23 de abril de 2014

Cardeal diz que papa Francisco começa a enfrentar oposição no Vaticano

O papa Francisco começa a enfrentar oposição no Vaticano. É o que vazou de um discurso do cardeal hondurenho dom Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa desde 1993. Ele teria falado para sacerdotes da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como franciscanos, no Estado norte-americano da Flórida e declarado que “Francisco está construindo um novo jeito de ser Igreja (Católica), mas o seu caminho semelhante ao de São Francisco de Assis para reparar a Igreja no século XIII está encontrando dificuldades na Cúria Romana”.
Ainda de acordo com Maradiaga, muito próximo ao atual chefe da Igreja Católica, ele observou que “a belíssima, mas estranha popularidade do papa, está causando proselitismo; mas devemos estar prontos para encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios”.
“Temos de estar preparados, já que essa belíssima, mas estranha popularidade (de Francisco) está causando proselitismo, mas igualmente encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios”, disse o cardeal.
“Cometemos um erro”
Maradiaga afirmou que expressões como “o que quer esse pequeno argentino?” e “cometemos um erro” estão começando a ser ouvidas em Roma. O cardeal foi encarregado por Francisco para ser o coordenador do Conselho dos Cardeais, que tem a missão de ”estudar um projeto de reforma da Cúria”.
O discurso foi pronunciado no dia 8 deste mês e agora foi divulgado pela revista norte-americana religiosa National Catholic Reporter. Quem passou as informações para a publicação foi o padre americano Thomas Washburn, secretário-executivo da English Speaking Conference, entidade que representa os frades da Ordem nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Lituânia e Malta, e que foi um dos organizadores do evento. A ordem foi fundada por São Francisco de Assis em 1209.
O Povo

Foto de 'Carlos Nascimento' depois do Tratamento contra o 'Câncer'

Reprodução/Instagram

O jornalista Carlos Nascimento reapareceu em público, após um tratamento contra o câncer no reto desde setembro do ano passado. Ele compareceu hoje (23) no palco do 'Troféu Imprensa' para a gravação da atração, onde irá receber o prêmio de melhor telejornal de 2012 pelo Jornal do SBT, juntamente com a colega de bancada, Karin Bravo.

Nascimento recentemente passou por uma cirurgia, e foi internado logo depois em função de uma febre. Mais magro, ele mostrou que está se recuperando muito bem da doença com uma fisionomia visivelmente alegre.

O SBT aguarda seu pleno restabelecimento para que ele possa comandar os debates com os candidatos à Presidência da República, que deverão ir ao ar no segundo semestre.

Saudades do profissional, e sucesso ao Carlos Nascimento para seu retorno na telinha.


Blog Hipersessão

ESTAMOS SALVOS: POLÍCIA DE MOÇAMBIQUE FARÁ SEGURANÇA DA COPA

Polícia da República de Mocambique
Considerada uma das forças mais violentas da África, a Polícia de Moçambique ajudará na segurança da Copa, no Brasil
A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal terão um luxuoso auxílio durante a Copa: policiais de Moçambique, na África, reforçarão a vigilância em estádios, treinamentos, e nos hotéis das delegações. Segundo o jornal local Notícias, o contingente, ainda indefinido, será comandado pelas autoridades brasileiras. A Polícia da República de Moçambique vai vigiar, inclusive, a final no Maracanã, no Rio.
No acordo de cooperação, o Brasil daria  treinamento e armas e Moçambique…talvez nem Moçambique, que não joga, saiba.
Cerca de dois mil policiais atuaram na Copa de 2010, na África do Sul. É polícia das mais violentas da África, segundo a Anistia Internacional.
Alertada pela coluna, a embaixada em Berlim ajustou a data legal para regularização eleitoral dos brasileiros: 7 de maio e não 30 de abril.
Diário do Poder

Duas escolas mantidas por Município e Estado trabalham a educação para o trânsito com crianças e adolescentes.


