22 de setembro de 2018

Advertência ao eleitor cearense sobre compra de votos

Resultado de imagem para compra de votos
O deputado Walter Cavalcante (MDB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, denunciar a compra de votos em municípios do Interior do Estado, onde os eleitores, segundo ele, são tratados como “cabeça de boi”. Tal prática irregular também tinha sido relatada por outros parlamentares na Casa no dia anterior. Com isso, a menos de 20 dias das eleições, o que mais tem sido pregado por deputados, candidatos à reeleição neste ano, é o voto consciente.
Walter alertou para alguns municípios cearenses, sem citar quais seriam eles, que se transformaram em currais eleitorais, a partir da compra e venda de votos. “Estão transformando o eleitor como se ele estivesse num curral onde, ao invés de ser gente, é tratado como cabeça de boi. Eles dizem que ‘meu curral é isso e esse povo vai para onde eu mando’. Queria fazer esse alerta e pedir que não venda o seu voto, que as pessoas possam procurar um deputado que possa representá-lo na Assembleia ou no Congresso, sem vender o voto”.
O deputado relatou, ainda, dando como testemunho as suas andanças, que as pessoas estão “querendo acertar, mas ficam sendo assediadas pelas pessoas que estão com recursos e que estão burlando o processo eleitoral”, enfatizou.
Livre
“Quero pedir mais uma vez, encarecidamente, que as pessoas não vendam o seu voto para que possam, realmente, ter de fato um presidente da República que represente o seu sentimento, a sua vontade de querer ver esse País em desenvolvimento”, assim como deputados e senadores escolhidos conscientemente.
Para a deputada Silvana Oliveira (PR), aparteando o orador, só vamos conseguir virar a página da crise política no Brasil se “verdadeiramente o eleitor votar livre”. Ela defendeu, ainda, que o voto em branco não é a melhor saída para o eleitor que está desacreditado da política. “Não muda em nada, apenas tira você, eleitor, do páreo, do poder de decisão. Que as pessoas se animem e vão lá. Com toda a dificuldade, a nossa democracia ainda é modelo para o resto do mundo”, adverte.

Por Letícia Lima
Blog do Edison Silva
Com informações do Diário do Nordeste

Pela primeira vez, Toffoli assumirá a Presidência no lugar de Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli toma posse no cargo de presidente da Corte.

Doze dias depois de assumir o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) , o ministro Dias Toffoli substituirá o presidente Michel Temer na Presidência da República. Temer viaja no domingo (23) para Nova York (EUA), quando participará da cerimônia de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Será a primeira vez que Toffoli assumirá o Palácio do Planalto. Como o cargo de vice-presidente está vago, a primeira pessoa da linha sucessória no país é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a segunda, o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).
No entanto, a legislação eleitoral impede a candidatura de ocupantes de cargos no Executivo nos seis meses que antecedem as eleições. Dessa forma, se Maia ou Eunício assumissem a Presidência, ficariam inelegíveis e não poderiam disputar as eleições de outubro.
A viagem de Temer está prevista no dia do seu aniversário, quando completa 78 anos.
A Assembleia Geral da ONU está marcada para a terça-feira (25) e está previsto um discurso do presidente brasileiro. Esta será a última vez que Temer vai participar da reunião das Nações Unidas como presidente da República.
Depois da assembleia, está prevista uma reunião bilateral com chefes de Estado ainda a serem confirmados. Também há a perspectiva de reunião dos líderes do Mercosul com os representantes da União Europeia para discussão sobre temas econômicos.
Com informações da Agência Brasil

Bolsonaro ingere alimentos pastosos

Vídeo do Twitter de Jair Bolsonaro
Duas semanas depois de sofrer um atentado, o candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL), começou a ingerir alimentos pastosos em decorrência da recuperação dos movimentos intestinais e teve “ótima aceitação”, segundo boletim médico divulgado nesta tarde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Ele está no hospital desde o dia 7.
Internado em uma unidade semi-intensiva, Bolsonaro permanece sem dor nem sinais de infecção e disfunções orgânicas. De acordo com o boletim, o candidato “evolui com melhora clínica”, recebendo medidas de prevenção de trombose e fazendo exercícios respiratórios, de fortalecimento muscular e períodos de caminhada.

