16 de agosto de 2014

Velório de Eduardo Campos será aberto ao público a partir das 6h deste domingo


O velório do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, do assessor Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, mortos na última quarta-feira em Santos, será aberto ao público a partir das 6h deste domingo (17), em frente ao Palácio do Campo das Princesas. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de imprensa, Ivan Maurício.

De acordo com o secretário, durante a madrugada, o velório estará aberto apenas para a família, amigos e correligionários. Os caixões ficarão dentro do hall do palácio. Pela manhã, serão deslocados para a estrutura que está sendo montada do lado de fora do palácio.

Para organizar a visita, está sendo organizado um corredor com gradil pela ciclofaixa, bem próximo ao local. "Será uma fila indiana, saindo da Ponte Princesa Isabel, contornando a praça e saindo em direção à Rua do Imperador", explicou o secretário. Também estão sendo instalados telões.

No início da tarde deste sábado (16) começaram a chegar ao Palácio do Campo das Princesas coroas de flores, de anônimos e famosos, como o cantor Fagner. Ivan Maurício também confirmou que a missa campal será às 10h. Depois o velório seguirá. O cortejo com o corpo do ex-governador deve sair em direção ao Cemitério de Santo Amaro por volta das 16h.

O deslocamento do Palácio do Campo das Princesas ao Cemitério de Santo Amaro será este: Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua Treze de Maio, entrada principal do Cemitério de Santo Amaro. Parte da Rua da Aurora será reservada para o estacionamento das caravanas que virão do interior do estado.

"Há uma expectativa muito grande de pessoas vindas do Sertão", disse Ivan Maurício. O governador João Lyra Neto confirmou que o avião que trará os caixões deve chegar ao Recife por volta das 22h deste sábado (16).

* Com informações do repórter Augusto Freitas
Diário de Pernambuco

PSB só fará pronunciamento oficial após o sepultamento. Prazo não deve passar da próxima quarta-feira

A divulgação da nova chapa da candidatura a presidência pelo PSB, momento que todo o país está esperando e que pode ser decisivo na história do Brasil, ocorrerá até a próxima quarta-feira (20), podendo serantes desse prazo. Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), o partido decidiu fazer um pronunciamento oficial após o sepultamento de Eduardo Campos, que deverá ocorrer por volta das 18h deste domingo (17). Mas o dia exato não foi informado. É provável que se espere a Missa de 7º Dia em homenagem a Eduardo Campos, que será realizada na próxima terça-feira (19).


De acordo com o secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez, que também está em São Paulo, a missa deverá ocorrer na igreja Matriz de Casa Forte. "Ainda não está definido nada à respeito da missa, mas imaginamos que seja nessa igreja porque era a que Eduardo Campos mais se identificava", comenta. 

Nos bastidores, as informações são de que o nome de Marina Silva teve resistência dentro do partido, mas foi o único cogitado como forte o suficiente para ter uma chance na corrida presidencial, portanto, houve uninimidade na decisão. Como candidato a vice-presidente, nomes como Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Maurício Rands (PSB), Antônio Campos (PSB), único irmão de Eduardo Campos, e dois nomes também do partido, mas de outros estados, que são Júlio Delgado (MG) e Beto Albuquerque (RS).


A víuva do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, está legalmente impedida de concorrer. Para isso, ela teria que ter pedido licença do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), fato que não ocorreu. Os partidos coligados são PSB, PPS, PPL, PRP, PHS, além da Rede Sustentabilidade, que ainda não tem registro. PSB tem dez dias para registrar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os novos candidatos oficiais. 

A assessoria da candidata Marina Silva (PSB) já confirmou que ela chegará em Pernambuco na tarde deste sábado, por volta das 16h. Ela irá acompanhar o enterro de Eduardo Campos e o pronunciamento oficial de sua candidatura.

Por Thatiana Pimentel
Diário de Pernambuco

Renata Campos convoca militantes e líderes políticos para encontro nesta segunda-feira


Os militantes e líderes políticos do PSB e da Frente Popular estão recebendo desde à noite desta sexta-feira e por toda a manhã deste sábado uma convocação do partido para comparecerem na casa de recepções Blue Angel, na Madalena, às 10h da próxima segunda-feira.

