29 de abril de 2022

Fortaleza vence Caucaia e é Tetracampeão Cearense 2022

A torcida do Fortaleza foi em peso ao Castelão neste domingo e fez a festa! O Leão conquistou o segundo tetracampeonato do Campeonato Cearense de sua história ao golear o Caucaia por 4 a 0. No primeiro jogo, houve empate por 0 a 0. Os gols do título do Tricolor foram anotados por Romero, Yago Pikachu, que marcou duas vezes, e Ronald.

ABRIU A CONTAGEM

O Leão começou com mais força buscando o ataque e criando várias chances: aos dois e três minutos com Pikachu e Romero; aos sete, Romero, cara a cara com o goleiro tocou para fora; Hércules cabeceou livre para fora aos dez e, aos 15, Pikachu mandou falta raspando a trave. Vanderlan respondeu para o Caucaia num chute.

Aos 30 minutos, porém, o Leão abriu a contagem. Felipe fez bom passe para Silvio Romero que infiltrou e tocou no canto, fazendo 1 a 0 para o Fortaleza. Apesar de novas chances criadas nos minutos finais, o primeiro tempo terminou terminou com a vitória do Tricolor do Pici pelo placar mínimo.

GOLEADA DO TETRA

No segundo tempo, o Tricolor do Pici definiu o jogo, chegando à goleada e, consequentemente, ao título. Mas tomou pressão dos visitantes no começo: aos 40 segundos, o Caucaia chegou num chute de Vitinho e obrigou boa defesa de Max.

O Leão, por sua vez, foi letal nos contra-ataques e definiu o jogo através deles: aos nove, Pikachu tentou duas vezes até conseguir mandar a bola para as redes e fazer 2 a 0. A festa tricolor ficou ainda maior aos 18: Crispim serviu Pikachu, que mandou para as redes e fez 3 a 0. Aos 34, Ronald bateu forte no canto, de longe, e fez 4 a 0 para o Fortaleza, definindo o jogo e selando o tetracampeonato.

E AGORA?

Depois de celebrar o seu 45° título estadual, o Fortaleza volta a jogar no meio de semana. Pela Copa Libertadores, o Tricolor do Pici faz duelo decisivo contra o Alianza Lima, do Peru. O Caucaia, por sua vez, entra de férias por alguns meses e apenas volta a campo no segundo semestre, para disputar a Taça Fares Lopes. Além disso, em 2023, ambos os clubes estarão na Copa do Brasil.

GOLS:
Fortaleza-CE: Sílvio Romero, Yago Pikachu (2) e Ronald

Fortaleza Esporte ClubeFortaleza

Max Walef;
Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi;
Felipe (Jussa), Hercules, Lucas Lima e Lucas Crispim (Capixaba);
Yago Pikachu, Moisés (Depietro) e Romero (Renato Kayzer)

Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Com informações Futebol Interior 

Izolda Cela é a primeira governadora efetiva do Ceará em 489 anos

Desde que Antônio Cardoso de Barros assumiu como Donatário da Capitania do Siará Grande, em 1531, o hoje Estado só viu homens passarem pelas fileiras de governantes. Até este sábado (2), o Ceará teve efetivamente 212 governantes, entre donatário, capitães-mores e governadores. Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, a partir de hoje, será a primeira mulher a assumir definitivamente o cargo, sendo a 213ª a ocupar a cadeira de governante, fazendo história como a primeira governadora efetiva do Estado, eleita pelo voto em chapa com o até então governador Camilo Santana, que passou sete anos e três meses no cargo.

Com histórico extenso na educação, tendo integrado a Secretaria de Educação de Sobral, no interior cearense, de 2001 a 2003, como secretária adjunta de educação, e sendo titular da pasta de 2004 a 2006, Izolda Cela já havia sido pioneira em 2015, quando assumiu interinamente o Governo do Ceará por seis dias, período em que Camilo Santana se ausentou do cargo por conta de uma viagem de trabalho.

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Izolda Cela, que é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), disse, à época do seu período como governadora em exercício, ser “uma honra estar esses dias respondendo pelo exercício do Governo e ser a primeira mulher a ter esta função”.

Além dela, uma segunda mulher chegou a assumir o cargo de governadora, mas também em exercício. Foi a desembargadora Iracema Vale, então presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), em 2017. Naquela ocasião, Camilo Santana faria uma viagem ao Oriente Médio, e a então vice-governadora Izolda Cela e Zezinho Albuquerque, à época presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), também estiveram fora do Estado no período.

Agora, que assume efetivamente o Governo do Ceará, Izolda Cela foca nos desafios que terá pela frente e no seu papel como mulher governante do Estado. “Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso cargo. Por óbvio, isso fala por si sobre o desafio histórico da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança e, especialmente, na política. Não tenham dúvidas de que me sinto convocada, junto com todas e todos”.

Referência na educação

Izolda Cela foi uma das principais responsáveis pelo planejamento e execução do plano educacional do município de Sobral, que se tornou um case de sucesso educacional reconhecido mundialmente. O exemplo sobralense se tornou referência, quando a educação saltou do 1366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista brasileira.

De 2007 em diante, a governadora do Ceará exerceu o cargo de secretária estadual de Educação até abril de 2014. Na pasta, ajudou na implementação de diversas ações, como a produção de material didático próprio (iniciativa hoje utilizada por diversos estados); a universalização de métodos entre os municípios, criando uma unidade e auxiliando no desenvolvimento da educação como um todo; a implantação de premiações para escolas, servidores e alunos; além do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) ser realizado baseado nos resultados educacionais de cada município, tornando-se, na prática, um incentivo.

Vice-governadora do Estado do Ceará na gestão encabeçada por Camilo Santana, entre 2015 e 2022, ou seja, nas duas gestões, Izolda coordenou importantes programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) e o Projeto Virando o Jogo.

O Pacto por um Ceará Pacífico e o PReVio são voltados para a prevenção da violência, enquanto o Virando o Jogo é destinado a jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham, buscando inseri-los no mercado de trabalho e faze-los voltar às salas de aula. Além disso, a Vice-Governadoria também realiza acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelas setoriais do Governo do Estado.

Com informações do governo do Ceará