9 de agosto de 2018

Brasil bate recorde de mortes violentas em 2017

Resultado de imagem para Brasil bate recorde de mortes violentas em 2017, AGENCIA BRASIL
Apenas em 2017, o Brasil registrou 63.880 mortes violentas, o maior número de homicídios da história recente do país. Os dados indicam que foram assassinadas 175 pessoas por dia, registrando elevação de 2,9% em comparação a 2016. A taxa é de 30,8 mortes para cada 100 mil habitantes.
Os dados fazem parte do 12º Anuário de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (9), em São Paulo, durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Rio Grande do Norte (68) registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, seguido por Acre (63,9) e Ceará (59,1).
As menores taxas estão em São Paulo (10,7), seguida de Santa Catarina (16,5) e Distrito Federal (18,2).
De acordo com o levantamento, o número de homicídios dolosos cresceu 2,1%, ao atingir os 55.900. As lesões corporais seguidas de morte totalizaram 955, com crescimento de 12,3%. Já os latrocínios caíram 8,2% e foram 2.460.

Violência policial

O número de policiais mortos reduziu 4,9%, chegando a 367. Na contramão, o número de pessoas mortas em intervenções policiais registrou aumento de 20%, com 5.144 casos em 2017.

Violência contra a mulher

Os indicadores mostram ainda que os estupros aumentaram 8,4%, chegando a 60.018. Os casos de feminicídio totalizaram 1.133.
Em 2017 foram registrados 221.238 casos de violência doméstica, uma média de 606 por dia. Também houve crescimento no número de mulheres vítimas de homicídio (6,1%), chegando a 4.539.

Armas de fogo

No ano passado, foram apreendidas 119.484 armas de fogo. Dessas, 94,9% não eram cadastradas no sistema da Polícia Federal (Sinarm). Entre as armas legais apreendidas, 13.782 tinham sido perdidas, extraviadas ou roubadas – o que equivale a 11,5% das armas apreendidas no período.

Desaparecimentos

Os dados do estudo contabilizam 82.684 registros de pessoas desaparecidas apenas em 2017.

População carcerária

De acordo com o anuário, a população carcerária brasileira era de 729.463 pessoas em 2016 - 689.947 no sistema penitenciário e 39.516 sob custódia das polícias. O estudo mostra ainda o déficit no sistema prisional que contava com 367.217 vagas, o que resulta em duas pessoas presas para cada vaga.
Por Flávia Albuquerque
Com informações da Agência Brasil

3,5 mil gestores do Ceará têm contas rejeitadas e não podem registrar candidatura, segundo TRE

Resultado de imagem para 3.586 gestores têm contas rejeitadas pelo TSE e não podem registrar candidatura
O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) divulgou, nesta quarta-feira (8), lista com 3.586 gestores do Ceará que tiveram contas rejeitadas em decisão definitiva. Todos os 184 municípios do Ceará têm gestores listados. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não constar na lista é um dos critérios para ter a candidatura registrada para as eleições de 2018.

De acordo com advogados especialistas em direito eleitoral consultados pelo G1, a inegibilidade de um gestor 'ficha suja' só se configura se a desaprovação das contas se der por ato de improbidade administrativa. Isso significa que mesmo os integrantes da lista podem pedir registro de candidatura, que vai ser analisado pela Justiça Eleitoral que decide indeferir ou não, o pedido de registro.


A relação foi encaminhada à Justiça Eleitoral, em cumprimento à Lei Federal nº 9.504/1997, contendo responsáveis por Contas rejeitadas pelo TCE Ceará no período de 15 de agosto de 2010 até esta terça-feira (7). O presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, entregou o documento à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).

Segundo o TCE, do total de 6.389 processos, 54 são referentes a recursos estaduais. Dos 3.586 gestores, 1.460 têm indicação de nota de improbidade administrativa.

Ano passado, o TCE aderiu ao Convênio nº 1/2017, celebrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para que fosse realizado o exame das contas partidárias.

Quem teve a conta rejeitada não pode concorrer a cargo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Com informações do G1 CE

No PV, Ceará encurrala o Santos, abre o placar, mas cede empate no fim


Em partida antecipada da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará empatou em 1 a 1 contra o Santos, no Estádio Presidente Vargas. Em partida amplamente dominada pelo Vovô, Arthur abriu o placar aos 32 minutos, após contra-ataque veloz com participação de Calyson e assistência de Leandro Carvalho. O empate do Peixe veio nove minutos depois com Jean Mota.

