22 de fevereiro de 2016

PMDB, PSDB e PR discutem apoio ao Capitão Wagner no 1o turno

Os dirigentes estaduais do PMDB, PSDB e PR estão discutindo a formação de uma aliança em apoio a candidatura do Capitão Wagner à Prefeitura de Fortaleza logo no primeiro turno. As articulações envolvem os senadores Tasso Jereissati, o presidente da Executiva Regional do PSDB, Luiz Pontes, o senador e presidente do PMDB, Eunício Oliveira, e o presidente de honra do PR, ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
Como o PMDB e o PSDB não tem nomes de peso eleitoral para enfrentar o prefeito Roberto Cláudio, que disputará um novo mandato pelo PDT, a ideia é a união com o PR e o fortalecimento do nome do Capitão Wagner para levá-lo ao segundo turno.
Quanto à composição da chapa, a escolha do nome do vice não é motivo de conflito entre as cúpulas do PMDB e PSDB. Entusiasta dessa aliança, o presidente do PSDB, Luiz Pontes, defende a coligação como uma parceria viável, enquanto o presidente de honra do PR, Roberto Pessoa, considera que é fundamental os partidos que apoiaram a candidatura de Eunício Oliveira em 2014 se unirem nas eleições municipais e construírem  um grande palanque para 2018.
O PSDB, segundo um dos integrantes da cúpula do partido, considera muito remota a possibilidade de lançamento de candidatura própria. Além da ausência de nome com força eleitoral, os tucanos preferem não gastar energia, nem tempo com uma candidatura que pouco acrescentará ao partido, daí as articulações avançadas em direção à aliança com o PR.
Dentro do PMDB, o sentimento é bem parecido com o que expõem os tucanos. O PMDB tem o deputado federal Vitor Valim que admitiu a hipótese de pré-candidatura, mas como, no ano passado, se articulou para ingressar no PP e, neste ano, já manifestou interesse em se transferir para o PSC, Vitor deixou de ser opção para o partido comandado pelo senador Eunício Oliveira.
”Hoje, Vitor não é alternativa para candidato a prefeito, nem a vice-prefeito”, confessa a interlocutor próximo à cúpula estadual peemedebista. O PMDB indicou, em 2012, o empresário Gaudêncio Lucena como candidato a vice-prefeito na aliança com o PSB, sigla a qual estava filiado à  época o hoje prefeito Roberto Cláudio. Em 2014, a aliança do PMDB com o PSB e os irmãos Cid e Ciro Gomes foi rompida. Hoje, Cid e Ciro são desafetos de Eunício Oliveira.
Ceará Agora

E se os escudos do times cearenses fossem redesenhados?

O escudo de um time de futebol é algo muito tradicional, e que se muda pouco e com um grande cuidado para não perder suas raízes com o passado. Recentemente, o Manchester City, da Inglaterra, divulgou que na temporada seguinte fará uma mudança radical em seu escudo. Olhando para o passado, abandonará a águia, e confirma um novo desenho baseado em seu emblema de 1972. Este ano o clube nordestino Guarany de Sobral, único time cearense a conquistar um Campeonato Brasileiro (o da Série D), surpreendeu seus torcedores com um escudo modernoso, e bem diferente do seu tradicional.
E para entrar na história,  Thiago Leite, diretor de arte do Tribuna do Ceará, topou o desafio de redesenhar os escudos dos 10 clubes da Série A do Campeonato Cearense 2016. Com um estilo mais moderno e elegante, confira o resultado agora:


Grupo A:
Grupo B:
Arte Thiago Leite
Tribuna do Ceará

Após saída de Narciso, ABC confirma Geninho como treinador do clube

O ABC já tem um novo comandante para a temporada 2016. Geninho, que teve como último trabalho o Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro de 2015, foi anunciado pelo Mais Querido na manhã desta segunda-feira. O experiente treinador, de 68 anos, tem chegada prevista a Natal nesta terça-feira e deve comandar o treinamento no CT Alberi Ferreira de Matos, na Zona Sul de Natal. Geninho chega com a missão de mudar o rendimento da equipe alvinegra, que ficou de fora da final do primeiro turno do Campeonato Potiguar, onde terminou na sexta colocação com apenas sete pontos.
Geninho, Ceará (Foto: JL Rosa/Agência Diário do Nordeste)Geninho foi anunciado pelo ABC na manhã desta segunda-feira (Foto: JL Rosa/Agência Diário do Nordeste)


