5 de fevereiro de 2015

DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO AUGUSTO APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE TORNA CRIME HEDIONDO O HOMICÍDIO PRATICADO CONTRA POLICIAIS

O Deputado Capitão Augusto PR/SP apresentou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei nº 194, de 2015, que qualifica o homicídio praticado contra policiais. O mesmo projeto também transforma em crime hediondo essa conduta.


Em sua justificativa, o Capitão constata que a sociedade brasileira está em uma guerra civil, uma vez que centenas de policiais estão sendo executados pelo crime organizado e por ações isoladas de infratores da Lei. Afirma, ainda, que medidas urgentes precisam ser tomadas para a proteção da própria sociedade, pois, se os guardiões da Lei continuam sendo mortos, o próprio estado de direito está em risco.

Para o deputado, o Brasil não pode continuar como o país onde mais morre policiais no mundo.


https://www.facebook.com/AssociacaoDosProfissionaisDaSeguranca/photos/a.336263309853895.1073741828.332854163528143/616128688534021/?type=1&theater

Homem vive sozinho há 32 anos em ilha deserta de São Sebastião, SP

Deixar a cidade grande, ir para uma ilha deserta e esquecer todos os problemas. Pode parecer roteiro de filme, mas um morador de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, fez essa escolha. Há 32 anos, o paulistano Caio Rodrigues deixou a capital e se tornou o único morador da Ilha dos Gatos, a cinco quilômetros do continente.
Caio chegou à Ilha para trabalhar como caseiro. A decisão foi motivada pela oportunidade de manter contato com a natureza: "Fui comerciante, comerciário, bancário, trabalhei no transporte de carga do aeroporto de Congonhas. Depois que meu primeiro filho nasceu, eu queria uma vida mais saudável. Então, quando surgiu essa oportunidade eu abracei", disse.
Homem vive há 32 anos em ilha deserta de São Sebastião, SP (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Caio decidiu deixar a vida na capital paulista para
viver em ilha. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Inicialmente, o paulistano viveu cerca de três anos e meio com a mulher e três filhos na ilha. "Eles ficaram aqui até minha filha mais velha criar idade para poder ir para a escola. Após isso eles foram morar na praia, que fica a dez minutos daqui. E eles estão aí, próximos, todo dia encontro com eles, falo com eles".

Hoje, há três décadas no local, ele adapta seu cotidiano aos recursos disponíveis: "Na despensa não falta nada, está sobrando. Eu como arroz, feijão e macarrão. Como não tem açougue, eu pego peixe na hora, em frente de casa. A água não está chegando até aqui, mas eu busco num lençol freático, a água sai totalmente doce", afirmou.
Caio afirma que já ficou mais de vinte dias sem conversar com ninguém. "Só usava a voz para cantar no violão, justamente para exercitar um pouco. Fiquei sem falar com ninguém, eu tinha um cachorro e eu costumava falar bastante com ele. É uma questão de consciência, existe um diálogo com você mesmo. Quando você consegue ouvir alguma coisa é de você mesmo. Não há interferência nenhuma, nenhuma buzina".
Com 75 mil metros quadrados, a Ilha dos Gatos era propriedade de uma família norte-americana, na década de 1960. Atualmente, a Ilha pertence à União e está inscrita em nome da Sociedade Ecológica Brasileira. O cotidiano do único morador do local surpreende os turistas, mas Caio garante que a experiência de viver na ilha é positiva. "Só tem que ter paciência de esperar as coisas acontecerem. As coisas vêm até mim normalmente. Quando você quer alguma coisa, você consegue, não importa o lugar", disse.
Homem vive há 32 anos em ilha deserta de São Sebastião, SP (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Caio Rodrigues chegou ao local para trabalhar como caseiro. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Tricolor goleia o Nova Iguaçu por 4 a 1 e segue com 100% no Carioca