Escolinha do Detran recebe diariamente a visita de cerca de 100 crianças e adolescentes das redes pública e privada
Eduardo entra no carro, verifica o retrovisor e coloca o cinto de segurança. Pisa no acelerador, mas não sem antes verificar a sinalização. “O sinal está verde. Já posso ir?”, pergunta o garoto de 7 anos. Na Escola de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), são os pequenos quem comandam os carros. E fiscalizam os coleguinhas na hora de uma infração.
O equipamento é atualmente um dos únicos da Capital que trabalha a formação de novos cidadãos para o trânsito. “Nosso objetivo não é formar condutores, mas cidadãos para um trânsito consciente. É a criança que vai olhar para o pai e dizer para ele não estacionar na vaga de idoso”, comenta a pedagoga e coordenadora da Escola, Ana Cláudia Reis.
Segundo Ana Cláudia, o equipamento, inaugurado em 2009, recebe diariamente a visita de cerca de 100 crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino. Entre as atividades, palestras, exibição de filmes, jogos interativos, uma visita a uma sala do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor) e uma volta em um dos carros elétricos na mini-pista projetada.
“A gente procura iniciar essa conscientização ainda na infância para, no futuro, termos adultos que obedecem às regras de trânsito”, explica Nertan Rocha, gerente de educação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). O órgão é o responsável pela manutenção da Escola Municipal de Mobilidade Humana (Emob), localizada no Parque Adahil Barreto.
A Emob é a única escola do tipo mantida pelo município que ainda está em funcionamento. A unidade do bairro José Walter foi fechada em 2011. Segundo a AMC, não há planos para reabri-la.“Já poderíamos estar um passo à frente, mas não podemos desistir. A parte educativa é o primeiro passo”, afirma Nertan.
Interdisciplinaridade
Para a coordenadora da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE, Ana Cláudia Reis, é importante que a educação para o trânsito não seja vista apenas como uma atividade recreativa e pontual. A coordenadora acredita que a temática deveria ser abordada como disciplina em sala de aula. 

“Os professores tem que abraçar o trânsito como uma interdisciplinaridade e trabalhar os seus aspectos. Hoje, a criança está no trânsito como pedestre, passageiro ou ciclista. Mas lá na frente elas serão, ou não, os condutores. Queremos trabalhar essa nova turminha que vem por aí”, diz.
Serviço
Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE
Funcionamento: de segunda a sexta (av. Godofredo Maciel, 2900 - Maraponga). Telefone: 3101 5898

Escola Municipal de Mobilidade Urbana
Funcionamento: segunda a sexta (rua Rua Leonardo Mota, 5707 - Aldeota). Agendamento: na sede da AMC
Ontem, O POVO mostrou como o cidadão pode auxiliar na construção de um trânsito mais sustentável.
O Povo

Tricolor de Aço o Gigante do Nordeste, tem hoje o maior desafio da temporada

O Fortaleza enfrenta logo mais, 22 horas, na Arena Castelão, o seu maior desafio da atual temporada, que é superar a vantagem do Ceará para conquistar o Campeonato Cearense, competição a qual liderou quase que inteiramente. Hoje só a vitória interessa ao Leão.
Na atual edição do certame local, os dois já se encontraram em três ocasiões, com dois empates e uma vitória alvinegra, porém o equilibro foi marca registrada nos três confrontos. Hoje só uma vitória interessa ao Tricolor de Aço, que aposta na humildade e na determinação do grupo comandado por Marcelo Chamusca para chegar ao título. 

Embora com limitações financeiras, principalmente se comparado ao adversário, que vive momento melhor, pelo que já foi mostrado o Fortaleza chega com boas condições de levantar a taça, mesmo em desvantagem com relação ao empate, que dá o título ao maior rival. 

Uma vitória para qualquer dos lados é plenamente aceitável quando se trata de uma decisão entre Ceará e Fortaleza, mesmo com o favoritismo do alvinegro, que possui melhor elenco por conta do maior investimento, o que não tira a confiança do Leão, que trabalha para superar tudo isso, amparado em duas pilastras, que são a humildade e a confiança. 