Eugênio Machado Souto ou Geninho, como ficou conhecido no futebol, é natural de Ribeirão Preto e começou a carreira de técnico no Novo Hamburgo, em 1984. Entre outros clubes, Geninho passou pelo Santos, Ponte Preta, Vitória, Juventude, Bahia, Paraná, Atlético-PR, Atlético-MG, Vasco, Corinthians, Botafogo, Náutico, Sport e Avaí. O último clube do treinador foi o Ceará, em 2015. Na carreira, Geninho conquistou título importantes, como o Brasileirão de 2001 pelo Atlético-PR, o Campeonato Paulista em 2003, pelo Corinthians e o Campeonato Goiano em 2006 e 2010, pelo Goiás e Atlético Goianiense, respectivamente.
Em nota, a direção do ABC justificou a contratação de Geninho e disse que o treinador "foi escolhido por sua capacidade de comando, experiência em competições de nível nacional e grande conhecimento do mercado de jogadores". Geninho chega a Natal com o auxiliar técnico Ridênio Borges.
O novo treinador do ABC terá o desafio de comandar a equipe abecedista neste quarta-feira, quando jogará pela Copa do Nordeste. O adversário é o Imperatriz, em jogo marcado para as 19h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal.
Por 
Natal

Campinense controla clássico contra o Treze e vence com 2 gols de Rodrigão

O Campinense e Rodrigão seguem em alta no Campeonato Paraibano. Na tarde deste domingo, a Raposa venceu o Treze por 2 a 0 no primeiro Clássico dos Maiorais da temporada e segue invicto e líder isolado do Grupo A. E o camisa 9 do Rubro-Negro marcou os dois gols da partida, chegou em cinco rodadas e assumiu a artilharia isolada da competição.
Com a vitória, a Raposa chegou aos 13 pontos, e segue na ponta do Grupo A, seis pontos à frente do vice-líder, o Santa Cruz-PB. Já o Treze segue com sete pontos, na terceira posição da Chave B.
O Treze só volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Santa Cruz de Santa Rita às 16h no Amigão. Já o Campinense dá uma parada no estadual para enfrentar o Salgueiro às 19h da próxima quinta-feira, também no Amigão, mas pela Copa do Nordeste. Pelo Paraibano, a Raposa joga também no domingo, às 19h30, contra o CSP, no Almeidão.
Treze, Campinense, Clássico dos Maiorais (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Rodrigão foi o nome do jogo, marcando duas vezes e decidindo o primeiro Clássico dos Maiorais da temporada
(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

Muitas faltas, cartões, expulsão e um gol
O primeiro tempo no Amigão foi corrido, truncado, pegado, polêmico. Tudo ao mesmo tempo. Num jogo com muitas faltas, sobraram cartões antes do intervalo: foram cinco amarelos e um vermelho. Mas também teve correria, lances bonitos. E gol. O Campinense tinha mais controle do jogo quando, aos 13 minutos, conseguiu a primeira boa jogada. Roger Gaúcho se livrou da marcação com um drible desconcertante e lançou de três dedos para Rodrigão. O camisa 9 do Campinense recebeu na área e bateu de primeira. A bola foi para fora, à esquerda do gol de Greyck.
Treze, Campinense, Clássico dos Maiorais (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Greyck ainda conseguiu parar Rodrigão em um lance no primeiro tempo (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

A Raposa ainda teve mais uma chance, com Joécio, antes de Rodrigão abrir o placar. Roger Gaúcho cobrou a falta lá do lado esquerdo, cruzando na área. No meio do caminho, Joécio desviou levemente e Rodrigão completou, de pé direito, mandando para as redes e colocando o Campinense à frente no placar. E Greyck ainda fez excelente defesa, evitando o segundo gol de Rodrigão, que aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para baixo. Mas foi aos 38 minutos que aconteceu outro lance determinante na primeira etapa. Glaubinho deu um carrinho por trás em Roger Gaúcho, recebeu o segundo amarelo e deixou o Treze com um a menos em campo. Apesar disso, o Galo conseguiu ir para cima, dando espaço para os contra-ataques da Raposa. Mas nada de mais interessante aconteceu antes de o árbitro apitar o fim dos primeiros 45 minutos do clássico.
Rodrigão marca mais um e decide o clássico
O segundo tempo começou até mais equilibrado do que o primeiro. Aliás, o Treze chegou até a ter um certo controle da partida. Mas o Campinense, aos poucos, foi assumindo o controle da partida. E, com um a mais em campo, foi conseguindo espaços para atacar. Como na arrancada de Jussimar, que acabou na defesa de Greyck. Mas aos 22 minutos, após escanteio da esquerda, não deu para o goleiro do Galo. O atacante Rodrigão até se abaixou para cabecear e marcar seu segundo gol no clássico, seu quarto na competição, assumindo a artilharia isolada do estadual.
A partir daí, o Campinense seguiu controlando a partida e ainda chegou perto do terceiro com Chapinha cruzando da direita e Larramendi salvando, depois, já nos acréscimos, com Jussimar, que quase aproveita cruzamento de Rodrigão. Mas não saiu mais gol. O Campinense venceu e seguiu em alta. Já o Treze, com mais esta derrota, permanece meio lá e meio cá na tabela do Paraibano.
Por 
Campina Grande

Sem Edimar, Fortaleza está pronto para enfrentar o Botafogo-PB, no PV

O Fortaleza foca na preparação para a Copa do Nordeste após resultado negativo diante do Uniclinic no estadual, quando perdeu por 2 a 1, que somou duas derrotas seguidas. Prestes a fazer o jogo de recuperação, o time treinou na manhã desta segunda-feira (22), no Alcides Santos. Sem Edimar, barrado pelo comando técnico, o Tricolor do Pici encerra preparação na Capital para enfrentar o Botafogo-PB, nesta terça-feira (23), pelo Nordestão, na Arena Castelão, a partir das 21h30. Para o técnico Flávio Araújo, é hora de esquecer a última partida e focar no próximo desafio. Ele ressalta o ritmo de treinamento do time.
Fortaleza, treino (Foto: Divulgação/Fortaleza Esporte Clube)Fortaleza realiza último treino antes do jogo contra o Botafogo-PB (Foto: Divulgação/Fortaleza Esporte Clube)

- Todo jogo tem sua história. A gente sente quando vêm os tropeços, mas nós temos força suficiente para encarar cada jogo. E sabemos da importância de uma vitória contra a equipe do Botafogo-PB. Treinamos sábado, domingo e hoje (segunda) pela manhã para seguir uma sequência de recuperação e um treinamento a cada de 24 horas. Hoje nós treinamos um pouquinho mais do que o costume, justamente porque temos hoje à tarde e amanhã (terça) o dia todo para recuperar. São dois times procurando a vitória e esperamos realmente fazer um grande jogo, e envolver a equipe do Botafogo-PB – diz o técnico do Leão.
Flávio Araújo sabe da importância das duas competições para o Tricolor e lembra a qualidade do time. Além disso, analisa os pontos da equipe paraibana, próxima adversária do Leão. 
- Vamos priorizar competição por competição, o foco muda totalmente. A gente tem necessidade de classificar entre os oito primeiros e agora o foco total é na equipe do Botafogo-PB. Nós temos qualidade e temos que estar preparados para o adversário como ele vier – conclui.
O Fortaleza deve iniciar a partida contra o Botafogo-PB com Erivelton; Moacir, Léo, Luís Lima e Jean Mota; Pio, Corrêa, Everton e Elias; Eduardo e Anselmo. O Leão soma uma vitória e uma derrota na competição e precisa vencer o time paraibano para chegar à próxima fase.
Veja os relacionados para a partida:
Goleiros: Erivelton e Ricardo Berna

Laterais: Moacir e Willian Simões
Zagueiros: Leonardo Luiz, Lima e Max Oliveira
Volantes: Corrêa, Dudu Cearense, Felipe, Guto, Juliano e Pio
Meias: Elias, Éverton, Jean Mota e Wandson
Atacantes: Anselmo, Augusto, Eduardo, Hudson e Núbio Flávio

Por 
Fortaleza, CE

10 a 0! Ferroviário estreia com super goleada sobre o Campo Grande na B

O Tubarão da Barra vem em busca de recuperar vaga na elite do futebol cearense para 2017 e não poderia começar de maneira melhor. O Ferroviário aplicou 10 a 0 na última rodada da primeira fase da Série B, diante do Campo Grande na estreia dos times no Cearense. Valdeci (3), Roney (2), Paulista (2), Diego Silva (1), Raphael (1) e Rodrigo (1) marcaram. O jogo ocorreu neste domingo (21), no Presidente Vargas.
Aos 17 segundos do primeiro tempo, Paulista cuidou de abrir o placar para o Ferroviário. Minutos depois, o atacante Valdeci recebe passe de Roney, e amplia para o 2 a 0. Da entrada da área, numa cobrança de falta, Diego Silva faz o terceiro, após desvio da bola. Recebendo cruzamento pela direita, Roney sobe e, de cabeça, aumenta a vantagem para 4 a 0. Incansável, o Ferrão chega ao 5 a 0 com Valdeci, outra vez. 
Ferroviário, Campo Grande, Cearense, Série B (Foto: Patrícia Castro/FCF)Ferroviário faz 10 a 0 diante do Campo Grande pela Segundona do Cearense (Foto: Patrícia Castro/FCF)