Sobrou emoção na vitória do Fluminense sobre o Nova Iguaçu, na tarde desta quarta-feira, 4, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos. No primeiro tempo, tudo deu errado. O time sofreu um gol no ínício, quando dominava a partida, as bolas simplesmente teimavam em não entrar e dois jogadores saíram de campo machucados. Sobrou até para o massagista Jerônimo, o Gegê, que sentiu uma fisgadada na coxa no momento em que entrava no gramado para atender um atleta. Mas, o segundo tempo veio e a justiça foi feita. O Tricolor, que indiscutivelmente foi superior durante os 90 minutos, virou o placar para 4 a 1 e conquistou seu segundo triunfo em duas rodadas do Campeonato Carioca.
Os gols do Fluminense na partida foram marcados por Giovanni, Jean e Fred (2). Com o resultado, o Time de Guerreiros segue com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, no topo da tabela de classificação.
No domingo, o Flu faz sua primeira partida no Maracanã em 2015, contra o Bangu. O time da Baixada joga no mesmo dia, contra o Macaé, no Norte Fluminense.
Nova Iguaçu x Fluminense -  04/02/2015
Comunicação institucional FFC
Fotos: Nelson Perez – Divulgação FFC

Produtores do Norte do país apostam na criação de pirarucu

peixes_piscicultura_pirarucu (Foto: Creative Commons / Flickr)

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo alcançar 300 quilos na natureza. A espécie é nativa da região amazônica, portanto só encontrada na América do Sul. Seu nome vem de pira = peixe e urucum = vermelho. Isso porque o macho tem escamas com a ponta avermelhada, uma forma de se diferenciar da fêmea.
A espécie tem bexigas natatórias modificadas que funcionam como pulmões, então mesmo que a água não tenha muito oxigênio, isso não é problema, porque ele vem à superfície para respirar. No entanto, esta característica faz dele presa fácil de pescadores extrativistas. Não por acaso, hoje o pirarucu está na lista da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Selvagens Ameaçadas de Fauna e Flora (Cites).
A forma encontrada para preservar a espécie e desfrutar de sua carne – conhecida por ter lombo alto e render postas largas – foi a criação em cativeiro. O problema é que o pirarucu não aceita a reprodução artificial, eles formam casais e só então se reproduzem. O macho cava um ninho no açude, a fêmea coloca os ovos, ele vem e põe os espermas, processo que se repete umas cinco vezes.
Na etapa seguinte, a fêmea fica chocando enquanto o macho vigia os arredores. Em média, ela põe entre 10 mil e 20 mil ovos. Na natureza, ao fim da desova não restam mais que 100 peixes. Mas com as novas técnicas de produção, as larvas são levadas para tanques de recria, onde são alimentadas por zooplâncton, até se tornarem alevinos juvenis de 20 cm, tamanho em que podem ser comercializados.
Estas criações isoladas de pirarucu começaram a pipocar nos Estados do Norte do Brasil por volta de 2005. Em resposta a esta demanda, dois anos depois, o Sebrae criou o Projeto Pirarucu da Amazônia, que integra todas as unidades federativas da região. “Na primeira etapa do projeto, concluída em 2010, o projeto desenvolveu estudos voltados à fase de reprodução e engorda”, diz Newman Costa – Coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do Sebrae.
Segundo ela, nesta fase foram coletados dados sobre a produtividade e a viabilidade econômica do pirarucu cultivado em manejos intensivos com rações balanceadas em diferentes sistemas de produção: açudes, viveiros escavados e tanques redes. O segundo ciclo teve início em 2012, conta com o apoio da Embrapa e do Ministério da Pesca e está voltado a ações de conhecimento e tecnologia nas áreas de produção e mercado.
Nesta etapa foram implantadas sete unidades de reprodução e 14 unidades de engorda em parceria com empresários parceiros/ produtores dos sete Estados da região Norte. Também estão sendo feitas novas formulações de ração para espécie, com o intuito de sanar as dificuldades na área de nutrição e sanidade. Ações de marketing e de divulgação do potencial gastronômico do pirarucu fecham o pacote. “Nesta fase dois, o Sebrae aportou R$ 7 milhões em quatro anos. Mas se contarmos os investimentos dos parceiros este montante ultrapassa R$ 10 milhões”, diz Newman. O Sebrae finalizou 2014 com 166 produtores envolvidos de forma direta no projeto, mas o objetivo é a ampliação gradual desse número, por meio de Dias de Campo, Palestras e Visitas Técnicas.
POR LÍVIA ANDRADE
REVISTA GLOBO RURAL

Mil carros-pipas abastecem o interior do Ceará

carropipa
Da Coluna Vertical, no O POVO desta quinta-feira (5):
Sabe quantos carros-pipas estão abastecendo o Interior cearense nestes tempos de vacas magras? Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, o número atual é de mil veículos, que vêm pegando água nos poucos reservatórios que acumulam algo maior do que a média atual da capacidade, na faixa dos 20%.
Teixeira adianta que deixou pleito no Ministério da Integração Nacional por mais carro-pipa, mais poço profundo e mais adutora de engate rápido, além de mais verbas para tocar o Cinturão das Águas, por onde deve entrar a água da tão aguardada transposição do São Francisco.
Ele confirma que o Palácio da Abolição fecha uma megacampanha publicitária para conscientizar o cearense para uso racional da água. Que, por sinal, está chegando bem tarde.
Blog do Eliomar de Lima

São Caetano ignora chuva, torcida e derrota o Velo Clube fora de casa


No Estádio Benito Agnelo Castellano, o São Caetano bateu o Velo Clube por 2 a 0, e encostou nos lideres da Série A-2 do Campeonato Paulista. Foi o primeiro triunfo dos comandados do técnico Luiz Carlos Martins, que agora somam quatro pontos em dois jogos.

Os gols

Aos 25 minutos do primeiro tempo, Neto cobrou escanteio da esquerda, o zagueiro Júnior Alves desviou de cabeça e abriu o placar para o Azulão (1x0).

Dois minutos depois, Wesley levantou da esquerda e Róbson cabeceou forte, no ângulo, sem chances para o goleiro Igor (2x0). 

A sequência

Pela 3º rodada da Série A-2 do Campeonato Paulista, o São Caetano volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Batatais, no Estádio Anacleto Campanella
 
Ficha técnica

Velo Clube 0x2 São Caetano
Estádio: Benito Agnelo Castellano (Benitão)
Árbitro: José Claudio Calógero
Assistente I: Ademilson Lopes da Silva Filho
Assistente II: Bruno Bonani Munhoz
Renda: R$ 15.950
Público: 818

Velo Clube
Igor, Mizael, Duda, Tiago Bernardi e Edson;
Dogão, Teco, Niander e Everton;
Selmir e Valdo Gigante
Téc: João Vallim

São Caetano

Saulo, Angelo, Júnior Alves, Sandoval e Bruno Recife;
Ferreira, Esley, Neto e Xuxa;
Robson e Wesley
Tec: Luiz Carlos Martins



Assessoria de imprensa
Texto: Marcelo Santoro

A.D. São Caetano

Capitão Wagner parabeniza atuação de Cabo Sabino em Brasília

O deputado estadual Capitão Wagner no uso do tempo de liderança do Partido da República (PR), parabenizou o primeiro pronunciamento do deputado federal Cabo Sabino, na tarde da última terça-feira (03), na Câmara dos Deputados em Brasília.
Cabo Sabino, eleito com mais de 120 mil votos, em seu primeiro dia de trabalho deu entrada em requerimento que inclui na ordem do dia a PEC n° 446/300 de 2008, que dispõe do piso salarial dos policiais militares, civis e bombeiros, para que ela seja imediatamente apreciada em plenário para votação.
Capitão Wagner destacou a importância da aprovação da matéria e comentou ainda o alto índice de homicídios no Ceará, ressaltando ainda os ataques aos próprios policiais que são vítimas da insegurança.
O parlamentar falou ainda da necessidade de uma polícia investigativa preparada para coibir essas ações e acredita que o Secretário de Segurança, Delci Teixeira, que tem experiência na área de investigação deve priorizar esse trabalho da polícia civil, aumentando o efetivo, dando melhores condições de trabalho, reconhecendo o nível superior dos agentes, bem como, trabalhando o policiamento ostensivo, feito pela polícia militar que também merece maior valorização.
“A população está ansiosa para comemorar a redução da criminalidade e sociedade também tem papel fundamental para melhorar esses índices”, destacou.
O Plano de Segurança elaborado em 2014 por Capitão Wagner, Cabo Sabino e um grupo de especialistas já foi devidamente apresentado para o Secretário, que inclusive trata da ressocialização dos presos, assistência social e recuperação dos usuários de drogas e poderá ajudar na nova Secretaria de Política sobre Drogas, que será comandada pela deputada Miriam Sobreira.
Por Patrícia Rodrigues Montenegro
(Assessoria de Comunicação)
Deputado Capitão Wagner

