9 de outubro de 2016

Fortaleza x Juventude - Sete anos após quedas, apenas um vai voltar para a Série B

Neste domingo, duas forças expressivas do futebol nacional vão buscar a redenção após anos de sofrimento na Série C do BrasileiroFortaleza e Juventude têm encontro marcado no Castelão, às 19 horas, em jogo válido pela rodada de volta das quartas de final, valendo o acesso à Série B.
No jogo de ida, os dois times não saíram de um empate sem gols. Assim, o Juventude precisa de apenas um empate sem gols para garantir o acesso e se classificar às semifinais. Isso porque o gol fora de casa conta como critério de desempate. Um novo zero a zero é o único resultado que leva a decisão para os pênaltis. De resto, qualquer vitória simples para qualquer lado basta.
Segundo o site do Fortaleza, 36 mil ingressos já haviam sido vendidas até o meio-dia desta quinta-feira e a procura continua intensa. As vendas, que começaram na última sexta-feira, seguirão até o dia do jogo ou até serem esgotadas.
Coincidentemente, Fortaleza e Juventude foram rebaixados juntos da Série B para a Série C em 2009 e desde então não conseguiram voltar. O time gaúcho chegou até a disputar a Série D, entre 2011 e 2013. A equipe tricolor, por sua vez, está há seis anos presa na terceira divisão e nas duas últimas temporadas chegou às quartas e acabou eliminada

Torcida do Fortaleza promete bom público no Castelão. (Foto: Deborah Cintya / Fortaleza EC)
Torcida do Fortaleza promete bom público no Castelão. (Foto: Deborah Cintya / Fortaleza EC)
NA MESMA?
O treinador do Fortaleza, Hemerson Maria, deverá ter força máxima para o jogo mais importante do ano diante do Juventude. O treinador terá todos os 34 jogadores à sua disposição para o jogo que acontece na Arena Castelão, diante de sua torcida.

O lateral-esquerdo Willian Simões, que deixou o jogo de ida contra o Juventude com suspeita de uma contusão na panturrilha, não preocupa e estará disponível para a partida de volta. O Departamento Médico fez o diagnóstico e afirmou que foram apenas cãibras.
Assim, o treinador deverá apenas repetir a formação inicial do primeiro jogo. Nesta quinta-feira, Hemerson Maria comandou treino com portões fechados e testou algumas opções para decidir se usará o mesmo time ou fará alterações. O técnico também treinou jogadas ensaiadas.
“Nosso grupo está confiante pela temporada regular que está fazendo. No futebol tudo pode acontecer e sabemos das dificuldades que vamos enfrentar durante os noventa minutos, mas estamos preparados. É o jogo do ano para todos e temos que ter tranquilidade para levar o Fortaleza de volta para a Série B”, disse o volante Juliano.
MUDANÇAS
Já em terras cearenses, o Juventude segue se preparando para a decisão deste domingo.Para o duelo, o técnico Antônio Carlos Zago fará alterações no time. Entre os jogadores que começaram no time titular no empate sem gols no primeiro duelo, o treinador não vai contar com a dupla de volantes. Vacaria vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Bruninho está de fora por conta de um estiramento muscular na coxa.

Primeiro jogo terminou com empate sem gols. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)
Primeiro jogo terminou com empate sem gols. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)
Em compensação, os volantes Wanderson, retornando de suspensão, e Lucas, recuperado de lesão muscular, voltam a ficar à disposição e devem ficar com as vagas em aberto no time principal. Outro jogador que retorna é o zagueiro Klaus, que também retorna de suspensão deve voltar como titular.
Para Zago, o empate em Caxias do Sul foi um bom resultado, já que agora o time entra em campo precisando de um empate com gols para garantir o acesso à Série B e a classificação às semifinais.
"Não ter sofrido gol em casa é muito bom em uma fase de mata-mata, por isso o confronto segue aberto para o jogo da volta, lá em Fortaleza. Vamos trabalhar bem esta semana para que possamos estar no nosso melhor para encarar essa verdadeira decisão fora de casa", disse o treinador.

Futebol Interior

Boa Esporte e Botafogo-PB se enfrentam para definir vaga na Série B

Neste domingo, às 11 horas (de Brasília), Boa Esporte e Botafogo-PB se enfrentam no estádio Dilzon Melo, em Varginha, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C. Após empate por 0 a 0 na ida, o vencedor do duelo garante a vaga na segunda divisão nacional, em 2017.
Empate com gols favorece a equipe paraibana, enquanto a repetição do placar da primeira partida leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis. O árbitro da partida será Luiz Flavio de Oliveira (SP-Fifa).
No Boa, o técnico Ney da Matta comandou uma semana de trabalho duro. O técnico do time mineiro considera que o empate sem gols deixou a segunda partida ainda mais difícil, mesmo com a vantagem do mando de campo. Para da Matta, o importante é que sua equipe respeite o adversário, e aproveite a vantagem de jogar diante da sua torcida.



