17 de fevereiro de 2015

CNBB fará abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, amanhã, 18, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) 2015. A cerimônia terá início às 10h45 e será transmitida ao vivo, direto da sede da instituição, em Brasília,  pelas emissoras católicas de rádio e televisão. Após a abertura, haverá atendimento à imprensa. 

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a CF 2015 buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, presidirá a cerimônia. Estarão presentes representantes do governo e de entidades da sociedade civil. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias de Sousa; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho; e a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, confirmaram presença.

Na ocasião, será divulgada a mensagem do papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2015.
Informações: imprensa@cnbb.org.br ou (61) 2103-8300. 

Jorge Loredo, de 89 anos, o 'Zé Bonitinho', está internado no Rio

Twitter do ator Jorge Loredo (Foto: Reprodução)O ator Jorge Loredo, de 89 anos, o ‘Zé Bonitinho’ dos programos humorísticos, está internado desde sábado (14) na UTI do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Seu estado é grave, segundo o hospital, que informou ainda não ter autorização da família para divulgar boletins médicos sobre o paciente.
Loredo foi internado no dia 3 de fevereiro, ficando primento no quarto para, dez dias depois, ser transferido para a UTI. Em rede social, sua sobrinha, Jussara Lorêdo, pediu orações para o tio. O ator e humorista já foi internado outras vezes no São Lucas.
Apesar da idade, o ator e humorista estava em atividade até pelo menos dois anos atrás, usando as redes sociais para contatar os fãs e divulgar a agenda de shows.
"Zé Bonitinho", o perigote das mulheres, como o personagem de Loredo se apresentava nos esquetes de humorísticos que durante décadas fizeram a alegria das famílias brasileiras, fez parte do enredo "Beleza pura?" da escola de samba União da Ilha, que teve como enredo a beleza em suas várias interpretações. "Zé Bonitinho" se achava um galã irresistível, sempre ajeitando a cabeleira com um pente enorme, tão grande quanto seus óculos escuros e a escola teve toda uma ala dedicada ao personagem no desfile na noite de segunda-feira (16).
Foto: DivulgaçãoJorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925 (completa 90 anos em 2015) foi criado em  Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A infância e a juventude foram marcadas por doenças graves para a época: aos 12 anos, com com osteomielite na perna, sofria de dores constantes. Aos 20 anos, com  tuberculose, foi internado num sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para os palcos. 

O personagem “Zé Bonitinho” foi criado por Loredo, inspirado num colega que se achava um grande galã. Loredo costumava imitá-lo nas festas, arrancando gargalhadas. “Zé Bonitinho” estreou na televisão em 1960 no programa “Noites Cariocas”, exibido pela extinta TV Rio, com os primeiros textos roteirizados por Chico Anysio.

Em 2010, ano em que completou 50 anos, “Zé Bonitinho” continuava na TV, no humorístico “A praça é nossa”. O irresistível "Zé Bonitinho" tinha bordões inesquecíveis, que Loredo repetiua com a voz impostada de um conquistador: "Câmera, close; microfone, please", ou "Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz!".

No final dos anos 50, Loredo já era famoso com o mendigo filósofo que interpretava na TV Rio no programa “Rio cinco para as cinco’ e depois na “A praça é nossa”, com Manoel de Nóbrega a quem o mendigo se apresentava com o bordão "Como vai, meu nobre colega?". O personagem usava fraque e cartola, bem esfarrapados, monóculo e luvas. O figurino, segundo contava Loredo, foi tirado de um filme de Charles Laugthon que fazia o papel de um mendigo aristocrata.
O personagem surgiu por ideia de sua mãe, que na infância conhecera um mendigo elegante que ia à sua casa pedir comida, mas queria uma mesa montada na garagem com toalha de renda e tudo.
O mendigo filósofo fez tanto sucesso que Loredo teve como padrinho de casamento o ex-presidente Juscelino Kubistcheck. O que lhe valeu um bordão famoso. Ele terminava o quadro do mendigo dizendo: “Agora vou encontrar com aquele menino, o Juscelino...”.
Criou outros tipos: um italiano que não podia ver televisão porque queria quebrá-la, o profeta Saravabatana que andava com uma cobra que dava consultas a mulheres, e o professor de português que tinha a voz do Ary Barroso.
Do G1 Rio

Flávio Araújo afasta título de favorito após início surpreendente do River-PI

Flávio Araújo - técnico do River-PI (Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Flávio Araújo vê equipe no caminho certo 
(Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)
Os jogos de ida da Copa do Nordeste estão chegando ao fim nessa primeira fase e os times do Piauí surpreenderam nessas primeiras partidas. Mas ainda sim, nada de se colocar como um concorrente forte, pelo menos é para isso que o técnico Flávio Araújo chama a atenção. E a cautela do comandante riverino ainda vai mais longe, nada de tecer elogios as qualidades do adversário. 
Nedo Xavier classificou a equipe do River como uma equipe rápida, que é preciso ter um cuidado especial. Flávio Araújo resolveu guardar essa informação como uma chave da estratégia que o River vai utilizar no jogo contra o tricolor cearense.
- Com relação a parte técnica e tática do jogo são aspectos que guardamos para nos. Sabemos que é uma equipe forte. O River-PI continua correndo por fora, a realidade é que Fortaleza, Ceará e Botafogo-PB tem uma estrutura melhor, mas estamos fortes, preparados e confiantes em uma classificação – afirmou Flávio Araújo.
O técnico comandou um rachão com os jogadores em campo reduzido para relaxar o grupo antes da partida contra o Fortaleza. A equipe cearense treina, às 18h, logo após o termino do treino do tricolor.
Por Teresina