Cabo Sabino entra com requerimento para a inclusão da PEC 300 na pauta da Câmara

Nesta terça-feira (03), o deputado federal Cabo Sabino (PR) deu entrada no requerimento que solicita a inclusão da PEC 446/300 na Ordem do Dia da Sessão da Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição dispõe sobre o piso salarial e remuneração dos policiais militares, bombeiros e policiais civis.

Em seu primeiro pronunciamento como deputado federal, Sabino idealizou a PEC 300 como o sonho de milhares agentes de segurança pública, pedindo a votação mais breve possível em 2º turno na Câmara, já que ela foi votada em 1º e 2º turno no Senado e em 1º turno na câmara ainda em 2009, lembrando-se dos milhares de policiais que já morreram sem ver esse sonho realizado.

Ele também se reuniu com a bancada dos militares estaduais e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), para conversar sobre segurança pública.

* Com informações da assessoria de Cabo Sabino (PR).


Ceará News 7

Heitor Férrer quer presença de Camilo e Cid na Assembleia para discutir refinaria

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) pediu, na quarta-feira (4) a realização de uma sessão extraordinária, com presença do governador Camilo Santana (PT), para debater a desistência da Petrobras em instalar a Refinaria Premium II no Ceará. O Ministro da Educação, Cid Gomes, também foi convidado.

“O Ceará não pode ser enganado como se fosse uma criança", disparou o parlamentar, defendendo que o Governo Federal não pode prometer uma refinaria no Estado e, "num passe de mágica, não fazer mais".

A bancada federal do Ceará e prefeitos da região também foram convidados a participar da sessão. O líder do governador na Casa, o deputado Evandro Leitão (PDT), defendeu que o governo é favorável à discussão sobre o tema. Camilo Santana ainda pretende conversar com a presidenta Dilma Rousseff (PT) sobre o cancelamento da obra.

Voz destoante 

Por outro lado, em vez de lamentar o cancelamento da refinaria ou cobrar algum posicionamento sobre o caso, Renato Roseno (PSOL) preferiu alertar sobre os problemas da obra em si. "Para cada litro de gasolina que se produz, seriam gastos dois litros e meio de água. Se estivesse ativa, essa refinaria gastaria mil litros d’água por segundo”, afirmou o deputado atentando para prejuízos a moradores da área.


Ceará News 7

Zebra, surpresa e Balotelli, Cearense tem rodada que embola classificação

Enquanto Ceará e Fortaleza folgam no Cearense com o compromisso da Copa do Nordeste. O Estadual não dá trégua, nesta quarta (4), a sétima rodada teve emoção, decisão, momento de definição. O Horizonte, que busca sua classificação, tropeçou feio e perdeu de virada para o Quixadá  que entra na briga por uma das três vagas na próxima fase do Cearense. A surpresa da noite veio com o primeiro e surpreendente triunfo do São Benedito no Cearense sobre o líder Icasa. No duelo de "guaranis", vitória da equipe de Juazeiro e perseguição pela vaga. Na última partida da noite, o Maranguape venceu o Itapipoca e colou no líder Ceará.

Galo do Tabuleiro x Canarinho do Sertão

Amarildo Balotelli, atacante do Quixadá (Foto: Tom Alexandrino)Amarildo Balotelli, garante triunfo do Canarinho do Sertão (Foto: Tom Alexandrino)
O primeiro dos dois duelos entre Horizonte e Quixadá, terminou com tropeço da equipe horizontina. Jogando no Domingão, o Galo do Tabuleiro lutou pela vitória, perseguiu e vencia o Quixadá. Levou a virada para o Canarinho do Sertão nos momentos finais da partida. Leandro abriu o placar para o Horizonte, tomando conta da situação e até então líder do grupo A1. Quando o Quixadá surpreendeu e virou a partida com Edson Cariús e Amarildo Balotelli consolidou a virada do Canarinho do Sertão.

