29 de agosto de 2015

Para encaminhar vaga, Tricolor de Aço encara Salgueiro, aspirando retorno ao G-4

Salgueiro x Fortaleza (Foto: Ednardo Blast/ TV Grande Rio)Salgueiroe Fortaleza medem forças pela Série C de novo (Foto: Ednardo Blast/ TV Grande Rio)
O Fortaleza quer encaminhar, contra o Salgueiro, a vaga para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. Mas o Tricolor do Pici não terá caminho fácil pela frente, na Arena Castelão, às 16 horas deste sábado (29). Isso porque o Carcará vem imbuído de sair com, pelo menos, um empate da Capital cearense e buscar a aproximação do G-4, onde já esteve recentemente.
O Leão, comandado por Marcelo Chamusca, caiu para a segunda posição, na rodada passada, com a derrota para o ASA, mesmo tendo a mesma pontuação do Vila Nova, devido ao saldo de gols. E a meta não é nem pensar na posição em si, mas na necessidade de vitória para encaminhar de vez a classificação. Bem perto de se garantir nas quartas de final, o Tricolor do Pici fica tranquilo no G-4, com 30 pontos.
No entanto, Chamusca terá que abdicar da formação de ataque pensada no início da semana, com Lúcio Maranhão e Ricardo Jesus. Isso porque o segundo acabou se contundindo, o que o deixa fora dos gramados por até três semanas. Mas o que ameniza a situação é que o meia-atacante Maranhão está liberado para jogar e deve compor o setor ofensivo. Mesmo assim, o treinador pode utilizar o meia Tiago Azulão em um posição mais avançada.
Por outro lado, o Salgueiro vai encarar o Fortaleza em busca de um resultado que possa renovar as esperanças de classificação para a próxima fase da Série C. Com o empate dentro de casa, diante do América-RN, na rodada passada, o Carcará perdeu a chance de se aproximar do G-4 e caiu para a sétima posição do grupo A, com 18 pontos, três a menos que o quarto colocado.


Diante do cronograma apertado, no qual o time jogou na segunda-feira e viajou na quinta-feira para Fortaleza, o técnico Sérgio China aproveitou os poucos dias de atividades antes da partida contra o Leão, para focar na parte emocional dos jogadores, um pouco abalada pelo último resultado. Para o comandante, mesmo o Salgueiro não dependendo só de si, ainda não tem nada definido, e garante que o elenco vai lutar pela classificação até a última rodada.
Apita a partida o árbitro Sávio Pereira Sampaio, do Distrito Federal, sendo auxiliado por Luciano Benevides de Sousa, também do DF, e Armando Lopes de Sousa, do Ceará.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Fortaleza: Marcelo Chamusca teve uma boa e uma má notícia ao longo desta semana do jogo com o Salgueiro. Enquanto teve Maranhão liberado para treinar e atuar, perdeu Ricardo Jesus com torção no joelho durante treinamento. Com isso, a formação que tinha pensado para este sábado (29) teve que ser repensada. Mas esse "repensar" acabou sendo repetir uma equipe que já atuou normalmente na Série C. Com isso, o Leão do Pici vai a campo com: Ricardo Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Corrêa, Auremir, Everton, Daniel Sobralense e Maranhão (Tiago Azulão); Lúcio Maranhão.
Salgueiro: Com todo time à disposição, o treinador deve repetir a escalação da partida anterior. Segundo Sérgio China, a provável mudança na equipe deve ocorrer apenas na parte estratégica. Neste caso, a escalação deve contar com: Luciano; Marcos Tamandaré, Ranieri, Rogério e Daniel; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Anderson Paraíba e Paulinho Mossoró; Cássio e Anderson Lessa.
header_quem-esta-fora_690 (Foto: Reprodução)
Fortaleza: Hudson e Uillian seguem no Departamento Médico. Assim como Ricardo Jesus, que torceu o joelho no treino do meio de semana e só volta em três semanas. O volante Pio está suspenso com o terceiro cartão amarelo.
Salgueiro: Todos os jogadores estão à disposição.
Por 
Fortaleza, CE

