25 de novembro de 2015

Danilo Forte quer incluir municípios em portaria que libera Garantia-Safra a agricultores

danilo forte seguro safraO deputado Danilo Forte (PSB-CE) pediu nesta quarta-feira, 25, ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, a inclusão dos municípios de Apuiarés, São Luís do Curu, General Sampaio, Paramoti e Pentecoste na Portaria 51 do Ministério que libera os benefícios do Garantia-Safra aos agricultores que aderiram ao Programa e que foram atingidos pela estiagem que castiga o Ceará.
Publicada no último dia 13 de novembro, a Portaria 51 que autoriza o pagamento dos benefícios do Garantia-Safra relativos à colheita de 2014 e 2015 não incluiu os cinco municípios cearenses. Os municípios incluídos na legislação ministerial se deu após um cruzamento de dados repassados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelas empresas estaduais de assistência técnica e de extensão rural.
Na oportunidade, o parlamentar pediu ao ministro Patrus que novos dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Emartece) e dos agricultores dos quatro municípios possam ser coletados para atestar a situação de seca prolongada que vem afetando a produção local. Pelo menos, há cinco anos não chove regularmente na região.
Ceará Agora

Policiais militares realizam parto dentro de viatura

01 Policiais militares realizam parto dentro de viatura - 25.11 (1)Policiais militares do Comando de Policiamento Comunitário (CPCom), que realizavam patrulhamento na viatura RD 1291, na madrugada desta quarta-feira (25), auxiliaram no parto de uma criança, por volta de 4h30min. Os PMs foram acionados para a ocorrência quando percorriam pela Avenida Osório de Paiva, bairro Canindezinho, em Fortaleza.
Ao serem informados por populares de que uma mulher grávida estava em trabalho de parto em sua residência, na Rua Marcelo Santa Fé, os policiais se deslocaram ao imóvel. Lá, colocaram na viatura a gestante, Samara Idaleide Silva Soares (21), e sua mãe.
Os policiais seguiam em direção ao Hospital da Mulher quando Samara deu à luz a criança dentro da viatura. Mikaela, como foi batizada, nasceu com 3,175kg e aparentemente saudável. Mãe e filha receberam os primeiros atendimentos das mãos dos policiais militares. Ao chegarem à unidade hospitalar, foram socorridas por profissionais da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fixada no local.
A ação dos policiais foi fundamental para Mikaela nascer em segurança. Os militares que participaram da ação foram os soldados Queiroz, Fabiano e Fernandes. Eles informaram que pretendem visitar a menina e ter notícias sobre seu estado de saúde. Para o soldado Queiroz, “foi uma emoção muito grande, pois, vem logo na memória o nascimento do meu filho”, declara sobre a sensação de ter contribuído para o nascimento da menina.
Ceará Agora

Terremotos violentos balançam cidades do Norte do Brasil

Um forte terremoto foi registrado na noite dessa terça-feira (24) na região de Ibéria,  Peru, na fronteira com o Brasil. Segundo o site APOLO 11, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude de 7,6 na escala Richter. No Acre, em diversas cidades as pessoas abandonaram os prédios, provocando um certo tumulto, o abalo também foi sentido em Manaus /AM. É importante salientar que abalos de forte intensidade naquela região fronteiriça são bastante comuns e ocorrem devido à subducção da placa de Nazca, que mergulha abaixo da placa sul-americana a uma velocidade de 70 milímetros por ano. Entre a fossa Chile-Peru, até a costa oeste do Peru, a placa de Nazca é sismicamente ativa até profundidades de cerca de 200 km, se tornando praticamente estável até o leste do Peru a profundidades entre 200 e 500 km.
1
Entretanto, abaixo da fronteira entre Peru e Brasil, a placa de Nazca se torna novamente ativa entre 500 e 650 km de profundidade e foi justamente ali que ocorreu a ruptura observada na terça, provocando dois fortes abalos de 7.6 magnitudes. Estudos geológicos mostram que a parte profunda da placa de Nazca, na qual os terremotos ocorreram, levou cerca de 10 milhões de anos para mergulhar sob a placa da América do Sul.