O Quixadá com a vitória, entra na zona de classificação, ultrapassando o Horizonte com quem tem mais um duelo. O Canarinho do Sertão enfrenta o São Benedito no próximo domingo (8) no estádio do Junco, às 16h. O Horizonte folga no final de semana e enfrenta novamente o Quixadá, no dia 11 de fevereiro, em jogo decisivo no PV, às 20h20min.
Azulão da Serra x Verdão do Cariri

Em noites decisivas, sem dúvidas a maior surpresa dessa rodada. O São Benedito arrancou a primeira vitória no Cearense justamente diante do líder Icasa, resultado aparentemente improvável. Cleitinho e Wescley abriram o placar para o Azulão da Serra, Márcio Tarrafas diminuiu a vantagem. Mas a noite foi do São Benedito no Junco, em Sobral, Wescley novamente, fechou o caixão do Verdão do Cariri, vitória por 3 a 1.

Pelo grupo A1, o São Benedito enfrenta o Quixadá, no próximo domingo (8) às 16h, no estádio do Junco. Caso vença, o Azulão da Serra entra na última rodada com chances de classificação. Enquanto o Icasa enfrenta o Fortaleza, para definir a vaga na próxima fase no sábado (7) às 18h45min, no PV.

Leão do Mercado x Bugre Sobralense

Pelo grupo A2 Os "guaranis" entraram em campo brigando por uma vaga na próxima fase. A equipe do Guarany de Sobral, depois de um início animador, teve uma queda de produção acentuada e sofreu sua terceira derrota seguida no Cearense. O Guarani de Juazeiro se reabilitou do revés diante do Maranguape no Romeirão, venceu por 2 a 0 com gols de Moré e Serginho, e ganha sobrevida na busca por uma vaga na próxima fase.

No sábado (7), o Guarany de Sobral recebe o Itapipoca no Junco, ás 17h. Enquanto o Guarani de Juazeiro enfrenta o já classificado Ceará, no domingo (8) às 16h, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.
O Maranguape tentou buscar o resultado, mas acabou perdendo para o Guarany de Sobral no PV (Foto: Tom Alexandrino)O Maranguape tentou buscar o resultado, mas acabou perdendo para o Guarany de Sobral no PV (Foto: Tom Alexandrino)
Gavião da Serra x Moleque Travesso

Falando em surpresas no Campeonato Cearense, a equipe do Maranguape vem sendo uma das crescentes na competição. Venceu o Itapipoca por 2 a 1, o garoto Gugu e Cleiton, marcaram para o Gavião da Serra. Enquanto Juranílson descontou para o Itapipoca. O resultado aproximou o Maranguape do líder Ceará (15) com 12 pontos ganhos e praticamente encaminhou sua classificação à próxima fase.

Na próxima rodada o Maranguape folga, voltando a jogar no dia 10 de fevereiro às 20h20min, no estádio do Junco, em Sobral diante do próprio Itapipoca.


Por Fortaleza, CE

Sem ritmo, Lúcio Maranhão simbolizou raça e entrega em campo

A dificuldade em uma peça ofensiva que resolva vem sendo uma sina do Fortaleza neste início de temporada. Para o Clássico-Rei, o primeiro grande teste era saber se o atacante Lúcio Maranhão ficaria regularizado a tempo do jogo. Isso aconteceu e o jogador conseguiu fazer sua estreia na primeira partida do Leão na Copa do Nordeste de 2015.
Ceará x Fortaleza (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)Lúcio Maranhão se sentiu muito feliz com estreia (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)
Foi fácil perceber sua luta e empenho dentro de campo, ainda sem o ritmo ideal. Mas, visivelmente, Lúcio Maranhão demonstrou raça e força em cada disputa de bola e briga pelo espaço territorial com os defensores do Ceará. Em especial com Charles. Em cobrança de falta do volante Pio, Lúcio Maranhão teve uma grande oportunidade, mas o goleiro Luis Carlos salvou.
- Ficou faltando um pouco mais de tranquilidade para finalizar, eu tenho certeza que faltou um pouco mais de ritmo pra mim. Rapidinho, eu vou me aperfeiçoar e eu terei outra postura - prometeu.
A felicidade de uma boa estreia, mesmo sem gols, contagiou o estreante tricolor. Raça e determinação foram pontos-chave para o atacante, que representou bem o espírito guerreiro do Fortaleza em campo, nesta quarta-feira (4), contra o Ceará.