Histórico

Ontem (20), o candidato passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino. Após constatarem febre de 37,7 ºC, os médicos fizeram uma tomografia de tórax e abdômen e os exames mostraram uma “pequena coleção de líquido ao lado do intestino”.
Bolsonaro recebeu uma facada durante ato de campanha no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG). Após ter sido atendido na Santa Casa da cidade, onde chegou a passar por uma cirurgia, ele foi transferido, a pedido da família, para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, na manhã do dia 7.

Vídeo

O candidato do PSL à Presidência postou hoje um vídeo na sua conta no Twitter em que diz que está bem e terá alta até o final deste mês. Ele aparece apenas em plano fechado – quando o destaque da imagem fica no rosto – e usa o que indica ser um pijama listrado de azul.
Sorrindo e balançando o corpo, Bolsonaro agradeceu aqueles que torcem por sua recuperação. “Nunca me senti tão bem na minha vida”, disse. “Até o final do mês estarei de alta, quando juntos enfrentaremos o 7 de outubro [1º turno das eleições].”
Por Camila Boehm
Com informações da Agência Brasil

Álcool matou mais de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, aponta OMS

cerveja
O consumo de álcool foi o responsável pela morte de mais de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, representando uma em cada 20 mortes. O alerta foi divulgado hoje (21) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  O relatório global sobre o consumo global de álcool e suas consequências adversas para a saúde aponta que os homens representam mais de três quartos das mortes. No geral, o uso nocivo do álcool causa mais de 5% das doenças no mundo. 

Segundo a OMS, 28% das mortes relacionadas ao álcool são resultado de lesões, como as causadas por acidentes de trânsito, autolesão e violência interpessoal; 21% se devem a distúrbios digestivos; 19% a doenças cardiovasculares e o restante por doenças infecciosas, câncer, transtornos mentais e outras condições de saúde.

Mundialmente, o álcool foi responsável por 7,2% das mortes prematuras (de pessoas com menos de 69 anos) em 2016. Além disso, 13,5% mortes entre pessoas entre 20 e 29 anos de idade são atribuídas ao álcool.

A estimativa da organização é que 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofram com transtornos relacionados ao consumo de álcool, com maior prevalência entre homens e mulheres na região Europeia (14,8% e 3,5%, respectivamente) e na região das Américas (11,5% e 5,1%, respectivamente). O relatório indica que os transtornos por uso de álcool são mais comuns em países de alta renda.

“O álcool frequentemente fortalece as desigualdades entre e dentro dos países, dificultando a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que exige que as desigualdades sejam reduzidas. Danos provocados por uma determinada quantidade de bebida é maior para os consumidores mais pobres e suas famílias do que para consumidores mais ricos. Este padrão de maior “dano por litro” é encontrado para muitos prejuízos causados pelo álcool”, aponta o relatório.

Consumo
A estimativa da OMS é que 2,3 bilhões de pessoas consumam álcool atualmente. O consumo representa mais da metade da população das Américas, Europa e Pacífico Ocidental.

O consumo médio diário de pessoas que bebem álcool é de 33 gramas de álcool por dia, o equivalente a dois copos (cada um de 150 ml) de vinho, uma garrafa grande de cerveja (750 ml) ou duas doses (cada uma de 40 ml) de bebidas destiladas. A Europa registra o maior consumo per capita do mundo, embora esse tenha diminuído em mais de 10% desde 2010. 

O estudo aponta que, nas regiões da África, Américas, Mediterrâneo Oriental e Europa, a porcentagem de consumidores diminuiu desde 2000. No entanto, aumentou na região do Pacífico Ocidental de 51,5% em 2000 para 53,8% hoje e permaneceu estável no sudeste da Ásia.

Perfil
Em todo o mundo, 27% dos jovens com idade entre 15 e 19 anos consomem álcool atualmente. As taxas de consumo são mais altas entre os jovens de 15 a 19 anos na Europa (44%), seguidas das Américas (38%) e do Pacífico Ocidental (38%). Globalmente, 45% do total de álcool é consumido na forma de bebidas alcoólicas. A cerveja é a segunda bebida em termos de consumo puro de álcool (34%), seguida do vinho (12%).

Por outro lado, o estudo indica que mais da metade (57% ou 3,1 bilhões de pessoas) da população global com 15 anos ou mais se absteve de consumir álcool nos últimos 12 meses.

A perspectiva da OMS é que até 2025, o consumo total de álcool per capita em pessoas com 15 anos ou mais de idade aumente nas Américas, no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental. 