A convocação vem de Renata Campos, viúva e principal conselheira política de Eduardo Campos. Ainda não há informações sobre o tema da conversa. O que se sabe é que os filhos do casal Campos também participarão do encontro.

Nos bastidores, especula-se que a primeira dama deva pedir continuidade no projeto de Eduardo e força renovada na eleição, em Pernambuco, de Paulo Câmara, candidato do PSB. O apoio incondicional à eleição de MarinaSilva na corrida pela presidência também deverá ser um tema. 

Essa é a primeira vez que Renata Campos falará em público desde o acidente da última quarta-feira. O pronunciamento, ao lado dos filhos, ocorrerá um dia após enterrar o marido e na data em que ela comemora 47 anos de idade.


Diario de Pernambuco

O Adeus a Eduardo Campos.



Edição: Tato Rocha


Jornal do Commércio

Candidatos ao Governo do Ceaá, comentam resultado de pesquisa eleitoral

Os candidatos ao Governo do Estado comentaram os resultados da pesquisa sobre as tendências de voto do eleitor cearense, realizada pelo Instituto DataFolha e divulgada nesta quinta-feira (14).

Os números levantados indicam a vitória de Eunício Oliveira (PMDB) já no primeiro turno, com 47% dos votos, e a colocação de Camilo Santana (PT) em segundo na preferência dos entrevistados, com 19%. 

Os candidatos do PSB, Eliane Novais, e do Psol, Ailton Lopes, ficaram com 7% e 4%, respectivamente.

Veja como os concorrentes avaliam os números apresentados. 


Eunício Oliveira (PMDB)
"A pesquisa aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso de, junto com a população, construir um novo jeito de administrar e de fazer política no Ceará. Mostra que ouvir as demandas e as sugestões da sociedade, como estamos fazendo desde o início, é o que o povo quer, chega de decisões de gabinete. E nos estimula a aumentar a mobilização e assim trazer novas ideias para o nosso Plano de Governo. O povo cearense está mostrando que quer participar, desde que seja ouvido e respeitado".

Camilo Santana (PT)
"Pesquisa é o retrato do momento. Eu vou continuar visitando os municípios, para conversar com as pessoas,ouvir suas demandas e apresentar minhas propostas. E trabalhar, junto com Dilma, Lula e Cid, até o último dia, para conquistar a confiança e o apoio da população cearense".

Ailton Lopes (PSOL)
"A indicação de que 16% dos eleitores ainda não sabem em quem votar e a presença de Cid Gomes entre os indicados ao Governo na avaliação espontânea, mesmo ele não podendo ser reconduzido ao Executivo, revelam que a população ainda não está por dentro do processo eleitoral. Nesse quadro, o PSOL encara como positiva a porcentagem conquistada, sendo este o melhor resultado já obtido pelo partido. Meu destaque entre os candidatos que já são bastante conhecidos pelo eleitor, mesmo antes do início das propagandas e da realização dos debates, também revelam que o cenário está aberto para a disputa".

Eliane Novais (PSB)
Após a confirmação da morte de Eduardo Campos, candidato à Presidência da República pelo PSB, Eliane Novais suspendeu as atividades de campanha e, de acordo com a assessoria de comunicação do partido, só se pronunciará sobre o pleito após o luto pela perda do líder político.


Ceará News 7

PSB incluiu Marina em pesquisa eleitoral telefônica um dia após morte de Eduardo Campos. Saiba o resultado.

Apesar do discurso de que só pensaria na substituição de Eduardo Campos depois do seu enterro, o PSB encomendou uma pesquisa telefônica com 30 000 entrevistas já na quinta-feira passada.
No levantamento que vai balizar a decisão do partido, Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar, seguida de Marina Silva um pouco à frente de Aécio Neves – ou empatada, considerando a margem de erro.
Na simulação de segundo turno, Marina ganha de Dilma – mas também em cenário de empate técnico.
Por Lauro Jardim
Veja

Última frase de Eduardo Campos um dia antes da morte vira lema pró-Marina

Eduardo Campos disse "não vamos desistir do Brasil" no fim da entrevista ao Jornal Nacional, na terça-feira (12), de caso pensado. Pouco antes de entrar no ar, comentou com sua equipe que usaria a frase durante a entrevista.
Reprodução/Facebook
Frase 'não vamos desistir do Brasil' em homenagem a Eduardo Campos. Frase tem potencial para se tornar novo bordão da campanha do PSB
"Foi uma coisa que ele decidiu falar. Que eu saiba foi ele [que criou]", disse uma fonte da equipe de campanha do PSB, ao iG, sob condição de anonimato.
Não se sabe se a ideia de Campos era criar um novo mote e a campanha nega que esteja pensando em adotar a frase como novo lema. Mas, alçadas à condição de últimas ditas pelo candidato ao grande público, as cinco palavras têm se reproduzido na internet, na rua e até mesmo na boca de um dos maiores adversários que o PSB terá de enfrentar neste primeiro turno.
"Acho que as pessoas gostaram dela. O Lula disse ela hoje", afirmou outra fonte da campanha do PSB.
A entrevista de Campos ao JN foi ao ar na noite de terça e, às 9h do dia seguinte, minutos antes de Campos embarcar no voo que causou sua morte, a equipe do candidato publicou o link para o vídeo na página do candidato no Facebook, precedido do texto:
"Eduardo foi entrevistado ontem à noite na bancada do Jornal Nacional e, muito firme, convocou o povo brasileiro: Não vamos desistir do Brasil", diz a publicação. A postagem seguinte seria uma tarja preta, em sinal de luto, algumas horas depois do acidente.
Na quinta-feira (14), a frase dava nome a pelo menos três comunidades no Facebook. Em Santos, membros da Juventude PSB chegaram a pintá-la no chão durante homenagem ao líder morto. 
O lema oficial da campanha de Eduardo e Marina, "Coragem para Mudar o Brasil", deixou de estampar a página oficial da candidatura na internet (www.eduardoemarina40.com.br). Todo o conteúdo foi substituído por uma nota oficial da Coligação Unidos pelo Brasil, que começa com "Não vamos desistir do Brasil". 
O texto também foi publicado na página de Marina Silva no Facebook.

Reprodução/Facebook
Homenagem a Eduardo Campos com a frase 'não vamos desistir do Brasil', que tem potencial para se tornar o novo bordão da campanha do PSB
Dois textos de autoria de integrantes de partidos da coligação da candidatura de Campos publicados na quinta tiveram a frase como título. Em um deles, Antônio Campos, irmão de Edurado e integrante da direção nacional do PSB, sugere que Marina seja indicada como nova candidata do partido à Presidência. No outro, Ricardo Young, vereador do PPS em São Paulo, recorda o legado do ex-governador de Pernambuco.
Ainda na quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – principal cabo eleitoral deDilma Rouseff (PT), candidata à reeleição – ecoou as últimas palavras de Campos:
"Eu acho que uma fala que o Eduardo disse [pouco] antes de morrer. Ou seja, eu acho que é isso que a classe política e sobretudo a juventude que quer entrar na política precisa acreditar", disse Lula . "Ou seja, não desistir nunca do Brasil."
O fato foi anotado na campanha do PSB, e a interpretação dada pelo ex-presidente ecoa por ali.
Reprodução
Frase "não vamos desistir do Brasil" nota da coligação de Eduardo Campos em razão da morte do candidato
"Foi uma coisa que ele disse e a gente não tem uma estratégia [de adotá-la oficialmente]", disse uma das fontes da equipe de campanha. "A grande preocupação dele era que as pessoas desistissem da política. Ele sabia que dependia da mobilização [para conquistar a Presidência]."
A frase voltou a ser usada nesta sexta-feira (15), em texto do ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos –  adversário histórico com quem Campos se reconciliou neste ano.
Por Vitor Sorano - iG São Paulo 

Série C cearense 2014, começa com apenas quatro times lutando por duas vagas

Em 2014, as chances de um clube da 3ª divisão cearense ascender à Série B estadual são de 50%. Nada mal para quem almeja deixar o nível mais baixo do futebol profissional local. Isso porque apenas quatro clubes se inscreveram para a disputa de duas vagas na Segundona. Itapajé, Tianguá, União Messejana e Uniclinic são os pretendentes deste ano. 
A Série C do Campeonato Cearense bateu o recorde negativo desta temporada em número de participantes. A competição já chegou a contar com 16 times em outras edições e vem sofrendo com a redução do número de equipes nos últimos anos; 12 equipes em 2012 e sete na temporada passada.
América-CE comemora título da 3ª Divisão Cearense (Foto: Juscelino Filho)Em 2013, América-CE derrotou Barbalha no pênaltis e ficou com o título da Série C

No enxuto regulamento desta 11ª edição da competição, todos se enfrentam em jogos de ida e volta. Após a "maratona" de seis" jogos, os dois primeiros garantem vaga na Série B. Na fase decisiva, os dois melhores times voltam a se enfrentar em jogo único para definir o campeão. Com essa fórmula de disputa, objetivo dos quatro não pode ser outro se não ficar entre os dois primeiros e garantir o acesso.

Possível desistência
Para piorar o cenário, o União Messejana ameaça desistir da competição alegando problemas financeiros. de acordo com César Borges, presidente do clube, a equipe não tem condições de arcar com os custos demandados pela competição e, até o fechamento desta matéria, afirmou que a equipe não iria para o jogo de estreia contra o Tianguá, marcado para este sábado (17), às 15h 30m, no Estádio Tarcisão, em São Benedito. Também pela 1ª rodada, Itapajé e Uniclinic protagonizam a outra partida do fim de semana, no Estádio do Junco, em Sobral. 
César Borges afirmou que a Federação Cearense de Futebol (FCF) já foi comunicada pelo clube da desistência na competição. Entretanto, a tabela da competição disponibilizada no site da entidade mostra a partida Tianguá x União como jogo de abertura do certame. Além disso, o Estádio Domingão, em Horizonte, aparece como "casa" do União nos jogos em que a equipe for mandante. O Estádio Murilão, em Messejana, não obteve os laudos que o liberavam para jogos de futebol. Dos quatro times, apenas o Uniclinic tem seu estádio (Antônio Cruz) aprovado.
Confusões e desistências à parte, o GloboEsporte.com/ce preparou um guia da Série C do Campeonato Cearense mostrando como as quatro - ou três - equipes se preparam para a competição.
01 - ITAPAJÉ
mirandinha esporte espetacular (Foto: Globoesporte.com)Mirandinha será o técnico do Itapajé (Foto: Globoesporte.com)
De volta à ativa após três anos, o Itapajé é, ao lado do Uniclinic, a equipe considerada mais tradicional desta Série C. O Galo da Serra soma quatro participações na elite estadual, a última em 2007. Desde que disputou essa mesma Série C em 2011, quando terminou na 9ª colocação, a equipe não atuava profissionalmente. O Itapajé tem ainda em seu currículo o título da 2ª divisão de 2000.

Para conseguir o acesso, o Galo da Serra conta com uma presença ilustre no banco de reservas: Mirandinha, primeiro brasileiro a defender um clube inglês (Newcastle), será o treinador do da equipe na Série C. Ele vai contar com um elenco formado por vários jogadores da região e alguns reforços como o volante Stênio (ex-Itapipoca e ex-Ferroviário), o goleiro Claudevan (ex-Icasa e Guarani de Juazeiro) e o volante Anderson (ex-Marília).
 
02 - TIANGUÁ

O Tianguá voltou às atividades neste ano após seis anos parado. A equipe havia atuado profissionalmente pela última vez em 2008, quando terminou na última posição (15º). Na preparação antes da estreia, o Tanajura da Serra disputou um amistoso contra a equipe sub-19 do Comercial-PI e ficou no empate por 2 a 2.
03 - UNIÃO MESSEJANA
Ferroviário x Maguary amistoso Estádio Murilão Fortaleza (Foto: Divulgação/Ferroviário)Estádio Murilão não está apto para receber jogos de futebol (Foto: Divulgação/Ferroviário)
O União é a maior incógnita desta Série C. A equipe de Messejana ameaça não disputar a competição alegando problemas financeiros e falta de recursos para participar do certame. Presidente do clube, César Borges que a equipe não tem estádio para jogar pelo fato do Murilão, em Messejana não ter sido liberado para jogos de futebol. Perguntado pelo GloboEsporte.com/ce se a equipe iria para a partida de estreia contra o Tianguá, Borges negou taxativamente.
- Rapaz, vou disputar não. A Federação (FCF) já está ciente. Não tenho nada contra a Federação. Acontece que não conseguimos o dinheiro para manter o clube pagando jogadores, taxa de arbitragem. O mesmo custo que o Ceará e o Fortaleza pagam com estádio a gente paga também, além de serviços médicos e de ambulância - protestou César.
- O Murilão em Messejana não foi liberado. O PV é outra complicação para jogarmos lá. Somos de Messejana, que faz parte de Fortaleza, e não conseguimos jogar no PV. No campo do Uniclinic, querem que a gente pague R$ 1.000. Com taxa de arbitragem é mais R$ 1.000. A Federação não ajuda a gente em nada. Como não consegui patrocinador, fica muito complicado a gente disputar - complementou o dirigente.
Fundado em 1980, o União é o mais antigo entre os clubes da Série C 2014. A equipe tem tradição nas categorias de base e na formação de talentos. No futebol profissional, o União participou apenas de um campeonato: exatamente a Série C estadual, em 2011, terminando na 8ª posição.
04 - UNICLINIC
Moré, atacante, Horizonte (Foto: Juscelino Filho)Ex-Horizonte, Moré é a principal atração do Uniclinic (Foto: Juscelino Filho)
Para o torcedor mais jovem, o time desta Série C que está mais vivo na memória é o Uniclinic. Até a última década, a equipe era presença constante na primeira divisão com nove participações entre 1999 e 2008. A Águia da Precabura possui ainda um título da 2ª divisão em 1998 e um vice em 2003. A equipe da Lagoa Redonda disputa a Série C pela primeira vez após ser rebaixado da B em 2013. 
Tentando resgatar épocas mais auspiciosas, o Uniclinic conta com nomes de peso para sair da Série C. Dentre os destaques tão o atacante Moré (ex-Ceará, Ferroviário, Icasa e que no 1º semestre defendeu o Horizonte), além dos meias Zé Augusto (ex-Ceará e Fortaleza) e Ricardo Baiano (ex-Fortaleza e Icasa). No banco de reservas, o Uniclinic será comandado por Erasmo Forte, técnico com passagens por Horizonte e Guarany de Sobral.
Por João Marcelo Sena
G1 Ceará

Padre Reginaldo Manzotti visita Fortaleza e anuncia a data do VII Evangelizar é Preciso


Em comunhão com a Igreja de Fortaleza, o VII Evangelizar é Preciso com a participação do padre Reginaldo Manzotti será realizado no dia 18 de outubro de 2014 no Aterro da Praia de Iracema, na capital cearense. O anúncio foi feito pelo sacerdote durante visita a veículos de comunicação na terça-feira (1.° de abril). Desde a sua primeira edição, em 2008, o evento é realizado neste período do ano que também é conhecido como mês missionário e integra as festividades do calendário oficial da cidade. O tema deste ano, “A serviço na missão”, tem por intercessora Nossa Senhora da Assunção – padroeira de Fortaleza. Como acontece todos os anos, diversas entidades parceiras foram convidadas a participarem do evento. Confirmadas estão como organizadoras a Associação Evangelizar é Preciso e a Comunidade Católica Shalom, esta tendo à frente o padre Antonio Furtado. “Lembrando que todos são muito bem-vindos para somar e construir este grande momento de fé e louvor do povo de Deus do Ceará e outros Estados”, ressalta padre Manzotti. Retiro – Mantendo a tradição e buscando criar espiritualidade para o grande momento, o retiro espiritual que sempre acontece em vista do Evangelizar. Será conduzido pelo padre Reginaldo Manzotti exclusivamente aos voluntários que vão trabalhar e ajudar no evento. A organização é da Comunidade Shalom. A programação deste ano será divulgada nos próximos meses e muitas novidades estão por vir para a realização deste grande e edificante evento de evangelização. 

Padre Reginaldo Manzotti

Líder Fortaleza visita o vice-líder Cuiabá na Areana Pantanal na noite desse sábado


A Arena Pantanal terá duelo entre os dois melhores times do Grupo A da Série C 2014 na noite desse sábado, a partir de 19h. O vice-líder Cuiabá (17 pontos) receberá o líder Fortaleza (22 pontos) em jogo válido pela décima primeira rodada e que promete ser de bom nível técnico. Apesar de estar uma posição atrás, o Dourado tem o melhor ataque da chave ao lado do Botafogo-PB, com 15 gols marcados. Muito do sucesso do ataque cuiabano se deve à reformulação feita no setor durante a parada para a Copa do Mundo. Chegaram ao Cuiabá os atuais titulares Careca e Marcelo Toscano, sendo que este foi o grande destaque no último jogo do clube, com dois gols marcados na vitória por 2x0 sobre o CRAC em Goiás.
Já o Fortaleza tem a melhor defesa da competição, com apenas 4 gols sofridos em 11 jogos. Apesar do êxito defensivo, o Leão do Pici tem em seu elenco o principal artilheiro do Brasil na atual temporada e um dos dois principais goleadores do Brasileiro da Série C. O centroavante Robert tem 6 gols marcados na Terceirona e já soma 27 no ano. Outro detalhe que credencia o time cearense é o fato de que ele é o único invicto nas três principais divisões do futebol brasileiro.
CUIABÁ
Expulso no jogo diante do CRAC, o meia Éder Sciola é um desfalque importante, já que é um dos destaques do Cuiabá nesta edição da Série C. Com isso, Gilsinho dividirá a armação de jogadas com Diego Torres, que entra no time. No mais, a equipe dirigida por Luciano Dias será a mesma que venceu em Goiás, com destaque para a dupla de ataque formada por Careca e Marcelo Toscano, autor dos dois gols da vitória por 2x0 sobre o CRAC.
FORTALEZA
Suspenso na última rodada, o atacante Waldison volta a ficar à disposição do técnico Marcelo Chamusca, que deve escalá-lo ao lado do artilheiro do Brasil Robert (27 gols na temporada). O jovem Uilliam, que jogou na vitória sobre o Salgueiro por 2x0, volta ao banco de reservas.
Já o volante Walfrido está totalmente recuperado de contusão, mas não deve voltar ao time titular do Leão. É que o experiente Corrêa, que tem jogado em seu lugar, acabou agradando ao técnico tricolor e tem escalação garantida no Mato Grosso.
O zagueiro Lima foi apresentado como reforço na ultima terça-feira, mas dificilmente começará o jogo contra o Cuiabá. O mais provável é que a zaga formada por Adalberto e Genilson seja mantida.
FICHA TÉCNICA
Cuiabá x Fortaleza
Brasileiro da Série C - rodada 11
Local: Arena Pantanal, Cuiabá-MT
Data e horário: 16/08/14, às 19h
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela-RO
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano-RO e Fernanda Colmbo Uliana-SC
CUIABÁ
Willian Alves, Grafite, Luis Eduardo, Mirita e Ruan; Bogé, Elanardo, Diego Torres e Gilsinho; Marcelo Toscano e Careca. Técnico: Luciano Dias.
FORTALEZA
Ricardo; Tiago Cametá, Genílson, Adalberto e Fernandinho; Guto, Corrêa, Edinho e Marcelinho Paraíba; Robert e Waldison. Técnico: Marcelo Chamusca.
Série C 

REVIRAVOLTA ELEITORAL REACENDE 'VOLTA, LULA'

Abatida, mãe de Campos pergunta: 'Por que ele, não eu?'

A ministra do TCU Ana Arraes, mãe de Campos: 'Não é natural uma mãe enterrar o filho'
A ministra do TCU Ana Arraes, mãe de Campos: 'Não é natural uma mãe enterrar o filho' (Alexandre Gondim/JC Imagem/Folhapress)
Amigos e parentes que visitaram a família do presidenciável Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo na quarta-feira, afirmam que a mãe do ex-governador de Pernambuco, a ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, é a mais abatida entre todos da família. “Meu filho tão amado, tão querido por todos e tão bonito. Por que ele, e não eu, que já cumpri a minha tarefa?”, indagou a ministra do TCU à amiga Leda Alves, secretária de Cultura da prefeitura do Recife. Inconsolável, ela disse não ser natural que uma mãe tenha que enterrar o próprio filho.
Amiga próxima da família do ex-governador de Pernambuco, Leda também conversou com a viúva Renata Campos. Segundo ela, a maior preocupação da viúva é confortar os cinco filhos que teve com o presidenciável. Renata passou boa parte do dia brincando com o caçula Miguel, de apenas sete meses, relatou a amiga. Quando não conseguia conter as lágrimas, escondia o rosto do filho para que ele não a visse chorando. Dirigindo-se ao marido, como quem busca força para suportar a tragédia, repetia que daria conta de cuidar dos filhos: "Fique tranquilo, meu amor, que vou dar conta".
Na noite desta sexta-feira, mais uma missa foi celebrada na casa da família, com a presença de políticos, amigos e familiares. A expectativa é que os restos mortais de quatro vítimas do acidente, incluindo os de Campos, cheguem neste sábado a Recife. O enterro está previsto para domingo.
Veja

Família de Eduardo Campos agradece solidariedade dos brasileiros

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assiste ao jogo da seleção brasileira com a família
O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com a família (Alexandre Severo/PSB/VEJA)
O prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), disse nesta quinta-feira que a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, representa para ele a morte de um familiar. Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento no governo Campos, Julio chegou a seu primeiro cargo eletivo pelas mãos do padrinho político nas eleições de 2012.
“Não tenho dúvida de que fica um vazio, mas nesse momento o nosso pensamento está voltado para a família, para as pessoas mais próximas e para o sentimento que a população está tendo de dor nesse momento. Esse é momento em que temos que viver essa dor, esse sofrimento”, disse o prefeito, uma das primeiras autoridades a chegar à casa da família de Eduardo Campos, na Zona Norte do Recife. “Eu ganhei um irmão e agora o perdi”, completou.
Ao lado do presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, Geraldo Julio disse que a família de Campos está unida. Os filhos do presidenciável Maria Eduarda, de 22 anos, e José Henrique, de 9 anos, são, segundo assessores do PSB, os que mais têm permanecido ao lado da mãe, Renata – Campos deixou cinco filhos, entre eles um bebê de sete meses. A viúva passou esta quarta-feira reclusa em casa, ao lado de familiares e lideranças políticas, amamentou o filho caçula do casal, Miguel, e não falou com a imprensa. “Todos nós estamos apoiando uns nos outros. É importante essa união, tanto de todas as famílias que estão também vivendo essa dor, mas, sobretudo a família e as pessoas mais próximas a Eduardo”, disse o prefeito. Ainda segundo ele, os familiares do presidenciável agradeceram a solidariedade e demonstrações de carinho que receberam de todo o país. "A gente pede que as pessoas possam se unir nesse momento por Eduardo. Essa é uma mensagem que a gente traz da família para todos os brasileiros", completou.
Nesta quarta-feira, a casa da família de Eduardo Campos foi alvo de uma verdadeira romaria de autoridades, políticos, amigos e familiares. Na manhã desta quinta-feira o movimento ainda é baixo. O prefeito Geraldo Julio e o presidente socialista Sileno Guedes foram os primeiros a chegar, pouco depois das 6 horas da manhã. O candidato Paulo Câmara, apoiado por Eduardo Campos na corrida pelo governo do Estado, determinou a retirada de suas propagandas de campanha em todo o estado.
Veja

Filho pede que ideais de Eduardo Campos não sejam esquecidos

João Campos(e), filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, é visto na entrada da casa da família em Recife
João Campos(e), filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, é visto na entrada da casa da família em Recife (Clélio Thomaz/LeiaJáImagens/Estadão Conteúdo)
O filho mais velho do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, morto nesta quarta-feira em um acidente aéreo em Santos, litoral paulista, pediu que os ideais do pai não sejam esquecidos. O relato de João Henrique Campos, de 20 anos, foi feito a um dos primos do candidato, Joaquim Pinheiro.
“João disse que perdeu o pai e um líder, mas que tem de dar um jeito para que as bandeiras de Eduardo não caiam, e para que os ideais defendidos por ele sejam o futuro do país”, disse Pinheiro. João Campos pretendia se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro, mas desistiu após ter brigado com a prima Marília Arraes. O grupo ligado a Marília acusava Eduardo Campos de impor o nome de João aos quadros do PSB e de tentar colocá-lo como secretário-geral do núcleo de Juventude do partido. 
Veja