 Climatologia

Policiais em Quixadá se emocionam ao cumprirem mandado de prisão contra idosa de 80 anos

12299116_1045733105466559_2035614816731536021_n
Idosa está presa, mesmo doente e com 80 anos de vida correta, por causa que o filho deixou de pagar pensão a um menor.
Uma idosa de 80 anos passou por uma experiência terrível nesta terça-feira, 24, em Quixadá, quando recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Regional de Polícia Civil deste município.
Contra ela havia um mandado de prisão por pensão alimentícia.
O filho da idosa mudou-se para São Paulo e deixou de pagar a pensão do próprio filho. Ele não manteve mais contato e a “Justiça” acabou lançando a responsabilidade para a idosa que, mesmo tendo passado 80 anos da vida sem cometer uma única irregularidade ou crime de qualquer natureza, acabou atrás das grades.
Doente, sentindo fortes dores nos ossos da bacia e muito pobre, ela foi recolhida quando estava em casa por uma viatura e está presa na Delegacia de Quixadá, onde clama por ajuda. Os policiais que cumpriram o mandado ficaram muito emocionados ao terem de executar uma ordem incomum.
Presa, a idosa deverá sofrer bastante com as dolorosas lembranças que vai guardar após ter sido obrigada a estar onde criminosos de verdade deveriam ser colocados.

A lei estabelece a obrigação de dar alimentos e, conseqüentemente, o direito de exigi-los dos avós e ascendentes em grau ulterior, desde que o parente em grau mais próximo não possa pagar. A responsabilidade dos avós é complementar quando os pais não estão em condições financeiras de arcar com a totalidade da pensão necessária.
Monólitos Post

Pesquisadores criam adesivo de insulina que pode substituir injeções para diabéticos

Atualmente aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que seja portadora, sabe como a rotina de auto aplicação de insulina para controlar a taxa de açúcar no sangue não é nada prática, mas há esperanças de que ela possa mudar.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, EUA, desenvolveram um adesivo que substitui a injeção de insulina. Ele possui o tamanho de uma moeda e dezenas de micro agulhas, compostas por insulina e enzimas com sensores de glicose, que detectam automaticamente as taxas de glicose no sangue, e assim, gerenciam e emanam a insulina de maneira indolor.
diabetes1
Gu Zhen, co-autor sênior, PhD e professor da UNC conta que “Nós projetamos um dispositivo para diabetes que trabalha rápido, é fácil de usar, e é feito de materiais biocompatíveis, não tóxicos. Todo o sistema pode ser personalizado de acordo com o peso de um diabético e sua sensibilidade à insulina, para que pudéssemos fazer o dispositivo inteligente ainda mais inteligente”.

Os testes foram feitos em ratos portadores de diabetes do tipo 1. O resultado constatou a diminuição da glicose por até nove horas. John Buse, co-autor do estudo e diretor da UNC Diabetes Care Center falou que: “É muito, muito emocionante, mas muito preliminar. Levará anos para descobrir se isso realmente vai funcionar bem em seres humanos. Mas se isso acontecesse, seria incrível”. Seria mesmo.
diabetes2
Close-up fluorescente nas micro agulhas com a insulina marcada em verde

Todas as imagens: Cortesia do laboratório de Zhen Gu

Hypeness.com

Goleiro Ricardo Berna é o primeiro a renovar com o Fortaleza para 2016

Ricardo Berna, Fortaleza, goleiro (Foto: Divulgação/Fortaleza)Ricardo Berna renova com o Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)
O goleiro Ricardo Berna é o primeiro atleta a renovar contrato com o Fortaleza para a próxima temporada. O vínculo com o Leão foi estendido até novembro de 2016. O arqueiro se reapresenta no dia 9 de novembro para a próxima temporada. A informação foi confirmada pela assessoria do clube.
Ricardo Berna estava no Macaé antes de assinar com o Fortaleza, em junho deste ano. O goleiro estava insatisfeito no clube carioca e procurou a diretoria para informar sobre uma proposta do Fortaleza que tinha em mãos. O atleta substituiu Deola na meta tricolor.
O Fortaleza apresentou o novo treinador Flávio Araújo, que comandará o Tricolor do Pici na próxima temporada. Flávio prometeu um time agressivo e garante que não irá priorizar nenhuma competição.
Por Fortaleza, CE