Boa Esporte pode voltar à Série B, um ano após o descenso (Foto: Divulgação/Boa Esporte)Boa Esporte pode voltar à Série B, um ano após o descenso (Foto: Divulgação/Boa Esporte)

O comandante lembrou que o Boa manteve a invencibilidade no seu estádio durante a competição nacional e se mantiver a regularidade das outras partidas, a conquista da vaga ficará mais fácil. O time mineiro tem a defesa menos vazada da Série C, e o goleiro Daniel elogiou o sistema de marcação.
“Todos os jogadores da nossa equipe são integrantes do sistema defensivo a partir do momento em que a gente fica sem a bola”, exaltou o arqueiro de 35 anos.
O Botafogo finalizou sua preparação na cidade de Poços de Caldas. O time paraibano treinou pela manhã para se acostumar com o horário da partida. O técnico Itamar Schülle terá dois desfalques para o jogo em Minas Gerais. O volante Sapé foi vetado pelo departamento médico, enquanto o volante Djavan foi expulso no jogo de ida.
Mesmo sem condições de jogo, Djavan fez questão de viajar com a delegação para estar junto com os companheiros na hora da decisão. Os substitutos ainda não foram anunciados, o que só deve acontecer na hora da partida.
Gazeta Esportiva

Guarani 3 x 0 ASA - Após quatro anos, Bugre volta à Série B em grande estilo

Um gigante está voltando! Neste sábado (08), o Guarani venceu a equipe do ASA (AL) por 3 a 0 no estádio Brinco de Ouro da Princesa (em Campinas, São Paulo). Os gols da partida foram de Leandro Amaro e Eliandro. O Guarani conseguiu o resultado depois de perder o jogo de ida por 3 a 1.
Entrando no jogo precisando do resultado, o Guarani partiu para cima do adversário no início do jogo. Com o ASA muito fechado, o Bugre conseguiu furar a barreira do adversário aos 24 minutos do primeiro tempo. Em uma cobrança de falta de Fumagali, Leandro Amaro completou de cabeça para as redes.
No segundo tempo, o Guarani precisa de mais um gol. O ASA, que já tinha perdido dois jogadores machucados no primeiro tempo, não resistiu e perdeu a classificação em duas falhas. Aos 9 minutos do segundo tempo, o goleiro do ASA, Tiago Braga, recebeu recuo, se enrolou com a bola e na hora de dar um chutão, jogou em cima de Eliandro. A bola, mansamente, entrou nas redes.
O resultado classificava o Guarani, mas o Bugre conseguiu ampliar aos 27 minutos. Depois de um chutão, a zaga do ASA errou o tempo de bola, ela quicou na área e Eliandro consegui cabecear entre dois zagueiros e o goleiro. Depois disso, foi só comemorar. Guarani 3 x 0 ASA.
O Bugre volta à Série B quatro anos após o rebaixamento (que aconteceu em 2012). O time ainda disputa as semifinais da competição. O adversário do Guarani é o ABC, que venceu o Botafogo (SP) e também está nas semifinais.
Agência Brasil

Oeste e Ceará empatam e seguem mal na B: Rubrão é 16º; Vovô fica em 8º

Oeste x Ceará, Série B (Foto: Reprodução / Premiere)Oeste e Ceará não fizeram bom jogo em Barueri, neste sábado (Foto: Reprodução / Premiere)
Os poucos torcedores que compareceram à Arena Barueri viram uma partida pouco animadora. Oeste e Ceará empataram em 1 a 1, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na tarde deste sábado (8), em partida com futebol abaixo na média. Com atuações irregulares, os times alternaram alguns bons momentos de ataque com muitos passes errados no meio-campo. No segundo tempo, então, as equipes se mostraram lentos e pouco criativos.
Wescley abriu o placar para o Vovô, em boa triangulação de bola. Pouco tempo depois, Marquinho empatou em jogada individual que contou com falha da zaga alvinegra. O resultado deixa o time paulista em 16º lugar, com 32 pontos. O Alvinegro de Porangabuçu avançou, provisoriamente, para o 8º lugar, com 44 pontos. A quatro do G-4, pode ainda ser ultrapassado pelo Bahia, que joga neste domingo (9).
Na próxima rodada, o Oeste encara o Sampaio Corrêa, fora de casa, no Estádio Castelão, em São Luís, às 19h15 da terça-feira (11). O Ceará joga com o Náutico, também fora de casa, na Arena Pernambuco, no sábado (15), a partir das 18h30.
Por Barueri, SP