“É improvável que isso seja compensado por quedas substanciais no consumo nas outras regiões. Como resultado, o consumo total de álcool per capita no mundo pode chegar a 6,6 litros em 2020 e 7,0 litros em 2025, a menos que as tendências crescentes de consumo de álcool na Região das Américas e no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental sejam interrompidas e revertidas”, afirma o relatório.

O consumo de álcool entre as mulheres diminuiu na maioria das regiões do mundo, exceto nas regiões do sudeste asiático e do Pacífico Ocidental, mas o número absoluto de mulheres que bebem atualmente aumentou no mundo.

Ao todo, 95% dos países têm impostos sobre o consumo de álcool, mas menos da metade deles usa outras estratégias, como a proibição de vendas abaixo do custo ou descontos por volume. A maioria deles tem algum tipo de restrição à publicidade de cerveja, com proibições totais mais comuns para televisão e rádio, mas menos comuns para a internet e mídias sociais.

Por Heloisa Cristaldo
Com informações da Agência Brasil

Éderson decide, Fortaleza bate Vila Nova e volta a vencer na Série B

Resultado de imagem para Éderson decide, Fortaleza bate Vila Nova e volta a vencer na Série B
Com dois gols do atacante Éderson  e com um jogador a mais desde o início do segundo tempo, o Fortaleza quebrou a série negativa de quatro jogos sem vitórias ao bater o Vila Nova por 2 a 0,  nesta sexta-feira, na Arena Castelão, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Fortaleza se garantiu mais uma vez na primeira colocação, com 50 pontos, contra 43 do Vila Nova, que acabou deixando o G-4 na rodada e estacionando na quinta posição.
O Vila Nova fez jus ao fato de ter a melhor defesa do campeonato e anulou os pontos fortes do Fortaleza durante o primeiro tempo. O time cearense esbarrou na marcação adversária e só teve poucas oportunidades de abrir o placar. Em uma delas, Gustavo chutou fraco para a defesa de Rafael Santos.
Apesar de uma postura mais defensiva, o Vila Nova criou as principais jogadas de perigo. Em cruzamento milimétrico de Lucas Braga, Alex Henrique recebeu com o gol aberto, mas pegou mal de cabeça e jogou a bola pela linha de fundo. Marcelo Boeck apenas torceu para não entrar.
O equilíbrio, no entanto, traduziu os primeiros 45 minutos de duas equipes que brigam diretamente pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
O panorama do segundo tempo não mudou muito, até que Gaston Filgueira colocou tudo a perder. O lateral fez falta dura em Marcinho e acabou expulso. Com um a menos, Hemerson Maria resolveu mexer no time e colocou Hélder na vaga de Alan Mineiro.
O Fortaleza só foi aproveitar a superioridade numérica quando Rogério Ceni colocou Éderson na partida. O atacante abriu o placar aos 37 minutos, em cobrança de pênalti, marcado após chute de Rodolfo, que carimbou a mão de Hélder.
E ainda deu tempo de fazer o segundo. Aos 42 minutos, em bela jogada de contra-ataque do Fortaleza, Marcinho tocou para Gustavo, que serviu Éderson. O atacante pegou de primeira para dar números finais ao duelo.
Na próxima rodada, o Fortaleza enfrenta o São Bento na terça-feira, às 19h15, na Arena Castelão, na capital cearense. Na sexta-feira, às 21h30, o Vila Nova recebe o Guarani no Serra Dourada, em Goiânia (GO).
FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA 2 X 0 VILA NOVA
FORTALEZA – Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Adalberto e Bruno Melo; Felipe, Marlon (Éderson) e Dodô (Derley); Romarinho (Rodolfo), Gustavo Henrique e Marcinho.Técnico: Rogério Ceni.
VILA NOVA – Rafael Santos; Moacir, Naylhor, Diego Giaretta e Gastón Filgueira; Geovane, Wellington Reis, Alan Mineiro (Hélder) e Mateus Anderson (Washington); Alex Henrique (Rafael Silva) e Lucas Braga. Técnico: Hemeson Maria.
GOLS – Éderson, aos 37 e aos 42 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Emerson de Almeida Ferreira (MG)
CARTÕES AMARELOS – Geovane e Hélder (Vila  Nova)
CARTÃO VERMELHO – Gastón Filgueira (Vila Nova)
RENDA - R$ 242.821,00
PÚBLICO –  27.554 torcedores
LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo