12 de novembro de 2014

Eleições no Fortaleza - Jorge Mota e Silvio Carlos devem se inscrever hoje

Quando a campanha eleitoral para presidente do Fortaleza foi aberta existiam cerca de cinco candidatos ao cargo máximo da Diretoria Executiva do clube. Até ontem à tarde, nenhuma chapa foi inscrita - o prazo termina na próxima sexta-feira.
A expectativa é de que hoje, os dois candidatos que já haviam confirmados seus nomes com antecedência, Jorge Mota e Silvio Carlos, inscrevam suas chapas.
O ex-presidente Jorge Mota esteve, junto com o seu grupo, reunido com o advogado Adailton Campelo, atual diretor de futebol atual do clube. A ideia era haver uma composição das chapas. Mas, hoje, Jorge Mota deve inscrever sua chapa, tendo como primeiro vice, Ênio Pontes, e o segundo, Sérgio Pessoa. Adailton Campelo não confirmou como ficaria sua situação.
"Estou aberto a conversas, em nome da união do clube. Acho que se dividirmos muito, enfraquece a instituição. Se estivermos juntos será mais fácil para o próprio Fortaleza. Não tenho vaidade por cargo. O que quero é colaborar da melhor maneira possível com o clube", disse.
Praticamente definido mesmo está a composição de chapa do ex-presidente Silvio Carlos.
O advogado Alexandre Borges seria candidato, mas aceitou ser o primeiro vice-presidente de Sílvio. Enquanto o segundo vice não é mais Leonelzinho Alencar, que declinou do convite para ser utilizado no departamento amador.
Diário do Nordeste

O Fortaleza Esporte Clube promove no próximo dia 1º de dezembro, eleições para nova composição de seus poderes, que assumem o clube a partir de 2015, para mandatos de dois anos.

O Fortaleza Esporte Clube promove no próximo dia 1º de dezembro, eleições para nova composição de seus poderes, que assumem o clube a partir de 2015, para mandatos de dois anos.
No processo eleitoral que se aproxima serão eleitos novos presidentes e vices para a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, além de novos membros para o Conselho Fiscal (6 membros) e Conselho de Ética e Disciplina (5 membros). 

A eleição será comandada por uma Comissão Eleitoral formada exclusivamente para esse fim, dentro do que reza o novo estatuto do clube. Citada Comissão é formada pelo Conselheiro e Juiz de Direito, Fernando Luiz Pinheiro Barros, o 1º Secretário, Raimundo Advíncula Nobre Lima, e o 2º Secretário Bergson de Oliveira Pereira. 

As inscrições de chapas para concorrerem no processo eleitoral deste final de ano, tanto para a Executiva como para o Conselho vão até a próxima sexta feira (14). No dia 27 a Comissão Eleitoral divulgará a relação dos eleitores aptos a votar, baseada no artigo 4º do Edital, que diz o seguinte: 

“Art. 4º - Os candidatos aos cargos eletivos deverão apresentar juntamente com um pedido de registro da chapa, declaração do Fortaleza Esporte Clube dando conta de que o candidato preenche os requisitos temporais para a eleição, bem como a regularidade de seus pagamentos e contribuições, declaração esta fornecida pela Diretoria Administrativa nos termos do Art. 76 § 5º do Estatuto.” 

Vale salientar que pela primeira vez o Sócio Torcedor terá direito a voto, contribuindo de forma decisiva para a composição dos poderes leoninos, e isso hoje só se torna possível porque a atual gestão, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, encamparam a aprovação do novo estatuto do Fortaleza, que democratiza e populariza as eleições para os órgãos gestores do clube. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA 
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó 




Para salvar 2014, Icasa e Tiradentes disputam título da Taça Fares Lopes

Por um lugarzinho especial na Copa do Brasil, Icasa e Tiradentes se enfrentam pelo segundo jogo da final da Taça Fares Lopes nesta terça (12), às 20h15min, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. Na primeira partida o Tigre venceu o Verdão do Cariri por 2 a 1 no estádio Presidente Vargas.

