14 de julho de 2016

Botafogo-PB faz 3 no Ceará e abre boa vantagem na Copa do Brasil

botafogo-pb, asa, série c (Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)
O Botafogo da Paraíba surpreendeu na noite desta quarta-feira ao aplicar 3 a 0 no Ceará, no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). Com o triunfo, o time da casa largou bem no duelo válido pela terceira fase da Copa do Brasil.
No jogo de volta, na próxima quarta-feira, em Fortaleza, o time paraibano poderá perder por até dois gols de diferença para chegar às oitavas de final da competição. O Ceará precisa devolver os 3 a 0 para levar a definição para os pênaltis ou ganhar por quatro gols de diferença para definir o duelo nos 90 minutos.
Embalado pela boa campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, onde lidera o Grupo A, com 15 pontos, o Botafogo se impôs em campo diante de um adversário com algumas baixas e muito dispersivo. Talvez estivesse preocupado em permanecer no G4 - zona de acesso do Brasileiro da Série B. Os dois gols foram marcados no primeiro tempo, quando aos 40 minutos o Ceará perdeu o lateral Tiago Cametá expulso. Com isso, o visitante perdeu força e não reagiu na etapa final.
O primeiro gol saiu aos seis minutos, quando João Paulo cruzou rasteiro e o zagueiro Sandro, desequilibrado, tentou tirar e mandou contra suas próprias redes. O miolo da defesa cearense voltou a falhar aos 28 minutos. Pedro Castro cruzou, a bola quicou entre os zagueiros e sobrou para Plínio. O zagueiro e capitão botafoguense ajeitou na bola e bateu de primeira, num belo gol.
No segundo tempo, o Botafogo administrou bem a vantagem numérica e no placar, além de criar várias chances para ampliar. Aos 17, o zagueiro Plínio apareceu de novo na área para aproveitar a bola quicando na defesa e mandar pra as redes. Com 3 a 0, o Botafogo ficou à vontade em campo. Poderia ter forçado e feito mais gols.
No fim de semana, o Botafogo enfrenta, por coincidência, outro clube cearense: o Fortaleza, domingo, às 19 horas, no Castelão, pela nona rodada, a última do primeiro turno da Série C. O Ceará vai entrar em campo no sábado, às 16 horas, contra o Vila Nova-GO no estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), pela 16ª rodada da Série B.
 A TARDE

Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara Federal

Político desde o berço, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Maia foi o mais votado no primeiro turno, com 120 votos, e venceu também no segundo turno com outros 285 votos. Agora, ocupará o cargo até fevereiro de 2017 – quando haverá nova eleição para a Mesa Diretora.

Aos 46 anos, Rodrigo Maia é filho do ex-prefeito do Rio e atual vereador da cidade, Cezar Maia, e já é um dos deputados mais experientes – está no quinto mandato. Seu nome é considerado como o anti-Cunha, o que foi determinante para receber o apoio de partidos como o PDT e o PCdoB.
Maia chegou a sofrer ataques da bancada evangélica durante as negociações para a votação em segundo turno. “Precisamos construir uma agenda de votações para ajudar o país a superar a crise. É importante que o plenário volte a ser soberano e o voto de cada deputado não tenha veto e cinco ou seis líderes decidam por todos”, disse.
Tanto Maia, quanto o deputado derrotado, Rogério Rosso (PSD-DF) tinham o apoio do Palácio do Planalto. Maia chegou a ser cotado para ser o líder do governo na Casa, mas, por influência do “centrão”, grupo suprapartidário liderado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Temer escolheu André Moura (PSC-SE).
Para chegar à presidência, contou também o apoio de partidos como PSDB, PPS, PSB e DEM. Ainda desbancou Júlio Delgado (PSB-MG), que havia colocado seu nome para a disputa, mas resolveu não registrar a candidatura em nome da unidade dos partidos.
Congresso em Foco