28 de setembro de 2013

Com gol no fim, Fortaleza vira sobre o Luverdense e assume a liderança

                           
Fortaleza vence Luverdense de virada (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Fortaleza vence Luverdense de virada (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)





















O  jejum chegou ao fim. Após seis jogos de tabu, o Fortaleza venceu Luverdense na tarde deste sábado, no Estádio Presidente Vargas e chegou aos 30 pontos no Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Tozin abriu o placar para os visitantes na primeira etapa, mas Assisinho deixou tudo igual no segundo tempo. O gol da vitória saiu aos 46 minutos, com um chute de fora da área de Eduardo Luiz.
O resultado dá ao Tricolor do Pici a liderança momentânea da competição. O Luverdense estaciona nos 28 pontos, mas cai para a quinta posição, perdendo no saldo de gols para o CRB. Na próxima rodada, o Luverdense tem mais um desafio fora de casa. A equipe do Mato Grosso vai a Mossoró (RN), enfrentar o Baraúnas, próximo domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, às 19h, o Fortaleza enfrenta o Cuiabá, também fora de casa, no Estádio Presidente Dutra.
Fortaleza começa melhor, mas Luverdense sai na frente
A partida começou com o Fortaleza dominando a posse de bola. No entanto, poucas chances foram criadas nos primeiros minutos do jogo. Somente aos 16 minutos, Braga quase marca contra ao entar interceptar cruzamento de Waldison. A equipe visitante respondeu aos 23 em cobrança de falta de Washington. Flávio, que estreava na equipe titular na vaga de João Carlos, espalmou. Quando o Luverdense começava a se mostrar mais presente no ataque, Luiz Carlos Martins resolveu agir e partir para cima. O técnico do Tricolor sacou o volante Heleno para a entrada do meia Guaru.
Em um primeiro momento, a mexida parecia surtir efeito, pois Guaru cruzou para o arremate de cabeça de Assisinho, artilheiro da Série C, nas mãos de Gabriel Leite. No entanto, o Luverdense soube aproveitar as brechas na defesa do Leão e abriu o placar com Tozin. O único atacante da equipe mato-grossense aproveitou com precisão cruzamento de Washington. Precisando da vitória para manter vivas as chances de classificação para o mata-mata, o Fortaleza partiu para tentar furar a fechada defesa do Luverdense. Mais uma vez Guaru levou perigo, cobrando falta na trave do goleiro Gabriel Leite.
A derrota parcial deixava o Leão do Pici em maus lençóis na classificação do Grupo A. Assim, so restava o Tricolor uma alternativa: partir com tudo para o ataque. No intervalo, Luiz Carlos Martins promoveu a estreia de Robert, mais um atacante para o Fortaleza tentar o empate. O estreante teve boa chance de deixar tudo igual no marcador. O atacante matou no peito, girou dentro da área, mas desperdiçou a oporunidade chutando para fora.
Pressão dá resultado
De tanto insistir, o Fortaleza conseguiu furar o bloqueio do Luverdense. após cobrança de escanteio feita por Guaru, Charles subiu mais alto que todo mundo e escorou para Assisinho empatar com um belo arremate de voleio. O gol animou o Leão, que partiu para cima em busca da virada, e a torcida que tranformou o PV em um caldeirão. A jogada aérea parecia ser a chave do sucesso tricolor. Desta vez, Eduardo Luiz escorou de cabeça após escanteio e obrigou Gabriel Leite a fazer boa defesa.
Enquanto o fortaleza seguia pressionando, o Luverdense ficava cada vez mais fechado, tentando explorar os contra-ataques. O Fortaleza acabou premiado com a busca pelo gol. O zagueiro Eduardo Luiz arriscou um chute de fora da área no fim da partida, aos 46 minutos do segundo tempo e conseguiu marcar. O gol levou os mais de 13.000 torcedores do Fortaleza presentes no Pv à loucura e deu ao Leão do Pici, a liderança do Grupo A.
Por Fortaleza

Fortaleza o Gigante Tricolorido do Nordeste. Vem com a gente!

                        
O Fortaleza segue na luta pela classificação à segunda fase da Série C, a que irá definir os clubes que ascenderão à segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2014. E hoje à tarde o Leão faz o jogo mais importante até aqui. Tricolor encara o Luverdense com a obrigação de vencer. 

Durante a semana muito se conversou sobre a importância desse jogo na vida do Leão, pois se trata de um adversário ao qual nunca vencemos e que está um ponto à nossa frente na classificação. Portanto também está na briga por uma das quatro vagas. 

Jogadores como Eduardo, Heleno, Robert e Adriano, além do técnico Luiz Carlos Martins estiveram conversando com a imprensa durante a semana, quando todos enfatizaram que será o jogo da vida do Fortaleza, oportunidade em que pediram o apoio da torcida, pois só quem está lá dentro, numa disputa decisiva onde não se pode errar, sabe a importância do incentivo vindo das arquibancadas. 

Em meio ao disse me disse dessa semana decisiva, surgiram comentários de menosprezo ao Fortaleza por parte de pessoas ligadas ao adversário, fato que não abalou ao comando leonino: “Nós não vamos responder ninguém. Vamos respeitar como sempre respeitamos os adversários, e se tiver de dar alguma resposta essa tem que ser no jogo, dentro de campo, lutando pelo nosso objetivo que é a vitória”, analisou o técnico Luiz Carlos Martins. 

Uma vitória contra o Luverdense na tarde de hoje no PV, além de levar o Tricolor de Aço de volta ao G-4, deixa o time do Centro Oeste que é um concorrente direto em dificuldades, tendo em vista que o adversário conquistou apenas dois pontos nos últimos três jogos. 

Para a decisão de hoje à tarde Luiz Carlos Martins levou 22 jogadores para a concentração. Assisinho está de volta, Robert e Adriano devem fazer suas estreias. Portanto VEM COM A GENTE, torcedor, o momento é de unir forças em prol do Tricolor de Aço. Mostre a sua força e o seu amor pelo Leão, pois ele precisa de você pra voltar à Série B. 

Fortaleza e Luverdense se enfrentam a partir das 16 horas, no Estádio Presidente Vargas. 



Prefeito Cearense reduz próprio salário e do secretariado municipal





























Diante o cenário de redução e economia nos cofres públicos, por medidas adotadas pelo Governo Federal, reduzindo impostos e gerando a queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o prefeito do município de Guaiúba, Kaio Holanda, reduziu do próprio salário 5% no total de seus vencimentos, a fim de diminuir os gastos da folha. Além do prefeito, todo o primeiro escalão como vice-prefeita, secretários municipais, Controle Interno, Procuradoria e Chefe de Gabinete, também foram reduzidos.
Além da redução nos salários, o prefeito tomou outras medidas administrativas imediatas, como a suspensão de vantagens, aumento, reajuste ou adequação ao plano de carreira que irá onerar o município, criação de cargo, emprego ou função pública, contratação de hora-extra, concessão de licença prêmio, dentre outras medidas.
“Dá impressão que a redução é porque os salários do prefeito, vice e secretários eram muito altos, mas já eram os mais baixos até então. É um problema financeiro devido a muitas inaugurações de obras com verbas do governo federal, e os municípios são afetados com a redução do repasse, por isso, para não haver exoneração tomei esta primeira medida com o objetivo de da redução”, argumenta o prefeito Kaio Holanda.
Os Secretários Municipais também deverão adotar as medidas de contenção de gastos em suas Secretarias, reduzindo em 10% o consumo de água e luz, e em 30% das autorizações de viagens municipais eintermunicipais. A medida retroage os efeitos financeiros a 1º de outubro deste ano.

Assessoria de Imprensa

Fonte: jmunicipios.com

Twitter implementa ferramenta para incorporação de tuítes com fotos


Usuários podem interagir com o tweet incorporado como fazem no aplicativo, dar respostas, favoritar, seguir a pessoa que o publicou e retuitar (Foto: Reprodução/Twitter)
O Twitter anunciou nessa quinta-feira (26) uma atualização para o seu recurso que permite incorporar tweets com fotos em sites.
A ideia é facilitar a interação entre usuários e o responsável pelo tweet, ampliando o uso da plataforma para além do aplicativo – além de destacar as imagens. ”Agora, ambas as fotos em retrato e paisagem tem mais espaço para mostrar seus pixels quando os tweets são incorporados online”, disse o gerente de produtos da empresa, Brian Ellin, em um post no blog.
De acordo com Ellin, quando o usuário clica em cima da imagem pode ver mais informações sobre ela e “descobrir mais sobre a conversa por trás do tweet”.
O usuário pode interagir com o tweet incorporado como faz no aplicativo, dar respostas, favoritar, seguir a pessoa que o publicou, retuitar.
 IDG Now!

IPI de móveis e linha branca subirá abaixo do previsto em outubro

O secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, informou nesta sexta-feira (27) que  o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos produtos da linha branca e dos móveis, reduzido no ano passado, voltará a subir a partir de 1º de outubro, porém abaixo do previsto anteriormente.
IPI linha branca (Foto: Editoria de Arte/G1)
A previsão era que os produtos voltassem a ter as alíquotas originais a partir da próxima terça-feiraO governo, no entanto, vai "fatiar" essa alta, com uma elevação menor do IPI até 31 dezembro.
"O governo observou que economia no segundo semestre está apresentando um bom comportamento. As vendas estão indo bem, a produção está indo bem e o nível utilização de capacidade instalada está regular", disse Holland sobre a decisão de recomposição de parte das alíquotas, após participar de uma reunião entre o Ministério da Fazenda e representantes do setor varejista e de eletroeletrônicos.
Segundo o secretário, uma nova alta das alíquotas a partir de 2014 ou a manutenção delas no patamar anunciado nesta sexta será "uma discussão posterior".
secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Ssecretário de política econômica do Ministério da
Fazenda, Márcio Holland (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Em junho, o governo federal anunciou um reajuste gradual das alíquotas do IPI  de produtos da linha branca (com exceção de máquinas de lavar, que permanece em 10%) no decorrer deste ano, que retornariam ao patamar original a partir de outubro.
Novas alíquotas
No caso de geladeiras e refrigeradores, a alíquota era de 5% até o fim de janeiro, passou para 7,5% em fevereiro, 8,5% em julho e a programação é que ela seria elevada para 15% a partir de outubro. Entretanto, segundo informou o Ministério da Fazenda, ela será elevada para 10% até dezembro deste ano.
Para os tanquinhos, o IPI estava em zero no ano passado, subiu para 3,5% em fevereiro e, em julho passou para 4,5%. A previsão era de retornasse a 10% a partir de terça-feira, mas ficará em 5% até o final do ano.
Já os fogões terão sua alíquota original, de 4%, retomada.Para as máquinas de lavar, a alíquota atual de 10% continuará sendo definitiva. Antes do início das reduções do IPI, a alíquota para os itens era de 20%.
Vale lembrar, porém, que o benefício só vale para os produtos com eficiência energética "A".
No caso dos móveis e painéis, a alíquota, que estava em zero até o fim de janeiro, subiu para 2,5% em fevereiro, 3% em julho e a previsão é que retornaria para 5% a partir de outubro. Entretanto, Holland informou que ela avançará para 3,5% entre outubro e dezembro.
O governo não deu detalhes sobre como ficarão as alíquotas para luminárias e papel de parede, cujos benefícios também estão previstos para encerrar no final de setembro.
Fabricantes dizem que novas alíquotas devem ser definitivas
Lourival Kiçula, presidente da Eletros (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Lourival Kiçula, presidente da Eletros
(Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Segundo Lourival Kiçula, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), os presentes ao encontro receberam a indicação de que essas alíquotas para linha branca não deverão sofrer novas altas após o final do ano e ficarão "em definitivo".
Embora tenha recomendado que os consumidores aproveitem o último fim de semana de IPI menor para fazer as compras, Kicula considerou as alíquotas abaixo do original uma conquista importante. “Se o fogão é essencial e é 4%, não tinha sentido a lavadora e a máquina de lavar não ser tão essencial quanto”, disse.
O setor negocia agora a inclusão de mais eletrodomésticos na lista do programa  Minha Casa Melhor, que oferece crédito e condições de financiamento mais vantajosas para a compra de móveis e eletrodomésticos.
"Estamos estudando a medida, mas ainda não há decisão da parte do governo", disse Holland.
Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo

Piauí 2050, o futuro que a gente quer



Um Piauí visto na projeção para 2050 está levando técnicos do governo com apoio da sociedade organizada a estabelecer metas para um estado que queremos. Através de oficinas temáticas em eixos de desenvolvimento humano e estrutural aconteceu em Parnaíba nesta quinta-feira (26), no auditório da FIEPI, o primeiro de uma serie de fóruns para tratar do assunto. 

 Fonte:  TV Delta

Quatro anos sem o ilustre parnaibano, o engenheiro Alberto Silva

Alberto Tavares Silva
Hoje completa quatro anos sem o ilustre parnaibano, o engenheiro Alberto Silva.

Alberto Tavares Silva, da turma de 1941 da UNIFEI, ocupou um grande número de cargos públicos, sempre se destacando como um grande profissional da Engenharia. Foi Engenheiro-Chefe de Transportes Elétricos da Estrada de Ferro Central-Parnaíba-PI; DiretorTécnico da Cia. Luz e Força de Parnaíba-PI; Diretor-Técnico, Superintendente e Presidente da Cia. de Eletricidade Central em Fortaleza-CE; e Presidente da EBTU em Brasília-DF.

Na política, iniciou sua carreira como Prefeito de sua cidade natal, Parnaíba-PI, em 1948. Posteriormente foi Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador do Estado do Piauí por duas vezes, Senador também por duas vezes e novamente Deputado Federal, além de Conselheiro da República. No Senado, presidiu as Comissões de Minas e Energia e de Serviços de Infraestrutura. Na Câmara, era titular da Comissão de Viação e Transportes. E sempre fez questão de enfatizar que era um engenheiro na política e não um político engenheiro.


Orgulhava-se muito da formação que recebeu em Itajubá. Em 22 de novembro de 2003, cumprindo mandato de Senador, acompanhado de sua esposa D. Florisa Silva e de sua filha Susana, participou de solenidade realizada no Campus da UNIFEI, promovido pelo "1º. Encontro das Ex-alunas", em comemoração aos 90 anos da instituição. Naquela oportunidade, aos 85 anos de idade, fez um belíssimo discurso, do qual transcrevemos o seguinte trecho:

"Foram inúmeros e oportunos momentos em que eu tive que ser o engenheiro de Itajubá e, graças ao bom Deus e a esta Escola, eu tive a felicidade de resolver tantos problemas neste país, em tantos lugares e em tantas circunstâncias, de São Paulo ao Amazonas, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e em qualquer outro lugar deste País. Mas, muito mais importante talvez, eu considere o fato de ter colocado metrô em Teresina. E quando fui Presidente da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, fui responsável pela ampliação dos metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e do Rio Grande do Sul, pela melhoria dos transportes em muitos outros lugares e pela eletrificação do Estado do Ceará. Aproveitando aquelas aulas do Richard Bran, ao fazer o motor Diesel trabalhar na rede elétrica, fazer um acoplamento de uma termoeletricidade com a hidroeletricidade, e fiz isso tantas vezes no Ceará, entrando com as usininhas dos açudes na rede para reforçar aquilo que ainda não existia por lá, que era a energia no nordeste. Trouxemos a energia de Paulo Afonso até a capital do Ceará e daí a levamos ao Estado do Piauí e fizemos a linha de transmissão mais longa daquela época. E para isso tivemos que usar tudo aquilo que aprendemos com o Bran, o Lindenbein, com Elcio, João Luiz, Luiz Goulart e tantos outros que nos ensinaram a pensar e resolver problemas.”

Naquela oportunidade, comunicou ter apresentado e aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei que institui o dia 23 de novembro como o Dia do Engenheiro Eletricista, redigido em co-autoria com o então Deputado José Roberto Arruda.

Dias depois, na tribuna do Senado, fez um extenso relato da solenidade presenciada em Itajubá, do qual vale destacar: "Estavam lá mais de 200 ex-alunos e ex-alunas, principalmente ex-alunas. Tive a oportunidade de verificar a ideia de Theodomiro Santiago, que, usando quase todo o dinheiro de sua família, que era rica, comprou uma escola de engenharia, com laboratórios completos de mecânica, engenharia hidráulica, elétrica e civil, e instalou-a na pequena cidade de Itajubá, ao lado de um belo rio. Rapazes de todo o País lá estudavam, e tive a honra de ser um de seus alunos.

Na comemoração dos seus 90 anos, cheguei à conclusão de que aquela Escola tem alma e quem ali estuda tem a vontade de ver o País crescer, de estudar para o bem do Brasil. Todos os seus ex-alunos estão reunidos em uma Associação. Creio que é a única escola brasileira que tem uma Associação de ex-alunos com dirigentes em vários cantos do país. É algo inédito. (....) Eu senti o pulsar daquele gesto de brasilidade de Theodomiro Santiago, que criou uma escola que hoje é a Universidade Federal de Itajubá. “Os estudantes que quiserem aprender Engenharia com a brasilidade que acompanha o ensino daquela Universidade devem ir a Itajubá, no sul de Minas, e serão bem-sucedidos."

Em 23 de novembro de 2005, durante a comemoração do 92º. aniversário da Universidade Federal de Itajubá, o Senador  Alberto Silva retornou a Itajubá para receber o Diploma de Embaixador da UNIFEI, com a missão de atuar na diplomacia, como parceiro e conselheiro do Reitor e de outras lideranças da universidade, título este que tem por objetivo homenagear ex-alunos que, através de suas competências, atuações profissionais e políticas, têm contribuído para o desenvolvimento do País.

Na cerimônia, que contou com a participação de muitas autoridades e de toda a comunidade acadêmica, estava presente o seu amigo e também piauiense Senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o "Mão Santa", que em seu discurso discorreu sobre a carreira política e de engenheiro do Senador Alberto Silva, ressaltando o grande avanço de seu estado na área da educação, durante seus mandatos como governador. E declarou: "Somente a partir do seu governo, com a criação de Universidade e outras instituições de ensino em Teresina, os piauienses não mais se viram obrigados a deixar o seu estado para completar seus estudos".
Por sua história de vida, construindo um Brasil melhor com muito trabalho e amealhando amigos e admiradores por onde passou, é que a notícia de seu falecimento causou grande comoção, especialmente no meio político e entre seus amigos e colegas da UNIFEI.

No dia de seu falecimento, 28 de setembro de 2009, Heráclito Fortes (DEM-PI), 1º Secretário do Senado, assim se pronunciou, destacando as qualidades do Deputado e ex-Senador, que governou o Piauí por dois mandatos: "Alberto Silva mudou a mentalidade do Piauí, fazendo dois governos modernos, arrojados e de grandes realizações. O Brasil não pode esquecer que foi por intermédio dele que o país passou a buscar, com o biodiesel, alternativas para o petróleo."


jornaldaparnaiba

por