Para levantar a taça, o Tiradentes joga por qualquer empate. Em caso de derrota, sendo por um gol de diferença, o Tigre da PM precisa marcar no mínimo dois gols, pelo critério do gol marcado fora de casa. Para o Icasa ser campeão - de forma inédita - basta o Verdão vencer por 1 a 0 ou ganhar por dois ou mais gols de diferença. 

O caminho para buscar o inédito título

Icasa e Tiradentes nunca conquistaram a Taça Fares Lopes, desde que foi criada em 2010. O Verdão do Cariri foi vice-campeão em 2010 e, no mesmo ano, o Tigre da PM ficou com o terceiro lugar. É a primeira vez que o Tiradentes chega à final da competição. Com a vitória conquistada no primeiro jogo, pode chegar ao título de forma invicta.
Tiradentes, Icasa, Fares, Lopes, PV (Foto: Kid Júnior / Agência Diário)
Na primeira fase, o Tigre da PM não venceu nenhuma partida dentro de campo. O regulamento da Fares Lopes determina três grupos com quatro equipes, onde as três melhores avançam. 
O Tiradentes estava no grupo A1 juntamente com Horizonte, Ferroviário e Maguary, este último desistiu da competição, gerando assim o resultado de W.O para todos os componentes do grupo. Com isso, Ferroviário, Tiradentes e Horizonte automaticamente já garantiram seis pontos, cada, já que são jogos de ida e volta. Diante de Ferroviário e Horizonte, o Tigre empatou duas e perdeu duas. Nas fases seguintes, superou o Horizonte nos pênaltis, após dois resultados iguais. Passou por São Benedito, avançando à final da competição.

O Icasa estava no grupo A3 juntamente com Iguatu, Guarani de Juazeiro e Barbalha. Conquistou três vitórias e três empates, avançando para as quartas de final da competição, onde passou pela equipe do Iguatu. Enfrentou o Ferroviário nas semifinais, com duas vitórias, chegou a grande final da competição.

Salvando a temporada
Ferroviário x Icasa Taça Fares Lopes PV (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

A inédita conquista não representa apenas a vaga na Copa do Brasil, competição nacional, visibilidade e possíveis receitas mais 'gordas'. Mas representa a glória da temporada, a salvação para todos os problemas enfrentados pelas duas equipes no ano de 2014.

O Tiradentes foi rebaixado para Segunda Divisão do Campeonato Cearense. O time tentou pleitear uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, mas sem sucesso. O título, além da vaga para competição nacional, serviria como uma perspectiva para entrar forte na disputa da Série B do estadual.

Para o Icasa, que luta contra o rebaixamento na Série B, vencer traria o alívio da temporada bem turbulenta que a equipe viveu. As crises financeiras, os problemas com atletas que estavam no clube caririense e toda a crença do treinador Vladimir de Jesus na equipe desde que chegou, mesmo com tantos problemas. O título e vaga na Copa do Brasil, aliados à permanência na Série B do Brasileiro, representaria a coroação da instabilidade vivida durante o ano.
Header_Icasa_690 (Foto: Arte Esporte)

Pela superação, a equipe que deverá ir a campo diante do Tigre da PM será a principal, mas com algumas dúvidas, já que o zagueiro Gilberto e o atacante Nilson sentiram problemas musculares, mas seguiram para concentração e devem jogar, então o provável time que o técnico Vladimir de Jesus mandará a campo é o seguinte:
Busatto; Naylhor; Carlinho Rech; Gilberto e Dodó; Mauri; Rodrigo Vitor; Lucas Gomes e Zeca; Eric e Nilson
Header_Tiradentes_690 (Foto: Arte Esporte)

Na busca por uma nova perspectiva para iniciar 2015 na luta pelo acesso, o treinador do Tiradentes Maurício Santos, garante que não irá se fechar e muito provavelmente irá utilizar a mesma formação que venceu o Icasa no jogo de ida no Presidente Vargas por 2 a 1:

Fábio Lima; Amaral; Kelvin; Marcelo; César Sampaio e Jefferson; Manoelzinho; Dinho; Rafinha; Luis Henrique e Carlos Alberto.
Por Fortaleza, CE

A nova Taça Fares Lopes, que ficará em posse de Icasa ou Tiradentes nessa quarta-feira (12)

Conheça a nova Taça Fares Lopes (Foto: Divulgação)
A nova Taça Fares Lopes, que ficará em posse de Icasa ou Tiradentes na próxima quarta-feira (12), foi entregue na sede da FCF nesta segunda (10). O arquiteto Marçal Barros foi quem desenvolveu o modelo, inspirado nas velas das jangadas cearenses. Feito em aço inoxidável, o troféu pesa cerca de vinte quilos e é uma homenagem ao Estado do Ceará. 

As lâminas em formato de velas vão circundando a base espessa até se encontrarem, dando ao artigo um formato de taça. O material de confecção garante durabilidade longínqua, tal qual a lembrança do ex-presidente da FCF que a nomeia. 


Marçal justificou a inspiração como uma homenagem ao Estado. Este é o quinto troféu que o arquiteto desenvolve para o futebol cearense. Os mais recentes foram os troféus entregues a Ceará e São Benedito, pelas conquistas do Cearense Onix e Cearense New Magic, respectivamente.


A Taça Fares Lopes vai estar no Estádio Romeirão na quarta-feira, quando Icasa e Tiradentes medem forças pela segunda vez na grande final da competição. Há dois caminhos para ela: ficar em Juazeiro do Norte ou viajar para a capital cearense e se instalar na Toca do Tigre.


Manuella Viana / Brenno Rebouças

Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol

Agência Miséria

Cearense 2015l: Fortaleza estreia fora contra o Quixadá, e Ceará encara o Itapipoca

Ceará, Fortaleza, Clássico-Rei, Final, Campeonato Cearense, Castelão (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)Ceará e Fortaleza na final do Cearense de 2014 (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)
A tabela base e o regulamento do Campeonato Cearense de 2015 foram divulgados nesta segunda-feira (11), pela Federação Cearense de Futebol (FCF). A primeira rodada, no dia 14 de janeiro, terá Ceará x Itapipoca, Quixadá x Fortaleza, São Benedito x Horizonte e Maranguape x Guarany de Sobral. Icasa e Guarani de Juazeiro folgam na rodada de estreia.
A competição terá cinco fases e vai de 14 de janeiro até 3 de maio. Segundo o Estatuto do Torcedor, serão permitidos 15 dias para sugestões ou críticas ao regulamento específico. Os pontos zeram da primeira fase para a segunda. Nas semifinais, haverá o cruzamento da 1ª melhor campanha contra a 4ª e 2ª melhor campanha contra a 3ª (somadas todas as fases anteriores). 
Ainda de acordo com a Federação, o mando de campo do segundo jogo nas fases semifinal e final será da equipe que possuir melhor campanha somadas as fases anteriores. Os times que tiverem melhores campanhas jogarão por dois resultados iguais nas semifinais e finais. 
1ª Rodada – 14 de janeiro  

Quixadá x Fortaleza
São Benedito x Horizonte
Ceará x Itapipoca
Maranguape x Guarany-S 

2ª Rodada – 18 de janeiro 

Fortaleza x São Benedito
Horizonte x Icasa
Guarani-J x Maranguape
Guarany-S x Ceará

3ª Rodada – 21 de janeiro 

Icasa x Fortaleza
Quixadá x São Benedito
Ceará x Guarani-J
Itapipoca x Guarany-S
Por Fortaleza, CE