Invicto há sete rodadas, Atlético-GO recebe o Ceará, em alta na Série B

Estádio Serra Dourada (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)Estádio Serra Dourada recebe Atlético-GO x Ceará (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com)
Em boa fase, mas mal classificados na Série B do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e Ceará se enfrentam neste sábado, às 16h30, pela 21ª rodada da competição. O time goiano, que não perde há sete rodadas, até conseguiu sair da zona de rebaixamento, contudo, já acumula três empates seguidos e voltou a ficar ameaçado. O Vozão, por sua vez, encontra-se em situação ainda mais delicada, pois é o vice-lanterna com apenas 17 pontos – sete a menos que o Dragão. O alento são as duas vitórias consecutivas e o fato de poder contar com vários atletas que não estavam inscritos na Copa do Brasil. 
Preocupado apenas com o Brasileirão, o técnico Gilberto Pereira teve uma semana para definir a melhor formação para o Atlético-GO. Mais uma vez ele perde uma das referências do time. Contra o Boa Esporte, na última rodada, o desfalque foi o goleiro e capitão Márcio. Desta vez, a ausência é o atacante Júnior Viçosa, poupado devido ao desgaste muscular. Com 24 pontos, o time da casa poderá voltar ao Z-4 se tropeçar. O treinador já mostrou desconforto com os três empates seguidos e quer uma vitória no Serra Dourada antes de enfrentar o Botafogo, no Rio de Janeiro – na próxima terça-feira. 
Já o Ceará tem praticamente força total apesar dos vários desfalques que poderiam ficar como opção para o técnico Marcelo Cabo. Embalado por duas vitórias, sobre Macaé e Paraná, o Vovô deixou a lanterna após sete rodadas e pretende acumular pontos para subir na tabela. Mesmo poupando os titulares para o Brasileirão, uma vez que disputou a Copa do Brasil com time reserva, o treinador alvinegro ainda terá problemas na escalação. Oito atletas estão no departamento médico. 


Os ingressos no Serra Dourada custam R$ 40, mas torcedores com a camisa do Atlético-GO pagam meia-entrada em qualquer setor. Mulheres têm entrada franca. A arbitragem em Goiânia será de Paulo Schleich Vollkopf (MS), auxiliado por Cícero Alessandro de Souza (MS) e Lehi Sousa Silva (DF). 

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Atlético-GO: o técnico Gilberto Pereira faz três alterações. O goleiro Márcio está de volta após ter sido poupado contra o Boa Esporte. Éder Sciola retorna de suspensão na lateral-direita e substitui Bruno Moura. No ataque, Weverton é a novidade no lugar de Júnior Viçosa. O Dragão está definido com Márcio; Éder Sciola, Rafael, Samuel e Danilo Tarracha; Feijão, Pedro Bambu e Jorginho; Willie, Arthur e Weverton.
Ceará: Marcelo Cabo deverá mandar a campo a escalação com três atacantes. A provável formação tem Luís Carlos; Guilherme Andrade, Sandro, Thiago Carvalho e Victor Luís; Baraka, João Marcos e Alex Amado; Mazola, Rafael Costa e Júlio César.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Atlético-GO: O lateral-esquerdo Eron está no departamento médico. O atacante Júnior Viçosa, com contratura muscular, não treinou durante a semana e será poupado.
Ceará: Tiago, Charles, Gilvan, Buiú, Ricardinho e Ricardo Conceição estão entregues ao departamento médico. Bernardo está fora por opção.
header pendurados 690 (Foto: arte esporte)
Atlético-GO:Anderson Leite, Anderson Pedra, Arthur, Geraldo, Jorginho, Juninho, Marllon e Pedro Bambu. 
Ceará: Gilvan, Mazola, Rafael Costa e Sandro.
Por Goiânia

Ceará tem mais de 8,9 milhões de habitantes, segundo o IBGE

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado nesta sexta-feira (28) no "Diário Oficial da União" aponta que o Ceará tem 8.904.459 habitantes. Fortaleza, segundo o instituto, tem 2.591.191 habitantes, o número torna a capital cearense a quinta mais populosa do País, ficando atrás apenas de São Paulo (11.967.829), Rio de Janeiro (6.476.631), Salvador e Brasília.
Brasil
Os dados se referem a julho de 2015 e, de acordo com o IBGE, atualmente, o Brasil tem 204.450.649 habitantes. Em 2014, o instituto havia estimado a população em 202 milhões. O estado mais populoso, segundo o levantamento, é São Paulo, com 44.396.484 pessoas. Roraima é onde vivem menos habitantes, 505,6 mil.

O segundo estado de maior população é Minas Gerais, com 20.869.101. Depois vem o Rio de Janeiro, com 16.550.024.
Do G1 CE