- Para mim, foi bom, maravilhoso. Desde novembro sem jogar e estar presente durante o jogo inteiro, jogar um clássico desse. Uma função que fiz, dificilmente alguém possa fazer depois de muito tempo sem jogar, foi com garra. E o mérito é da equipe inteira por esse empate - declarou Lúcio Maranhão, após o término da partida.
Por Fortaleza, CE

Inspirador e decisivo: Corrêa deixa de ser mero volante e se torna parâmetro

Ceará x Fortaleza Copa do Nordeste Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)Corrêa antes de cobrar falta pelo Fortaleza: o melhor em campo nesta 4ª (Foto: Juscelino Filho)
Corrêa fez de tudo em campo. Correu, marcou, brigou pela bola, reclamou da sua defesa no gol do Ceará. O volante tricolor foi, com sobras, o melhor em campo no Clássico-Rei que marcou a estreia de Vovô e Leão na Copa do Nordeste. Com passe refinado e tentando sempre criar algo novo em campo, ele demonstrou mais uma vez que é peça imprescindível entre os titulares do Fortaleza.
- A gente encara uma partida como essa como uma parte importante da nossa carreira. É um clássico, não é? E eu acho que essa estreia foi um jogo difícil, cheio de rivalidade - disse.
E por ter consciência disso, de que o Clássico-Rei está muito além do que um simples de jogo de Campeonato Cearense ou até mesmo de Copa do Nordeste, é que Corrêa foi além do que se esperava dele. Poderia exercer marcação e iniciar a saída de bola da defesa para o ataque, como um bom volante que é. Mas, para ele, era pouco tal condição.
Por isso, Corrêa foi onde a bola estava. Quis leva-la até o mais próximo do gol possível. E quando não dava, não se dava por vencido e cobrava dos companheiros mais garra e mais determinação. Se não dava com os pés, dava com o gogó.
Mas o Fortaleza não é só ele. E por isso, Corrêa tem sabe que o Tricolor do Pici tem que evoluir muito ainda. Que o time está longe do ideal e que, diante do Ceará, foi bem, mas quando o Vovô privilegiou o toque de bola, acabou envolvido.
- Nós ainda estamos oscilando no campeonato (Cearense), mas foi um jogo equilibrado. Tivemos ate um domínio. Mas a gente sabe que precisa melhorar. Já temos jogo neste sábado (contra o Icasa, no PV) e é hora de focar no estadual. Treinar mais e se preparar.
Ceará x Fortaleza Copa do Nordeste Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)Em jogadas na área tricolor, Corrêa sempre estava na marcação de um dos atacantes do Ceará. Aqui, no pé do Magnata (Foto: Juscelino Filho)

Preparar-se para criar jogadas como a do gol tricolor. O lance por cobertura no jogador do Ceará foi tão consciente que inspirou o atacante Uilliam, que não vinha tão bem na partida, a receber a bola, ter a visão de jogo e logo tocar para Vinicius Hess, livre, soltar um chutaço para fazer o gol de empate.
- O gol que a gente fez foi um jogada criada, ensaiada, não foi no desespero.
Por Fortaleza, CE

Goleiro Luis Carlos brilha novamente no Clássico-Rei

Luís Carlos, goleiro, Ceará (Foto: Juscelino Filho)Luís Carlos, mais uma vez se destaca em Clássico-rei pelo Alvinegro (Foto: Juscelino Filho)
Existem dois sinais que determinam a história de uma partida quando o destaque do time fica embaixo das traves. O início do Ceará foi temeroso, sem conseguir construir as jogadas. O Alvinegro viu o Fortaleza crescer, se impor e exigir o sistema defensivo, que se saiu quase perfeito, principalmente pelo fator Luis Carlos, que parece se sentir à vontade em jogar clássicos, quando ele estar lá atrás, tudo parece mais seguro.

