26 de janeiro de 2017

Brasil piora posição em ranking internacional de corrupção

Mapa da corrupção - Transparência internacional
Levantamento divulgado hoje (25) pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional aponta que o Brasil fechou 2016 ocupando o 79º lugar num ranking sobre a percepção da corrupção no mundo composto por 176 nações.

O índice brasileiro foi 40 pontos, dois a mais que o registrado no ano anterior, mas o país ainda ficou três posições abaixo do 76º lugar alcançado em 2015. A escala utilizada pela entidade varia de 0 (altamente corrupto) a 100 pontos (muito transparente).

No ranking atual, o Brasil aparece empatado com Bielorrússia, China e Índia. Dinamarca e Nova Zelândia lideram com 90 pontos cada, enquanto a Somália ocupa a última posição, com 10 pontos. A média global é 43 pontos, o que, segundo a ONG, revela uma espécie de “corrupção endêmica” no setor público de diversas nações.

“Países com melhor pontuação (em amarelo no mapa) são superados de longe por países em laranja e vermelho, onde os cidadãos enfrentam de forma diária o impacto tangível da corrupção”, destacou o relatório. 

Américas
Ao analisar especificamente a região das Américas, o levantamento citou diversos escândalos de corrupção em países como Panamá, Argentina, Chile e Brasil. A Transparência Internacional avaliou, entretanto, que, às vezes, más notícias podem se tornar boas notícias.

“Nem sempre é ruim ter manchetes sobre corrupção. Desde o Panamá Papers em abril ao acordo recorde de US$ 3,5 bilhões com a Odebrecht no Brasil em dezembro, 2016 foi um bom ano na luta contra a corrupção nas Américas”, apontou o levantamento.

“Uma coisa é bastante clara: mesmo que 2016 marque o início de uma mudança rumo a uma postura mais ativa das autoridades em resposta às demandas públicas, ainda há um longo caminho a ser percorrido”, concluiu o documento em relação às Américas. 

Com Informações da Agência Brasil

Com força defensiva, Fortaleza estreia na Copa do Nordeste contra o Bahia

Fortaleza x Ceará Campeonato Cearense Arena Castelão comemoração (Foto: Thiago Gadelha/Agência Diário)Fortaleza vai atrás de comemorar nova vitória no Castelão (Foto: Thiago Gadelha/Agência Diário)
Depois de vencer o Ceará, no último domingo (22), o Fortaleza retorna a campo nesta quinta-feira (26), para encarar o Bahia, na partida de estreia pela Copa do Nordeste, na Arena Castelão. A partida, que começará às 21h30, pode marcar a consumação de um estilo de jogo que tem garantido os resultados positivos ao Leão do Pici, apesar do futebol irregular apresentado nas primeiras partidas do ano.
Com volantes de contenção, o Tricolor tem conseguido superar as falhas na defesa e os poucos gols marcados. Enquanto a dupla de zaga não tem feito a cobertura como deve, os volantes estão sempre colados nos jogadores adversários e têm dificultado o toque de bola. O Ceará experimentou um pouco e sentiu dificuldades em finalizar, mesmo chegando mais ao ataque no Clássico-Rei.
Com a estreia no Nordestão, o Fortaleza chega ao 4º jogo no ano e pode mostrar em campo, contra o Bahia, um esquema tático mais consolidado. Até porque, diante de uma equipe que entra como favorita ao título da competição e investiu bem nas contratações, o time cearense não pode vacilar de jeito nenhum.
Mesmo assim, o técnico adversário Guto Ferreira não trata a partida com uma necessidade de vitória ou de resultado, obrigatoriamente, positivo. Para ele, o Bahia deve se apresentar compactada, com bom toque de bola e muita entrega. O que seria suficiente para este primeiro momento.
De uma forma ou de outra, a partida deve ter um bom futebol e agradar a quem for ao estádio. 
Com informações do Fortaleza, CE