“Sabemos da força do adversário, da sua qualidade e da vantagem que eles tem de jogar pelo empate, mas tudo isso não quer dizer que não tenhamos condições de chegar lá e fazer o resultado. Confio no meu grupo e na força dessa torcida do Fortaleza, que vai nos ajudar a vencer esse desafio”, exclamou o técnico Marcelo Chamusca. 

Para conquistar o título de 2014 o Fortaleza precisa vencer por qualquer placar, e para buscar esse importante objetivo, Chamusca terá de volta no jogo de hoje o experiente Marcelinho Paraíba, que tem sido o principal articulador do meio campo leonino, além de ser um verdadeiro líder dentro de campo. 

Vamos à luta, torcedor tricolor. Já vimos o Fortaleza ganhar e perder, mas nunca vimos o Fortaleza desistir. Confiamos em Deus e na vitória. 

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança" (Albert Einstein) 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 


Band pode escalar Datena no lugar de Luciano do Valle

Da Coluna Radar, da Veja Online:
“A Band começou a debater ontem quem vai substituir Luciano do Valle como narrador principal da emissora durante a Copa. Muitas hipóteses foram colocadas na mesa – inclusive a de colocar José Luiz Datena como o principal locutor durante o Mundial.
Datena tem deixado claro em entrevistas recentes que não deseja mais fazer programas policiais. O início da carreira do apresentador foi justamente no esporte, onde atuou como repórter e depois locutor de várias modalidades esportivas.”
Blog do Eliomar de Lima

Lupita é eleita a mulher mais bonita do mundo.

2014 tem sido um grande ano para Lupita Nyong´o. Ela venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em 12 anos de escravidão e foi anunciada como o novo rosto da marca francesa de cosméticos Lancôme. A Lupita é a primeira mulher negra a representar a marca. Além das telas do cinema, Lupita também se destacou pelos belos e elegantes vestidos usados no tapete vermelho.
Agora, a revista People a elegeu como a mulher mais bonita do mundo. ’Foi emocionante e um enorme elogio. Fiquei feliz por todas as meninas que me verão na capa e se sentirão um pouco mais vistas’, declarou à publicação.
Nascida no México, mas criada no Quênia, Lupita revela que, quando mais jovem, achava que o padrão de beleza era o que ela via na televisão: pele clara, cabelos longos, lisos e fluidos. Disse ainda que sua mãe, Dorothy, sempre elogiou sua beleza: ‘E eu finalmente acreditei nela’.
Ainda em entrevista à revista, a atriz diz que um dos elogios que a deixa mais feliz é quando a chamam de linda quando não está usando maquiagem e também antes de colocar um vestido bonito ou pentear os cabelos. Mas ressalta que, acima de tudo, ‘Felicidade é o mais importante.’
A lista das pessoas mais bonitas deste ano também inclui as atrizes Keri Russell, Jenna Dewan-Tatum, Mindy Kaling e Amber Heard. A cantora Pink, as atrizes Gabrielle Union, Molly Sims e Kerry Washington, e a modelo e ex-lutadora profissional Stacy Keibler.
Estadao

Ceará e Fortaleza definem campeão da 100ª edição do estadual

Imprevisibilidade: componente nato de qualquer Clássico-Rei. Em 2014, em uma edição de Campeonato Cearense que se arrastou de janeiro ao mês de abril, toda a emoção ficou para os momentos finais. Depois de empate em 0 a 0 no do jogo de ida da final, Ceará e Fortaleza ficam novamente cara a cara para atestar, enfim, quem leva o 100º título do estadual. A partida começa às 22 horas, na Arena Castelão, e o Vovô tem a vantagem do empate. Para ficar com a taça, o Leão precisa de uma vitória por qualquer placar. 
Ceará, Fortaleza, Clássico-Rei, Final, Campeonato Cearense, Castelão (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)Ceará e Fortaleza empataram em 0 a 0 no primeiro Clássico-Rei da final (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)