Heroi do tetracampeonato em 2014, o goleiro alvinegro esboçou mais uma atuação de gala, com defesas providenciais e fundamentais para garantir a meta intacta.

- Trabalhamos forte para isso. Graças a Deus, eu pude ajudar o Ceará. Temos que melhorar muito, mas estamos no caminho certo. Sabemos que precisamos melhorar - pontuou Luis Carlos.
Quando o Ceará equilibrou e passou a criar oportunidades na partida, o placar zerado vinha sendo garantia do esforço pelas mãos do arqueiro alvinegro, quando Magno Alves aliviou, era o desafogo do Vovô. Mas com curta duração, cinco minutos depois, o bloqueio da meta era furado. Mas nada que apague a grande atuação de Luis Carlos

 - Tinha muita gente na frente, mas méritos dele (Vinicius Hess), que acertou um belo chute. Mas difícil falar agora depois do jogo. Acho que faltou compactação da primeira linha com a segunda, o que acaba estourando um problema lá atrás pra gente. Então fica difícil, você acaba tomando um gol e correr atrás do resultado fica complicado. Mas fizemos um grande jogo, todos se doaram ao máximo e vamos melhorar muito - explicou o goleiro.

Por Fortaleza, CE

Ceará não agrada a Dado Cavalcanti, que pede recuperação no Nordestão

Dado Cavalcanti, Ceará, técnico (Foto: Juscelino Filho)Dado Cavalcanti não aprovou a estreia do Ceará no Nordestão (Foto: Juscelino Filho)
Não foi o resultado que a torcida esperava. Tampouco o que o técnico Dado Cavalcanti poderia prever do seu Ceará jogando contra o Fortaleza. O empate em 1 a 1 na Arena Castelão, nesta quarta-feira (4), não agradou o técnico alvinegro, que espera que o time renda mais nos próximos jogos da competição regional.

- Certamente esse foi um dos jogos (que não me agradou). Nossa equipe não se comportou como deveria - pontuou o técnico, em coletiva.

O técnico admitiu a superioridade tricolor no primeiro tempo da partida. Após o intervalo, os comandados de Dado Cavalcanti esboçaram mais chegadas ao ataque. Até abriram o placar primeiro, mas não foi o suficiente para sair com os três pontos.

Na próxima rodada da Copa do Nordeste, o Ceará vai ao Albertão para enfrentar o River-PI na quarta, às 21h20. Antes disso, vai ao Domingão, em Horizonte, encontrar o Guarani de Juazeiro no domingo, às 16 horas.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva

O jogo
Fortaleza neutralizou subidas do Cametá pelo lado direito. Perdemos um pouco do meio-campo. Acabamos não evoluindo e damos liberdade para o Fortaleza, com um meio-campo mais preenchido, ganhar mais esse setor. Acho que essa foi a nossa primeira dificuldade. Posteriormente, o Fortaleza entrou mais vibrante. Acho que faltou um pouco disso na nossa equipe. Mesmo assim fizemos um jogo igual. Na questão técnica deixamos a desejar.
Dado Cavalcanti, Ceará, técnico (Foto: Juscelino Filho)Dado Cavalcanti observa Ceará no empate contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste (Foto: Juscelino Filho)

O que poderia render mais?
A gente teve uma postura diferente no segundo tempo. Não encurtamos espaço, não preenchemos espaços. Foi primordial para o Fortaleza gostar do jogo. Ficaram mais com a bola. Tiveram mais tranquilidade com a gente. Não pressionamos, nem retornamos com a posse de bola. Poderíamos ter uma melhora nesse setor de tirar os espaços. Nosso meio-campo deu muitos espaços para o adversário.

