17 de janeiro de 2016

Icasa sai na frente com dois golaços, mas deixa Maranguape empatar

Quem achava que Maranguape x Icasa não teria emoção, acabou se enganando redondamente. Com quatro gols e muitos lances de extremo perigo, as duas equipes protagonizaram uma partida que pode não ter tido muito público, mas teve emoção de sobra. O placar de 2 a 2 foi resultado de boas jogadas e golaços, no Estádio Presidente Vargas, pela 1ª rodada do Grupo A1 do Campeonato Cearense.
Na próxima rodada, o Gavião da Serra recebe o Uniclinic, no sábado (23), às 16 horas, no Estádio Presidente Vargas. O Verdão do Cariri volta a campo somente na quarta-feira (27), às 21 horas, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.
Como foi o jogo
Quem acompanhou os primeiros minutos de jogo, não acreditaria que a partida fosse ganhar em emoção ao longo do restante os 90 minutos. Até que, aos 17 minutos, Diego Goes acertou um chutaço de fora da área um chutaço e abriu o placar. Daí em diante, o Verdão do Cariri começou a mandar no jogo. O Gavião da Serra não se acertava em campo e corria sério risco de ver o placar ampliado. Em poucas oportunidades, conseguiu chegar com perigo à meta de Dida.
Na volta para o segundo tempo, o panorama foi se modificando aos poucos. Messon acertou um chutaço de fora e obrigou o goleiro do Icasa a se esticar para defender. No entanto, foi o Verdão que ampliou, aos 11 minutos. Novamente, o gol chegou em chute forte de fora da área. Desta vez, Romário foi o autor do tento.
Maranguape X Icasa Campeonato Cearense PV (Foto: Tom Alexandrino/TV Verdes Mares)Maranguape e Icasa fizeram um grande jogo no PV (Foto: Tom Alexandrino/TV Verdes Mares)

Mas aí é que a partida ganhou novo formato. Se o Icasa deveria ter começado a administrar o placar favorável, acabou se retraindo. Do outro lado, alterações bem feitas renderam uma reação que ninguém esperava do Gavião da Serra. Bem ofensivo, o time foi ao ataque e marcou o primeiro apenas sete minutos após ter sofrido o segundo gol. Em jogada inspirada, Niel passou por cinco jogadores icasianos e foi deixar a bola no fundo das redes.
E não demorou nada para o time maranguapense chegar aos empate. Aos 22 minutos, Niel avançou pela direita e cruzou na medida para Jessuí, que tinha acabado de entrar, marcar de cabeça, sem chance nenhuma para Dida.
Daí em diante, a situação foi uma só. As duas equipes se alternaram no ataque e criaram boas chances de vitória. A última delas foi aos 49 minutos, quando o mesmo Niel acertou cruzamento na medida para a área. E se não fosse o zagueiro Murilo Ceará, o Maranguape teria virado e saído vitorioso do PV. 
Por Fortaleza, CE

Na abertura do Estadual, Uniclinic bate Itapipoca pelo placar mínimo

Uniclinic estreia com vitória no Campeonato Cearense
O segundo Campeonato Estadual teve início neste sábado. O recém-promovido à primeira divisão Uniclinic recebeu em seu estádio o Itapipoca e saiu vitorioso por 1 a 0. A partida foi válida pelo Grupo A da competição, que terá complemento da 1ª rodada no domingo, mas por enquanto o Uniclinic irá dormir na ponta da tabela. 

Durante a partida faltou entrosamento às equipes, a expectativa é que o nível melhore com o decorrer da competição. A ansiedade da estréia talvez fez efeito no número de chances do jogo.

O restante da rodada pelo Grupo A será feito amanhã no jogo entre Maranguape e Icasa, às 16h, no estádio Presidente Vargas. O Fortaleza descansa na rodada. As partidas do Grupo B serão no dia 20 e 24 de janeiro.

O próximo compromisso do Uniclinic será contra o Maranguape, às 16h do próximo sábado. Enquanto o Itapipoca enfrentará o Fortaleza, no mesmo dia e horário.

Agência Futebol Interior

Entre imbróglios, idas e vindas: é dada a largada do Cearense 2016

A bola vai rolar em 2016 no Estado. Marcada por alguns imbróglios, a pré-temporada do Campeonato Cearense teve diversas trocas de times. O Tiradentes acabou rebaixado por falta de documentação, mas voltou à elite após entrar na justiça. Com isso, o Itapajé conquistou o direito de disputar a Série A. 
O Guarany de Sobral foi denunciado por ter supostamente usado documentos falsos do Profut e acabou rebaixado à Segundona. Após tantos problemas, o estadual vai começar. Abaixo, confira as novidades de cada equipe para o início de mais uma edição do Cearense.
Header_Fortaleza_690 (Foto: Arte Esporte)
Fortaleza, Guarany de Sobral, Junco (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Fortaleza está bem modificado para o Cearense (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Depois de mais uma tentativa frustrada de acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza inicia a temporada reformulado almejando o bicampeonato estadual. O novo comando é de Flávio Araújo, que teve a possibilidade de montar uma equipe desde o início e com o perfil dele. Dos remanescentes, os principais nomes são o do goleiro Ricardo Berna, o dos volantes Corrêa e Pio e o dos meias Everton e Daniel Sobralense. Nos reforços, os destaques são o lateral Wilian Simões, os zagueiros Leonardo Luiz e Edimar, o volante Guto e os atacantes Anselmo, Eduardo e Núbio Flávio. 

Na pré-temporada, o Fortaleza realizou um amistoso contra o Maranguape e venceu por 3 a 0 com o Alcides Santos lotado. O Leão do Pici também enfrentou o Guarany de Sobral e levantou a Taça dos Campeões Cearenses. A reapresentação do Tricolor do Pici ocorreu ainda em dezembro passado. 

- O nosso ambiente de trabalho é positivo e de fraternidade. Um time de futebol não pode ter 11 jogadores, mas sim 28, 30 e todos têm de estar unidos por um ambiente saudável. Nós temos isso hoje no Fortaleza e vamos procurar sempre manter - disse Flávio Araújo, treinador, pensando no Campeonato Cearense. 
Header_Icasa_690 (Foto: Arte Esporte)
Icasa x Serra Talhada, no Romeirão (Foto: Dilvulgação / Icasa)Icasa fez dois amistosos contra o Serra Talhada (Foto: Dilvulgação / Icasa)
Após a queda para a Série D do Campeonato Brasileiro no ano passado, o Icasa tenta se reerguer. A primeira ação foi mudar de treinador: Márcio Bittencourt assume o clube. Ele treinou o Verdão na Série B do Brasileiro, em 2011. A segunda ação foi uma nova parceria com uma empresa privada de São Paulo. Assim, o Icasa fechou o pacote de contratações para 2016. Anunciou o goleiro Jorge Ortiz e o meia Gláuber, além de outros jogadores.

Ortiz é paraguaio, nascido em Juan León Mallorquin, tem 26 anos e começou na base do Olímpia, quando defendeu a seleção paraguaia em categorias menores. Depois se transferiu para o 3 de Febrero, onde foi dirigido pelo técnico brasileiro e ex-goleiro Marolla, que o levou para o Mixto-MT. No estadual, Ortiz fez 10 jogos pelo Tigre. Gláuber está com 32 anos e se destacou no Volta Redonda, no título da Taça Guanabara de 2005. Com o bom desempenho, o meia foi contratado pelo Botafogo, onde ficou por duas temporadas. Depois retornou ao Volta Redonda e rodou por outros clubes cariocas. O último clube foi o CD FAS de El Salvador.

Nos dois amistosos de preparação que fez contra o Serra Talhada, o Icasa ficou no placar igual por 1 a 1. O destaque do Icasa é o atacante Cabixi, que deixou a marca dele nos dois duelos, livrando o Verdão de vexame. 
Uniclinic, header (Foto: Arte/GloboEsporte.com)



Depois de uma recuperação incrível nos últimos anos no Campeonato Cearense, o Uniclinic aparece entre os clubes da Série A. De acordo com o supervisor de futebol do clube, Léo Castro, o trabalho foi iniciado no dia 1º de dezembro. Ao todo, são 27 atletas no elenco. Os destaques são Leanderson, que já vestiu camisa do Ceará, além do atacante Preto. E o Uniclinic não é modesto para o estadual. 

- Nossa meta é Série D (do Campeonato Brasileiro) - afirma Léo Castro. 

O treinador do time é Maurílio Silva, ex-Barbalha. 

- A gente quer fazer uma boa competição e quer tentar que um clube fora Fortaleza ou Ceará seja campeão - completa Léo. 
header, Maranguape (Foto: Arte/GloboEsporte.com)


No Maranguape, dez jogadores de 2015 ficaram na atual temporada para o estadual. Isso porque a campanha do Gavião da Serra no ano passado foi tida como satisfatória: além da permanência na elite, o Maranguape ficou distante somente um ponto para Série D (do Brasileiro). 

O goleiro Théo, o zagueiro Jhony, o lateral Janeílton e os atacantes França, Adilson e Gugu são os destaques nesta permanência. De reforços, o lateral-direito Messon, que estava no Pacatuba, o meia Gaúcho, ex-Icasa, e o atacante Nilsinho. 
Header_Itapipoca_690 (Foto: Arte Esporte)



O Itapipoca chega para o estadual sob comando de um velho conhecido. O técnico Jorge Pinheiro faz a terceira passagem pelo clube. Em 2013, ele estava à frente do Itapipoca na segunda divisão do Campeonato Cearense, quando o Garoto Travesso ficou com a taça. Depois, em 2015, ele pegou o clube em situação complicada, no torneio que decidia sobre o rebaixamento, mas ainda assim foi fundamental para que o time seguisse na elite. 

No ano passado, ele também ficou com o vice-campeonato do Piauí, pelo Flamengo-PI. Entre os destaques do Itapipoca, estão o goleiro Alberto, o zagueiro Da Silva, o volante Rafael Tchuca, o meia Mimi e os atacantes Alan Rocha e Juranílson. 
Header_Quixada_690 (Foto: Arte Esporte)


O elenco do Quixadá foi apresentado ao público no dia 15 de dezembro. Foram nove contratações para o Cearense. O zagueiro Luiz Eduardo, o volante Nêgo, o meia Bruno Maranhão e os atacantes Maciel e Somália estão entre os destaques. Também foi divulgado o nome do técnico do Quixadá: o treinador Marco Antônio.  

Outros nomes do time do Quixadá são Francisco Rondinelly, Elivelton Santos, Marcelo morais, Dico, Rogério e Jonata.

- Montamos um elenco com 80% de jogadores dessa região e queremos fazer um grande Campeonato - afirmou o presidente Eleri Ferreira, ainda em dezembro.
Itapajé, header (Foto: Arte/GloboEsporte.com)


Quando o Tiradentes deixou de apresentar documentação do ProFut exigida pela Federação Cearense de Futebol (FCF), o Itapajé ficou com vaga na Série A por estar com certidões em dia e pela posição na tabela do estadual na segunda divisão de 2015. A equipe está sendo treinada por Erasmo Forte, que recebeu dois reforços recentes: o volante Robson, além do atacante Alisson. 

O presidente Ulisses Gleydson correu para trazer os reforços para a primeira divisão. Sem o Ribeirão, o Itapajé teve que ir até Paracuru para encerrar a preparação para o Cearense. A meta da equipe é permanecer na elite para 2017. 
Header_GuaraniDeJuazeiro_690 (Foto: Arte Esporte)


O Guarani de Juazeiro foi o último time a iniciar preparação para o Cearense. As últimas contratações anunciadas foram a do lateral Raphael Soares, a do atacante Alex Pires e a do volante Roberto Gomes. Além disso, o Leão do Mercado contratou um pacote do futebol de Pernambuco. Foram 15 nomes contratados pela diretoria do Guarani direto dos gramados pernambucanos. 

As apostas do treinador Edson Leivinha são Renato, Max Leão e Neto. Além do campeonato Cearense, o Guarani de Juazeiro vive a expectativa de estar em outra competição: Copa do Brasil. O clube foi indicado pela Federação Cearense de Futebol (CBF) a ocupar o espaço na competição no lugar do Guarany de Sobral, que, segundo a entidade, teria fraudado documentos do ProFut para a disputa do estadual. Consequentemente, seria excluído da Copa do Brasil. 
Header_Ceara_690 (Foto: Arte Esporte)
Bill, Ceará (Foto: Christian Alekson / cearasc.com)Bill é um dos reforços para 2016 no Alvinegro  (Foto: Christian Alekson / cearasc.com)


O Ceará tem como objetivo retomar o título do estadual, já que o Fortaleza impediu o pentacampeonato do Vovô no ano passado. Depois de levantar a taça da Copa do Nordeste e de escapar do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro de Porangabuçu agora aspira a uma temporada mais estável e para isso trouxe reforços como o meia Emanuel Biancucchi e o atacante Bill, que foi o artilheiro há dois anos. 

- Ninguém tem a torcida que o Ceará tem - afirmou o atacante, tetracampeão estadual pelo Ceará com 24 gols em 2014 pelo clube. 

Além disso, o Ceará manteve nomes como o do goleiro Everson, do lateral Tiago Cametá, dos atacantes Alex Amado e Siloé. A principal expectativa gira em torno do treinador Lisca, que comandou o clube na reta final da Série B nacional e tirou o time do abismo do rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro. Ele tem chance de iniciar o trabalho desde o início da competição.
Header_Tiradentes_690 (Foto: Arte Esporte)
O Tigre da Polícia Militar teve que suar a camisa antes de a bola rolar para poder disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Por falta de documentação do Profut, o Tiradentes acabou rebaixado para a Segundona. No entanto, o clube acionou a Justiça, entrou com recurso e reconquistou a vaga na elite do futebol cearense. Agora compõe o Grupo A2 do Cearense e estreia contra o Quixadá.
Por Fortaleza, CE