Toda a emoção para o último momento é apenas um reflexo das campanhas equilibradas e regulares de Ceará e Fortaleza não somente no estadual, mas também em outras competições, no caso do Vovô. Mandante na partida desta quarta-feira, o clube de Porangabuçu acumulou participações na Copa do Nordeste, quando terminou como vice-campeão, no Campeonato Cearense, entrando na segunda fase e avançando às semifinais na segunda colocação, e ainda na Série B do Campeonato Brasileiro, estreando com vitória sobre o Oeste. Em meio à maratona de jogos, a diretoria alvinegra e os atletas cultivam o sonho do tetracampeonato no aniversário de 100 anos.
Para o Fortaleza, a vontade de levantar a taça também é visceral, não apenas para tentar estragar a festa do rival. O Leão do Pici não vence o Vovô em dez confrontos. Mais que isso, tenta diminuir a vantagem em número de títulos: são 19 conquistas do Alvinegro e 16 para o Tricolor. Cara nova na chegada ao Pici, Marcelo Chamusca soube ganhar a confiança do torcedor do Leão rodada por rodada, alcançando uma marca invejável: 25 jogos sem derrota na competição, tendo justamente o Ceará quebrado o feito no último confronto do hexagonal final. O comandante tricolor foi além, deu nova vida ao grupo, e conseguiu fazer com que as apostas da casa - Edinho, Walfrido, Max Oliveira e Romarinho - vingassem. 
João Marcos do Ceará e Correa do Fortaleza (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)João Marcos, do Ceará, e Corrêa, do Fortaleza, estão confirmados (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)
Igualdade em números e mistério nas escalações 
Em Porangabuçu e no Pici, os dois técnicos preservaram os nomes daqueles que serão os titulares no Clássico-Rei desta noite. No Ceará, nenhum jogador cumpre suspensão automática. Mas dois atletas fundamentais para o Ceará preocuparam durante a preparação: Ricardinho e Assisinho estiveram entregues ao departamento médico e não estão confirmados. No Fortaleza, embora não se conheçam os substitutos, já é certo que Tiago Cametá e Waldison não pisam no gramado da Arena Castelão na final. Chamusca, entretanto, terá de volta a experiência de Marcelinho Paraíba.
Em lados opostos, o meia Ricardinho e o lateral-direito Tiago Cametá foram essenciais para Vovô e Leão, respectivamente, na trajetória de 2014. A equipe do Pici terminou a primeira fase em 1º, com 42 pontos, tendo Cametá marcado o primeiro gol dele como profissional naquela etapa. Na segunda fase, o Leão liderou, com 21 pontos, seguido pelo Vovô, com 19. Na semifinal, o Tricolor eliminou o Icasa, enquanto o Alvinegro deixou para trás o Guarany de Sobral. Pela campanha, o Vovô conquistou a vantagem de dois empates para ficar com o tetracampeonato estadual. 
O gaúcho Anderson Daronco apita o segundo embate entre as equipes na final, auxiliado por Matos (Fifa-BA) e Rodrigo Jóia (Fifa-RJ). 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)


Ceará: com o pensamento no tetracampeonato do Campeonato Cearense, o Vovô chega à final sem desfalque por suspensão. Sérgio Soares deve colocar o Alvinegro em campo com: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson, Vicente; João Marcos, Ricardinho (Amaral), Souza; Felipe Amorim (Assisinho), Magno Alves e Bill. 
Fortaleza: sem Tiago Cametá e Waldison, Chamusca tentará o título da 100º edição do Campeonato Cearense com: Ricardo; Amaral, Eduardo Luiz, Max Oliveira, Radar; Corrêa, Walfrido, Marcelinho Paraíba, Edinho; Romarinho e Robert. 
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Ceará: não há desfalque por suspensão. Ricardinho e Assisinho são dúvidas. 
Fortaleza: Tiago Cametá cumpre suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo na primeira final. Waldison trata de uma lesão e está fora.
Por Fortaleza, CE

Roberto Pessoa garante: “se o Tasso for candidato ao senado eu disputo o governo”

untitled
Hoje, cedo, muito cedo, o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, recebeu seis visitas. Uma delas era o ex-governador Lúcio Alcântara, até agora desafeto do ex-senador Tasso Jereissati.
Depois do encontro Roberto Pessoa, com um largo sorriso no rosto desabafou: “se o Tasso for candidato ao Senado, sou candidato ao governo. Minha palavra será honrada. Disse ao Tasso, no escritório dele, que disputaria a eleição ao seu lado e vou cumprir”, relatou Pessoa sorrindo. Pessoa está com muita vontade de bater em Cid e Ciro nos debates, no Rádio e na Televisão.
Lúcio Alcântara deu sinal verde para Roberto Pessoa levar o PR a uma aliança com o PSDB tendo Tasso como candidato.
Por Roberto Moreira
DN

Eunício beneficiado com a candidatura de Roberto Pessoa

imagesCAPK5FXN
A candidatura do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, é boa para o senador Eunício Oliveira. De cara garante o segundo turno.
Pessoa vai fazer o embate pessoal de denúncias contra o governo Cid e Eunício vai discutir políticas para melhorar áreas como saúde, educação e principalmente Segurança Pública, desenvolvimento econômico e convivência com a seca.
Além disso, Eunício confirma seu gesto de não abandonar Lula e Dilma, demonstrando lealdade com o gesto. Como o PT do Ceará joga duro contra Eunício, muitos querem mesmo é que ele se alinhe com Tasso Jereissati e apoie a candidatura de Aécio Neves. Por enquanto, Eunício resiste.
Por Roberto Moreira
DN

Após Tasso Jereissati (PSDB) admitir disputar Senado, veja os impactos no cenário político

Após sucessivos “nãos” sobre uma possível candidatura em 2014, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) mudou o discurso e, ontem, pela primeira vez desde 2010, admitiu que poderá disputar mais uma vez uma vaga no Senado. A hipótese foi considerada sob a pressão de presidentes de diretórios do PSDB, durante reunião em Brasília.
Segundo lideranças presentes, Tasso disse: “Se for imprescindível minha candidatura, a gente volta a conversar”. Para a cúpula do partido, o retorno do cearense às urnas é considerado imprescindível para a campanha do senador tucano Aécio Neves à Presidência da República.
Durante a reunião, Tasso, que vinha se mostrando irredutível na decisão de não concorrer, negou que esteja omisso à responsabilidade de fortalecer o palanque de Aécio no Ceará e disse que se sente “corresponsável” pelo projeto nacional da sigla. Segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que participou do encontro, o tucano-mor do Estado também ressaltou a necessidade de uma boa composição partidária e disse que fará “as articulações necessárias” para isso.
Impactos
A guinada no discurso de Tasso é um ingrediente novo no panorama pré-eleitoral. Apesar dos índices de rejeição em torno de seu nome, a oposição aposta que a participação do tucano torna a disputa mais competitiva e “fortalece a chapa à qual ele se alie”, afirmou o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), um dos principais críticos do governo Cid Gomes (Pros) na Assembleia.
Consequentemente, a situação tornaria menos confortável o plano de Cid de emplacar os candidatos de sua aliança – principalmente, na vaga do Senado, pleiteada internamente pelo deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Inácio Arruda (PCdoB). “O Tasso entrando no jogo, muda. É sempre um candidato forte”, avaliou o presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira – que está ao lado do Pros em 2014.
A situação também atiçaria os planos do senador e pré-candidato ao Governo Eunício Oliveira (PMDB), cuja aliança com Cid está à beira do rompimento. Ao O POVO, o peemedebista foi cauteloso ao avaliar as declarações de Tasso. “Quanto mais opções a população tiver, melhor para o debate político”, afirmou. Ele voltou a dizer que irá procurar o PSDB e, questionado, lembrou a possibilidade legal de os dois partidos estarem juntos mesmo com candidatos a presidente diferentes – Eunício pedirá votos para Dilma Rousseff (PT), não para Aécio.
O Povo