Não agradou
Certamente esse foi um dos jogos (que não me agradou). Observei as nossas falhas, o que poderia ser melhorado. Os jogadores tentaram. Em algumas situações, o Fortaleza esteve melhor em campo. Deixou a desejar porque nós poderíamos ter rodado mais a bola. Nossa equipe não se comportou como deveria. Mas começou agora uma nova competição. Não foi bom porque queríamos a vitória.

Dá para corrigir
Foi apenas o primeiro jogo de uma nova competição. A gente sempre leva aprendizado para casa. É bom aprender com vitórias, mas infelizmente a vitória não veio. Temos compromisso de evoluir. A segunda fase do estadual se aproxima. Jogos decisivos do Nordestão se aproximam. 

Dado Cavalcanti, Ceará, técnico (Foto: Juscelino Filho)Ceará e Fortaleza ficaram no empate em 1 a 1 no Castelão (Foto: Juscelino Filho)

Ríver-PI
O Ríver é o líder hoje da chave. Mas sabemos que com uma vitória contra eles trocamos de posição. Essa tem que ser a motivação. Temos estadual domingo. Vamos avaliar os jogadores no retorno para saber o que temos de melhor. No Ríver temos a oportunidade de roubar a liderança do adversário.

Cametá x Tiago Costa
Tiago Costa teve um melhor desempenho muito mais em função do adversário. Tiago teve mais chance de avançar. Inclusive o gol saiu por aquele setor. Cruzamento que ele encontrou William no segundo pau, que deixou para o Magno fazer o gol.

Sem notas
Já dei três notas esse ano. Tinha falado na entrevista anterior que não iria dar mais notas. Posso falar que deixamos a desejar. Isso é claro. Poderíamos ter rendido mais. Vamos buscar isso nos próximos jogos.

Por Fortaleza, CE

Nedo Xavier exalta espírito de luta, reclama de arbitragem e mira Icasa no estadual

Arrancando empate com o Ceará na abertura da Copa do Nordeste, o treinador do Fortaleza, Nedo Xavier, exaltou o espírito de luta da equipe na Arena Castelão. Para ele, o Tricolor do Pici calou aqueles que apenas criticavam o time e que apostavam em vantagem ampla do rival. Nedo Xavier, expulso no fim do jogo, prometeu ainda um Fortaleza mais forte nos próximos confrontos por Nordestão e pelo Campeonato Cearense. 
Ceará x Fortaleza (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)Fortaleza empatou com Ceará em gol de Vinicius Hess (Foto: Kid Júnior/ Agência Diário)
- O Fortaleza buscou, jogou bem, teve mais posse de bola e foi visivelmente prejudicado. Mas valeu pelo espírito de luta. Conseguimos empatar. Faz um mês que a gente chegou, fizemos sete jogos, a evolução está clara. Provamos o contrário (para quem achava que o Fortaleza ia perder). Em um período breve, vocês vão ver um Fortaleza bem mais forte - declarou. 
Nedo lembrou ainda que o time deverá crescer em qualidade com os reforços do atacante Cassiano e do meia Daniel Sobralense.O comandante tricolor também se mostrou satisfeito com a garra da equipe ao enfrentar um adversário forte.
- Qual foi o jogo, em todos o que nós fizemos até agora, em que o adversário jogou mais? Nenhum. Infelizmente as bolas não entravam. A equipe está em formação. E vão chegar mais jogadores, Cassiano, Sobralense. Pegamos um adversário forte, capaz, de respeito. Então ficamos feliz de termos feito uma grande partida - comentou. 
Na segunda rodada da Copa do Nordeste, o Fortaleza duela com o Botafogo-PB na próxima terça-feira, às 21h45 (horário local), na Arena Castelão. Antes disso, pelo Campeonato Cearense, o Leão do Pici entra em campo no próximo sábado, contra o Icasa, às 18h45, no Presidente Vargas, pela oitava rodada. É a oportunidade de o Tricolor do Pici assimir a liderança do Grupo A1. 
- Nesta quinta, voltamos aos treinamentos. Sábado é jogo dificil contra o Icasa em casa. Precisamos da vitória e vamos trabalhar para isso. 
Por Fortaleza, CE