodrigo, Gilberto Pinto, 67, lembrou o período vivido pelo filho no Haiti, quando participou da missão de paz do Exército. “Rodrigo sempre sonhou ser policial. Perguntei a ele se valia a pena. Ele disse que sim, pois queria ajudar as pessoas e acabou morrendo. Tenho orgulho dele. É uma guerra sem fim”, lamentou.
O comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, acompanhou o enterro, mas preferiu não se pronunciar ‘em respeito à família’. Segundo a corporação, 20 policiais foram mortos em serviço em 2015; destes, dez são de UPP.

Por DIEGO VALDEVINO

O DIA