PSB e Rede chegam a acordo para lançar Marina à Presidência

Marina Silva acena como candidata a vice-presidente pelo PSB na chapa de Eduardo Campos, em Brasília
Marina Silva acena como candidata a vice-presidente pelo PSB na chapa de Eduardo Campos, em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters/VEJA)
PSB e Rede Sustentabilidade chegaram a um acordo para lançar Marina Silva candidata à Presidência da República, em substituição a Eduardo Campos. A informação foi divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo, que ouviu o novo presidente do PSB, Roberto Amaral. "A candidatura de Marina contempla nosso projeto. Será uma solução de continuidade. O PSB indicará o novo vice", disse Amaral.
A confirmação do nome de Marina, contudo, depende da decisão da maioria dos partidos que compõem a coligação Unidos pelo Brasil. Além de PSB e PPS, que já confirmaram apoio ao nome de Marina, fazem parte da aliança PHS, PRP, PPL e PSL. O anúncio oficial sobre a decisão da coligação será feito na quarta-feira.
O acordo entre o PSB e a Rede Sustentabilidade, grupo político ligado a Marina, prevê que a ex-senadora atenda a duas reinvindicações: respeite as alianças eleitorais feitas pelo PSB nos Estados e incorpore o discurso desenvolvimentista da legenda.
Na sexta-feira, a ex-senadora havia dado aval ao comando do PSB para realizar uma consulta interna no partido sobre sua entrada na disputa à Presidência, em substituição a Campos, morto em acidente aéreo na última quarta-feira. Lideranças do PSB estiveram na casa de Marina, em São Paulo, e trataram do assunto.
A comitiva enviada à casa de Marina foi capitaneada por Amaral, além da deputada Luiza Erundina (SP), do secretário-geral da sigla, Carlos Siqueira, e de Walter Feldman, conselheiro da ex-senadora e responsável pela "ponte" entre o PSB e os "marineiros" da Rede Sustentabilidade.
Na rápida conversa, Marina autorizou o partido a realizar a consulta interna sobre o apoio à candidatura – e ouviu do grupo que as lideranças majoritárias já manifestaram apoio a ela, classificada como "o caminho natural". Segundo aliados da ex-senadora, ela só aceitaria a candidatura se seu nome for aclamado pelo partido.
Além disso, Marian fazia questão de fechar questão antes com os dirigentes de sua Rede. O principal temor de Marina é que os já complicados arranjos nos palanques estaduais se deteriorassem. Desde a quinta-feira, lideranças regionais do PSB, partido que durante anos orbitou os governos Lula e Dilma Rousseff, foram procuradas por petistas numa tentativa de reaproximação.
Amiga da família de Eduardo Campos, Marina segue para Recife na manha deste sábado para o velório de Campos e permanecerá lá até enterro do ex-governador pernambucano, no domingo.
Veja

Tasso lidera pesquisa Datafolha com 53% das intenções de voto

Tasso
Na pesquisa Ibope/TV Verdes Mares, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) também aparece em primeiro lugar na corrida rumo ao Senado
ERIKA FONSECA
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) aparece em primeiro lugar, com 53% das intenções de voto no Ceará, segundo a pesquisa sobre a disputa para Senador divulgada neste sábado (16), pelo Instituto Datafolha. Mauro Filho (Pros) ocupa o segundo lugar, com 18%.
De acordo com a pesquisa, as duas mulheres na disputa pelo cargo, Raquel Dias (PSTU), com 5% das intenções de voto, e Geovana Cartaxo (PSB), com 3%, estão tecnicamente empatadas. 
A pesquisa também questionou os cearenses que não sabem em quem votar, 10% dos entrevistados se encaixam nesse perfil. Os eleitores que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 9%. 
A pesquisa foi encomendada pelos jornais Folha de São Paulo e O Povo e ouviu 1.108 eleitores, em 41 municípios do Ceará. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Ibope apontou liderança de Tasso
Na pesquisa Ibope/TV Verdes Mares divulgada no último mês de julho, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) lidera a corrida rumo ao Senado, com 58% das intenções de voto, contra 14% de Mauro Filho (Pros), 5% de Raquel Dias (PSTU) e 2% da candidata Geovana Cartaxo (PSB).
Diário do Nordeste