Com elencos reformulados, América-MG e Ceará duelam na Primeira Liga

Após cair para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2016, o América-MG quer se reerguer novamente em 2017. Buscando a retomada dos momentos de glória, o time de Belo Horizonte estreia na temporada nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), quando enfrenta o Ceará, no Independência, em duelo válido pela Primeira Liga.
Como se trata do primeiro jogo da temporada, o técnico Enderson Moreira já admitiu que terá muito trabalho pela frente para montar a equipe, sobretudo, pela grande reformulação que o elenco passou. Dos últimos jogos de 2016 até o início de 2017, diversos atletas deixaram o clube e muitos outros chegaram, somando um total de 13 novos reforços. Vale destacar as contratações de Alex Silva, Gerson Magrão, Marion e Felipe Amorim.
Mais do que as chegadas, algo a se comemorar no América-MG é a manutenção de algumas peças consideradas importantes dentro do clube. O meia revelação Matheusinho, o volante Tony e o goleiro João Ricardo são exemplos de bons nomes que seguirão no elenco nesta temporada.
"Bate sim, ansiedade agora é normal como é em qualquer início de competição. Viemos de umas férias boas e, querendo ou não, a maioria dos jogadores sente vontade de voltar, com um mês de férias já bate a saudade. De jogo não é diferente, se fica muito tempo sem, dá ansiedade boa, saudade de jogar e conhecer a equipe, ver como vai se comportar na competição. A expectativa criada é muito grande, e a ansiedade dá um pouco por conta disso também", destacou o goleiro João Ricardo.
Ceará já começou a temporada
O Ceará também deseja fazer uma boa participação em 2017. A temporada do clube, no entanto, já começou oficialmente há algum tempo. Este será o terceiro jogo do clube neste ano.
O time está com 50% de aproveitamento até agora. O Ceará venceu seu primeiro jogo contra o Maranguape por 2 a 0, atuando fora de casa. Porém, contra o Fortaleza, perdeu por 1 a 0, também jogando como visitante. Ambos os jogos foram válidos pelo Campeonato Cearense.
O lateral-direito Tiago Cametá revelou a ansiedade para entrar em campo para o duelo contra o América-MG. "Fiquei treinando tranquilo, calado, como sempre fiz. O professor veio falar comigo, disse que a oportunidade apareceu. Tenho a confiança dele. Nenhum jogador se sente muito bem no banco de reservas. Precisamos demonstrar dentro de campo que temos condições de vestir essa camisa. Agora, preciso aproveitar isso e ajudar ao máximo o Ceará a conseguir um bom resultado fora de casa", declarou.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG X CEARÁ

Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de janeiro, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)


AMÉRICA-MG - João Ricardo, Alex Silva, Rafael Lima, Renato Justi e Auro; Blanco, Ernandes, Tony, Gerson Magrão e Matheusinho; Hugo. Técnico: Enderson Moreira
CEARÁ - Everson, Everson Silva, Rafael Pereira, Sandro e Lucas; Jackson Caucaia, Richardson, Felipe Menezes e Lelê; Magno Alves e Douglas Baggio. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Com informações da ESPN

Ferrão e Maranguape ficam no empate em partida disputada em Horizonte

Ferroviário e Maranguape empataram, em 1 a 1, no Estádio Domingão, em Horizonte. Diante de um público diminuto, os dois times fizeram uma partida de altos e baixos para os dois lados. Mesmo assim, ambos conseguiram balançar as redes no segundo tempo. Aos 18 minutos, Carlos Alberto abriu o placar, de cabeça. Quase 20 minutos depois, aos 37, Gugu aproveitou vacilo da zaga e empatou, definindo o jogo.
Com o resultado, o Ferrão perdeu a chance de assumir a liderança provisória do Campeonato Cearense e acabou ficando mesmo em 3º lugar, com seis pontos, perdendo no número de vitórias para o Tiradentes, que segue vice-líder. O Maranguape, com o ponto conquistado, foi a cinco, e é o 4º colocado. Mas, com a continuidade da rodada, no fim de semana, as duas equipes devem perder posições.
Ferroviário x Maranguape Campeonato Cearense Domingão (Foto: Reprodução/TV Diário)Ferroviário x Maranguape ficaram no empate no Estádio Domingão, em Horizonte (Foto: Reprodução/TV Diário)

Na próxima rodada, o Ferroviário encara o Uniclinic, no próprio Domingão, a partir das 21 horas. Já o Maranguape joga com o Fortaleza, na Arena Castelão, um dia depois, a partir das 19h30.
Horizonte, CE