Adísia Sá participa da abertura pelos 50 anos do Curso de Jornalismo

adisiassa
O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará completa 50 anos. A abertura das comemorações ocorrerá nesta quarta-feira, na Associação Cearense de Imprensa (ACI – Rua Floriano Peixoto, 735, Centro), a partir das 9h30min. A escolha do local se deu pela importância da ACI, instituição que abrigou o curso em seus primeiros momentos. O curso completará seu cinquentenário no dia 12 de dezembro de 2015, mas as comemorações se iniciam um ano antes.
Um dos destaques da programação é a presença da professora Adísia Sá, fundadora do Curso de Jornalismo. Na solenidade de abertura das comemorações, a coordenação do curso indicará os principais eventos que ocorrerão durante o próximo ano. Alunos da disciplina de História do Jornalismo Brasileiro e da Liga Experimental de Comunicação, programa de extensão da UFC, apresentarão depoimentos de ex-alunos das cinco décadas do Curso e darão início às atividades de montagem de uma exposição com a memória dos 50 anos do curso.
(Site da UFC)
Blog do Eliomar de Lima

Índice de policiais assassinados cresce em todo o Brasil

Saiu na imprensa que policiais brasileiros mataram mais de 6 pessoas por dia nos últimos 5 anos e que a polícia brasileira mata mais que os agentes dos EUA. Mas o que leva o Brasil a ter índices tão altos de mortes em confrontos com a polícia? Será pelo fato do Brasil ter 16 cidades entre as 50 mais violentas do mundo? Será que está sendo levado em consideração o número também alarmante de policiais mortos em serviço ou em emboscadas? E quantos cidadãos foram mortos por criminosos neste mesmo período?

Em 2012 no Reino Unido,  dez agentes foram mortos. Nos Estados Unidos,  95 policiais foram assassinados. A maior perda de policiais em situações do tipo ficou entre os mexicanos: 740.

No Brasil houve um aumento na quantidade policiais mortos em 2013 em comparação com o ano anterior. Foram 490 mortes, 43 a mais do que 2012. A média no país é 1,34 policial assassinado por dia.

Desde 2009, 1.170 agentes foram mortos. A maioria das mortes (75,3%) ocorreu quando não estavam em serviço. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos, com 104, seguido por São Paulo (90) e Pará (51).

A atual situação se mostra crítica, a polícia está matando muito e morrendo muito também, observamos uma grande falha na proteção da população e também do policial.

Como parte do anuário, o FBSP apresenta o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo aponta que apenas 33% dos entrevistados dizem “confiar ou confiar muito” no trabalho da polícia.

As pessoas mais velhas (62%) e as que têm maior escolaridade (60%) são as que mais tendem a concordar com a afirmação de que a maior parte dos policiais é honesta.

Acsmce.com

Capitão da Polícia Militar é assassinado a tiros na cidade de Quixadá

Dois homens assassinaram na manhã desta quarta-feira, 12, Joaquim Soares Leite - o capitão Soares, da Polícia Militar, 64 anos. O oficial estava em um barzinho localizado na Rua Benigno Bezerra, no bairro Campo Velho, na cidade de Quixadá, conversando com amigos quando os autores chegaram e pediram para que todos permanecem em seus lugares, mas a vítima teria esboçado reação. Capitão Soares estava seguindo fardado para o trabalho, era aposentado, mas fazia parte da guarda patrimonial. Os criminosos executaram a vítima a “queima-roupa” com dois tiros na cabeça.
Segundo populares que presenciaram o crime, relevaram que os criminosos estavam em uma motocicleta de cor preta e sem placa. Eles fugiram no sentido ao bairro Alto São Francisco.
Imediatamente equipes da Polícia Militar se mobilizaram com o objetivo de prender os assassinos, mas até o momento ninguém foi preso. Acredita-se que, reforço policial deva chegar na cidade para que os autores e mandantes sejam imediatamente presos.
Capitão Soares ainda foi socorrido para o Hospital microrregional Dr. Eudásio Barroso, mas equipes de plantão da unidade disseram que já chegou sem vida. O clamor por justiça na cidade é visível.
É o terceiro policial militar assassinado neste mês de novembro no Ceará. Na noite de domingo (9), o soldado André Ribeiro de Carvalho foi assassinado durante ocorrência em Mulungu, no Maciço de Baturité. Na semana passada o sargento Francié Rodrigues Lopes, 36, morreu durante troca de tiros com assaltantes no Crato, na região do Cariri.
Revista Central