Brasília conquista Copa Verde nos pênaltis e vai à Sul-Americana

                       
No dia em que a capital federal comemorou 54 anos, o Mané Garrincha recebeu uma final digna, cheia de emoção, com direito a jogador expulso e arbitragem contestada. O presente recebido pela cidade foi a vitória e o título da Copa Verde conquistados pelo Brasília, que venceu o Paysandu por 2 a 1 no tempo normal (devolvendo o placar de Belém) e se deu melhor também nas cobranças de pênaltis: 7 a 6. O meio-campo Gilmar e o atacante Alekito marcaram para o time do Distrito Federal, enquanto o garoto Leandro Carvalho diminuiu a vantagem para os bicolores.

Com o resultado, a equipe de Brasília ganha o direito de disputar a Copa Sul-Americana em 2015. De quebra, os candangos encerram uma sequência de 21 partidas sem derrota dos dos paraenses sob o comando do técnico Mazola Junior.

Por Brasília, DF


Senado aprova Marco Civil da Internet

À toque de caixa, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 
22, o Marco Civil da Internet e o projeto segue agora para sanção presidencial. Mesmo com o esforço da oposição para ganhar tempo e discutir ajustes no projeto aprovado na Câmara dos Deputados há menos de um mês, a base aliada se impôs à minoria. Com a aprovação, a presidente Dilma Rousseff terá a chance de apresentar o marco regulatório no Net Mundial, evento internacional que trata da governança da internet.
A votação foi marcada até por bate-boca em plenário entre o petista Lindbergh Farias (RJ) e o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG). No calor da discussão sobre a inversão de pauta, o senador Mário Couto (PSDB-PA) saiu em defesa do colega tucano e teve de ser apartado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
A oposição argumentou que era preciso aprimorar o projeto e que aprová-lo de maneira açodada serviria apenas para que o Palácio do Planalto tivesse algo a apresentar no evento internacional de amanhã, em São Paulo. "Temos de votar hoje para a presidente Dilma apresentar um troféu?", questionou o líder do DEM, Agripino Maia (RN).
Os oposicionistas chegaram a pedir um mês para analisar o projeto, que hoje passou pelo crivo das Comissões de Constituição e Justiça e Ciência e Tecnologia. Os senadores alegaram que a Câmara teve três anos para discutir a proposta e que o Senado estava sendo "atropelado". "O Senado não pode se consolidar como chancelaria da Câmara e do Executivo", definiu o senador tucano Álvaro Dias (PR).
O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, disse que a oposição apoia o projeto aprovado na Câmara, mas defendeu o direito dos senadores de aprofundar a proposta. "Mais uma vez a maioria desta Casa se curva ao Palácio do Planalto", afirmou.
Sob pressão do Planalto, os aliados sustentaram que o projeto é uma demanda da sociedade e que a Câmara já produziu um projeto equilibrado. Não houve alteração no texto aprovado em 25 de março pelos deputados. Pouco antes do início da sessão, manifestantes da rede Avaaz apresentaram uma petição com 350 mil assinaturas virtuais de apoio ao Marco Civil.
undefined

"Senado não é casa para aposentadoria", diz pré-candidato José Guimarães

O deputado federal José Nobre Guimarães, pré-candidato ao Senado em 2014 pelo PT, afirmou, nesta terça-feira, 22, não temer uma candidatura do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB). Ao mesmo tempo, deu um recado: o Senado precisa de renovação e não deve se transformar numa casa para aposentadoria de políticos. No domingo, 20, o presidente do PT estadual, Francisco de Assis Diniz, instigou que, se for candidato, “Tasso vai perder de novo”
“Quem quer ganhar a eleição não teme ninguém. Com muita humildade, vamos comparar as trajetórias, comparar as histórias e comparar o legado e, a partir daí, o eleitorado do Ceará é quem define”, acentuou Guimarães, observando ser fundamental para o PT apostar na “renovação profunda” no Senado. Desde o governo de Lula, o PT tem se prejudicado com a queda de braço política nessa Casa. A mais recente peleja é a CPI da Petrobras.



“O Senado Federal não pode ser a casa da aposentadoria dos políticos. Tem que colocar sangue novo, pessoas novas, forças novas para fazer do Senado um instrumento eficiente na defesa dos projetos para o Ceará”, disse Guimarães. 


Sobre o ex-governador, o deputado acentuou: “O Tasso já cumpriu seu papel como político do Ceará. Foi governador três vezes, senador oito anos. Os ciclos políticos se iniciam e se encerram. É um fato natural”.

PSDB
A entrada de Tasso na disputa pelo Senado tem sido foco de pressão por parte de partidos opositores de Cid no Ceará e da cúpula nacional do PSDB. A formação de um palanque forte no Estado para o pré-candidato à presidência da República,Aécio Neves, depende do completo apoio de Tasso, o nome mais forte do PSDB cearense. 


O ex-senador tem dito que não quer voltar ao cenário político-eleitoral, desde a derrota, em 2010, quando disputou o Senado com Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). 

O presidente do PT Ceará, Assis Diniz, disse que, se entrar na disputa, Tasso “vai perder de novo”. Em contrapartida, o presidente do PSDB-CE, Luiz Pontes, disse que o PT “não deveria se preocupar com as eleições dos outros, mas em explicar os roubos da Petrobras e arranjar novas penitenciárias para prender outros petistas”, disse Pontes, referindo-se ao mensalão.

Na manhã desta terça-feira, Luiz Pontes e Tasso Jereissati participam de reunião da cúpula nacional do PSDB. Na ocasião, devem ser articuladas reuniões com políticos do Ceará, como Roberto Pessoa (PR) e Eunício Oliveira, ambos prováveis candidatos ao Governo do Estado, para formação de chapa. 

O Povo

Fernando Alcântara é o novo técnico do Salgueiro para a temporada

Fernando Alcântara, Novo técnico do Salgueiro PE (Foto: Fernando Alcântara/ Arquivo Pessoal)Fernando Alcântara é o novo técnico do Salgueiro (Foto: Fernando Alcântara/ Arquivo Pessoal)
Após mistério do diretor de futebol do Salgueiro, Carlos José, o nome que vai comandar a equipe no decorrer da temporada foi revelado na tarde deste sábado. Fernando Alcântara é paulistano, formado em Educação Física e técnico de futebol, já atua como treinador desde 1994 quando começou sua carreira no Nacional/Euroexport de São Paulo quando comandou as equipes sub-20, sub-15 e sub-13. No Brasil teve passagens como técnico na Portuguesa de Desportos e Figueirense. Durante anos foi auxiliar técnico de Mário Sérgio com passagens pelo Figueirense e pelo Botafogo em 2007 e Atlético PR em 2008. Fora do Brasil seu último trabalho foi como auxiliar técnico, de 2012 a 2013, no Gamba Osaka, time que joga na 1ª divisão no Japão. 
O novo técnico será apresentado aos jogadores do Carcará neste domingo (20) e já comandará o primeiro treino da manhã. O próximo jogo do Salgueiro é no dia 22 de abril, terça-feira, contra o Santa Cruz no jogo de volta pela disputa do terceiro lugar do Pernambucano. Em caso de empate no Arruda o Carcará terá que encarar a disputa por pênaltis mais uma vez. 
- As expectativas são as melhores, embora o tempo não seja o mais adequado para fazer um trabalho para montar equipe e montar o padrão de jogo. Vejo como uma situação atípica, mas encaro como normal e é assim que eu vou para o próximo jogo, que é muito importante, contra o Santa Cruz, porque vale vaga para a Copa do Nordeste e também para a Copa do Brasil – comenta Fernando Alcântara, pela primeira vez, como técnico do Salgueiro.
Por Petrolina