“Foi uma das minhas melhores partidas pelo Ceará. Felizmente, eu pude ajudar mais uma vez. Não vencemos pelo detalhe, pois fomos superiores, criamos bastante, mas só conseguimos marcar uma vez. Nós estamos jogando bem; não tem cabeça baixa. Encaramos um time qualificado e temos que valorizar esse ponto”, avaliou Arthur. 

No próximo sábado, 11/08, às 16h, o Ceará retorna ao PV para o duelo contra o Atlético/PR. Os ingressos para o confronto estarão à venda, nas lojas oficiais do clube, a partir da manhã dessa quinta-feira, 09/08. Os ingressos para a torcida do Vovô custarão R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).

Com informações do cearasc.com

Catarinense de 96 anos trabalha há 80 na mesma empresa

Orthman trabalha na RenauxView desde 17 de janeiro de 1938. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
No dia 17 de janeiro de 1938, o catarinense Walter Orthmann, de Brusque, começou a trabalhar nas Indústrias Renaux S/A — hoje, RenauxView. Passados mais de 80 anos, ele continua sendo funcionário da empresa, mesmo tendo chegado aos 96 anos de idade. Sua carreira longeva chamou a atenção do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que vai homenageá-lo com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, na próxima terça-feira, dia 14.
“Aos 15 anos, já comecei a trabalhar na empresa, na expedição. Depois de um ano, fui para o escritório como office boy”, conta Orthmann. Depois disso, foi designado para área de faturamento da empresa onde ficou alguns anos. Há 60 anos, trabalha na área comercial da empresa, dando expediente todos os dias das 11h às 17h.
“Depois de um tempo, eu parei de viajar para fazer as vendas e passei a ficar em Brusque, auxiliando as pessoas que fazem isso. Hoje, eu ainda atendo alguns clientes que fazem questão de comprar comigo”, ressalta o trabalhador, que mesmo tendo se aposentado aos 58 anos, não quis saber de ficar em casa. “Nunca pensei em sair, aqui é uma empresa muito boa, aqui nós somos uma família e quem está aqui não quer sair. Mesmo quando eu era mais novo, nunca me interessei por sair daqui. Por que vou sair se estou bem aqui?”, diz.
Rotina inclui uma hora e quarenta minutos de exercícios diários
“Pretendo trabalhar até quando a saúde me ajudar. Trabalhar me dá saúde. Se eu não estivesse mais trabalhando, não estaria vivo. É muito bom para mim, faz muito bem”, afirma. Outra atividade que ele não quer parar, é a ginástica. “Faço exercício todo dia, 40 minutos de manhã e 1 hora à noite, fazendo bicicleta. Nada de ficar parado, precisamos nos movimentar.”
Orthmann mostra o certificado do Guinness: é a pessoa que há mais tempo trabalha em uma mesma empresa. Foto: Roberto Sander / Estadão
Além da homenagem do TST, o catarinense coleciona prêmios. Há dez anos, conquistou o recorde brasileiro, reconhecido pelo RankBrasil, ao completar 70 anos de trabalho na mesma empresa, e integra o Guinness World Records com o título mundial na categoria Mais Longa Carreira em uma Mesma Empresa. “É muito gostoso ser homenageado e reconhecido, mas trabalhar é melhor.” 
Com informações do Estadão

Esporte Interativo encerra canais na TV e transmissões vão para TNT e Space

Resultado de imagem para esporte interativo
Através de suas redes sociais, os canais Esporte Interativo anunciaram, nesta quinta-feira, que deixarão de existir em todas as operadoras de TV por assinatura no próximos 40 dias.
O grupo Turner, afiliado ao AT&T, no entanto, afirmou que a programação de futebol nacional e internacional serão transmitidas nos canais TNT e Space, que pertencem ao grupo que comanda o Esporte Interativo.
O comunicado não informa se funcionários serão demitidos. O grupo afirma que seguirá com as transmissões da Liga dos Campeões e também o Campeonato Brasileiro a partir de 2019 até 2024.
A emissora, no entanto, deixou claro que deixará de transmitir algumas competições 'que nos orgulhamos muito durante os últimos anos', mas sem dizer quais são os torneios.
As redes oficiais do grupo, que são muito fortes e contam com mais de 20 milhões de seguidores, continuarão funcionando. A tendência é que alguns programas migrem para o Facebook, por exemplo.
Confira a nota oficial do Esporte Interativo
Canais Esporte Interativo têm os direitos da Liga dos Campeões
"Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.
Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.
Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto! 
 Com informações do Ig Esportes