Com defesa fragilizada do Campo Grande e o bom ritmo de ataque do Ferrão, o experiente goleiro Valdo não teve chances diante da ofensividade adversária. No segundo tempo, Valdeci faz o 6 a 0. Logo depois, Paulista amplia para o 7 a 0. Roney tira da marcação, manda para Rodrigo que faz o oitavo do Tubarão. Aos 25', Daniel chuta, goleiro Valdo espalma e Roney aproveita o rebote para marcar o 9 a 0. Na prorrogação, aos 46', Raphael recebe na entrada da área e sela o 10 a 0 na estreia do Ferroviário.
O Ferroviário soma três pontos e, por saldo de gols, termina a primeira etapa na liderança. O time do técnico Fernando Filho volta a jogar na próxima quinta-feira (25), quando enfrenta o Crato, no Mirandão, a partir das 20h20. Campo Grande volta a campo na terceira rodada diante do Horizonte, no Romeirão, a partir das 16 horas, no próximo sábado (27).
Por 
Fortaleza, CE

Uso prolongado de computador e celular pode afetar a visão

Uma reclamação está crescendo silenciosamente entre a turma que fica 24 horas grudada, sem desligar dessas novas tecnologias. O uso do celular e do computador em excesso já representa risco para a saúde.
Quem está reclamando são principalmente jovens e adolescentes. De repente, as imagnes  ficam turvas, o olho se acomoda e não conseguem fazer o foco à distância. Parece miopia, mas não é. É abuso de computador, tablet, smartophones. Os olhos sentem o excesso e reclamam.
Isso já aconteceu com você?  Estar assim um bom tempo com o rosto bem perto da tela e aí você tenta olhar alguma coisa distante e vê tudo meio embaçado? Tem sido bem comum. É que o olho da gente está ficando mal-acostumado. Isso é o que os médicos têm chamado de falsa miopia
O estudante Pedro Fialho está como celular quase grudado.

Pedro Fialho. Sempre usei assim.
Bom Dia Brasil: Mas se botar mais de longe dá para ver do mesmo jeito?
Pedro Fialho: Dá.
Bom Dia Brasil. E você está coçando o olho porque já te incomodou?
Pedro Fialho: Sim, é verdade.

Dá também irritação nos olhos. A queixa tem vindo muito de crianças e jovens. Quanto mais tempo com a cara nos eletrônicos, pior. A explicação simplificada é esta: o olho da gente tem um músculo que fica contraído para focar imagens próximas. Para ver de longe ele teria que relaxar, mas com o vício, o músculo demora para se acomodar na posição certa. Aí, leva algum tempo para voltar.
“Não seria caso de óculos e nem de cirurgia, nem de lentes de contato também”, explica Canrobert Oliveira, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Mas se o excesso continuar...
“Acaba que, com o tempo, ele pode desenvolver uma miopia de verdade porque os estudos vão exigindo cada vez mais. O que é fundamental, então?  Controlar o tempo e fazer um pequeno exercicio: olha perto, olha longe, olha perto, olha longe, para que ele destrave esse músculo, para que ele relaxe essa musculatura”, acrescenta o oftalmologista.
Umas 30 repetições pelo menos. Afastar o rosto da tela o máximo possível também é uma boa. A gerente de atendimento Tatiana Vieira vive se policiando. Mas no caso dela, para conseguir relaxar os músculos dos olhos, o médico receitou até um colírio. “Eu pingo à noite, durmo e no dia seguinte vejo que está melhor”, diz Tatiana.
O jornalista Paulo Almeida tinha o costume de ficar deitadão, com tablet, celular, agora é sentado. Deu 50 minutos de eletrônico, ele para tudo. É o tempo ideal. Aí, descansa os olhos e só depois de sentir a vista confortável é que ele se volta de novo para a tecnologia. E já avisou para a chefe para não ter bronca.
 "Eu trabalho com isso, eu estudo e hoje em dia é impossível, não tem como, estar no tablet o tempo todo, respondendo WhatsApp da família, dos amigos, é impossível ficar assim, o negócio é mudar o hábito”, diz Paulo.
Outro conselho dos oftalmologistas é diminuir o tempo no computador para, no máximo, 50 minutos. Depois, também é bom dar uma descansada, caminhar pelo ambiente de trabalho, dar uma desligada, e piscar os olhos várias vezes também ajuda.
g1.globo