Fortaleza chega a Teresina, e Nedo prega cuidados com rival: “Rápido”

A preocupação levada na bagagem pelo técnico Nedo Xavier ditou os discursos no desembarque do Fortaleza nesta terça, em Teresina. E parte da delegação reforçou também a importância de não repetir os erros do Ceará no duelo com o River-PI pela Copa do Nordeste, a partir das 21h20 (horário local) de quarta-feira, no Albertão. A velocidade do adversário piauiense foi o principal quesito abordado pelo treinador na chegada ao Piauí.
- Na verdade, é uma preocupação com um todo, não apenas com um ou outro jogador. O River-PI tem jogadores rápidos e com qualidade. Temos que ter extrema atenção com isso. Será um jogo difícil. O River-PI vem bem, teve um bom início na competição, possui uma equipe qualificada e vai jogar em casa com a torcida. A gente sabe a importância deste jogo e as dificuldades que vamos ter. Temos que aguardar o resultado e a consequência do que a gente vai apresentar em campo.
Fortaleza em Teresina (Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com)Nedo Xavier e jogadores do Leão no desembarque em Teresina (Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com)
Fortaleza em Teresina (Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com)Delegação em Teresina (Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com)
Provável titular na partida, Samuel revelou temores. O meia tricolor citou a necessidade de o Leão se impor em campo logo nos primeiros minutos.
- No jogo com o Ceará, eles pressionaram no início, criando várias chances, no embalo do torcedor. A gente tem que entrar ligado para não ser surpreendido e conseguir o que queremos. Nós teremos essa chance de contra-ataque porque eles vêm para cima – emendou.
Fortaleza em Teresina (Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com)Samuel no desembarque do Leão (Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com)
Além de Samuel, o Fortaleza viajou com outros 17 jogadores, todos à disposição de Nedo. A expectativa é que o Fortaleza vá a campo com: Deola, Tinga, Genilson, Adalberto e Wanderson; Vinícius Hess, Corrêa, Pio e Samuel; Lúcio Maranhão e Cassiano.
A delegação permanece concentrada em hotel até às 18h, quando fazem treino de reconhecimento do local da partida, na zona sul da capital piauiense.
Por 
Teresina

Açude Castanhão com 22% de sua capacidade

castanhao
A barragem do Castanhão registra hoje 22% de sua capacidade (1,6 bilhão). Mas os técnicos da Cogerh garantem que essa reserva ainda aguentaria mais dois anos de seca.
Enquanto isso, continua chovendo pouco no Ceará. O agricultor, no entanto, não perde a esperança e já está de olho no dia 19 de março, dedicado ao padroeiro do Ceará, São José.
Blog do Eliomar de Lima

A delegação do Fortaleza embarcou para Teresina às 10h20min desta terça feira (17). Leão tem um importante compromisso diante do Ríver no Albertão, em jogo marcado para a quarta feira, 21h20min, pela Copa do Nordeste.






Dudu Cearense atende a torcedores com autógrafos enquanto aguarda a hora do embarque. Delegação seguiu com dezoito jogadores e seis membros da Comissão Técnica, além do presidente Jorge Mota. (Fotos: Nodge Nogueira)

A delegação do Fortaleza embarcou para Teresina às 10h20min desta terça feira (17). Leão tem um importante compromisso diante do Ríver no Albertão, em jogo marcado para a quarta feira, 21h20min, pela Copa do Nordeste. 

Entre os jogadores o clima era de tranquilidade e confiança, embora reconheçam as dificuldades, como explicou o atacante Cassiano: “Como eles estão em casa a gente sabe que vão vir pra cima, colocar pressão principalmente nos primeiros quinze minutos, mas nós estamos cientes disso e vamos tentar neutralizar, para manter o jogo sob controle e com tranquilidade buscar os gols”. 

Na chegada a Teresina a delegação almoça e repousa no período da tarde. Tricolor de Aço faz seu último treinamento a partir das 18 horas, no Estádio Albertão, palco do confronto de amanhã. Técnico Nedo Xavier deve fazer várias mudanças em relação ao time do jogo passado, quando o Leão venceu o Horizonte por 3 a 1 no Domingão. 

Dezoito jogadores compõem a delegação leonina, que seguiu chefiada pelo presidente Jorge Mota, contando ainda com o gerente de futebol Julio Cesar Manso, o técnico Nedo Xavier, o auxiliar técnico Carlos Pacheco, o preparador físico Roger Gouveia, o preparador de goleiros Salvino Damião e o médico Rômulo Ferrer. O mordomo Claudio Sexta e o massagista Wellington Moura completam o grupo leonino em Teresina. 

Fortaleza e Ríver dividem a liderança do Grupo D do Nordestão, ambos com quatro pontos ganhos em dois jogos. Essa situação fez crescer de importância o confronto entre os dois, pois uma vitória leonina deixaria bem encaminhada a classificação da equipe à próxima fase. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó